Feriados da Nova Zelândia.
No Brasil, nós temos muitos feriados ao longo do ano em comparação a muitos países, inclusive a Nova Zelândia. Já estamos acostumadas com eles e nos preparamos meses antes da data. Nos primeiros anos morando fora, os feriados costumam nos pegar de surpresa até nos acostumarmos com o calendário ‘novo’.
É muito legal ver como as pessoas celebram os mesmos feriados que nós, como o Natal, por exemplo, mas de uma forma diferente, e também como celebram seus próprios feriados. Às vezes estas diferenças podem ser um choque cultural, porém com o tempo vamos nos acostumando com elas.
Na Nova Zelândia, existem três feriados que são bem diferentes dos comemorados no Brasil e que podem pegar de surpresa.
Waitangi Day
Este feriado é ‘comemorado’ no dia seis de Fevereiro. Comemorado entre aspas porque para os Maoris, a população nativa da Nova Zelândia, é um dia para relembrar o ‘Acordo de Waitangi’ assinado entre a coroa britânica e os maoris, em 1840. Este acordo garantiu o domínio territorial do povo maori no país, porém ainda com a soberania britânica, e isto resultou em um período de conflitos entre os maoris e as tropas britânicas.
Muitas terras foram tomadas dos maoris e até hoje é possível sentir uma tensão entre os neozelandeses e os maoris em relação à este assunto, mesmo que alguns territórios já tenham sido devolvidos. Por isso, este feriado é mais voltado para a reflexão e o debate sobre os direitos dos maoris.
Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Nova Zelândia
Anzac Day
Este feriado também é comemorado pela Austrália e acontece do dia 25 de abril. Vi várias pessoas se prepararem semanas antes para comemorar o Anzac Day, seja assando cupcakes e cookies para celebrações do bairro ou participando dos eventos maiores no centro de Auckland. O Museu da Guerra de Auckland geralmente tem atividades interessantes na semana que antecede esta data.
O Anzac Day foi estipulado para relembrar a atuação dos neozelandeses e australianos durante a Primeira Guerra Mundial, mais especificamente na Batalha de Gallipoli, na Túrquia. Foram mais de 2.000 soldados mortos no combate e aproximadamente 100 mil pessoas enviadas à guerra. Na época, a população da Nova Zelândia era de 1 milhão.
Todo ano há eventos para ensinar os mais jovens sobre esta data. No Auckland Domain, cruzes brancas começam a ser colocadas no gramado em frente ao Museu alguns dias antes do Anzac Day até chegarem a 2 mil cruzes no dia 25. Elas simbolizam os soldados mortos e muitas pessoas passam por lá para deixarem flores e bilhetes. Os neozelandeses também decoram outros monumentos de homenagem para os soldados.
As flores vermelhas na foto são chamadas de poppy e elas são um símbolo de ‘lembrança’, utilizada para relembrar as vidas perdidas durante a primeira guerra. É também uma forma de dizer ‘descanse em paz’ para todas as vítimas da guerra. Se por acaso, você chegar a visitar a Nova Zelândia nesta data verá algumas pessoas distribuindo um button dessa florzinha e também os conhecidos Anzac Day cookies nos mercados.
Queen’s Birthday
No dia 9 de junho, é comemorado o aniversário da rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Na verdade, é uma data para celebrar o aniversário dos monarcas ingleses no poder atualmente. Ele foi estipulado em 1714 pelo rei George II e foi também adotado por 16 países do Reinos da Comunidade de Nações, mais conhecido como Commonwealth.
Ele não cai necessariamente no dia do aniversário da rainha, mas é geralmente comemorado no fim de maio/começo de junho por causa do clima bom — pelo menos, este foi o raciocínio na época em que foi estipulado.
Este feriado é bonitinho. Algumas pessoas também assam bolos e cupcakes para eventos locais e enfeitam suas casas com as cores da bandeira da Inglaterra, que também são as cores da bandeira da Nova Zelândia.
No meu segundo ano em Auckland, trabalhei em uma casa de repouso e os funcionários decoraram as paredes com fotos da rainha e espalharam bandeirinhas e balões em alguns locais. Pode ser apenas minha experiência no país, mas a maioria dos idosos que conheci gosta muito da rainha Elizabeth II e não veem problema neste feriado.
Há também algumas opiniões controversas sobre este feriado porque tecnicamente ele não tem nada a ver com os neozelandeses. Muitas pessoas não sentem vontade de comemorá-lo e apenas ficam felizes por terem um dia de folga. Todo ano surge uma discussão para substituir o Queen’s Birthday por uma feriado mais familiar ao país, como o Ano Novo Maori.
Outros feriados
Os neozelandeses também comemoram a páscoa, o Natal, o Ano Novo e o dia do trabalhador, porém, este é celebrado em 22 de outubro. Diferente de outros países, os protestos dos trabalhadores por direitos trabalhistas aconteceu em outubro, por isso, os neozelandeses estipularam esta data. No caso do Ano Novo, o dia dois de janeiro também é considerado feriado e é conhecido como ‘O dia após o Ano Novo’.
Se algum destes dias cair no meio da semana, o feriado será automaticamente ‘transferido’ para a segunda para prolongar o fim de semana! Outra diferença do Brasil é que se você trabalhar em alguma destas datas, irá receber 1.5 a mais por hora e por esse motivo a maioria dos meus colegas de trabalho não se importava de trabalhar no feriado. Na verdade, os turnos dos feriados eram os mais concorridos. Você também recebe um dia de folga pago se trabalhar ou não em algum destes feriados.
No geral, os neozelandeses são bem parecidos com os brasileiros quando comemoram seus feriados. Muitas pessoas se programam para viajar e visitar a família e nada muito extraordinário acontece, além dos eventos planejados por cada cidade. Ainda assim, é legal poder participar das comemorações de outro país e se sentir um pouco mais próximo da sua nova casa.