BrasileirasPeloMundo.com
Marrocos

Marrocos – Por Amor

Por amor aterrizei  no Marrocos e aqui estou. Um país que mesmo com tamanha diferença cultural e religiosa, consegue encantar.

Minha adaptação aqui não foi nada fácil, embora sendo católica, contei com total apoio de minha família política. Não é nada fácil viver em meio a uma sociedade onde a religião é praticamente o princípio, meio e fim de tudo, onde a ética e  os princípios sejam tão diferentes dos nossos.

Marrocos é um país de gente hospitaleira que te receberá de braços abertos, com duas caras bastante opostas de uma mesma moeda, por um lado, muita miséria e por outro muita riqueza.

Eu me graduei em psicologia, porém me casei logo em seguida e vim viver em um país onde eu não dominava o idioma, naquela época eu falava nada mais do que português, espanhol e inglês, o que poderia ajudar no meu cotidiano, porém não na minha área  profissional.

Era muito importante para mim, trabalhar, fazer algo, e foi quando resolvi abrir uma boutique de moda feminina. Era uma das poucas opções que eu tinha naquele momento, já que por estar casada com um Marroquino, deveria cuidar ao máximo minha imagem, principalmente o contato com outros homens.

Meu marido é uma pessoa bem moderna, vem de uma família moderna, viajada, culta. Porém por mais modernos que sejam, existem valores e tradições a serem preservadas. É uma cultura que digamos, mascarada, a demagogia está presente nas 24hs do dia.

Por anos o que mais me chocou era o quanto as mulheres eram materialistas, o pouco que se valorizava o idioma próprio do país.  Era verdadeiramente outro mundo para mim, fugindo a tudo e qualquer outra realidade.

O que acontece  no Mundo lá fora, poucas vezes chega a ser tema de conversa, a não ser que tenha relação com o Islam ou aquele supérfluo “bolsas,carros,jóias…”. Família é algo extremamente importante para a cultura Marroquina, tudo se vive em família e se resolve em família.

Se alguém está pensando em se casar com um Marroquino/a, tenha em conta, que aqui você se casa com a família.

Hoje, depois de longos 10 anos, sigo trabalhando no mesmo ramo, porém muitas coisas mudaram. Aprendi a filtrar tudo o que ouço, assim que escuto, somente o que quero, e o resto passou a ser zunido. Aprendi a utilizar a demagogia como meio de sobrevivência e na medida do possível, sou politicamente correta. Sendo assim, se vive bem.

No trabalho acho que sempre terei inúmeras queixas, estava acostumada com tudo bem  certinho, com pessoas que conhecem seus limites, com ordem, aqui, raramente se encontrará isso. Se no Brasil existe um jeitinho para tudo, aqui sempre existirá mil jeitinhos para qualquer coisa. Porém algo muito bom aqui, é a segurança. Existe roubos, mas não é algo freqüente e se chega a  ocorrer, levarão com eles, nada mais do que o objeto desejado.

Atualmente são inúmeros os estrangeiros que optam viver aqui, são muitos os fatores positivos e mesmo com a enorme crise mundial que atinge muitos países,  Marrocos tem conseguido superar inúmeros obstáculos e seguir adiante.

Para um estrangeiro, sem laços familiares com a cultura, será fácil a adaptação e um excelente lugar para se viver. Com a família do cônjugue continua sendo um bom lugar para viver, porém com muitas barreiras e limitações, o que sempre dificultara um pouco o cotidiano.

De uma certa forma, sinto orgulho de fazer parte dessa sociedade tão especial, que tanto tem trabalhado para progredir e que com certeza tem um futuro promissor.

 

 

 

Related posts

O desconhecido deserto Agafay em Marrocos

Camile Wyatt

Natal no Marrocos

Cláudia Guaranha

Roteiro pelo Marrocos: Trekking no Saara

Cristina Hélcias

101 comentários

Chris Novembro 11, 2013 at 11:11 am

Oi Pricylla, ótimo texto. Obrigada por compartilhar conosco sua experiência em um país culturalmente tão distinto. E realmente, quando a gente vive em um lugar assim, a única alternativa é encontrar meios para viver longe dos conflitos, mas respeitando acima de tudo os próprios valores. Parabéns por conseguir encontrar esse equilíbrio!
bjão

Resposta
Ana Carina Novembro 11, 2013 at 5:50 pm

Oi Pricylla, achei o máximo o texto! Nunca conheci ninguém que vive Marrocos, nossa foi uma descoberta seu texto , um testemunho de uma brasileira, que legal (e difícil) deve ser conhecer uma cultura tão diferente da nossa né?!!
beijos!!

Resposta
Emilia Hanashiro Novembro 12, 2013 at 7:26 am

Nossa!!! interessante…Parabéns pelo texto. bjs.

Emilia

Resposta
karla Novembro 12, 2013 at 3:44 pm

Mais uma para contar as pecularidade do Oriente Medio !!! 😉

Resposta
Tati Sato Novembro 13, 2013 at 2:31 am

Oi Pricylla, parabéns pela sua força! Adorei a sua história, a sua força e a sua voltade em se adaptar… Acho que quando vamos ao exterior, por quaisquer motivos que sejam, uma das coisas mais difíceis é essa adaptação. E quando falamos de culturas tão distintas, acho bem admirável aquele que consegue! =)

Toda a felicidade do mundo para você!

Resposta
Ana Cristina Kolb Novembro 13, 2013 at 5:37 pm

Nossa Prycilla, as pessoas que conheço de Marrocos são mesmo muito gentis. Imagino que não seja fácil a adaptação como mulher em uma sociedade islamista, mas achei muito positivo seu testemunho, me alegro de ler mais sobre a sua experiência em outras areas, como empresaria, como mae, como esposa, como estrangeira, como brasileira…. e por ai vai! e conhecer mais dos costumes, cultura marroquinos. Namasté!

Resposta
Pricylla Nara Novembro 15, 2013 at 11:13 pm

Olá Meninas.
Fico feliz que tenham gostado do meu texto e também em poder dividir com vcs um pouquinho da minha história e peculiaridades de minha nova terra.
Cada novo texto do Blog, digamos que é uma Viagem que fazemos sem sairmos do lugar…
Foi um prazer imenso poder colaborar com o Blog.
Obrigada a todas vcs!
Bjinhos

Resposta
Raisa Maio 6, 2015 at 8:07 pm

Oi Pricylla, namoro um marroquino e gostaria muito de conversar mais com você sobre suas experiência no Marrocos. Vc tem algum email que eu poderia entrar em contato.
Obrigada
Raisa

Resposta
Marcia Maio 16, 2016 at 10:31 pm

Homem marroquino, vem viver no Brasil, será que ele é fiel, consegue ficar só com uma mulher

Resposta
Francisca campos Março 10, 2017 at 2:07 am

Gostaria de saber como são, os custumes dos marroquinos e familiares?

Resposta
maria ines santos da rocha Junho 23, 2019 at 3:41 am

não me eles estão come tendo geram e só querem mulher pro sexo pois o nosso país infelizmente e conhecido por mulher fácil já que o pais dele e dificil sexo antes do casamento sem contar que as mulheres são submissas maltratadas

Resposta
luciane Agosto 27, 2016 at 9:18 pm

Pryscilla. Eu preciso falar com voce! Por favor!

Resposta
Cristiane Leme Agosto 31, 2016 at 10:30 pm

Olá, a Pricylla parou de colaborar conosco há muito tempo. No momento estamos sem colunistas no Marrocos.
Edição BPM

Resposta
Suelena Cristina Agosto 27, 2017 at 3:51 pm

Oi Priscilla, estou me comunicando com um marroquino, através de internet, eu particularmente não sei nada do idioma, mas aos poucos estamos conseguindo, gostaria muito de conversar mais com você e trocar experiências contigo. Você tem e-mail que possamos conversar?

Resposta
Cristiane Leme Agosto 30, 2017 at 8:36 pm

Suelena, a Pricylla parou de colaborar conosco e por motivos de privacidade nós não passamos dados pessoais das colunistas, como e-mail, por exemplo.
Boa sorte,
Equipe BPM

Resposta
Carina Agosto 31, 2017 at 4:27 pm

Estou namorando um marroquino o que devo apresentar para nos dar certo

Resposta
Denise Novembro 17, 2013 at 8:23 am

Oi Priscila, parabéns pelo texto! É um desafio se adaptar em qualquer lugar, mas imagino que seja especialmente dificil num pais em que a religião é um fator tão importante. Parabens pela sua familia e pelo seu negócio, é sempre maravilhoso ver o que nos mulheres e brasileiras somos capazes de alcancar!

Abracos

Resposta
Giuliana Janeiro 24, 2014 at 11:00 pm

Pricylla, minha história é como a sua, queria tanto falar com você!

Beijos e abraços 😉

Resposta
Jaguaracira Rocha Fevereiro 8, 2014 at 6:45 pm

Priscylla, boa tarde!

Estou em marrocos a casablanca faz 5 meses e é realmente muito dificio quando voçê não domina o idioma, só falo o português e no Brasil eu trabalhava como corretora de imóveis aqui não sei por onde começar. Gostei muito da sua história, até mais Jaguaracira Rocha.

Resposta
Elayne Barbosa Fevereiro 21, 2015 at 7:42 pm

Ola pessoal eu gostei muito dos textos e penso em um dia conseguir viver no marrocos pois meu noivo é marroquino e este ano de 2015 em agosto quero ir no marrocos e em tanger para conhecer a familia do noivo e tambem este país que parece encantador

Resposta
Claudia Agosto 25, 2015 at 4:08 am

Poxa.eu estava para casar com um marroquino. Todos falavam pra eu não fazer esta besteira.pois bem eu não escutei nada.pessoa mal.agressiva.mulher não tem direitos.fui espancada. Iludida e me tiraram a vontade de viver. De acreditar no ser humano.perdi completamente minha auto estima.

Resposta
blenda Setembro 1, 2015 at 4:26 am

Nossa. Eles são assim?? Pensei q tratavam as mulheres deles bem. Oq vc fez fugiu??? ????

Resposta
Tristeza Setembro 30, 2015 at 5:23 pm

Eu tenho uma filha com um marroquino e nao eh facil!!! Nao gostaria de julgar todos por conta de uma pessoa( por n ter carater), porem sao pessoas mentirosas e manipuladoras. Nunca vi uma raca tao hipocrita. Tinha tudo p ser pessoas melhores porem utilizam a religiao quando eh convinientes para eles. Sinceramente, eu nao SUPORTO esta raca!!! Sei que existe pessoas dif como conheci uma marroquina aqui no USA(onde moramos) e sei que eh mta falta de carater da pessoa msm…porem como a dona do site disse …a familia sempre stick together seja bom ou mal eles sempre estaram juntos e daram apoio a familia a raca deles. A uncia coisa boa eh minha filha que amo tanto e n me importo se eh filha de individuo tao falso como aquele. Eh uma tristeza enorme saber q vc tem um baby com alguem que n tem o menor pudor. P.s: nao sabia de nada quando o conheci…mentiu nome/idade/de onde era…e nao sei qtas zilhoes de mentiras!Sorte p vcs que estao com este povo e espero de vdd q sejam pessoas de bom carater.

Resposta
Rosilene Novembro 1, 2016 at 10:15 pm

Olá seu noivo é de Tanger?? Como ele se chama

Resposta
Telma Abril 16, 2015 at 9:32 pm

Oi Priscila gostaria de conversar com você você tem facebook.

Resposta
Rebecca Maio 7, 2015 at 2:30 am

Priscila, como poderia entrar em contato com você?

Resposta
Luciana Maio 24, 2015 at 10:55 pm

Olá Pryscila! Eu tenho um namorado marroquino e gostaria de conversar com você sobre a cultura marroquina para conhecer um pouco melhor sobre esse país e as pessoas. Como poderia entrar em contato com você?

Resposta
ORJANA DE PIETRO Julho 8, 2015 at 10:44 pm

Olá Priscila Nara!!! Você é uma vencedora, meus parabéns!!!! Estive m Marrocos no mês passado e adorei lá!!! O valor da amizade lá é incrível.. .se vc faz amizade com alguém, é como se vc fizesse parte da família dele!!! Eu fui muito bem tratada e acolhida lá.

Resposta
Anab Chianca Julho 12, 2015 at 3:57 pm

Me add
meu facebook é Anab Chianca!!!

Resposta
Elena coser Julho 13, 2015 at 10:32 pm

Oi priscilla ! Gostei muito da seu relato conheco o Marrocos e mesmo encantador. Se fosse possivel gostaria de ter o seu email para contato .muito obrigado Elena

Resposta
blenda Setembro 1, 2015 at 4:23 am

Adoro o Marrocos depois q eu assistia novela o clone rsrsrs. Deve ser msmo muito legal estar aí vendo tudo tão de perto. Os costumes e a comida tão diferente da gente brasileiros que come de tudo, deve ter sido um pouco difícil pra vc se acostumar com tudo dai. Bjss

Resposta
Adriana Setembro 10, 2015 at 1:01 pm

Priscila gostaria de falar com você para tirar algumas dúvidas

Resposta
marroquino brasileiro Outubro 3, 2015 at 8:34 pm

Boa Tarde . eu sou de marrocos , moro aqui no brasil ha 7 anos , não tenho nem uma problema com brasileiros , que vi alguém por ai falando mal de uma pessoa marroquina , amiga todos os países tem pessoas boas e pessoas maus , no marrocos existe pessoas boas muito mais q os maus , seja bem vinda e qualquer duvida eu estou a disposição .eu tbm encontrei pessoas maus aqui mas não significa que todos os brasileiros maus e pelo contrario tem muita gente boa mesmo e eu adoro este pais maravilhoso .

Resposta
Izabel Reis Outubro 11, 2015 at 11:43 pm

Estou com uma viagem programada para o Marrocos em janeiro … fiquei triste e preocupada com alguns relatos…

Resposta
Isa Fevereiro 16, 2016 at 10:51 pm

Boa Noite,
estou indo para marrocos, na verdade fico apenas dois dias em Casablanca. Sou uma viciada em óleo de argan para cabelos, e gostaria de aproveitar para comprar. Como tenho pouco tempo e nenhum conhecimento do idioma deles eu gostaria de dicas de local/marca que posso confiar e comprar.
Como foi dito aqui como lá, Brasil, China… e qualquer lugar do mundo há pessoas e pessoas. Casa uma com seu caráter, por isso é interessante sempre compartilharmos dicas!
Se puderem ajuda, agradeço.

Resposta
Vanessa Abril 3, 2017 at 9:27 pm

Oi tenho óleo de argan, estive em Marrocos recente. Caso interesse só entrar em contato .

Resposta
Marissol Outubro 1, 2016 at 6:10 pm

Boa tarde. Vc poderia me passar seu e mail. Gostaria de tirar umas duvidas. Obrigado meu e mail [email protected]

Resposta
Cristiane Leme Outubro 1, 2016 at 9:39 pm

Olá. A colunista que escreveu esse texto parou de colaborar conosco. O BPM disponibiliza os comentários para contato entre os leitores e colunistas e não fornecemos informações pessoais de nossas colunistas, como endereço eletrônico, por exemplo.

Edição BPM

Resposta
Tery Maio 1, 2017 at 2:51 pm

Olá gostaria de ter contato com marroquinos no Brasil, meu namorado é marroquino e que vir pro Brasil, podemos nos comunicar por email?
Obrigada

Resposta
Didi Maio 15, 2017 at 6:33 pm

Com certeza !!?

Resposta
Bya Março 21, 2018 at 10:01 pm

Olá! Você continua morando no Brasil? Eu queria conversar com vc pois estou um pouco receiosa. Conheci um Marroquino ele parece ser uma pessoa bem legal e centrada! Ele mora lá em Morroco. Ainda não o conheço pessoalmente! Tenho pesquisado e visto relatos de brasileiras que tem relacionamentos e casamento com marroquino, relatos de felizes e infelizes mas claro que cada pessoa é cada pessoa. Agradeço muito se vc me dê uma luz

Resposta
Mara Junho 28, 2018 at 4:46 am

Eu tambem estou nesta situacao, me relaciono c um marroquino e tenho muitas duvidas ele quer vir ao brasil casar, mas escuto tanta coisa que fico na duvida

Resposta
Lua Abril 21, 2018 at 5:44 pm

Olá! Você tem email? Gostaria de tirar algumas duvidas sobre Marrocos.

Resposta
adollyane siqueira dos santos Dezembro 13, 2018 at 7:42 am

bom fia! Mae nome é Adollyane sou brasileira gostaria de tirar uma duvida quais são os documentos para se casar em Marroco (Casa Blanca)

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 13, 2018 at 4:16 pm

Olá Adollyane,
A Priscila Nara parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
adollyane siqueira dos santos Dezembro 23, 2018 at 11:49 am

olá narroquino brasileiro gostaria de saber mais de sua cultura e saber como é um casamento simples em marroco e quais os documentos que são solicitados para dar entrada em seu país se verdadeiramente para casar com um marroquino precisa de tornar muculmana e ter a declaração de cristã. Adollyane( [email protected]

Resposta
fernanda laurentino de brito Outubro 23, 2015 at 5:45 am

estou apaixonada por um marroquino e tenho medo sim mas ouvindo a priscila fiquei melhor

Resposta
mostafa Outubro 25, 2015 at 5:22 pm

ola izabel .. deixa tudo pra la e faz sua viajem Marrocos e un pais lindo Marravilhoso ;;; vc nao vai nunca se arrepender… quem fala mal do Marrocos nao conhece nada sobre este pais …. conheço muitas pessoas no brasil q nunca visitaram Marrocos … e falam sem conhecimento das coisas … nao vamos julgar e bola pra frente boa sorte a todo mundo

Resposta
Juliana Outubro 30, 2015 at 2:46 pm

Ola adorei seu texto! Tb estou apaixonada por um marroquino. Nos conhecemos em um site de relacionamento e encontramos algumas vezes aqui no Brasil. Mesmo gostando muito dele não quis me aproximar demais, tenho medo, então preferi ficar mais distante para nao me machucar. Essa semana ele volta para Marrocos, e em janeiro estará de volta ao Brasil para estudar, nao sei como será… Priscila, para os marroquinos, como é vista uma mulher como eu: mae solteira?

Resposta
Cristiane Leme Outubro 30, 2015 at 3:02 pm

Olá. Lamentamos informar que a Priscila deixou a colaboração do blog. Sugerimos entrar em contato através das redes sociais com grupos de brasileiras morando no Marrocos para fazer a sua pergunta.
Edição BPM

Resposta
Campos Janeiro 31, 2016 at 2:57 pm

Olá, tenho uma seguinte pergunta com relação a percepção da família marroquina com uma filha que eu tenho é penso ter namoro/casamento com uma marroquina no futuro

Resposta
Cristiane Leme Fevereiro 2, 2016 at 10:56 am

Olá. A Priscila parou de colaborar com o blog.
Edição BPM

Resposta
Luciana Setembro 2, 2016 at 5:22 am

Ola como faço pra tirar minhas dividas
Conheci um marroquino
Ele quer vir para morar aqui no brasil
Diz q quer casar comigo
Q me ama
Tenho medo
Queria muito a ajuda de vcs
Desde ja agradeço

Resposta
Cristiane Leme Setembro 2, 2016 at 8:15 pm

Luciana, o negócio é tentar se informar lendo também outros artigos, blogues e os comunicados do Ministério das Relações Exteriores.
Se você tem medo, não se arrisque. Tome cuidado com essas promessas de amor de Internet, é praticamente impossível amar alguém que a gente nem conhece pessoalmente – nesses casos, a gente ama na verdade a ideia que faz da pessoa, e não a pessoa em si, já que nem sabemos como ela é de verdade. Cuidado com marroquinos, o Marrocos tende a ser um país machista e isso vai se aplicar no comportamento de seus homens.
Siga sua intuição e se você está com medo, sugiro recuar, pois medo nunca é um bom sinal.
Abraços e boa sorte

Resposta
Sandra Setembro 17, 2016 at 4:34 am

Muito cudado com promessas, se vc tiver duvidas posso te responder pela minha experiencia por ser casada com marroquino

Resposta
Sonia Correia Abril 23, 2017 at 6:58 pm

Boa tarde Sandra
Gostaria de falar com voce sobre sua experiencia casada com um marroquino. Meu email: [email protected]

Bya Março 22, 2018 at 12:09 am

Olá Sandra gostaria de conversar com vc. Vc pode me mandar seu e-mail ou algum contato

Ana Paula Janeiro 16, 2019 at 5:02 pm

Olá Sandra, eu também preciso de orientações, por favor pode me passar seu e-mail?

Maristela Junho 13, 2016 at 5:04 pm

Muito legal tua historia .gostaria muito de ir trabalhar pra marrocos

Resposta
Katia Cilene Setembro 5, 2016 at 10:35 am

Eu me apaixonei por um marroquino,elle é tao gentil,mas tenho medo,nao conheço os costumes de les,sou brasileira,

Resposta
Sandra Setembro 17, 2016 at 4:29 am

Nao se envolva, convivencia muito dificil nao deixe se iludir.

Resposta
Sandra Setembro 17, 2016 at 4:27 am

Sou casada a 7 anos com um marroquino e tenho 3 filhos, e muito dificil a mistura de cultura no dia a dia, as diferencas sao muitas. Fui para marrocos 3 vezes e nao gostei de nenhuma vez que fui, o pais e belissimo mas a sujeira e a falta de honestidade com os turista e grande, se vc for para marrocos contrate um guia turistico ou eles irao te assaltar em td o que vc for comprar minha sorte e que o meu marido sempre estava comigo. Se conselho fosse bom se vendia e nao se dava de graca mas por favor nao se envolva e muito dificil,o arrependimento depois e enorme. Se fosse contar td que ja passei e estou passando ficaria aqui escrevendo por horas, mas vi muitas brasileiras se envolvendo com marroquinos e o meu conselho e sai fora enquanto a tempo.

Resposta
Maria Outubro 10, 2016 at 12:33 am

Hoje dia é todo homem assim ,não é só marroquinos

Resposta
Luana Outubro 28, 2017 at 8:13 pm

Passo por uma experiência igual a sua! Vou pedir o divórcio depois de 4 anos de casada e um filho. Muito arrependimento. Homem muito mentirosos traiçoeiros falsos e traidores. Corram antes que se arrependam.

Resposta
PATRÍCIA Setembro 22, 2016 at 12:52 am

Olá, já conheci vários marroquinos na internet e não tenho nada de mal para falar deles, são pessoas muitos gentis e educados, alguns já vieram falar de relacionamnetos comigos mais não me interessei. Em fevereiro conheci um que me interessei e desde maio estamos em contato todos os dias, o dia todo, no inicio quando ele veio me falar sobre nós termos um relacionamento não levei à sério e fiquei muito tempo assim, depois de um tempo, ele disse que queeria uma esposa, que me amava e que queria me conhecer pessoalmente e me convidou para ir no Marrocos com minha família, no entanto,estou pensando em ir agora em dezembro,

Resposta
Morena Setembro 23, 2016 at 7:26 pm

Olá conheci um marroquino pela internet e ele me pediu em namoro e quer se casar comigo mais tenho muito medo e ele quer vir ao Brasil para me conhecer Pessoalmente mais estou insegura sobre isso se eu aceito o pedido por favor alguém pode me ajudar

Resposta
Cristiane Leme Setembro 26, 2016 at 9:49 pm

Se está com medo, pare e repense. As culturas são muito diferentes e o choque cultural é inevitável. Leia os outros comentários aqui nesse texto, mesmo, tem muitas opiniões que podem lhe ajudar a tomar uma decisão. Lembre-se de que a decisão é apenas sua, por isso mesmo, quanto mais você se informar, mais consciente estará quando tomar sua decisão sobre ir ou não.

Resposta
Josely Maria da silva Junho 1, 2017 at 2:51 am

Eu também estou na mesma situação que a sua, conheci um marroquino e ja estamos em nos encontrar aqui no Rio de Janeiro, ele pediu transferência no trabalho para mora aqui no Rio, estou muito apreensiva com a vinda dele para minha casa. Qualquer coisa vamos trocar experiências pelo email. [email protected]

Resposta
RODRIGO JUNG Novembro 16, 2016 at 4:43 pm

Olá!
Quem sabe vc possa me tirar uma dúvida…
Minha noiva sonha em conhecer o Marrocos… Estou programando a viagem para ano que vem!
Pensei em fazer um cerimonia de casamento com ela no Marrocos como uma surpresa!
Será que isso é possível? Devido as tradições locais?

Ficaria muito grato se pudesse me dar uma direção!

Grato
Rodrigo Jung

Resposta
Geovany Alves da Silva Janeiro 18, 2017 at 1:06 pm

Estive no Marrocos em 2014, conheci Casablanca, Marraquexe e outras cidades. Fui até o Saara, onde dormi por lá em uma tenda. Foi uma experiência muito gratificante. Ao desembarcar no Aeroporto, logo nos primeiros contatos há um choque em face dos rostos sérios, vestimentas etc… todavia, após as primeiras falas descobrir ser um povo muito receptivo e acolhedor.
Algo me marcou, foi uma conversa com uma jovem marroquina na estação de trem em Marraquexe. Ela se aproximou de mim e minha esposa, puxou conversa conosco e alternamos ora em Inglês ora em Francês; o fato é que ela chorou muito, literalmente, reclamou da forma como as mulheres são tratadas, me disse: “é muita pressão”. Fiquei sinceramente comovido. Ela mora em Tanger mas havia ido a Marraquexe em busca de um emprego prometido, o qual na hora foi dado a um homem. O que ficou, um povo muito bom, acolhedor e luta muito em busca de melhoria na qualidade de vida. Pretendo voltar.

Resposta
Geovany Alves da Silva Janeiro 18, 2017 at 1:22 pm

Lendo outros comentários me senti no dever de novamente comentar. Primeiro, quem viaja deve sair de seu país desprovido de preconceitos. Há realmente diferenças culturais e devemos estar abertos a viver as experiencias que aparecem, acho que é pra isso que viajamos. Comi muito couscous marroqiuno, tagine e outros pratos, honestamente gostei de tudo. Como se diz na minha terra, São Luis do Maranhão, “o que não mata engorda” rsrsrs. Na nossa visão pode haver falta de higiene mas fechei os olhos e aproveitei. Antes de viajar lí um pouco sobre o país e descobri que faz parte da cultura marroquina, como dos árabes em geral, a prática da negociação, destarte, entrei na onda. Assim, eles sempre te dão um preço alto para a mercadoria a fim de forçar a negociação. Fiz isso e não me senti lesado. Quantos a roubos e afins, existem sim batedores de carteiras, como há em praticamente todos os lugares. Meu genro, por exemplo, teve a carteira retirada na escada rolante do metrô de Paris, felizmente conseguiu reavê-la. No geral, na minha visão foi um passeio maravilhoso e pretendo retornar, pois é um pais belíssimo.

Resposta
malu Março 2, 2017 at 9:10 pm

ola sou malu moro em campinas sp e estou apaixonada por um marroquino de casablanca que conheci em um site de relecionamento tenho quarenta e quatro anos ele tem cinquenta e seis tenho quatro filhos porem todos casados ele quer vim me conhecer pessoalmente e conhecer o brasil todos os dias ele diz que me ama estou encantada com ele muito gentil e carinhoso o homem dos sonhos oque eu faço

Resposta
Ann Moeller Março 4, 2017 at 1:31 pm

Malu,

Recomendamos que você leia sobre relacionamentos online e os riscos envolvidos. Muitas brasileiras tem sido vítimas de estelionato. Nem sempre o homem do outro lado da tela está dizendo a verdade. Muita prudência e bom senso. Boa sorte! Segue o link abaixo com vários textos relacionados ao assunto.
http://www.brasileiraspelomundo.com/category/relacionamentos-online

Resposta
Josely Maria da silva Junho 1, 2017 at 2:56 am

Eu também estou na mesma situação que a sua, conheci um marroquino e ja estamos em nos encontrar aqui no Rio de Janeiro, ele pediu transferência no trabalho para mora aqui no Rio, estou muito apreensiva com a vinda dele para minha casa. Qualquer coisa vamos trocar experiências pelo email. [email protected]

Resposta
Anônima Março 5, 2017 at 5:25 pm

Olá eu conheci um marroquino e falamos todos os dias só conversamos como amigos e ele colocou um comentário em uma foto minha que eu nao consegui traduzir eu gostaria de saber se não é nenhuma besteira eacrito se alguém puder me ajudar por favor
هاي هاي هاي تقواديك هادي.
Desde já obrigada

Resposta
Tery Maio 1, 2017 at 3:17 pm

Olá, acredito que já tenha encontrado a tradução ms se ainda não, meu amigo marroquino diz q é uma palavra feia, que está escrito, ai ai ai puta!
Vc deveria apagar esse comentário! Existem homens idiotas em todas as partes do mundo!

Resposta
Pati Maio 11, 2017 at 6:27 pm

Sou casada com um marroquino e vivo em Casablanca, e alerto as mulheres que estão se envolvendo com marroquinos por internet, investiguem tudo que puder, eles costumam ter mais de um perfil no facebook, Skype e em rede de relacionamentos.
Quanto a conhecer o Marrocos, eu aconselho, é um país muito diferente do Brasil, com seus costumes e culinária, que vale a pena a viagem.

Resposta
Vivian Junho 27, 2017 at 11:39 pm

Gente eu estou conhecendo um rapaz ele é marroquino,pela internet no Tinder mas eu gostei do perfil dele pq la dizia q ele queria conhecer alguem para construir uma familia e entao chamei ele no bate papo e ele foi bem direto comigo perguntando o q eu queria no site e eu disse a verdade, um homem de verdade q me respeite e que queira uma familia, dai na horaaa ele ja se empolgou comigo ja me convidou para tomar um cha com ele kkkk mas esse negocio de cha nao e comigo acho muito ruin kkk mas ok podemos beber um caf Lol… enfim eu vivo nos estados unidos a 9 anos entao aqui e super normal namorar outras pessoas de outro pais, e ele demostrou muito q gostou de mim esta dizendo eu pareço ser um pessoa boa, ele esta sendo bem fofo dizendo q ele quer q eu seja dele coisas q um mulher gosta de escutar masss eu sou um pouco pe no chao eu nao me empolgo tao facil pois cheguei nesse pais sozinha e vim com 18 anos hoje tenho 29 aprendi a ser esperta sozinha rsrs… enfim falei falei e falei agora quero chegar nos finalmentes kkkk eu nao me importo conhecer pessoas de outros paises masss por nao conhecer o q exatamente se existe entre eles eu sim tenho uma certa preocupaçao… vcs q tiveram experiencia com marroquinhos podem me dar opnioes por favor ?? Como é viver com um homem marroquino ? Eles sao carinhosos ? Eles respeitam nossas vontades (roupas,comidas,religiao) e verdade q eles tem a opçao de ter mais de uma esposa ?? Meninas socorro kkkl me falam um pouco sobre eles com nos mulheres please

Resposta
Pati Junho 30, 2017 at 9:27 pm

“Como é viver com um homem marroquino?”
Os marroquinos são homens machistas, mesmo os que vivem fora do Marrocos, mantém os hábitos como se aqui estivessem. E se ele vive com a família nos EUA, e se casarem, é provável que vocês passem a viver com a família toda junta. Eu tenho sorte que os parentes não moram na mesma cidade, somente uma cunhada, e sendo assim, todos os dias suas filhas vem a minha casa, privacidade não é comum aqui, estou me acostumando, mas sofri muito com essa invasão diária, e não adianta reclamar, eles sempre vão defender a família deles.

“Eles sao carinhosos?”
Alguns são super melosos, outros mais reservados, mas aqui não é normal manifestação de carinho em público, estando em outro país, pode ser que seja mais fácil manifestar o carinho.

“Eles respeitam nossas vontades (roupas,comidas,religiao)”
Essa é uma pergunta complexa, porque dependerá de quão muçulmano é o seu namorado. Meu marido não me pediu para me converter ao Islamismo, mas a sua família sempre me questiona quanto a minha religião e querem saber se eu tenho alguma, se a pratico e tal. Quanto a roupas como vivo aqui, tenho me vestido mais do que quando vivíamos no Brasil, nem por imposição, mas para chamar menos a atenção, é muito fácil saber que sou estrangeira, pois sou bem branca e de olhos claros, então assim chama menos a atenção das pessoas para mim. Quanto a comida eu não como nada suíno na presença de meu marido, mesmo no Brasil, por respeito, nunca comprávamos suínos a casa.

“verdade q eles tem a opçao de ter mais de uma esposa ??”
É verdade, mas não é assim, isso precisa ser acertado com a primeira esposa, ela precisa assinar um documento, autorizando o segundo casamento, não é muito comum hoje, porque como diz meu marido, manter uma família já é difícil, imagina muitas, mas é permitido sim pela religião.

Espero ter ajudado, e fico à disposição se tiver dúvidas.

Resposta
Elisabete Barbeiro Agosto 8, 2017 at 6:12 pm

Oi pati eu sou brasileira e estoh em.um reacionamento com um mulssumano.embora não entenda.Muito a.língua dele .a gente tenta se .entender através de.objetos ou gestos…então.ele.me.oediu oara eu ser sua segunda esposa…eu não.pude responder por que não.sei…eu quetia falar com voce em particular tem como….fico grata é urgente. .obrigada pela aatencao

Resposta
Ann Moeller Agosto 9, 2017 at 7:05 pm

Ola Elisabete,
Leia a coluna de textos sobre relacionamentos online para não se tornar mais uma vítima. Dê atenção aos comentários para ver quantas histórias parecidas e quantas mulheres estão sendo enganadas e se envolvendo sem base nem conhecimento verídico sobre o homem do outro lado do computador.
http://www.brasileiraspelomundo.com/category/relacionamentos-online
http://www.brasileiraspelomundo.com/category/trafico-humano-pelo-mundo

Resposta
Suely Junho 29, 2017 at 7:51 pm

Boa tarde, gostaria de maiores informaçoes sobre os marroquinos, estou em relacionamento com um, poderia me ajudar Pati? Me chamo Suely. obrigada

Resposta
Pati Junho 30, 2017 at 9:01 pm

Olá Sueli, claro, o que quer saber?

Resposta
Suely Julho 13, 2017 at 3:23 pm

Bom dia Pati, tem outro endereço para teclar com voce, duvidas, obrigada.

Resposta
Pati Julho 20, 2017 at 12:35 am

Olá Sueli! Tem esse e-mail: [email protected]
Fico à disposição sua e de outros interessados no Marrocos ou marroquinos.

Resposta
Sara jorge Agosto 16, 2017 at 12:11 pm

Olá Pati,eu estou grávida de um marroquino e ele nem nem saber da criança estudamos na Ucrânia eu sou angolana.Mas n quero mais nda com ele só quero k ele registra a criança…Quais os procedimentos k posso usar?Mas tbm estou com medo k se ele registrar a criança ele pode leva-lo pra Marrocos..

Patricia Julho 20, 2017 at 5:45 pm

Olá Sueli!! Anote meu e-mail [email protected]

Resposta
Elisabete Barbeiro Agosto 8, 2017 at 4:21 pm

Oi querida estou me.relacionando com um marroquino…adorei o seu texto..mas estou com muito.medo ..ele me pediu para eu ser sua segunda esposa….eu não entendi nada…então quer que eu vá de avião para ser sua esposa ..como não sei dar a resposta balanço a cabeça na dúvida..ele quer de.qualquer maneira que eu va nem que seja para trabalhar e.ficar perto dele…e agora nao sei oque faço. ..tenho.muitas duvidas medo….acho as.veses que esta passando pir um.amigo da inglaterra….mas na.web…os dois sao diferentes. ..me ajuda amiga por favor….estou para fazer uma.cirurgia estou so aguardando os.medicos chamarem……ele manda eu ir para la me tratar….me mostra água chá….mas meu caso e cirúrgico e não sei falar …explicar para ele…

Resposta
Ann Moeller Agosto 9, 2017 at 7:07 pm

Ola Elisabete,
Por favor leia os textos sobre relacionamentos online e muita cautela para não se tornar mais um vítima.
http://www.brasileiraspelomundo.com/category/trafico-humano-pelo-mundo
http://www.brasileiraspelomundo.com/category/relacionamentos-online

Resposta
Priscila Outubro 2, 2017 at 5:22 am

Ola meninas, sou casada com um Marroquinl a 5 anos e tenho um filho de 2 anos e 8 meses, nem sei por onde começar para lhes dizer o quão é difícil a diferença cultural e religiosa, como sempre fui muito sonhadora e sempre gostei do diferente, então no começo foi tudo mágico, me sentia a própria Jade da novela O Clone, conforme o tempo foi passando, aquilo que éra fácil foi ficando kda vez mais difícil, como por exemplo, servi los…no marrocos, os homens são criados como Reis, são muito bajulados pelas mulheres, e as melheres são “treinadas ” desde pequenas para servir bem um homem…está certo que ele é muito carinhoso e não mede esforços para me agradar…eu convivo com vários deles, não só Marroquinos, mas Árabes em geral, e todos são muito machistas e folgados pra kct…é pesado para a minha família tb, mas tb encanta, quando ele vai na casa da minha mãe, coloca o tapete dele no quintal e começa a rezar em Árabe e cantar e não está nem aí se tem alguém estranho em casa, o meu filho já é tão acostumado que diz que o papai está fazendo Alah…bem gente, tenho muitas histórias pra contar, inclusive a de uma primeira esposa dele, as em uma outra oportunidade, se não ficaria horas escrevendo pra vcs…o meu conselho é …os opostos se atraem, mas não convivem bem!…a não ser que vcs estejam dispostas e enfrentarem muitas dificuldades, apostem em alguém que goste e viva as mesmas coisas que vcs!!!…bjs

Resposta
Sarah Novembro 9, 2017 at 2:39 am

Oi você tem Facebook ?

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 9, 2017 at 7:16 pm

Olá Sarah,
A Priscila Nara parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Jussara Outubro 26, 2017 at 5:00 pm

Parabéns Pricila Nara, encontrei seu depoimento hoje na internet, e fiquei feliz de saber que vc está bem. Seja muito feliz aí nó marrocos

Resposta
Mirella Novembro 8, 2017 at 8:03 pm

Alguém poderia me dizer quais são as oportunidades de emprego e estudo para uma brasileira, que tem apenas um inglês básico?

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 9, 2017 at 6:12 pm

Olá Mirella,
A Priscila Nara parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Tânia Mara Janeiro 26, 2018 at 2:20 am

Boa noite!
Estou namorando um marroquino em Março ele vem para o Rio de Janeiro.Gostaria de pedir ajuda para pesquisar sobre a vida dele.Diz que é divorciado é não tem filhos. ora com a mãe e irmãos. Pretende morar no Brasil.Não tenho medo..pois estarei na minha casa.Mas gostaria de pesquisar mas sobre ele.Por favor preciso de ajuda.Desde já agradeço.

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 26, 2018 at 2:35 pm

Olá Tânia Mara,
A Priscila Nara parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Paula Janeiro 30, 2018 at 4:36 am

eu também fui casada com um marroquino.quem quiser saber mais pode me mandar email

Resposta
Renata Fevereiro 20, 2018 at 1:48 pm

Paula. pode me mandar e-mail…[email protected]
me ajude.

Resposta
ELLA Março 17, 2018 at 7:42 pm

Eu me calei por muito tempo até superar uma coisa ( não sei o nome) que tive com um marroquino. Pois bem , fazem alguns anos conheci um, muito lindo e inteligente e parecia até romântico. Como eu sou uma pessoa que gosta do exótico logo me apaixonei, que pena. Foram meses conversando, ele veio ao Brasil, me conheceu, no entanto parecia diferente daquela pessoa maravilhosa da internet. Bom, eu procurei saber coisas sobre o islã e acreditem, descobri que o Alcorão parece nova versão do velho testamento bíblico. Rsrsrs Bom, minha experiência foi , em poucas palavras, ir do céu ao inferno em poucos meses, pois para mim nós estávamos namorando, mas para ele não. No islã não existe namoro. Eu sabia disso, é não entendi por que todo dia ficava duas horas conversando comigo e tudo mais. Eu chegava do trabalho e ele estava lá. Me envolvi emocionalmente, fisicamente e até espiritualmente. No entanto , odeio aproveitadores. O coloquei contra a parede e ele caiu do muro. Foi difícil, mas foi melhor. Sabe, depois do Mustapha eu realmente fiquei perdida, sozinha, desiludida, me senti usada e abandonada. Ele sabia quem eu era, fui para ele o que não fui para ninguém. Escutava tudo que ele dizia e respeitava demais sua cultura e religião. Mas ele me enganou. Não queria nada e ficava me prendendo em conversas sem fim. Nossa, para esquece-lo foi sofrido por que eu estourei com ele. Senti raiva de ser usada é falei coisas indescritíveis e horríveis para ele. Sabe, acho que ele queria encontrar um grande amor, mas só ficava teclando e não assumia o risco. Depois dele precisei fazer terapia, viajar, conhecer outras culturas e entender que estamos no mundo para amar e sermos amados, respeitar e sermos respeitados, para sermos verdadeiros e bons. Precisamos nos colocar no lugar do próximo. Lutei meses para ficar conversando com um homem atrás de um PC e machuquei minha alma por isso. Graças a Deus , ao Deus no qual acredito, que não é nenhum desses inventados pelas religiões, eu encontrei um brasileiro que casou comigo, me da tudo que sempre esperei de um homem, é o Pai dos meus filhos, é um homem que fala a verdade, são 8 anos juntos e até hoje dialoga comigo, não me proíbe nada. Então, procura um brasileiro . Ainda existem brasileiros lindos e apaixonantes. Se aqui já existe feminicidio, imagina num lugar machista. Outra coisa, os filhos de um muculmano são do pai. A mãe não manda em nada. Olha, as vezes é difícil entrar num acordo com meu marido que é todo certinho, imagina com um marroquino. Quer ir pra Marrocos ???? Vai !!!! Mas vai pra comer cultura. Jamais por um homem

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação