BrasileirasPeloMundo.com
Líbano

Festivais de verão no Líbano

Festivais de verão no Líbano

O verão finalmente chegou! E com a chegada dele significa o fim das aulas e dos horários, o fim das obrigações, da chatice e do tédio! Verão é onde tudo acontece no Líbano, é quando o país oferece uma gama de opções para todos os gostos, públicos, e bolsos!

O verão no Líbano começa no final de junho e termina no final de setembro. Nessa época ocorrem muitas formaturas, exames de admissão em faculdades ou o exame nacional, muitos casamentos, festivais nacionais e internacionais, festas, festas, festas e mais festas. Falarei sobre todos esses assuntos durante todo o verão, apenas dando uma ênfase maior às opções diferenciadas, a cada postagem.

Vamos começar falando sobre os festivais de musica. Como eu moro em Jounieh, vou falar sobre o Festival Internacional de Jounieh, que anualmente inicia suas atividades com a abertura oficial do verão durante a primeira semana de julho. O festival é marcado pela tradicional cerimônia de queima de fogos de artifício. Os fogos acontecem durante 7 minutos sincronizados em toda a costa.

 

A cerimônia de abertura é uma parceria da Prefeitura de Jounieh e do Ministério do Turismo, com bares, restaurantes, hotéis e empresas patrocinadoras e realizada em conjunto com a ONG Phellipolis, visando promover a integração entre sociedade e municipalidade, bem como promover o turismo local. O evento acontece não apenas em terra, mas no mar também.

Vários barcos, lanchas e iates decorados e iluminados também soltam seus fogos e realizam festas (pagas ou privadas) no mar durante toda a noite. O festival promove ainda um concurso de fotografia sobre a noite de abertura, premiando a melhor foto tirada na noite. Essa queima de fogos remete os fogos de ano novo, porém por um período de duração inferior, mas tão lindo quanto.

Leia também: a famosa gastronomia libanesa

 

Nos dias subsequentes e durante todo o mês aconteceram shows nacionais e internacionais no Fouad Chehab Stadium de Jounieh, além de diversos eventos de rua, voltados para todos os públicos. O destaque principal esse ano foi o show da cantora Jessie J. Não é apenas em Jounieh que ocorrem esses festivais de verão e de rua; cada cidade tem sua programação própria de verão, por todo o país.

– Festival Internacional de Byblos (julho): Destaque esse ano para o show do cantor John Legend e também para a banda The Script. Byblos ainda promoveu durante o mês de agosto a terceira edição do já tradicional Festival Internacional de Dança. Durante 03 dias, mais de 80 bailarinos de diversos estilos e categorias do mundo todo apresentaram mais de 75 performances e promoveram mais de 118 workshops de musica e dança, num cenário maravilhoso à beira mar e piscina.

– Rock Music Festival de Dbayeh (julho): Destaque para a participação de Glenn Hughes (Black Sabbath e Deep Purple).

– Beirut Holidays (julho e agosto): Destaque esse ano para os shows de Chris Brown, para o “The DJ Mag Top 100 World Tour”, comandado por Armin Van Buuren e realizado pela radio Mix FM, e também para o show do RedFoo, no tradicional “NRJ Music Tour”, realizado pela Radio NRJ Líbano, que anualmente traz vários artistas internacionais para se apresentarem na capital libanesa.

– Festival Internacional de Batroun (agosto): Destaque esse ano para o show do lendário cantor Charles Aznavour.

– Festival Internacional de Ehden (agosto): Destaque esse ano para o show do Enrique Iglesias.

Durante todo o mês de agosto as cidades montanhesas mais célebres mostraram que também sabem realizar eventos internacionais, e de excelente qualidade. Beiteddine, Bcharre (Cedros) e Baalbeck seguem uma linha mais clássica em suas performances e dão maior ênfase a artistas do cenário musical árabe. Este ano, Baalbek resgatou sua participação nos eventos de verão do país, após um longo período de inatividade (desde 2008), e retomou o sucesso do seu tradicional festival internacional.

– Festival de Arte de Beiteddine: Destaque esse ano para o aclamado cantor, Kadim Al Sahir.

– Festival Internacional dos Cedros: Destaque esse ano para os cantores, Wael Kfoury, Najwa Karam e Elissa.

– Festival Internacional de Baalbeck: Destaque esse no para a banda, The Earth Wind & Fire.

 

Além dos festivais musicais que ocorrem todos os anos, uma tendência que vem crescendo em Beirute são as feirinhas de rua. É o caso do “Souk El Tayeb”, um mercado de agricultores que acontece em Beirute desde 2004 e que visa celebrar os alimentos e as tradições que unem as comunidades. O mercado ainda visa apoiar e promover os pequenos agricultores e produtores de várias regiões, e ainda, encorajar a agricultura orgânica e ecológica, no intuito de aprimorar a qualidade dos alimentos no país.

O “Souk El Tayeb” ainda organiza:
– Um mercado para os produtores locais para a venda de vários produtos locais e frescos, mouneh caseiro, pratos tradicionais locais e artesanato tradicional local.
– Almoço da aldeia, onde os visitantes desfrutam de vários diferentes pratos tradicionais das aldeias, preparados pelos próprios moradores das respectivas aldeias.
– Entretenimento, comemorando cada festa ou atividade específica regional através de concursos (como “o mais delicioso prato local”, e etc.), e entretenimento tradicional regional como: zajal, Dabkeh etc.
– Visitas guiadas para promover a beleza natural específica de cada região.
– Atividades pedagógicas voltadas para as crianças, com tradições específicas de cada aldeia.

Leia também: crenças e superstições libanesas

Além do “Souk El Tayeb”, há também o “Souk El Akel”, um mercado de variedades gastronômicas que vem fazendo muito sucesso no centro da capital libanesa. Nesse mercado é possível degustar especiarias libanesas e também pratos de vários outros países.

Libaneses adoram reunir amigos e familiares para comer e beber bem. Portanto, nem preciso dizer que essas feirinhas de rua são um sucesso e estão sempre lotadas. Eu confesso que tenho um misto de curiosidade e medo de ir visitar ambas as feirinhas… Por quê? Calorias à vista! Hahaha…

Diretório informativo de interesse:
– Souk El Akel
Toda quinta-feira das 19hs à meia noite.
Youssef Rami Street – atrás da Prefeitura de Beirute.

– Souk El Tayeb
Todo sábado das 9hs às 14hs
Beirut Souks – Downtown de Beirute

 

Related posts

Líbano – As cidades libanesas mais antigas do mundo – Parte 2

Cláudia Rahme

Os Clãs no Líbano

Cláudia Rahme

Empregadas domésticas no Líbano

Márcia Silva

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação