BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para abrir conta bancária pelo mundo Dubai

Como abrir conta bancária em Dubai

Como abrir conta bancária em Dubai.

Quando a realidade bate na porta e a vida começa a tomar seu rumo, a necessidade de tomar decisões práticas se torna latente.

Onde morar, como fazer amigos são as preocupações iniciais de quem chega ao país. Porém, quando a vida se estabiliza, outras preocupações surgem e é normal se sentir inseguro em um país novo principalmente quando o assunto envolve dinheiro.

Ter uma conta bancária aqui em Dubai é quase uma obrigação, já que precisamos de talão de cheques para fechar um contrato de aluguel e salários são pagos, por determinação legal, apenas através de depósito em conta.

Algo que achei diferente aqui é que o empregador não determina em qual banco a conta bancária deve ser aberta, deixando a critério do contratado escolher o que mais lhe agrada.

Escolher um banco pode parecer uma tarefa simples, mas envolve muito mais do que a gente imagina; por exemplo, é cobrada uma tarifa em saques em caixas eletrônicos que não são do seu banco e a tarifa não é das mais baratas!

Sugiro que escolha um banco que tenha bastante representação, muitas agências, caixas eletrônicos; para que não se corra o risco de precisar sacar dinheiro e ter que andar ou dirigir quilômetros até o caixa eletrônico do seu banco. Os bancos locais costumam ser os maiores (Emirates NDB, First Abu Dhabi Bank etc.).

Leia também: Como alugar apartamento em Dubai

Outra coisa a se fazer é dar uma pesquisada nas promoções que cada banco está oferecendo. Melhores taxas nos cartões de crédito, vouchers, atendimento personalizado etc. Aqui sempre rola umas promoções muito loucas. Esses dias um gerente de outro banco me mandou mensagem me oferecendo até AED 2,000 se eu trocasse de banco, olha que doidera!

Cada banco tem seu próprio procedimento. Geralmente esses são os documentos necessários para se abrir uma conta bancária:

  • Passaporte original e uma cópia;
  • A cópia da página do visto para provar que você está legalmente no país;
  • Certificado de salário ou documento similar que prove o quanto você ganha;
  • Emirates ID original e cópia, caso não seja possível, apenas o papel que comprova que já foi dada entrada no documento.

É possível que se abra uma conta sem estar ligada ao depósito do salário. Nesse caso o banco exigirá que um valor mínimo seja mantido na conta. Esse valor pode variar, mas chega ao máximo de AED 3,000 (De acordo com as regras do Banco Central os Emirados Árabes).

Para não residentes, alguns bancos oferecem a opção de conta poupança. Porém, com essa opção não serão concedidos os talões de cheque ou cartão de crédito restando apenas o cartão de débito que poderá ser utilizado para pagamentos e saque de dinheiro dos caixas eletrônicos. Os documentos requeridos serão praticamente os mesmos.

Uma opção bacana para quem não está atrás das formalidades de um banco, é o serviço Liv oferecido pelo Emirates NDB. Liv é um banco digital, não existe atendimento em agência e tudo o que você precisa para ser beneficiário é ter um smart phone, uma linha telefônica local e Emirates ID.

O cartão é entregue na sua casa e funciona tanto como cartão de crédito como poupança, inclusive concedendo juros melhores do que as contas poupanças de alguns bancos (2% ao ano). Esse formato é ideal para quem trabalha de freelancer e não precisa do talão de cheque.

Para os que pensam em enviar dinheiro para o Brasil, a melhor maneira ainda é fazer envios através do Wester Union em que uma pessoa no Brasil recebe em qualquer loja Riachuelo, ou pelo Pay Pal. As taxas são praticamente as mesmas, a diferença é que no Wester Union pagamos para enviar e pelo Pay Pal a pessoa paga para receber.

Muita gente oferece de receber dinheiro aqui e depositar em reais no Brasil (ou vice-versa), por mais que as taxas (ou a falta delas) pareçam atraentes, essa é uma prática ilegal e, portanto, não recomendada.

Com essas dicas preciosas no bolso não tem mais como se enrolar na hora de abrir uma conta bancária.

Related posts

Como alugar apartamento em Dubai

Thais Cunha

Sistema de saúde em Dubai

Miriam Souza

Como abrir conta bancária na Bolívia

Letícia Protector

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação