BrasileirasPeloMundo.com
Irlanda

Irlanda – Sarcasmo e ironia: é pra rir ou pra chorar?

Falar de humor é falar de Irlanda. Eis um povo que gosta de uma piada a toda hora e em qualquer lugar. Apesar disso, uma das minha maiores dificuldades de ajustamento cultural foi, e continua sendo, entender do que é que eles estão rindo. E vou te contar o porquê:

Irlandês faz piada de si mesmo

Diferente de nós, brasileiros, que negamos nossos defeitos até a morte, o povo irlandês adora criticar a si mesmo. Sim, isso tem um pouco a ver com baixa autoestima em muitos casos, graças aos anos de dominação inglesa. Mas, mesmo assim, eles levam esse esporte bem a sério. E eu nunca sei se é para rir ou se é para ser solidária.

irish joke
Frase famosa que circula pela internet

Tradução: Estou de saco cheio desses estereótipos sobre os irlandeses. Assim que eu acabar de beber, eu vou socar alguém.

O clima é o vilão, quase sempre

Uma passadinha nas lojas de souvenirs já é o suficiente para encontrar um grande número de piadas sobre o assunto publicadas em camisas, placas e outros itens. Aqui, o clima é inconstante, para não dizer muito louco, e você pode, de verdade, experimentar as quatro estações no mesmo dia – nem um pouco semelhante ao nosso clima tropical. Para piorar, o verão é curto ou inexistente. E como não há o que fazer, o negócio é rir da tragédia.

Você sabe que é verão na Irlanda quando a chuva fica mais quentinha – Hal Roach, comediante

 

seasons
Uma das camisetas mais conhecidas pela Irlanda

 

Religião, cultura e nacionalidades não são problema

Apesar desse  tipo de atitude estar ficando cada vez mais politicamente incorreta, é comum ouvir piadas sobre religião, culturas e nacionalidades. Possivelmente porque os irlandeses não tem problemas em rir de si mesmos, eles também acham normal fazer graça sobre qualquer outro assunto.

E nem mesmo a Igreja Católica, ainda bastante influente por aqui, fica de fora. Exemplo disso foi o programa de humor Father Ted, que fazia graça da vida de três padres moradores de uma paróquia isolada no oeste da Irlanda.

Ted: Eu não sou fascista. Sou um padre. Fascistas vestem-se de preto e dizem às pessoas o que elas devem fazer. Já os padres…..eeehhh…Enfim, alguém quer beber alguma coisa?

Nada de teor sexual

Preferidas dos brasileiros, as piadas de duplo sentido são raras por aqui. Aliás, muitos irlandeses ficam vermelhos e sem graça quando ouvem as nossas piadas de forte conotação sexual.

E a bebida é a fonte de todos os risos

Os irlandeses não vão negar que bebida alcoólica em excesso é fato por aqui. Ele nem tentam esconder que bebem muito, e anunciar uma ressaca na segunda-feira no trabalho não é motivo para sentir vergonha. Por isso mesmo, piadas sobre bebedeiras estão em todas as esquinas.

Eu só bebo em duas ocasiões: quando estou com sede e quando estou sem sede – Brendan Behan, poet

A pior coisa sobre os homens é que quando eles não estão bêbados, eles estão sóbrios – William Butler Yeats

cheap wine
Outra frase que você encontra nas casas irlandesas

Humor negro também vale

O senso de humor irlandês tem um quê de sarcasmo. O escritor Oscar Wilde foi, provavelmente, um dos melhores neste tipo de “entretenimento”, por ser capaz de dizer as piores coisas de uma maneira quase séria, e ainda conseguindo fazer você refletir sobre o que ele falou com um sorriso nos lábios.

Eu gosto da música de Wagner acima de todas as outras.  Ela é tão alta que se pode conversar por horas sem ter que ouvir o que o outro está dizendo – Oscar Wilde (O Retrato de Dorian Gray).

Nem as roupas ficam de fora

Irlandês não tem medo de parecer ridículo. Aliás, um irlandês vai achar que a melhor cantada é aquela que faz você rir – quem interesse em se relacionar com um irlandês tem que aprender a achar isso o máximo, mesmo que a piada pareça boba ou infantil. E nem as roupas ficam de fora dessa postura, prova disso são as famosas loucuras que se vê pelas ruas no Natal e no St. Patrick’s Day.

E tem mais por aí

Quer saber mais sobre o humor irlandês? Então dê uma busca na internet e confira os seguintes nomes de antigamente e da atualidade, além dos já citados:

Comediantes:

  • Tommy Tigenan
  • Dave Allen
  • Dara Ó Briain
  • Dylan Moran

E os programas:

  • Savage Eye
  • The Commitments
  • Mrs. Brown’s Boys

E você, conhece alguma frase irlandesa engraçada ou tem mais algum nome a acrescentar? Sugestões são muito bem-vindas!

 

 

 

Related posts

Irlanda – De intercambista a imigrante: o que mudou

Luciana Damasceno

Como foi ter bebê na Irlanda: depoimentos

Luciana Damasceno

Curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

Gabrielle Figueiredo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação