BrasileirasPeloMundo.com
Haiti Turismo Pelo Mundo

Haiti – Praias e mergulho no Haiti

As praias paradisíacas de águas cristalinas são algo que vem à mente sempre que falamos do Caribe. Já publiquei artigos antes mostrando um pouquinho dessas maravilhas aqui no Haiti. Mas além das praias encantadoras, outra coisa que descobri por aqui foi o quanto pode ser divertido explorar o que está escondido lá embaixo, onde normalmente não chegamos.

Em março do ano passado fiz meu primeiro mergulho com ajuda de um amigo que é instrutor de mergulho. Fiz alguns mergulhos com ele e acabei gostando tanto que decidi fazer o curso básico de mergulho. Convenci meu noivo a fazer o curso comigo em Curaçau em agosto e passamos uma semana lá fazendo nossa certificação.

Voltando pro Haiti comecei a mergulhar com mais frequência e aos poucos passei a descobrir lugares interessantes principalmente na Cote-Des-Arcadins e na Ilha Gonave.

A maioria dos pontos de mergulho que frequentamos estão localizados no canal de Saint Marc, próximo à Ilha Gonave. Neste canal existem diversos naufrágios para visitar, como o Tina-D e PT boat, mas a maioria deles está localizado em profundidades maiores do que minha certificação permite: o curso básico permite mergulhos em até 20 metros de profundidade.

unnamed (8)
Grupo mergulhando proximo a um paredão na ilha Gonave

No entanto, é possível fazer mergulhos a partir das praias (shore diving) e também a partir de barcos em vários pontos próximos à Ilha Gonave. Esses mergulhos são chamados mergulhos de paredão, pois descemos acompanhando o declive da ilha sob o mar. Estes paredões costumam abrigar muitas criaturas e corais. Já fiz as duas modalidades de mergulho e até o momento os mergulhos nos paredões da ilha foram os mais lindos.

unnamed (4)
Araia na ilha Gonave

Outro ponto de mergulho conhecido do Haiti é o Zombie Hole que e é um buraco de aproximadamente 150 metros embaixo do mar.  Um amigo, o Carlos, já esteve neste lugar e me disse o seguinte: “Fomos até 40 m, mas a profundidade vai muito além disso. O atrativo do lugar começa pelo nome. Fica perto de Sant Marc e para chegar lá a gente margeia a costa de Anse à Pirogue, para mim uma das partes mais bonitas da costa.”. Carlos também nos cedeu gentilmente algumas fotos do seu mergulho no Zombie Hole.

unnamed
Zombie Hole

Além disso, na região norte, perto de Cap-Hatien, também existem algumas ilhas onde é possível fazer ótimos mergulhos como Ile a Rat e Isla Amiga.

A estrutura de mergulho aqui ainda não está muito desenvolvida, existem poucas Dive shops que oferecem aluguel de equipamento, passeios de barco e cursos de mergulho. Por exemplo, nas Cote-des-Arcadins só existem duas Dive shops.

O melhor passeio de mergulho que fiz até agora incluiu dois mergulhos em Gonave e no final uma visita há uma piscina natural maravilhosa chamada pelo nosso instrutor de Punta Arena. Esse é um daqueles lugares lindos demais, com uma água cristalina de uma cor esmeralda que me deixa de queixo caído toda vez que vejo.

DSC06906
Piscina natural em La Gonave

Essa é a piscina natural onde terminamos nossa excursão. Não poderíamos ter um final mais maravilhoso para o nosso dia!!

DSC06901
Piscina natural em La Gonave

OBS:  Todas as fotos subaquáticas foram gentilmente cedidas por Carlos Gouvea. Aqui um vídeo produzido por ele também.

Related posts

10 Atrações turísticas em Calgary, no Canadá

Elisa Rabello

Os templos de Angkor no Camboja

Roberta Jorge

A Costa Rica é o Caribe da Pura Vida

Franciane Reis

6 comentários

Gian C Pastorelli Maio 3, 2015 at 11:09 pm

interesante conocer otros lugares de este atribulado pais…donde pareciera que el tiempo se detuvo…gracias

Resposta
Ana Maria Pereira Maio 4, 2015 at 8:19 pm

Hai lugares muy lindos para se ver en este pais Gian Carlo! No solo bajo el agua

Resposta
Maria Ines Thiesen Maio 4, 2015 at 4:22 pm

Ana. voce sempre me surpreendendo. Parabens

Resposta
Ana Maria Pereira Maio 4, 2015 at 8:18 pm

Obrigada!

Resposta
Jean Rollin Amertile Março 29, 2018 at 1:03 pm

Ana, eu sou Haitiano eu moro aqui no brasil a 5anos, aonde que alguns jornalistas e alguns programas de TV so fala coisa ruim do haiti, parece para eles que no haiti nao existe nada boa. Ana eu queria que vc abrisse um canal o uma agençia de turismo para monstrar por os brasileiros que nao era verdade que os jornalistas estao monstrando do haiti. eu meu sonho de abrir uma agrnçia o um canal no youtube o no facebook para monstrar para as pessoas como que a republica do haiti e bonito e um paraiso.
obrigado pelo seu trabalho no haiti Ana que DEUS te abencoe e boa sorte no haiti.
aqui e meu email [email protected] fr , ANA se quiser deixar um recado pode deixar no meu email.

Resposta
Liliane Oliveira Março 29, 2018 at 7:02 pm

Olá Jean,
A Ana Maria Pereira parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação