BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Suécia

Invenções suecas

Invenções suecas – O que seria da nossa vida sem elas.

Muita gente nem sabe direito onde fica a Suécia. E não: a Suécia não é conhecida por chocolates e fondue. Essa é a Suíça – o erro mais comum. A Suécia está bem mais lá para cima no mapa. Ela faz parte dos países da Escandinávia. É um país nórdico. Se você lembrou da série de TV “Vikings”, está no caminho certo. Acontece que a Suécia está inserida na nossa vida e no nosso dia-a-dia muito mais do que a gente pensa. Muitas coisas triviais que temos hoje em dia foram de alguma forma idealizadas e desenvolvidas na Suécia ou por um sueco. Aposto com você que mais da metade das que citarei neste texto estão presentes na sua rotina diária. Ficou curioso? Então, vem comigo.

Nobel

Quem aí anda de metrô ou passa por um túnel no caminho do trabalho todo dia? Pois é, a construção dos túneis não seria possível sem a maior criação do sueco Alfred Nobel, a dinamite, que permite fazer uma explosão controlada. Não para por aí. No intuito de deixar um legado, Nobel direcionou, em testamento, grande parte da sua fortuna (aproximadamente US$ 265 milhões), com regras expressas, para a criação do Prêmio Nobel. Você já ouviu falar? É aquele que, no dia 10 de dezembro de todo ano premia pessoas com um valor de aproximadamente 1 milhão de dólares, medalha de ouro e certificado personalizado. Hoje, são 6 categorias: Paz, Literatura, Química, Física, Medicina e Economia. Estes prêmios são entregues em Estocolmo, capital da Suécia, com exceção do Prêmio Nobel da Paz que é entregue simultaneamente em Oslo, na Noruega.

Lojas

Quem já viajou para fora do Brasil, com certeza já fez umas comprinhas na H&M. Esta loja de departamentos foi criada na Suécia e hoje está presente quase que no mundo inteiro. E não é somente ela. Na Europa, também é muito conhecia a IKEA, loja de móveis e decoração que é “BBB”, tudo bom, bonito e barato.

Leia Também: Dez invenções suíças famosas

Música

A Suécia é também uma grande exportadora de música e um dos seus maiores orgulhos é o grupo ABBA, que possui até um museu todo dedicado a ele, em Estocolmo. Se você possui menos de 35 anos, talvez o nome sozinho não te desperte familiaridade. Porém, é muito provável que você já tenha ouvido suas músicas. Quer apostar de novo? Jogue no Google “Mamma Mia” e “Dancing Queen”. Se você não conhece, mesmo, o ABBA, tudo bem. Talvez você conheça Roxette, Avicii ou Swedish House Mafia.

Grandes Marcas

Foi na Suécia, também, que surgiram algumas das marcas mais conhecidas no mundo todo. Talvez você não tenha um na sua garagem, mas, com toda certeza, você sabe o que é um Volvo. E quem nunca comprou uma geladeira, fogão, micro-ondas ou qualquer outro eletrodoméstico da Electrolux?

Ultrassom e Marca-passo

Também, na Suécia, foi desenvolvido o primeiro ultrassom, capaz de possibilitar o exame dos órgãos internos através de um procedimento não invasivo. Algo tão comumente utilizado para exames periódicos ou investigativos ao redor do mundo. Se você é mulher, com certeza faz uso anual dessa invenção sueca. Na mesma linha, outra criação sueca é o marca-passo, que regula o batimento cardíaco através da emissão de pulsos elétricos.

Cinto de 3 Pontas

Se você tem um carro ou já andou de carona com alguém, você conhece essa invenção sueca. Originalmente desenvolvido para a Volvo, visava solidificar a sua reputação de zelo pela segurança. O cinto de 3 pontas é, hoje, usado por praticamente todas as montadoras de automóveis no mundo. Seu formato em “Y” ajuda a dispersar a energia durante um acidente de grande impacto. O mais curioso, todavia, é que a Volvo abriu mão da invenção e de todos os lucros que ela traria para que o mundo todo pudesse se beneficiar desse mecanismo de segurança. Palmas para a Volvo!

Tetra Pak

Você já comprou no mercado uma caixa de leite ou de suco? Então, todas aquelas marcas fazem uso da embalagem Tetra Pak desenvolvida na Suécia, em 1946. Trata-se de uma caixa que revolucionou o armazenamento de líquidos. O seu custo é menor e substitui o vidro.

Leia também: Coisas que aprendi morando na Suécia

Skype

Antes de ser possível fazer Facetime ou ligações por WhatsApp, as ligações via Internet somente eram possíveis via Skype, e reduzia drasticamente o custo de ligações de longa distância. Seu código foi escrito por um pequeno grupo na Suécia e vendido para a Microsoft, em 2011, por aproximadamente US$ 8.5 bilhões.

Aparelho de Telefone

A famosa empresa de telecomunicações sueca, Ericsson, foi responsável pela invenção do aparelho de telefone que juntava o fone e o microfone no mesmo objeto. Antes, era necessário segurar o microfone na boca e o alto-falante no ouvido, separadamente. Assim, muitos anos depois, como seria inventado o celular sem essa descoberta? Tenho certeza que você tem um.

Spotify

Se você possui um celular, existem grandes chances de você utilizar o Spotify para escutar músicas. Essa é a plataforma de streaming de música mais popular do mundo e a startup que a criou encontra-se sediada adivinhe onde? Em Estocolmo, na Suécia.

Zíper

Agora, se você, por algum acaso, vive em uma cidade bem isolada, sem acesso a nenhuma modernidade, lojas ou Internet, você tem, pelo menos uma mochila, mala, ou, ao menos, uma calça jeans? Qualquer uma delas possui um zíper, certo? Está aí mais uma invenção sueca.

Essas são só algumas das criações realizadas na Suécia ou por suecos. Existem inúmeras outras, como a garrafa de vidro ícone da coca-cola no passado, o primeiro protótipo do mouse de computador, a escala de temperatura em Celsius, a caixa de fósforo como a conhecemos hoje, a tecnologia por trás dos monitores de tela plana, dentre outros. A Suécia é definitivamente o berço da tecnologia e das pessoas talentosas. Confesso que ainda estou tentando entender o porquê disso. Mas, quando eu descobrir, pode deixar que eu corro aqui para contar para vocês.

Viu só como a Suécia está na nossa vida o tempo todo? Quantas destas coisas estão no seu dia-a-dia? O que seria da nossa vida sem elas? Quantas delas você sabia que foram criadas na Suécia ou por um sueco? Me conte!

Related posts

Peculiaridades e costumes na Malásia

Fernanda Froimtchuk

Dez curiosidades sobre a Polônia

Valéria Oliveira Szewczyk

Onde morar em Estocolmo

Semida Silveira

2 comentários

Luan Scanferla Agosto 8, 2019 at 5:33 pm

Boa tarde, Monique! Estou prestes a fazer um intercâmbio na Suécia e queria saber se você pode me ajudar com algumas dúvidas. Poderia informar um e-mail para contato?

Abraços,

Luan Scanferla.

Resposta
Monique Garcia Agosto 11, 2019 at 5:59 am

Que legal, Luan. Terei um imenso prazer em ajudar no que estiver ao meu alcance. Pode me contatar através do direct do meu instagram @nnickygarcia

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação