BrasileirasPeloMundo.com
Dubai Emirados Árabes Unidos

Meu primeiro ano em Dubai

primeiro ano em Dubai

Estou completando meu primeiro ano em Dubai! Chegamos em julho de 2017. E, para celebrar este momento, escrevo meu primeiro texto para o portal Brasileiras pelo Mundo.

Nunca pensei em conhecer Dubai. Não estava nos meus planos de viagens. De repente, surgiu uma oportunidade de trabalho para o meu marido, meu mundo virou de cabeça para baixo e, apesar das dúvidas, viemos.

O país se chama Emirados Árabes Unidos. Dubai é um dos sete Emirados, Abu Dhabi é a capital do país.

Sempre associei à imagem de luxo, ostentação, baladas caras, excentricidades e uma cultura complicada para fazer turismo.

Continuo sem saber sobre as baladas! Tenho um filho de 5 anos, somos ele, meu marido e eu, todos brasileiros. Vida noturna não faz parte da nossa rotina. Mas aprendi que, aqui, quase tudo é possível.

A cidade é linda, segura, moderna e imponente. Tem problemas? Claro, muitos! Mas as autoridades estão empenhadas em resolver e melhorar, sempre!

Como ter uma vida normal em uma cidade que tem o maior prédio do mundo, o maior shopping do mundo, carros de luxo como se fossem populares, aproximadamente 80% da população é formada por estrangeiros e ainda é governada por um sheik? Só mesmo com equilíbrio e bom senso! Com o tempo e a rotina, conseguimos nos adaptar a esta nova realidade.

Dubai é uma cidade cara, muito cara! Aluguéis absurdos, escolas caríssimas, saúde privada, o custo de vida é muito alto. Os salários também são, mas, se não tiver bom senso, o dinheiro some.

Leia também: Dubai é um sonho de consumo

Para quem esta pensando em morar aqui, a dica é ficar próximo ao trabalho ou à escola e, de preferência, com acesso ao metrô. O trânsito é pesado, com grandes distâncias. O valor do aluguel e das escolas varia de acordo com a região.

O clima precisa ser levado em consideração. Nos meses de verão, o calor é intenso e limita bastante. E, o mais importante: já venha contratado! Vir sem emprego não tem sido uma boa opção ultimamente.

Se você quer fazer turismo, seja muito bem-vindo. Aqui tem de tudo! Restaurantes estrelados, temáticos, no topo dos arranha-céus, comida internacional e a saborosa comida árabe.

Se a ideia é se divertir, tem baladas eletrônicas, shows, festas em piscinas e shoppings gigantescos. Parques temáticos, mercados antigos e aventuras radicais completam as possibilidades de diversão.

O luxo mexe  com a imaginação. É possível alugar carros caríssimos, passear de helicóptero, de iates, tomar o elegante café com pó de ouro, pegar táxi no corredor do shopping, pagar para guardar suas compras, viver uma experiência de glamour, exclusividade  e ostentação. E pode ser divertido, por que não?!

A cidade não para de crescer. É um verdadeiro canteiro de obras. Quase tudo artificial e, ainda sim, dois fatores me fazem considerá-la uma cidade surpreendente: a natureza e a diversidade da população.

Não esperava encontrar praias tão lindas, mar calmo e verde, areia clara e muitas conchinhas. Fiquei encantada! Nos meses de verão é quase insuportável ir à praia em alguns horários, mas a vista é fantástica! O deserto, então! Surreal um país construído no meio do deserto.

À medida que nos afastamos da cidade, indo em direção aos outros Emirados, o deserto fica mais nítido, de todos os lados. Os passeios são quase que obrigatórios para os turistas. Com direito a rali pelas dunas, passeio de camelo, jantar temático nas tendas e o pôr do sol inesquecível. Fica para sempre na memória.

Leia também: Como abrir conta bancária em Dubai

O segundo item que torna Dubai surpreendente é o fato de ser uma cidade multicultural. Residentes das mais diversas nacionalidades, religiões e raças convivendo no mesmo prédio, na mesma escola, no mesmo local de trabalho.

O idioma oficial é o árabe, mas no dia a dia só usamos inglês. Estamos em um país muçulmano. Todos estão sujeitos às mesmas leis. Existem regras e algumas restrições, é necessário andar na linha. Ainda assim, administrar tantas diferenças é louvável.

Não precisamos usar véu, abaia (túnica preta) ou outra roupa típica. Em shoppings e restaurantes, é recomendado vestir-se de forma respeitosa (cobrir ombros e joelhos). Biquínis e sungas são comuns nas praias e  piscinas.

O turismo familiar é o investimento do momento. Inúmeras possibilidades de entretenimento e estrutura para receber crianças e famílias. Hotéis, hospitais, shoppings, passeios, enfim, tudo que uma família precisa, pode-se encontrar em Dubai. Claro, pagando um belo preço! Como tudo é caro, é preciso planejamento.

Independente da estação do ano, protetor solar, óculos escuros e uma blusa de frio não podem faltar na mala. Outra dica é ter sempre um lenço/xale a mão. Todos os lugares têm ar condicionado. É gelado até no banheiro!

Eu espero conseguir mostrar para vocês, nos próximos textos, um pouco do cotidiano, da vida dos residentes, as dificuldades, para poder ajudar quem está planejando morar aqui e despertar a vontade de conhecer uma cidade tão interessante no Oriente Médio!

MASHALLAH!!

Related posts

Emirados Árabes Unidos – Como passar os finais de semana

Renata Salas Collazo

Natal em Dubai

Juliana Bordião

10 motivos para não morar em Abu Dhabi

Pollyane Martins

6 comentários

Priscilla Carneiro Agosto 27, 2018 at 2:24 pm

Bom dia meu esposo recebeu uma proposta de trabalho para Dubai, mas não sabemos quase nada da cidade. Temos uma filha de 5 anos. Gostaria de saber informação sobre escola, aluguel ,mercados essas coisas. Obrigada

Resposta
Juliana Perim Agosto 27, 2018 at 4:56 pm

Oi Priscila! Dubai é uma cidade preparada para receber estrangeiros, segurança e qualidade de vida, tem excelentes escolas, mercados e infinitas possibilidades de moradia. Na página do BPM tem vários outros textos sobre os assuntos que você tem dúvidas, vale a pena ler. Segue o link: https://www.brasileiraspelomundo.com/category/dubai. Eu tenho uma página no Facebook e Instagram, Mãe em Dubai, posto sobre a vida em Dubai e se preferir podemos conversar por lá também. Um abraço.

Resposta
Kleber Santos Abril 23, 2019 at 10:17 pm

Olá gostaria muito de trabalhar em Dubai, sou mecânico e trabalhei 13 anos nos Estados Unidos como mecânico, tenho boas referências de lá. Falo inglês fluentemente, gostaria de saber Como poderia conseguir trabalho de mecânico de automóveis em Dubai. Agradeço a todos desde já.

Resposta
Liliane Oliveira Abril 23, 2019 at 11:06 pm

Olá Kleber,
A Juliana Perim, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Dora Lima Julho 12, 2019 at 6:26 am

É a periferia de Dubai. Como vive o povo de baixa renda.Como é o trabalho pra estrangeiros? Como e o salario do estrangeiro que trabalha e mora na periferia?4

Resposta
Liliane Oliveira Julho 12, 2019 at 1:52 pm

Olá Dora,
A Juliana Perim, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação