BrasileirasPeloMundo.com
Irlanda

Culturas e tradições na Irlanda

Independente do lugar, do tempo que irá ficar ou de qual forma irá se relacionar, todo mundo, pelo menos uma vez na vida, deveria passar por essa experiência de conviver com uma cultura diferente da sua de origem. Através da ciência social, cultura significa um conjunto de comportamentos, ideias e práticas sociais aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade.

Quando se decide ir para outro país é estar disposto e preparado para viver o novo. Conviver com diferentes gostos, estilos, costumes, comidas, músicas, hábitos e línguas, ou seja, outra cultura. Sabemos que uma boa leitura sobre o lugar de destino acaba sendo bastante importante para se ter uma ideia de como é a cultura do país escolhido.

Vivendo um pouco mais de um ano na Ilha posso afirmar que vai muito mais além das informações que a gente vê por aí através de jornais, revistas ou até mesmo Internet. É preciso viver para entender o quão incrível é aprender com o próximo e ao mesmo tempo ensinar para o nativo que a sua cultura também é tão interessante quanto a dele. Esse tempo de intercâmbio na Irlanda me fez e está fazendo aprender cada dia mais. É um constante momento de aceitação. Viver aqui me fez sair da zona de conforto, enxergar novos valores e perspectivas e se interessar pela forma que qualquer estrangeiro vive. Hoje posso dizer que consigo conviver (empatizar) com as diferenças e saber entender o próximo.

Podemos dizer que a Irlanda é sinônimo de cultura, pois, os irlandeses possuem seus valores essenciais relevantes com uma grande influência. O país possui uma cultura única, mas mesmo considerando esse fator a Irlanda consegue fazer seus imigrantes (e olha que não são poucos) se sentirem em casa.

Leia também: Acabei de chegar na Irlanda e agora?

Bom, para começar falando dos costumes Irish, não poderia iniciar por outro tópico que não fosse a bebida, não é mesmo? Quem conhece sabe que os irlandeses têm a fama de “bons de copo”. A população local, em geral, gosta de frequentar pubs e tomar as famosas “pints” de cervejas. A quantidade de pubs no país está aí para nos provar como é sagrado para o irlandês aquela “paradinha” no pub após o expediente e nos finais de semana. Os pubs são frequentados por todos os tipos de pessoas e para qualquer ocasião, no caso, é comum você se deparar com famílias e crianças, jovens ou até mesmo um grupo de pessoas em reuniões de negócios. Normalmente, os pubs costumam funcionar cedo e fechar por volta das 3h da manhã.

Ainda falando sobre pubs, Dublin, a capital do país, possui um pub famoso e bastante atrativo por todos os tipos de turistas chamados Temple Bar. Dave Browne, um famoso músico, entrou para história do Guinness Book após quebrar o recorde mundial de tocar guitarra, totalizando 114 horas e vinte minutos com 1372 diferentes músicas aleatórias. Seu recorde está exposto na parede do bar, próximo ao palco de apresentações.

A cerveja Guinness é de origem irlandesa e a sua fábrica está localizada na capital, Dublin. Em 1951, o presidente da fábrica, Hugh Beaver, junto com jornalistas ingleses que o ajudaram com imagens, criaram o livro dos recordes que hoje é conhecido como Guinness Book. A ideia veio através de uma caça, em que Hugh Beaver costumava fazer à beira do rio. Ao perder o tiro no pássaro que ele considerava veloz, ficou pensando qual seria o pássaro mais veloz da Europa. A partir daí, veio a ideia de criar um livro de recordes que foi publicado em 27 de agosto de 1955.

Para os fãs de filmes, a Irlanda já foi cenário para muitos filmes famosos. Dentre os filmes interessantes, está uma cena do filme Harry Potter e o enigma do príncipe. É  nítido ver cenas que foram gravadas nos famosos penhascos irlandeses nomeados como Cliff of Moher, em County Clare. O famoso longa ganhador de Oscars, Coração Valente, também foi filmado na Irlanda. A Irlanda do Norte teve o privilégio de fazer parte de umas das séries mais famosas, Games of Thrones, em que partes das cenas foram filmadas.

Eles possuem o hábito fofo de trocar cartões ou presentear alguém em datas comemorativas. Aqui, existe cartão para qualquer tipo de comemoração que você possa imaginar, eles levam muito a sério. Muitas vezes, dar um presente sem um cartão pode causar uma decepção por parte do receptor; ou, então, o cartão é o próprio presente. Além das mensagens que já vêm no próprio cartão eles também escrevem à mão uma simples mensagem para acompanhar. Em meio ao mundo tecnológico que vivemos, seria prazeroso dizer que enviei ou recebi uma carta, não é verdade? Se cultura pega, essa eu quero pegar!

Na música, o país possui nomes famosos, como por exemplo: U2, Van Morrison e Damien Rice. Os irlandeses têm uma ligação muito forte com a música. Dentro dos pubs são comuns bandas locais tocando músicas com características específicas e que são muito admiradas para quem entende a música.

Outra paixão são os esportes. Eles admiram a prática de algumas atividades específicas. O futebol é um esporte bastante valorizado pelos irlandeses, mas o principal esporte idolatrado pelos Irish, claro, é o Rugby. Tem os que apreciam o futebol gaélico e críquete.

Comparado com os demais países europeus, a população de irlandeses é considerada “reis das simpatias”. Caso você tenha a oportunidade de conhecer a Irlanda, a chance de você se apaixonar pela cultura do país é grande.

Related posts

As consequências do Brexit na Irlanda

Karina Macmullan

Transporte público na Irlanda

Annaline Stepien

Filmes irlandeses – Parte 2

Andréa Soares

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação