BrasileirasPeloMundo.com
Marrocos

Marrocos – Hammam

Você conhece ou já ouviu falar sobre Hammam Marroquino?  Também chamada de banho turco,  é uma tradição que diziam também já existir na Grécia e Roma antiga e que logo foi adotado por parte do povo Islâmico.

Mas especificamente, do que estamos falando? Trata-se de um banho um pouco diferente do que estamos acostumados, aquele com banheira ou uma ducha comum. Começando pelo ambiente à
vapor, com a temperatura semelhante à uma sauna, um local onde várias pessoas tomam seu banho juntas, normalmente separando homens e mulheres, onde se utiliza um tipo de sabão preto (existem vários tipos do sabão), aqui chamado de Beldi, fabricados pelos próprios marroquinos e tendo como principal efeito, uma maior limpeza e um poder relaxante. Após a retirada dosabão,vem uma exfoliação realizada por outra pessoa, normalmente contratada e habituada ao tal ritual, sua função é retirar toda a pele morta, por isso quem estiver pensando em fazer é bom se preparar, porque as vezes até dói um pouquinho. Seguindo de uma massagem, realizada também com um produto especifico marroquino.

Cada Hammam pode ser diferente do outro, principalmente quando se trata de preços. Há os mais caros e luxuosos, como também existem os mais simples e de fácil acesso para aqueles que simplesmente seguem a tradição e querem se sentir limpos.

Particularmente já ouvi várias histórias sobre este banho, historias onde as pessoas frequentam simplesmente para se purificar e retirar toda sujeira do corpo, ou sobre ter sido “antigamente” a única forma em que as mulheres podiam se sentir limpas pois não tinham como tomar banho em sua própria casa, outras passavam pelo ritual antes de se casarem, entre outras várias histórias.

Eu sou adepta do Hammam, faço sempre que posso no Biguine Spa, e simplesmente adoro. Desde a primeira vez fiquei encantada, com o lugar, com o ritual pois é como se voltássemos a ser criança e ter nossa mãe nos dando banho, rs. E depois, com a sensação de limpeza e relaxamento que é incrível.

Todos os meus amigos que vem me visitar, sempre faço questão de apresentar o “tal banho” e geralmente não escuto nenhuma reclamação, somente elogios, por isso recomendo.

E se vai visitar o Marrocos não deixe de experimentar esta experiência, pois só quem já provou sabe o quão bom é!

 

 

Related posts

Marrocos – Por Amor

Priscila Nara

O desconhecido deserto Agafay em Marrocos

Camile Wyatt

Roteiro pelo Marrocos: como planejar a sua viagem

Cristina Hélcias

9 comentários

Tati Sato Março 14, 2014 at 12:20 pm

Amei o Hammam, Cláudia, e adoraria ir à um. Aqui, nas Filipinas, há muitas massagens, para todos os bolsos e orçamentos. Adoro o “body wash” no qual, literalmente, alguém lava o seu corpo com uma bucha (preguiça master! Haha) e confesso que só fiz uma vez o body scrub.
Um beijo!

Resposta
Clau Guaranha Março 14, 2014 at 7:13 pm

Que legal Tati, deve ser parecido com o Hammam! Bom se vier ao Marrocos já sabe o que procurar!

bjaooo

Resposta
Cintia Março 14, 2014 at 5:29 pm

Adorei Cláudia !!! Vontade de experimentar um Hamman !!!

Resposta
Cristiane Leme Março 14, 2014 at 11:18 pm

Que delícia que deve ser! Seria bom exportar essa tradição pra outros países, não? 🙂 Eu sou adepta da exfoliação corporal, e com o ambiente com vapor deve ser melhor ainda, pois o calor ajuda a abrir os poros e eliminar toxinas… fiquei com vontade!

Resposta
Clau Guaranha Março 17, 2014 at 4:15 pm

Então Cristiane, se você gosta de esfoliação corporal vai “amar” o Hammam, e com o vapor você
parece ter outra pele..rs.

Beijinhos.

Resposta
Pricylla Nara Março 15, 2014 at 12:53 am

Claudia, o Ramam sem lugar a duvida é um dos grandes charmes do Marrocos.
Eu gosto bastante e assim como vc. sempre que tenho visitas é o primeiro a ser apresentado e até hoje, apenas elogios.
Bjinhos

Resposta
Ana Cristina Kolb Março 15, 2014 at 3:57 pm

Claudia, eu sou viciada em todo tipo de SPA, AMO, obrigada pela dica do local, pois sempre faco umas viagens de longo fim de semana com amigas, e naturalmente SPA com certeza é parte imprescindível no nosso roteiro. Adorei a dica do local. Olhei fotos da cidade de tanger, parece bem interessante como cidade Bjus

Resposta
Clau Guaranha Março 17, 2014 at 4:11 pm

Que bom que gostou Ana Cristina! E a cidade é muito bonita mesmo, tem muita coisa “pra” conhecer, e quem vem visitar realmente se encanta. Uma ótima viagem para fazer com as amigas, você com certeza vai gostar

Beijinhos 🙂

Resposta
Valmor Luiz Março 5, 2015 at 2:36 pm

Estamos em Fez, eu e filha. Iremos daqui a duas horas fazer um Hamman com massagem. Depois complemento com resultado.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação