BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Irlanda

Curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

O mês de março traz a comemoração mais esperada na Irlanda, o St. Patrick’s Day, celebrada no dia 17. Veja aqui algumas curiosidades sobre essa data tão importante para o país!

Bom, antes de tudo é importante explicar (mesmo que brevemente) o que é o St. Patrick’s Day (Dia de São Patrício) e o porquê de essa data ser tão significativa para a Irlanda.

Leia também: O que é o Saint Patrick’s Day?

Essa é uma celebração em honra ao santo padroeiro da Irlanda, St. Patrick. Mas você sabia que ele não era irlandês? Quando menino, ele foi levado de Gales ou da Escócia para Slemish Mountain, no Condado de Antrim, como escravo. Ele cuidou de ovelhas antes de fugir para casa, onde teve uma visão e retornou para a Irlanda para espalhar a palavra do Cristianismo

A data 17 de março marca sua morte em 461 no Condado de Down, pois foi na Irlanda onde ele permaneceu pelo resto de sua vida, pregando, batizando e construindo igrejas até sua morte.

Veja algumas curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

Maior celebração da Irlanda

Com todo esse contexto, não é a toa que o St. Patrick’s Day é a maior celebração da Irlanda, onde é feriado nacional. O país recebe muitos turistas, que chegam de diferentes partes do mundo para festejar essa data, inclusive dos Estados Unidos, onde há muitos imigrantes irlandeses.

Em 2018, 800 mil pessoas celebraram o St. Patrick’s Day em toda a Irlanda, com a realização de mais de 150 desfiles pelo país. Em Dublin, 450 mil pessoas presenciaram o desfile principal.

Verde é a cor oficial

Para entrar de vez no clima é preciso usar roupas e acessórios verdes, já que essa é a cor oficial do St. Patrick’s Day. Mas nem sempre foi assim. O uso do verde só se tornou uma tradição no século XIX. Até então, a cor normalmente associada a São Patrício era, na verdade, azul. Hoje, é tudo sobre jade, esmeralda, musgo e oliva, ou seja, qualquer tom de verde vale!

O desfile é o ponto alto

O desfile em comemoração a esta festa tão especial reúne milhares de pessoas. Antes de vir para a Irlanda, eu ouvia que era algo parecido com o Carnaval no Brasil. Bom, acho que minhas expectativas estavam altas, mas achei bem longe do Carnaval que estamos acostumados.

Talvez a comparação foi feita pois o desfile possui basicamente a mesma estrutura, com carros alegóricos, por exemplo. Mas tudo bem, ainda assim é algo muito bacana de se presenciar!

E curiosamente, o primeiro desfile do St. Patrick’s Day não foi realizado na Irlanda, mas sim em Boston, nos Estados Unidos, em 1737, que foi seguido por um desfile “oficial” em Nova York em 1766.

Na Irlanda, o primeiro desfile foi realizado em Waterford em 1903, enquanto Dublin se juntou ao clube em 1931. Hoje, o desfile em Dublin é um evento enorme, colorido e teatral, que passa pelo centro da cidade, com exibições vívidas e bandas internacionais.

Muita bebida, mesmo

Como este dia é pura comemoração e alegria, os irlandeses e todo mundo que visita a Irlanda aproveitam para beber. Estima-se que 13 milhões de pints de Guinness são consumidas mundialmente no dia 17.

Em Dublin, os pubs ficam absolutamente lotados, assim como a região central. Pela famosa área do Temple Bar, a passagem e permanência de pessoas são controladas em muitos momentos.

Inclusive, uma pesquisa da iReach Insights realizada em 2018 com 1.000 adultos irlandeses mostrou que 58% acham que “muita bebida” é consumida na data e quase 29% acham que “muito álcool” é consumido no St. Patrick’s Day. Apenas 8% acham que uma “quantidade razoável de álcool” é consumida.

Com base nisso, eles descobriram que 79% dos entrevistados acreditam que a data alimenta os estereótipos dos irlandeses com a bebida, e também que 52% das pessoas na Irlanda iriam beber álcool neste dia.

Dica: apesar do grande consumo muito de álcool, continua não sendo permitido beber na rua neste dia. Fique atento!
Comemoração também em outros países

Como comentei acima, o primeiro desfile aconteceu nos Estados Unidos, o que mostra a força da imigração irlandesa, onde 39.6 milhões de pessoas afirmam ter essa descendência no país. Por isso, por lá a festa também é muito forte, e a cada ano mais lugares pelo mundo adotam essa celebração. Você pode ler mais sobre o St. Patrick’s nos Estados Unidos neste artigo na Forbes.

Leia também: Regras pra fazer intercâmbio na Irlanda

Além disso, no passado, o Coliseu de Roma, a Basílica de Sacré-Coeur em Paris, a London Eye em Londres, o Empire State Building em Nova York, Cristo Redentor no Rio, entre outros monumentos já aderiram o verde no dia 17 de março. A data tem se tornado mundial e até na minha cidade em Santa Catarina, por exemplo, existem eventos temáticos. Da Irlanda para o mundo!

Espero que vocês tenham gostado de saber algumas curiosidades do St. Patrick’s Day. E se você já participou dessa festa, deixe nos comentários o que achou!

Related posts

Dragobete – o dia dos namorados romeno

Juliana Gehring

Como obter a cidadania irlandesa

Karina Macmullan

Dia de Ação de Graças nos EUA

Lorrane Sengheiser

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação