BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Nacionalidade por residência na Espanha

Até o dia 15 de outubro qualquer estrangeiro poderá pedir a nacionalidade por residência sem saber falar a língua espanhola, sem ter nenhum conhecimento da sociedade ou da cultura do Reino da Espanha e de forma gratuita.

É simplesmente cumprir o tempo de residência legal exigido pela lei espanhola, que no caso dos brasileiros é de dois anos, e apresentar uma lista de documentos com as formalidades exigidas. Por outro lado, para os brasileiros casados com espanhóis o tempo que se exige de residência legal é de apenas um ano.

O trâmite deve se iniciar no “Registro Civil” mais perto da casa do solicitante, levando apenas a seguinte documentação:

  • Formulário de solicitação da nacionalidade devidamente preenchido;
  • Original e cópia da “tarjeta de residência”;
  • Original e cópia do passaporte completo;
  • Certidão de “empadronamento“;
  • Certidão de nascimento original devidamente legalizada;
  • Certidão de casamento original devidamente legalizada.

* Os que estão casados devem ir acompanhados pelo cônjuge no dia e hora marcada. No caso em que o marido ou a esposa não possam comparecer, o solicitante deve apresentar um documento que autentique que o cônjuge sabe do inicio do procedimento e que não se opõe a ele. Para cumprir este requisito servem as declarações feitas em tabelião, de preferência espanhol para não ter que legalizar o documento.
* Os que estão casados com espanhol deve apresentar certidão de casamento espanhola e certidão de nascimento do/a esposo/a (original).
* Os divorciados devem apresentar certidão de casamento com a averbação do divórcio (legalizado e original) ou certidão de casamento e carta original da sentença do divórcio (legalizada e original).
* Os viúvos precisam apresentar certidão de casamento e certidão de óbito do conjugue (legalizada e original).
* Os viúvos de cidadão espanhol devem apresentar também a certidão de nascimento do cônjuge expedido pelo “Registro Civil” espanhol.

  • Certidão negativa de antecedentes criminais devidamente legalizada com data de emissão inferior a três meses (esse documento se leva somente no dia e hora marcada para o atendimento).
  • Documentos que acreditem a renda que tem para viver na Espanha original e cópia (“contrato de trabajo”, “nóminas”, “certificado de vida laboral”, etc)
  • Todos os documentos em português devem estar devidamente traduzidos ao espanhol por tradutor juramentado na Espanha.

A partir de 15 de outubro, com a mudança da lei a situação muda bastante. Já não vai ser tão fácil solicitar a nacionalidade por tempo de residência, principalmente para quem não tem o espanhol como língua materna, porém se espera que o procedimento seja mais rápido.

A primeira mudança que podemos comentar é a alteração da forma de iniciar o procedimento. Em vez de ser presencial como hoje em dia, passará a ser eletrônico. Por outro lado, assume a instrução do processo a “Dirección General de los Registros y el Notariado”, deixando de ser responsável pelo mesmo o “Registro Civil” da localidade do solicitante.

Isso significa que quem não sabe usar muito bem a Internet terá que contratar os serviços de algum profissional para iniciar o mencionado trâmite e receber as futuras notificações.

Outra mudança importante é que esse procedimento deixará de ser gratuito. Será exigido o pagamento de uma taxa de 100 euros no início dos trâmites.

A complicação vem a seguir, quando se exige que o solicitante comprove um grau suficiente de integração na sociedade espanhola através da apresentação de dois diplomas que serão emitidos pelo Instituto Cervantes.

Para conseguir esses dois diplomas o solicitante terá que passar em duas provas. Na primeira delas, para o solicitante que não tem como língua materna o espanhol, deve-se obter um diploma de “nível A2” ou superior de conhecimento da língua espanhola, tanto falada como escrita. Para isto é preciso se inscrever no Instituto Cervantes e realizar o exame.

A inscrição custa em média 130 euros, dependendo do lugar onde queira realizar a prova. A preparação para o exame pode ser feita pelo próprio aluno com professor particular ou em alguma escola para esta finalidade.

Já para o curso de conhecimentos gerais a matricula custa 85 euros e o solicitante terá duas oportunidades para conseguir passar na prova. O exame se constitui de 25 perguntas tipo múltipla escolha e tem duração de 45 minutos.

Os menores de 18 anos e pessoas com a capacidade jurídica modificada judicialmente estão isentos de ter que apresentar estes dois diplomas. Os estrangeiros cuja língua materna é o espanhol terão que apresentar unicamente o segundo diploma.

Por causa das novas exigências acabará a possibilidade de ter a nacionalidade espanhola e não saber falar a língua local e nem ter conhecimentos gerais sobre o Reino da Espanha.

Deve-se considerar também que, em princípio, as pessoas analfabetas estarão impossibilitadas de cumprir todos os requisitos para a obtenção da nacionalidade. Num futuro poderá ser que o legislador encontre uma saída legal para as pessoas nessa situação ou teremos que esperar para ver o que diz a jurisprudência a este respeito.

Se você tiver dois anos de residência legal na Espanha e puder apresentar toda a documentação necessária, aconselho a se informar o quanto antes possível no Registro Civil da sua cidade sobre como pedir agendamento para dar início ao procedimento. Em caso contrário, terá que se submeter às novas exigências legais a partir de 15 de outubro de 2015.

Se tiver problemas com o idioma, entre em contato comigo, que sou advogada brasileira ou com um outro advogado brasileiro na Espanha, que tenha claro, permissão de advogar no País.

Related posts

Vistos para morar na Costa Rica

Jesuela Macedo

Opções de visto na Austrália

Mariana Loureiro

Um ano em Barcelona

Gleice Garcia Santiago

288 comentários

Vera Freaza Setembro 24, 2015 at 6:32 pm

Hola Susana,

Tudo bem??
Me esclareça uma duvida, se for possivel. Tenho dupla cidadania (brasileira x espanhola). Estamos morando na España a 3 anos, temos um filhinho de 2 e nos casamos antes de vir morar aqui, ou seja, casamos no Brasil. Isso muda alguma coisa na documentacao exigida, ou seja, precisaremos traduzir a certidao de casamento? Se damos entrada agora mas faltar algum documento vale a data de entrada do documento ??

Obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 24, 2015 at 7:54 pm

Boa tarde Vera

Quando fala que tem dupla cidadania se refere a dupla nacionalidade ou se refere em conseguir a nacionalidade para o seu marido ou filho? Num processo de nacionalidade a certidão de casamento tem que ser legalizada e traduzida por tradutor juramentado na Espanha. Legalizar é um trâmite que demora um pouco e no geral, aqui se paga uma empresa para fazer, se não tem quem faça no Brasil.

O casamento no Brasil não tem efeitos aqui e, para ter, um dos cônjuges tem que ter nacionalidade espanhola e homologar o casamento no Registro Civil espanhol.
Sobre a entrada no processo de nacionalidade, dependendo do Registro Civil da cidade de residência as exigências podem mais maiores ou menores, e quase sempre não te darão data de agendamento se não levar todos os documentos.

Se precisa de assessoramento para o trâmite ou para homologar o casamento na Espanha meu telefone é 0034669115646 e meu email [email protected]

Um abraço

Resposta
Márcio Setembro 25, 2015 at 4:31 am

Qual o tempo necessário para um cidadão europeu, no meu caso que tenho cidadania portuguesa, residir na Espanha para obter a nacionalidade espanhola também?

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 25, 2015 at 9:32 am

Bom dia Márcio

Um português para ter nacionalidade espanhola é preciso estar residindo legalmente na Espanha durante dois anos. Se tem já ese tempo de residencia poderia solicitá-la sem problemas. Lembra que até o dia 14 se pede a cita seria tramitada pela lei antiga, sem maiores exigencias.

Um abraço

Resposta
maria neide souza casal Setembro 25, 2016 at 1:34 pm

ola gostaria que voce tirase minha duvida sou brasileira casada com espanhou no brasil tenho um filho de tres anos, vou mora com meu esposo na espanha qual os meu documento que devor ter quando chegar na espanha e qual os documento devo tira pois peso ajuda do consulado ele alega que so devo tirar meus documento morando na espanha ,,,,,,gostaria que vc me ajudase com essa duvidade obrigado,,,,

Resposta
RENATO Setembro 25, 2015 at 8:25 am

Suzana

Estou fazendo Doutorado em Salamanca, vim para Espanha como turista entrando por Portugal, e com dois filhos pequenos e esposa, que tambèm, esta fazendo Doutorado. A espanha nao quer nem ver meus documentos porque entrei ppor portugal, porque meu voo era para madrid, mas vez escala em lisboa. E PORTUGAL, diz que a responsabilidade e espanhola, porque o Doutorado e na Espanha. COMPLICADO. e todos dizem que tenho que retornar ao Brasil, mas o custo é alto, para quatro pessoas. E ja tive proposta de emprego na minha area, contador e auditor, mas devido a ilegalidade e complicado. Tenho o empadronamento e meus filhos estao na escola a dois anos.

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 25, 2015 at 9:38 am

Bom dia Renato

Não sei se entendí muito bem.. você veio para Espanha como turista entrando por Portugal. Como se matriculou num master pediu o visado de estudante e eles dizem que tem que voltar ao Brasil para fazer os documentos, é isso?

O visado de estudante tem que ser pedido no país de origen antes de vir a Espanha. Se esse é o seu caso, vai ter que voltar porque caso contrario não vai poder conseguir nada.

Outra coisa é que esteja empadronado a 3 anos e tenha um contrato de trabalho, então nesse caso poderia tramitar uma tarjeta de residencia e trabalho. O assunto de faltar o carimbo da entrada da Espanha é outra coisa.

Fica difícil responder essas questões se não tenho os documentos para verificar tudo e não conheço detalhes. Qualquer coisa deixo aquí meus dados de contacto: 0034 669115646 e [email protected]

Um abraço

Resposta
Elton jhon Junho 1, 2018 at 11:41 pm

Suzana me esclareça uma dúvida por favor , minha mãe se casou com um espanhol e já é naturalizada espanhola. Tenho 26 anos e tenho interesse de ir pra Espanha vc acha que será fácil pra mim conseguir se naturalizar espanhol ? Moro no Brasil e tenho vontade de morar e trabalhar na Espanha

Resposta
Thais Setembro 25, 2015 at 3:01 pm

Oí boa tarde, olha se eu agendar ja agora para pedir a nacionalidade e me derem a cita depois do día 15. Vou poder fazer mesmo assim ou vou ter que ja fazer o que diz a nova leí? Obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 25, 2015 at 6:05 pm

Boa tarde Thais

Basta com que peça o agendamento da nacionalidade antes do dia 14 que a sua nacionalidade se tramitará pela lei antiga. Entregam um documento na sua mão indicando o dia que tem que ir. O problema é ter todos os documentos a tempo.

Um abraço

Resposta
Ludmilla Setembro 25, 2015 at 5:17 pm

Boa Tarde!
Minha mãe reside na espanha 8 anos chegou la como turista,mas ate hoje não conseguiu legalidade ja tentou varias vezes mas não conseguiu,nesse caso o que ela deve fazer?Ainda é possivel legalização?

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 25, 2015 at 6:08 pm

Ludmilla

A nacionalidade não tem nada que ver com a residencia legal. Pelo que escreve a sua mãe continua em situação irregular. Se tentou varias vezes e não conseguiu algo não está fazendo bem, porque com 3 anos de empadronamento e um contrato de trabalho e possível conseguir a tarjeta de residencia e trabalho na maioria dos casos.

Se quer que eu analise a situação da sua mãe e entender porque não consegue estar legal, meu telefone é 0034669115646 e [email protected] Seria uma consulta e vou precisar das cartas que inadmitiram anteriormente as outras tarjetas.

Um abraço

Resposta
Felipe Setembro 25, 2015 at 7:41 pm

Oi suzana..gostaria de saber porque está demorando tanto para sair a nacionalidade agora..vou fazer 2 anos em abril e até agora nada..já fiz a entrevista tudo ok..mais n sei porque está demorando tanto…e outra cousa eu vou precisar fazer exames também???

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 28, 2015 at 8:52 am

Bom dia Felipe

Porque a quantidade de solicitações é muito grande.. Terá que esperar a carta com a resolução determinando se a concede ou não. Se não a concedem tem que pôr um recurso contencioso administrativo contra a decisão antes que sejá firme.

Cuidado para não mudar de casa e esquecer de notificar à Administração.

Um abraço

Resposta
Wilson Filho Ramires Cervante Setembro 26, 2015 at 1:35 am

Ola,

meus bisavós e avós eram espanhois que vieram de Malaga para o Rio de Janeiro. Posso obter a cidadania Espanhola ainda? (tenho 68 anos)

Obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 28, 2015 at 8:49 am

Bom dia Wilson

Directamente não pode solicitar a nacionalidade. Teria que viver na Espanha legal um ano e solicitá-la no ano posterior. A Lei de Memoria Histórica já não está vigente.

Um abraço

Resposta
Priscilla souza Março 19, 2016 at 9:22 am

Ola….gostaria de saber se para maiores de 18 anos, neto de espanhol, pode entrar na espanha sem contrato de trabalho e tentar um contrato uma vez ja estando na espanha e tb se nao tiver contrato, seu status seria ilegal? Qual a dificuldade de tal cidadao conseguir um contrato? Mto obrigada!

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 20, 2016 at 1:46 pm

Bom dia Priscilla

Ser neta de espanhol não dá direito a chegar e ir trabalhando. Teria que conseguir uma autorização por outras vias. Passado 90 dias estaria ilegal.
Se é o única circunstancia que vc tem é complicadinho. Se quiser uma consulta pode me contactar no:

http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Rita matos Setembro 26, 2015 at 1:37 am

Gostei porque podemos tira muitas duvidas

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 28, 2015 at 8:48 am

Rita

tirar dúvidas depende muito do caso concreto.. Me alegro que escreva.

Um abraço

Resposta
Kátia Campano Setembro 26, 2015 at 9:59 pm

Olá Dra., alguma novidade sobre mudança na lei da memória história?

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 28, 2015 at 8:47 am

Bom dia Katia

De momento nenhuma novidade. Tudo continua igual.

Um abraço

Resposta
Andreza Setembro 27, 2015 at 12:06 am

Olá, se eu tiver um filho na espanha eu consigo uma tarreta de trabalho e residencia?

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 28, 2015 at 8:44 am

Bom dia Andreza

Pode ser que sim, mas precisaría de mais dados sobre o assunto. Se quiser pode entrar em contacto comigo no telefone 0034669115646 ou pelo email [email protected]

Um abraço

Resposta
Hellen Novembro 24, 2016 at 5:50 pm

Olá, se a pessoa tem um filho na espanha qual o procedimento que ela deve tomar, quais os documentos necessários para solicitar a legalização dos pais depois do nascimento do filho, os pais têm direito a cidadania depois que o filho nasce na espanha?

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2017 at 11:40 pm

Boa noite Hellen

Todos os passos para este processo forma parte da assessoria que dou. Se os pais conseguem que a criança tenha nacionalidade espanhola poderia regularizar sua situação na Espanha.
Se tiver interesse pode me contactar no https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Rodrigo Leal Setembro 27, 2015 at 7:32 pm

Sou Brasileiro, e gostaria de me mudar para a Espanha… Tenho uma empresa no Brasil (uma cafeteria e um bistrô) e gostaria de abrir uma no mesmo ramo na Espanha!!! Como faço para solicitar um visto de trabalho estando no Brasil???

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 28, 2015 at 8:43 am

Bom dia Rodrigo,

Pode abrir uma empresa na Espanha e com isso conseguiría a tarjeta de residencia. Para este caso concreto tem que cumprir varios requisitos. Para indicar-lhe o que tem que fazer isso supõe assessoria jurídica.

Se tem interesse meu telefone é 0034 669115646 e meu email [email protected]

Um abraço

Resposta
Claudio Outubro 3, 2015 at 4:33 am

Neste caso dele existe valor mínimo para abrir um negócio na Espanha?

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 6, 2015 at 9:23 pm

Claudio

a lei não especifica exatamente o valor.. tem que ser pelo menos uns 70.000 €..

Um abraço

Resposta
Claudio Outubro 3, 2015 at 4:32 am

Olá dra. Atualmente moro no Canadá como estudante. Sou brasileiro e queria mudar para a Espanha. Ainda não entendi como consigo visto de trabalho. Como para brasileiro depois de 2 anos de residência pode pedir cidadania gostaria de tentar. Então, como consigo o visto de trabalho?
Outra pergunta é: estamos querendo ter um filho ano que vem, aqui, mas queria saber se o filho nascer na Espanha e eu não registrar no consulado do Brasil ele será cidadão espanhol? E por consequência nós poderíamos pleitear a cidadania?

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 3, 2015 at 11:05 am

Claudio

Acho que existem dúvidas sobre a diferença entre autorização para trabalhar e residir na Espanha e nacionalidade. É preciso iniciar um acto administrativo para conseguir uma autorização de residencia e trabalho na Espanha. Se tem nacionalidade é nacional do país e tem passaporte, coisa que não tem quem tem uma autorização para residir na Espanha. Existem varios requisitos que devem ser cumpridos para que te permitam exercer uma atividade laboral na Espanha. Um visto de estudante dá direito somente para trabalhar 4 horas e dentro de umas actividades limitadas. Por outro lado, para conseguir a autorização através da abertura de um negocio, teria que apresentar um plano de negocios e o investimento em media deve ser superior a 60.000 €.
A nacionalidade española é adquirida ter pai ou mão espanhola, não por nascer no territorio español. O único que ocorre é que em algunas ocasiões por melhorar as estadísticas, quando o pai vai registrar a criança e não abre a boca sobre a sua nacionalidade eles permitem que na certidão de nascimento apareça que a criança é espanhola, mas é uma nacionalidade tácita.
Conclusão o seu caso implica muitas questões que não se responde com uma simples resposta. Se deseja obter assessoria jurídica nestas questões teria que entrar em contacto através do email [email protected] ou telefone 0034669115646 e lhe passo um orçamento.

Um abraço

Resposta
Karla Gonçalves Outubro 4, 2015 at 11:07 pm

Olá, Susana.
Tenho algumas dúvidas, não sei se você saberá me responder.

Estou indo fazer faculdade na Espanha no próximo ano. Li que o visto de estudante não conta para a solicitação da nacionalidade espanhola. Li também que o visto de estudante muda para residencia e trabalho depois de 3 anos, isso é verdade? É automático ou tem que solicitar (e precisa já ter um contrato de trabalho?)? Quais são minhas opções para conseguir a nacionalidade, indo com o visto de estudante e, de preferencia, sem ter que voltar ao Brasil?
Quero pedir a bolsa de estudos do ministério da educação (espanhol), isso pode me prejudicar na mudança de visto ou na solicitação da nacionalidade? Li sobre as opções de mudanças de visto e vi que um dos requisitos de algumas era não ter recebido bolsa de estudos.

Existe diferença entre vistos de estudante? Por exemplo, se vou com um visto para estudar espanhol e depois do curso me matriculo em uma universidade, preciso voltar para o Brasil para solicitar outro visto? Pergunto isso porque o período de matricula da minha universidade é em julho e eu gostaria de chegar antes para melhorar meu espanhol.

Uma pessoa ilegal na Espanha (com mais de 18 anos) consegue se matricular em uma escola pública (formação profissional de nível médio ou superior)? Se ela voltar para o Brasil para solicitar o visto de estudante, pode ter o visto negado por ter estado ilegal no país?

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 5, 2015 at 11:21 am

Bom dia Karla

Para solicitar a nacionalidade espanhola é ter uma tarjeta de residencia e trabalho como mínimo dos anos. As demais questões que pregunta teria que analisar sua situação pessoal para respondê-la e trataría de uma consulta. Se estiver interessada lhe enviou um orçamento, meu telefone é 0034 669115646 e meu email [email protected] Um abraço

Resposta
ANA PATRICIA DA SILVA CANDIDO Outubro 6, 2015 at 5:43 pm

Oi Susana, boa tarde.
Tenho uma dúvida.

Eu sou brasileira, casada com um brasileiro há dois anos e tenho nacionalidade italiana. Já morei em Canárias há alguns anos, onde trabalhei e estudei. Pretendo ir pra Canárias em novembro novamente, para morar e trabalhar.

Gostaria de saber se meu esposo, mesmo não tendo nacionalidade, pode ir comigo e se existe a possibilidade dele permanecer legal lá depois dos 3 meses de permanência, através de alguma autorização ou documento, e conseguir trabalho lá também?

Desde já agradeço! Muito obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 6, 2015 at 6:09 pm

Ana

Se o seu casamento não foi homologado no Consulado italiano, o seu esposo não pode tramitar a autorização de residência e trabalho. Por outro lado, a lei sofreu algumas mudanças, para vc ter a residência tem que cumprir todos os requisitos que se exigem. Suponho que em 2008 não te pediram quase nada, pois dali pra cá algo mudou.

Um abraço

Resposta
Felipe Outubro 7, 2015 at 9:55 am

olá, estou na espanha como turista e tenho um amigo que pode fazer um contrato de trabalho para mim, o que devo fazer? posso tramitar um visto de trabalho estando aqui na espanha?

Abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 7, 2015 at 5:24 pm

Felipe

Se o seu amigo pode te fazer um contrato tem que voltar ao Brasil e ver se eles aprovariam uma autorização para vc dali.. A entrada teria que dar ali, não aquí, já que a autorização de trabalho e residencia é complicada de consegui-la aquí sem tem alguma circusntancia que te dê direito. Isso dentro dos dados que vc facilitou.

Um abraço

Resposta
Rafael Gomes Outubro 12, 2015 at 5:09 pm

Opa tudo bem? entao eu vim pra espanha em 2008 com 18 anos e obtive NIE Regimen Comunitario com validade de 5 anos atraves de um casamento da minha mae com um cidadao espanhol , estiveram casados aproximadamente 2 anos e 6 meses quando se divorciaram , continuei vivendo e trabalhando na espanha em 2013 quando fui renovar meu nie recusaram foi ai que fiquei sabendo que ele tinha perdido validade a partir do momento que minha mae se divorciou, eu me pergunto posso dar entrada na nacionalidade? minha mulher esta gravida ganhara em janeiro de alguma forma posso obter residencia? o que voce me aconselharia? muito grato desde ja

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 12, 2015 at 6:23 pm

Boa tarde Rafael,

Quando a sua mãe se divorciou deveria ter lhe avisado que teria que mudar sua tarjeta de familiar de comunitario para uma normal, já que estava trabalhando. A Delegação de Governo envía cartas avisando que tem que mudar a tarjeta e isso tudo num prazo de um mês desde a extinção do direito. Uma opção que se tem para continuar vivendo na Espanha e trabalhando é solicitar uma tarjeta por circunstâncias excepcionais com um certificado de empadronamento mínimo de três anos e apresentando um contrato de trabalho. É a única saida. Se negam, pode apresentar um recurso contencioso administrativo contra a decisão, senão perde o direito a tudo.
Se precisa de mais assessoria o meu telefone é 0034 669115646 e email [email protected]

Um abraço

Resposta
Rafael Gomes Outubro 14, 2015 at 10:45 am

Susana minha namorada e brasileira , ela tem tarjeta comunitaria atraves da mae dela , estamos juntos a 7anos , se eu me casar com ela terei como de alguma maneira obter residencia na espanha?

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 14, 2015 at 5:49 pm

Boa tarde Rafael

Acaba de me enviar um email, já lhe respondi pelo mesmo meio.

Um abraço

Resposta
Arthur Novembro 5, 2015 at 6:36 am

Olá, tenho algumas dúvidas . Se eu me matricular num curso de espanhol com tempo de duração maior que 90 dias eu preciso se visto , e a partir de 6 meses a documentação exigida é bem maior /atestado médico e etc… Se o visto for aprovado , após o prazo de visto como estudante eu tenho como Prorrogar a data de validade do visto ? Estando na Espanha e me re matriculando no curso? Ou preciso voltar para o Brasil? Outra coisa , eu li por aí que tem um tipo de visto que o estudante entra e sai da Espanha , seja para férias ou visitar parentes e no período que o visto é válido não precisa avisar ao consulado.é verdade? Como estudante de espanhol na Espanha , morando dois anos eu já posso pedir visto permanente ? E após cinco anos cidadania? Mesmo só com visto de estudante ?

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 6, 2015 at 9:42 pm

Boa noite Arthur

as suas perguntas são proprias de uma consulta, não para um blog. Morando dois anos na Espanha como estudante não tem direito a nada.. Os estudantes tem visto, o tem que esteja aquí não conta para nacionalidade..

Se quiser uma consulta vou precisar de mais dados pessoas. Se precisar me envía um email e lhe envio o valor

[email protected] e 0034669115646

Um abraço

Resposta
Cleide Novembro 11, 2015 at 8:17 pm

Oi Susana, tenho uma dúvida, sou brasileira e me casarei mês (dezembro) que vem com um espanhol, pedirei a cidadania daqui um ano, eu entrarei nessa lei nova?? tipo terei que fazer as provas?? pq nós moramos na Irlanda, porém, nos casaremos na espanha, essa lei se aplica para os casos de casamento?? e outra coisa, vc saberia me dizer se demora para conseguir a tarjeta de residência? e aonde devo ir para solicita-la?
obrigada
cleide

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 11, 2015 at 8:33 pm

Cleide

o tempo para pedir a nacionalidade começa a contar quando tenha autorização para viver na Espanha. O tempo que está fora do territorio não conta. Quando for pedir a nacionalidade terá que cumprir todos os requisitos existente pela lei, que são os que indico no artigo. As provas são as especificadas no artigo também..
Mas para ter uma resposta adequada a suas dúvidas isso seria uma consulta.. tem que enviar um email e lhe indico o custo.

Meu email é [email protected] e meu telefone 0034669115646

Um abraço e felicidades pelo casamento

Resposta
simone Novembro 13, 2015 at 9:04 pm

por favor me tire uma duvida vou casar com um espanhol,tenho 2 filhos no brasil eles podem vim para espanha sem os papeis e aqui depois que eu casar posso fazer para eles ,ou so podem vim depois que eu casar por favor me tire essa duvida agradeço.

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 14, 2015 at 11:56 am

Simone

Essa pregunta não é fácil de responder, inclue muitos aspectos que desconheço.. Ter as crianças aquí ilegalmente por um tempo para depois casar não quer dizer que vai conseguir os documentos. Os seus mesmos dependerão dos requisitos que cumpra.. O seu marido terá que provar que tem capacidade económica para mantê-la, porque se entende que num começo vc não está trabalhando.

Em relação as crianças existem outros requisitos que tem que cumprir.. Se quiser uma consulta me envía um email ao [email protected] e lhe indicaré a informação que preciso passando um orçamento pelo estudo do seu caso.
Sinto muito não dizer mais coisas, más sem conhecer o caso fica muito difícil dizer algo.

Um abraço

Resposta
Alice Novembro 24, 2015 at 12:17 am

Oi Susana, sou cidadã portuguesa, e tenho interesse em morar na Espanha para conseguir nacionalidade. Meu bisavô era espanhol, meu pai e minha avó são naturalizados espanhois. Qual o procedimento para se enquadrar nos 2 anos de moradia na espanha? Mesmo assim tenho que ter visto de trabalho? Obrigada.

Resposta
Ana Paula Novembro 24, 2015 at 10:50 pm

Boa noite Dra.
Sou neta de espanhol, meu avo desembarcou em 1912, no Rio de Janeiro era natural de Guardia, descobri atraves do Registro de Estrangeiros.
Eu consigo cidadania espanhola?
Tenho 46 anos
Meus filhos tambem poderiam obter?
Me disseram que pela nova lei eu teria direito.
Isso procede?
Obrigada
Ana Paula

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 25, 2015 at 8:57 am

Bom dia Ana Paula

de que nova lei você diz que conseguiría a nacionalidade? a nova lei é para nacionalidade por residencia.. pode indicá-la?

Um abraço

Resposta
Ari Abreu Dezembro 5, 2015 at 2:31 am

Boa noite, Susana

Sou aposentado e pretendo obter a “Autorização de Residência Temporal Não Lucrativa”. Penso depois de dois anos pedir a cidadania espanhola. Todavia, tenho lido que esse período de dois anos de “moradia” deve ser “contínuo”. Pergunto: o que se entende por moradia contínua? Posso passar um mês em Portugal? Posso vir passar o fim de ano no Brasil?
Grato.

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 5, 2015 at 12:25 pm

Bom dia Ari..

Contínuo quer dizer que vc viva de fato aquí, não esteja muito tempo fora. Uma coisa é ir de férias, outra coisa, por exemplo, é ficar três meses cada vez que vai pro Brasil.. Para Portugal, por exemplo, se vc vai e se não passa por aeroporto nem consta a saída.. o que eles vão ver é os carimbos que constam no seu passaporte.
De todas as formas, se as autoridades de alguma formam detectam que ficou tempo fora da Espanha vão rejeitar a sua solicitação de nacionalidade posteriormente. Quanto menos tempo fique fora melhor se o seu objetivo é ter nacionalidade espanhola.

Um abraço

Resposta
Salvio de Almeida Março 12, 2018 at 1:25 am

Susana, estranhei a informação pois o que sabemos é que o visto RNL ou residência não lucrativa permite a solicitação de cidadania decorridos dois anos. Poderia confirmar? Outro ponto, pretendo passar férias no Brasil, rever família. Qual o prazo máximo permitido por lei durante um ano? Existe legislação ou fonte de consulta? Obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 22, 2018 at 9:59 am

Bom dia Salvio

A Residencia não lucrativa dá sim direito a solicitar a nacionalidade espanhola se você é brasileiro passado dois anos. Quanto tempo estiver fora da Espanha será mais facil não ter problemas na hora de obter na nacionalidade. Uma simples férias de uns dias é uma coisa, mas tem gente que pretende ficar fora durante meses.
Esse tipo de orientação que precisa se dá no geral numa assessoria para o tramite, aqui é um blog com respostas genericas e de forma gratuita. Cada caso é um caso.

Um abraço

Resposta
Verônica Dezembro 6, 2015 at 12:08 pm

Oi, Suzana!
Me tira uma dúvida….

Estou morando em Barcelona desde o ano passado com o meu namorado também brasileiro. Ele tem passaporte italiano e eu estou aqui com o visto de estudante. Nossa ideia é casar, para que eu consiga o visto de residente comunitário também.
Estamos pensando em fazer todo o tramite no Brasil, porque aqu em Barcelona a fila para casar está muito grande.

Minha dúvida é: devo fazer todo tramite direto com o consulado espanhol da minha cidade? Que documentação devo apresentar? Sabe mais ou menos quanto tempo demora para sair? Pegunto porque não encontrei essa info na página deles…

Brigada!!

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 6, 2015 at 12:20 pm

Bom dia Verónica

Se vc se casa na Espanha agiliza muito os seus documentos. Se consideramos que tem um visto de estudante entendo que o Consulado da Espanha não vai querer tramitar o casamento lá, porque de momento vive aqui. Teria que se casar na sua cidade e depois inscrever o casamento no Consulado e isso demora um pouco mais.. Se tenta casar aquí pode pedir a cita para entregar os documentos no Registro Civil e nesse momento indicar que quer casar em outra cidade, por exemplo, em Cuenca vc paga uma taxa de 100 e poucos e pode casar fim de semana. Marcam a data até para o mesmo mes se vc quiser. O mesmo pode fazer em outra cidade pequea perto de Barcelona, é se informar.

Em relação a assessoria que precisa sobre a documentação e outras informações sobre o casamento, isso seria o mesmo que uma consulta. Teria que enviar-me um email e lhe passo o orçamento. Meu contacto é [email protected] e 0034669115646.

Um abraço

Resposta
Silvia Dezembro 7, 2015 at 1:36 am

Olá, tudo bem? Durante estes dois anos que eu preciso estar morando legalmente para então, dar entrada no processo de residencia, eu posso estar com visto de estudante?! e o visto de estudante permite que eu trabalhe quantas horas por dia?! Após ter o pedido de residencia aceito, pode ser pedido a cidadania apos alguns anos?!

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 8, 2015 at 11:46 am

Bom dia Silvia

O visto de estudante não prova a residência para solicitar a nacionalidade. Sem ter vínculos aqui não tem muitas possibilidades de se conseguir residência legal, nem viver aqui empadronada 3 anos, nem estar casada com espanhol e nem ser filha de espanhol, pois é bem complicado.

Um abraço e sorte

Resposta
Daniel Soares Dezembro 8, 2015 at 1:49 pm

Olá Susana, tudo bem?

Resido em Fortaleza/CE, e andei lendo que existe uma lei espanhola que permite que estrangeiros que possuam imóveis na Espanha possam requerer a nacionalidade espanhola. Isso procede? Você saberia quais os requisitos legais para isso?

Existe algo aprovado para a nacionalidade de estrangeiros judeus com origem sefardita? Você saberia os requisitos?

Agradeço, de logo, pela sua atenção.

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 10, 2015 at 8:02 pm

Boa tarde Daniel

A compra de um imóvel na Espanha dá direito a conseguir autorização para estar na Espanha. A lei ao dia de hoje diz que o investimento mínimo tem que ser de 500.000 euros, sem outros gastos incluidos.A nacionalidade pode conseguí-la somente quando vive legalmente dois anos na Espanha. Infelizmente não tem nada que ver com a compra do imóvel.

Por outro lado, tem uma nova lei sobre nacionalidade para sefarditas.. Os requisitos são muitos, mas quem está integrado na Comunidade de Sefarditas e fala espanhol no geral não teria muitos problemas. O próximo artigo posso fazê-lo sobre esse assunto assim terá mais informação, mas será publicado somente em fevereiro.

Um abraço

Resposta
Gislene Dezembro 14, 2015 at 5:14 am

Olá, Suzana! Tenho uma dúvida. Possuo dupla nacionalidade espanhola, por ser filha de espanhol. Vivo no Brasil, mas penso em mudar-me pra Espanha. No momento estou casada. Tenho livro de família com o nome de meu esposo. Gostaria de saber se ele tem direito ao permisso de residência e de trabalho?

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 17, 2015 at 7:22 pm

Boa tarde Gislene

Entendo pelo que me conta que seu casamento está inscrito no consulado Espanhol do Brasil. O seu esposo chegando aquí com vc terá que realizar um tramite para ter uma autorização de residencia e trabalho na Espanha. Para isso é preciso cumprir uns requisitos, mas não é algo complicado.

Se precisar de assessoria para realizar o tramite aquí, para saber os documentos necessarios e o que terá que fazer ao chegar aquí pode me contactar no [email protected] ou 0034669115646 e lhe passo um orçamento.

Um abraço

Resposta
Marcela Oliveira (@LouracaBelzebu) Dezembro 14, 2015 at 6:27 pm

Ola, boa tarde Susana, sou brasileira e moro em Dublin, Irlanda. Gostaria de abrir uma micro empresa em Barcelona, eh possivel? Sou formada em Business e gostaria de abrir uma consultoria. Gostaria de saber se abrindo a empresa consigo a dupla cidadania e residencia espanhola? O tempo seria o mesmo de 2 anos? Thanks.

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 17, 2015 at 7:12 pm

Boa tarde Marcela

Se vc abre uma empresa na Espanha pode conseguir um visado de residencia e trabalho. O investimento medio é de 70 mil euros. Por otro lado, um visado não dá direito a solicitar a nacionalidade por residencia (2 años de residencia legal em territorio nacional). Teria que posteriormente transforma-lo em uma autorização de residencia e trabalho.

Um abraço

Resposta
Marcela Oliveira (@LouracaBelzebu) Dezembro 18, 2015 at 1:22 pm

Obrigada Susana!

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 20, 2015 at 1:55 pm

De nada querida.. qualquer coisa pode ver diversas noticias na minha página do Facebook:
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Sherlen Março 7, 2016 at 5:18 pm

Boa Tarde! Os 70mil euros se enquadram em qualquer tipo de negócio? Porque para serviços de consultoria o investimento seria infinitamente menor. Esse valor é para o capital social da empresa?
Muito obrigada!

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 7, 2016 at 11:29 pm

Sherlen

Os 70 mil é o capital medio que se pede pra pedir essa autorização. Se quer ter autorização pra viver e trabalhar abrindo seu negocio esse é um investimento minimo que teria certeza de conseguir o que quer..

Um abraço

Resposta
Victor Janeiro 2, 2016 at 1:58 pm

Bom dia Susana,
Gostaria de saber se eu e minha esposa, casados aqui no Brasil, fossemos para Espanha como turistas, e tivéssemos um filho no território espanhol, eu e minha esposa teríamos o direito de residir e trabalhar na Espanha? Nosso filho teria direito a nacionalidade espanhola ?

Obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 3, 2016 at 1:04 pm

Bom dia Victor

Ter um filho na Espanha não dá direito a nacionalidade espanhola nem a documentos. A nacionalidade se adquire por outras causas, não por nascer em território nacional. O que acontece é que muitas pessoas em situação de ilegalidade quando tem filhos aqui e vão registrá-los o Registro Civil permite que a criança tenha uma nacionalidade tácita, mas isso em alguns casos por motivos estadisticos de número de população. Não é uma situação que se dá sempre. Depois através dessa certidão de nascimento do filho, a lei permite, por enquanto, que os pais dessa criança solicitem os documentos para residir e trabalhar na Espanha se cumprem os requisitos requeridos. Também tem que considerar que o tramite dessa documentação não é automatica, demora meses.

Deve ter em conta também que o Brasil e Espanha não tem mais o acordo que dava direito aos cidadães de ambos países a usar a assistencia medica gratuita. Se entende que todos os gastos que tivessem aqui seriam por sua conta ou teria que contratar um convenio medico particular.. Tive muitos clientes que tiveram a surpresa de receber uma nota fiscal em casa passado meses, depois de usar os serviços medicos de um hospital público.

Se deseja mais informação pode contactar-me:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Franciel Janeiro 15, 2016 at 4:53 am

Olá Susana, tudo bem?

Minha mãe mora à 10 anos na Espanha, tem dupla cidadania, tem todos documentos legais. A dúvida é se consigo algum benefício a partir disto, tenho 26 anos.

Um forte abraço e sucesso!
Obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 15, 2016 at 12:05 pm

bom dia Franciel

Se a sua mãe tem nacionalidade pode vir pra cá e tentar uma autorização de residencia.. mas tem que ver se cumpre os requisitos.. Essa é a única vantagem.. depende da situação economica da sua mãe e se vc depende dela.

Um abraço

Resposta
Nelson Aguilar Carrera Junior Janeiro 15, 2016 at 6:55 pm

Olá Susana!

Meus bisavós são espanhóis…
Meu pai é vivo mas nao tem cidadania.

Se puder me ajudar com as perguntas abaixo, ficarei muito Feliz:

1- Se meu pai ficar 1 ano na Espanha e pegar a cidadania, ele passando a se tornar cidadão espanhol, nós filhos (dois filhos) podemos nos enquadrar como filho de espanhol e pegar a cidadania?
Se sim, pode ser feita aqui no Brasil?

2- Parece que por eu ser apenas bisneto, nao tenho nenhuma facilidade, o que me equivale a regra de um estrangeiro que tem que passar mais de 2 anos na Espanha, estou correto?

3- Quando diz um estrangeiro mais de 2 anos na Espanha.. neste link do Ministério da Justiça Espanhol, a regra diz quais são exatamente os países, e não menciona qualquer origem de estrangeiro que nao desses paises, no caso se for isso brasileiros não poderiam. Esta correto?
Segue o link:
http://www.mjusticia.gob.es/cs/Satellite/Portal/es/ciudadanos/tramites-gestiones-personales/nacionalidad-residencia

Desculpe tantas perguntas.

Li a respeito, porém por usar traduções e por as vezes ter brechas na lei que eu não faço idéia, então achei melhor perguntar a quem realmente entende, ou seja você!

Obrigado e um abraço!!

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 17, 2016 at 11:28 am

Bom dia Nelson

como lhe respondi por email, isso tudo que pergunta é uma consulta jurídica ou melhor precisa de assessoría nesse assunto. O valor dessa assessoria a pode pedir por email ou entrar em contacto em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço e desculpe não lhe dar uma resposta, mas o assunto é complexo

Resposta
Reginaldo Fevereiro 7, 2016 at 5:09 pm

Olá Susana!

Quantos anos um brasileiro precisa permanecer (ilegal) empadronado na Espanha para poder dar entrada no pedido de visto de permanência no país. Também precisa ter uma carta de trabalho para poder pedir o visto, não é?
Muito obrigado pela ajuda.
Abraço.

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 7, 2016 at 6:13 pm

Boa tarde Reginaldo

Tres ano de empadronamento e um contrato de trabalho de 8 horas.. porém tudo isso tem que ser aprovado, nem sempre acontece isso..São mais requisitos que tem que ser cumpridos..

Um abraço

Resposta
Reginaldo Fevereiro 8, 2016 at 11:27 pm

Olá Susana!

Muito obrigado pelo retorno.

Abraço.

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 9, 2016 at 6:40 pm

de nada Reginaldo

um abraço

Resposta
Erick Henrique Brito Valenzuela Fevereiro 12, 2016 at 2:29 am

Ola Susana! Meu nome é Erick Valenzuela, tenho 27 anos . Ano passado meu pai( neto de espanhol ) conseguiu sua dupla cidadania e passaporte espanhol , seguindo a lógica…eu ” filho de um agora espanhol ” posso pedir cidadania atravez do meu pai? Sendo que agora ele tem cidadania espanhola?

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 17, 2016 at 11:26 pm

Boa noite Erick

Se o seu pai tem nacionalidade nem sempre vc terá direito a ter diretamente a nacionalidade adquirida pelo seu pai. Possivelmente ele teve direito a nacionalidade por ser neto de espanhol, mas a lei de memoria historica não está mais vigente..

Se quiser me envia a certidão completa do seu pai e doi uma olhada, se tiver alguma saida te passo um orçamento. Vc pode me contactar através de

http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
helena Fevereiro 15, 2016 at 3:16 am

Oi Susana,
Para mim não ficou muito claro como se pode obter a residência. Pelo que eu li até o momento existe uma residência temporária e outra permanente. Como esses dois anos de residência necessários para obter a nacionalidade se encaixariam nesse caso? Deve ser uma residencia permanente? É necessário obter a temporária antes da permanente?
A residência só pode se obter através de trabalho ou de estudos também?

Obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 15, 2016 at 10:49 pm

Boa noite Helena

Se tem direito a uma residencia legal pode depois de dois anos solicitar a nacionalidade.. Estudos não dá direito a solicitar a nacionalidade e trabalho é muito complicado acceder a esse tipo de autorização..

Cada caso é um caso e se tem que estudar as possibilidade de cada um..

Residencia temporal e permanente é outra coisa.. É permanente somente quando passa cinco anos vivendo legalmente. Um tempo menor a este é temporal..

Um abraço

Resposta
Giuseppe Fevereiro 17, 2016 at 9:23 pm

Olá Suzana. Eu tenho a cidadania italiana e moro em Barcelona há 2 meses. Eu vim para cá a trabalho e minha namorada, brasileira, está em Dublin estudando inglês. Para ela conseguir algum visto de residência/trabalho aqui, somente por casamento? Se sim, o que temos que fazer para casar aqui?

Abraço,

Giuseppe!

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 17, 2016 at 10:42 pm

Boa noite Giuseppe

Entendo que nesse tempo que está ai vc já tem o documento espanhol.. pois se tem para casar precisaria conhecer melhor as circunstancias de vocês para poder orientá-los da melhor maneira.. Se tiver interesse pode me contactar por email [email protected] ou na minha pagina de facebook e lhe passo um orçamento.

http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

O visto de estudante que tem lá não lhe dá direito de mudar de país e para vir pra Espanha possivelmente precisaria voltar ao Brasil para fazer todos os tramites aqui para poder vir a Espanha. O caminho mais fácil e rápido é o casamento, no caso suponho que vocês desejam também para cumprir o sonho de vocês.

Um abraço

Resposta
Elias Covo Fevereiro 23, 2016 at 1:46 pm

Ola Susana, sou grato a Deus por tver pessoas sendo orientadas em suas dúvidas:

Bem, eu sou brasileiro e como neto de espanhol, sou cidadão espanhol desde 2011, já registrado no Consulado Espanhol SP. Gostaria de sua resposta e procedimentos…

1. Eu e minha esposa estaremos registrando nosso casamento no Consulado Espanhol de São Paulo em Março próximo. Este registro sei que por si só não dá direito a cidadania de minha esposa. Para que ela obtenha o Passaporte espanhol quais os procedimentos?

2. Eu como cidadão espanhol, gostaria de obter o Documento de Identidade Espanhol (DNI). O que tenho que fazer para obter esse documento? É necessário residencia na Espanha? Por qual período?

3. Tenho dois filhos 28 e 24, Sei que os mesmos tem direito a cidadania. Mas, pelo que li teriam que residir na Espanha por um período de 1 ano. Mas se é um direito a Nacionalidade, pode-se conseguir isso judicialmente? Voce tem algumas jurisprudências de casos semelhantes?

Aguardo, abraços…

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 23, 2016 at 4:13 pm

Boa tarde Elias

As suas dúvidas estão compostas de várias questões e seria uma consulta juridíca. Pelo caso de estar casada com ciudadão espanhol na Espanha não se adquiere nacionalidade, o que pode conseguir é uma autorização para viver aqui.

O seu DNI somente quando esteja residindo aqui, estando no estrangeiro não tem como obtê-lo.

Se quer que lhe passe o preço da consulta pode me contactar no 0034669115646 oy através de email.

Um abraço

Resposta
Natasha Março 7, 2016 at 4:44 pm

Ola Suzana

Sou brasileirs e moro en Madrid a 2 anos sin documento, porem estou empadronada, e tenho uma bb de 8 meses, q ainda so yem o livro de familia,o pai dela eh Colombiano, poren en 15 dias ja lhe chega o Dni e ja darei entrada pra minha filha tb pega o dni . Atraves dela poderei possuir alguma documentacao??
Natasha

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 7, 2016 at 11:32 pm

Boa noite Natasha

Se tudo é como me conta sim, se não tem problemas como ordem de expulsão ou policiais não deveria ter problema se cumpre todos os requisitos.. Se precisa de assessoría par ao tramite pode entrar em contacto comigo no 0034669115646 e [email protected] lhe passo um orçamento.

Pode me seguir no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Virginia de Gomez Março 14, 2016 at 11:36 pm

Parabéns, Susana! Sua gentileza em responder a todos é um diferencial.

1) Quando damos entrada para o casamento de um brasileiro em uma espanhola (na Espanha), pode levar meses até que todo o processo completo se realize.
Durante o período de espera o brasileiro pode ser deportado? pergunto isso pq o período de visto turístico so tem validade de 3 meses.

2) você cuida desse tipo de processo?

No aguardo de sua resposta e já agradecendo

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 15, 2016 at 9:56 pm

Boa noite Virgilia

Sim eu trato desse tipo de processo. Se você vem pra se casar com seu noivo, depois de tres meses passa a ilegalidade. Enquanto não tenha documentos pode ser fragado pela policia de imigração e podem lhe dar uma multa por estar ilegal e nos casos mais graves dar uma carta de expulsão, porém para tudo isso tem saida e recursos.

Se precisa de assessoría par ao tramite pode entrar em contacto comigo no 0034669115646 e [email protected] lhe passo um orçamento.

Pode me seguir no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Omar Vargas Merljak Março 16, 2016 at 9:46 pm

Boa noite, Susana,
Como funciona no meu caso…pensamos em ir embora pra Espanha….eu minha esposa e meu filho(3anos) tenho outros dois filhos (17 e 13 anos de um casamento anterior)…eu sou empresário, e pretendo seguir sendo, pois não tenho diploma e vejo que não seria fácil encaixar-se no mercado de trabalho….como funciona para um brasileiro abrir negocio próprio?? |Minha esposa é fonoaudióloga…como ela faria para poder exercer a profissão na Espanha??? Meus filhos, como fica a cidadania deles…os dois mais velhos certamente não irão de imediato !!

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 20, 2016 at 1:55 pm

Bom dia Omar

Se você abre uma empresa com um capital minimo de 17 mil euros consegue os seus documentos aqui. Tem que ter em conta que é um processo um pouco longo e tem que cumprir todos os requisitos. Os profissionais que tem titulo proprio para trabalhar, só pode exercer sua atividade aqui se homologa o titulo e está habilitado para isto. É também um processo longo e caro, porque tem que legalizar e traduzir todos os documentos.

Em relação com seus filhos, tudo é uma questão de conseguir a sua, porém facil não é.. tem que ter muita paciencia para todos os processo e ter possibilidades de suportar todos os gastos.

Se precisa de assessoria pode me contactar no:
http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

um abraço

Resposta
Bianca Março 19, 2016 at 7:21 am

Olá Susana!

Trabalho na Espanha com o permisso de residência e trabalho. Uma vez que eu tenha cumprido os 2 anos e obtenha a nacionalidade, tem como passá-la aos meus pais? Existe alguma opção de que eles possam vincular-se a mim e morar aqui também?

Obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 20, 2016 at 1:49 pm

Bom dia Bianca

A nacionalidade não se passa e como deve ter lido na minha pagina o processo mudou, agora tem que fazer dois cursos. Em relação do seu NIE se é pelo regime geral de imigração ou comunitario pode pedir a nacionalidade 2 anos depois de estar legal ou 1 ano para os casados com espanhóis.

Em relação ao seus pais quando a tenha poderia tentar pedir uma autorização de residencia, porém terão de cumprir os requisitos.

Se precisar de assessoria pra isso pode me contactar no:
http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Ledslene Santos Março 22, 2016 at 7:20 pm

Olá

Dra. Suzana

Eu e meu esposo moramos na Espanha há dez anos atrás fomos como turistas e ficamos por quase dois anos e fomos empadronados. Porém com um ano e pouco pagamos uma carta de expulsão. Mas mesmo assim não fomos deportados e ficamos livres, mas depois de alguns meses decisimos voltar ao Brasil, e não procuramos saber se tínhamos algum direito a residência pelo tempo que ficamos e pela expulsão… Outro detalhe é que quando entrei pela Itália e saí por Portugal teria como ter residência para trabalhar e morar se quisermos voltar para lá? Dominamos o idioma pois fizemos cursos lá e pela vivência.

Grata!

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 27, 2016 at 2:40 pm

Bom dia Ledslene

A suas dúvidas formam parte de uma consulta jurídica. Não posso responder estas questões sem conhecer mais informação. O que vocês devem ter pago é uma multa por estar irregular. Na segunda infração te darão uma carta de expulsão.

Um abraço

Resposta
rafael ferreira Março 30, 2016 at 8:19 pm

ola gostaria de tirar uma duvida meu pai mora na espanha a 10 anos é casado com uma espanhola tem visto de residencia e trabalho ja entrou com processo de cidadania mas ainda nao saiu, eu tenho 32 anos ja morei um ano lá com ele ilegal , gostaria de saber se tem como eu ir para la e conseguir um visto de trabalho morando com ele?

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 30, 2016 at 8:25 pm

Boa tarde Rafael

É possivel conseguir uma autorização de residencia e trabalho, porém tem que cumprir varios requisitos. Uma resposta mais amplia forma parte de uma consulta, porque se deve observar aspectos pessoais de cada um.

No caso que tenha interesse lhe passo o valor e pode contactarme no:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Cleunice Lima de Melo Abril 4, 2016 at 1:50 pm

Boa tarde!estou morando en Madrid a 1 año e 8 meses sem papéis, estou empadronada desde que cheguei,quero ir par o Brasil en dezembro, gostaria de saber se vai ser possivel eu retornar sem problema,quando vim entre por Portugal Desde de ja obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 4, 2016 at 1:54 pm

Boa tarde Cleunice

provavelmente tenha problema.. Está muito problematico seja por qual país entre.. não deveria viajar.. deveria esperar os tres anos e tentar regularizar sua situação..

Um abraço

Resposta
Ana Victoria Abril 7, 2016 at 11:55 am

Bom dia,

Fui contratada por uma multinacional para trabalhar na Espanha. Ja foi feito o pedido de autorização e foi autorizado pelo ministério espanhol. O próximo passo é o visto que devo tirar no consulado. Você saberia se nessa etapa ainda é possível a negativa do visto, ou normalmente após a autorização do governo, o consulado não pode negar meu visto (se tenho todos os documentos certos – sem antecedentes penais, autorização médica, residência comprovada).
Te pergunto, porque devo ir ao consulado fazer esse trâmite em 15 dias e estou ansiosa por não saber como pode ser a abordagem dos mesmos

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 9, 2016 at 12:51 pm

Bom dia Ana

Se não cumpre todos os requisitos que vão lhe solicitar poderiam denegar ou por problemas para concedê-los. Se tiver problemas pode apresentar recurso contra a decisão. Na maioria dos casos nunca existe problemas.. mas a Administração age como quer e quando vc não está de acordo tem que recorrer..

Se tiver alguma problema meu email é [email protected] e meu whatsapp 0034669115646.

Um abraço

Resposta
cesar fernandes Abril 10, 2016 at 2:25 pm

bom dia susana olha so gostaria de saber sobre meu tramite , minha mae ja tem a identidade e o passaporte espanhol , ja é a 2 permisso que tenho e vai vencer em novembro desde ano 2016 gostaria se saber como devo fazer pra conseguir a cidadania pq minha advogada de barcelona nao se interessa muito pelo meu proceso desde ja agradeço

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 11, 2016 at 4:03 pm

Boa tarde Cesar

Para ter cidadania tem que residir na Espanha. Se reside em outro país é muito complicado, porque não tem sentido.. Para renovar a autorização de residencia tem que cumprir os requisitos. Se não trabalha em Espanha e não reside vai ser bem complicadinho.

Um abraço

Resposta
Janine Abril 12, 2016 at 3:46 am

Olá, boa noite.

Pode me tirar uma dúvida? Estou na Espanha como turista e pretendo abrir uma franquia aqui. Eu preciso voltar ao Brasil para obter o visto de empreendedor, ou posso resolver isso na Estranjería daqui?

Resposta
Henrick Horster Abril 12, 2016 at 11:49 am

Boa Tarde Dra. Susana, sou Casado com um alemao, e resido na espanha há 1 ano, Teria eu direito a cidadania?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 12, 2016 at 8:01 pm

Boa tarde Henrick

Se vc tem somente a nacionalidade brasileira e nenhuma europeia, tem sim.. Com dois anos de residencia legal..

Se posteriormente precisar de assessoria neste assunto pode me contactar no:
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 12, 2016 at 8:08 pm

Boa tarde

Em principio voltar ao Brasil..

Um abraço

Resposta
Andressa Abril 20, 2016 at 11:00 am

Hola tenho uma dúvida com quantos anos de trabalho ilegal a empresa podera entrar com um pedido de visto para essa pessoa?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 20, 2016 at 11:08 am

Andressa

tem que ter tres anos comprovados de residencia na Espanha, e isso se prova com o empadronamento e com o carimbo de chegada na Espanha.

Um abraço

Resposta
Cleide Silva dos Santos Abril 26, 2016 at 12:28 am

Oi Dr. Susana, meu filho mora em Barcelona 12 anos, ele tem a cidadania Espanhola, eu como mãe dele consigo a residência para viver ai, tenho 60 anos

obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 1, 2016 at 8:33 am

Bom dia Cleide

Sim pode tentar.. para esses casos tem dois tramites diferentes.. para saber qual pode ser melhor pra vc teria que saber as condições financeiras do seu filho e a sua, além de outras circunstancias.

Se quiser fazer uma consulta ou precisar de assessoria pode me contactar no
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Dolores Abril 26, 2016 at 12:22 pm

Bom dia!
Susana eu e meu marido vivemos na Espanha por aproximadamente 5 anos legalizados.A ultima documentação que solicitamos foi a residencia permanente de 5 anos anos, que embora tenha sido aprovada nós não a fizemos pois já estávamos aqui no Brasil, temos um filho de 6 anos que é espanhol, tem nacionalidade e toda documentação, passaporte europeu, dni.
Enfim, agora queremos retornar à Espanha.Qual a possibilidade de conseguirmos novamente os nossos NIEs, pois não sei como proceder, temos alguma vantagem em ser pais de um filho espanhol?, ou temos que retornar e passar por tudo novamente, proposta de emprego, solicitação de permisso de residencia, etc. Agradeço se puder esclarecer a s minhas duvidas.
Att.

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 1, 2016 at 8:31 am

Bom dia Dolores

Se o seu filho ainda tem a nacionalidade espanhola, porque lembra que a dele é presunta vocês poderão fazer a documentação aqui na Espanha. O problema está em conseguir entrar, porque o controle está muito rigoroso de entrada. Se for tentar te aconselho que já tenha o agendamento o antes possivel, porque agora estão dando para meio de agosto.

Se precisar de assessoria juridica para estes tramites pode me contactar em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Pollyana Moreira Abril 26, 2016 at 8:35 pm

Boa tarde,
Meu pai é brasileiro e está para conseguir a cidadania espanhola nos próximos meses.
Ele me sugeriu ter um filho na Espanha para que eu, meu noivo e o filho tenhamos a cidadania espanhola.
Isso é possível por lei ?
Simples assim?

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 1, 2016 at 8:27 am

Bom dia Pollyana

Acho que a questão de ter um filho é uma questão seria, não se pode tê-la com a perspectiva de ter documentos em outro pais. E ter um filho espanhol não te dá a nacionalidade. O que te dá a nacionalidade é viver dois anos legalmente e depois começar os tramites para pedi-la.

Um abraço

Resposta
Felipe Teodoro Abril 27, 2016 at 12:50 pm

Olá Susana,
Gostaria de tirar uma dúvida. Vim para a Espanha no início deste ano, fevereiro de 2016, dentre outros motivos o maior foi devido a grande quantidade de bebês nascendo com microcefalia por causa das viroses do mosquito da dengue, pois minha mulher está grávida. Chegando aqui fomos apadronados, pois minha sogra e agora me surgiu uma dúvida assim que meu filho nascer eu e minha mulher também teremos direito a nacionalidade por valor de “Simple Presunción”, porém não encontro na Internet qual é o tempo necessário que devo permanecer aqui pra poder obter o DNI, Passaporte espanhol. Parabéns pelo site com informações bem interessantes e claras!

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 1, 2016 at 8:17 am

Bom dia Felipe

Depende dos tramites que faça o seu filho terá presunta nacionalidade espanhola ou não. O DNI é pra quem tem nacionalidade e nacionalidade não tem nada que ver com a nacionalidade do seu filho. Poderá ter uma autorização de residencia e trabalho se o seu filho tiver nacionalidade espanhola, se não tiver infelizmente não terá nada.. A nacionalidade só pode pedi-la depois de dois anos vivendo legalmente na Espanha, é todo um processo que precisará de assessoria porque o processo é electronico.

Tem cuidado com estar procurando informação em internet, porque nem todas são correctas. Se precisar assessoria para esses tramites pode me pedir orçamento em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Cleonice Ap Imberno Puga Abril 27, 2016 at 11:02 pm

Oi Suzana, tudo bem? Li em alguns periodicos da espanha que existe a possibilidade da Ley de Memoria Historica voltar. Tem conhecimento disso? Moro no Brasil, já tenho minha cidadania mas meu sobrinho depende da cidadania da mãe e gostaria de levá-lo a Espanha no próximo ano para estudar e trabalhar.
Obrigada.
Cleo

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 1, 2016 at 8:12 am

Bom dia Cleonice

Essa possibilidade é o que falam informalmente, não tem nada previsto. O seu sobrinho pode vir como estudante se cumpre todos os requisitos.

Um abraço

Resposta
Cleonice Aparecida Imberno Puga Abril 29, 2016 at 2:26 pm

Olá Suzana! tudo bem? Sou neta de espanhóis e consegui minha cidadania pela Ley de Memoria Historica desde 2011. Já tenho meu registro no consulado, passaporte espanhol, etc. Estou aposentada pelo serviço público estadual em São Paulo há 5 anos e gostaria de me mudar para a Espanha no próximo ano. Minha dúvida é a seguinte – Tem como transferir minha aposentadoria para a Espanha? Li em algum lugar que existe um acordo entre Brasil e Espanha nesses casos. Procede? Se sim, como seria isso? Obrigada.

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 30, 2016 at 1:56 pm

Boa tarde Cleonice

As suas dúvidas formam parte de uma consulta juridica, não é possível responder no Blog. De todas las formas, as respostas as suas dúvidas pode encontrará-las em http://www.mtps.gov.br/assuntos-internacionais ou contactar-lhes para que lhe informe.

Um abraço

Resposta
MARIA TERESA BISAUCHET MARINHO Maio 4, 2016 at 11:24 pm

Olá Dra. Susana, tudo bem ?

Tenho uma filha que estuda há dois anos na Espanha, na Faculdade de Salamanca com bolsa. de estudo. Sua bolsa vai até 2018. Gostaria de saber se posso morar com ela durante esse tempo que falta para terminar a faculdade ? Como sou a sua mãe e moro aqui sozinha pois o pai de minha filha já faleceu e tenho 66 anos e ela é minha única filha, queria saber se existe alguma prioridade para meu caso.

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 14, 2016 at 2:00 pm

Hola Maria Teresa

Teria que consultar o consulado da Espanha onde fez o visto. Esses tipos de autorizações se tramita no momento do visto. Também poderia solicitar uma somente para residir, independente da sua filha, porém terá que comprovar renda para seu manutenção.

Qualquer coisa pode me contactar no

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
sher Maio 8, 2016 at 12:29 pm

Boa tarde! Estou vivendo na Espanha com meu marido e estou grávida. Quando minha filha nascer quais os procedimentos devo fazer para que ela obtenha a cidadania espanhola? E eu e meu marido podemos solicitar o NIE através da documentação dela? Como? Quanto tempo após o NIE conseguimos oDNI? O que é necessário?

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 14, 2016 at 1:03 pm

Bom dia Sher

As respostas para as suas perguntas é uma consulta juridica. A podemos fazer por whatsapp.

O preço e demais condições pode contactar-me no

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Rodrigo Maio 13, 2016 at 5:03 pm

Boa Tarde
Para obter a cidadania Espanhola, teríamos que comprar um imóvel acima de 500.000,00, Euros, sendo uma empresa, os Socios teriam este direito? E os Filhos dos Socios, tb??

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 14, 2016 at 11:07 am

Boa tarde

Não.. para poder solicitar a nacionalidade espanhola na maioria dos casos precisa residir legalmente na Espanha. Compra um imóvel ou abrir uma empresa lhe daria a residencia legal, não a nacionalidade

Um abraço

Resposta
Manuel R. Garrido Maio 14, 2016 at 8:03 am

Bom dia Susana,

Sou brasileiro, porém possuo cidadania espanhola, existe alguma possibilidade de passá-la a minha esposa? Quais seriam os pré-requisitos?
Por motivos profissionais moramos no oriente médio atualmente, porém eu gostaria que ela e nossa filha pudessem morar na Europa, num ambiente mais tranquilo, e escolhi para isto Espanha ou Portugal, desta forma estou em busca de meios legais para tal. O que me sugeres?

Grato,

Manuel

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 14, 2016 at 10:51 am

Bom dia Manuel

Para que a sua esposa possa ter nacionalidade espanhola teria que residir legalmente na Espanha durante 1 ano. Depois poderia solicitar a nacionalidade, porém vc deveria vir pra cá para tramitar os documentos dela.. Se quer tirar todas as dúvidas que tem sobre o assunto ou assessoria para o tramite pode indicar no email.

Para maiores informação a e solicitação de um orçamento pode me contactar no [email protected]

Um abraço

Resposta
meghadioll Maio 17, 2016 at 9:23 pm

boa tarde!

eu ja tenho o permiso de residencia na españa, e queria saber si e posivel dar a entrada na nacionalidade española estando aki no brasil. obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 18, 2016 at 10:31 pm

Boa noite

Se vc tem o permiso de residencia e ficar muito tempo fora depois não vai conseguir renová-lo. A lei fala que a adquisição por residencia, que não sei se é seu caso, exige a residencia da persona na Espaha durante dez anos de forma legal, continuada e imediatamente anterior à petição. Para os brasileiros se exige dois anos, porém a residencia tem que ser nos mesmos termos..

Poder apresentar a nacionalidade estando no Brasil, você pode porque é um tramite electronico que vc contrata um professional e o faz por você. Eu presto esse tipo de serviço, porém se vão lhe conceder é outra coisa. Tem que entregar a copia completa do passaporte para provar esses dois anos.

Se precisa de algo pode me encontrar em https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Lizianw Maio 19, 2016 at 11:16 am

Boa dia. Minha duvida é se meu esposo conseguir um trabalho (visto de teabalho) qual seria meu visto? Grara

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 19, 2016 at 10:34 pm

Boa noite Lizianw

Depende se é uma empresa que contrata ele e faz os pagamentos eles que teriam que fazer..

Um abraço

Resposta
Erika Bastos Maio 23, 2016 at 2:11 pm

Olá Susana
Casei com espanhol nas Ilhas Canárias e residimos numa das Ilhas do arquipélago. Entretanto, meus filhos sao brasileiros e do meu primeiro casamento. Desejaria saber se posso pedir a cidadania deles ,depois de pedir a minha? E se eles precisam saber a lingua espanhola , cultura etc? Obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 24, 2016 at 10:54 pm

Boa noite Erika

Quando for fazer o tramite saiba que dou assessoria nisto, porque o tramite agora é electronico. No caso no momento de solicitar a sua deverá indicar os seus filhos e incluir na documentação as certidões de nascimento.

Um abraço

Resposta
Pedro Henrique Maio 24, 2016 at 1:51 pm

Olá! Perfeito o post!
Queria saber, se eu obtiver a Nacionalidade Espanhola por Tempo de Residência, terei a possibilidade de obter um passaporte espanhol também? Obrigado!!!

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 24, 2016 at 10:51 pm

Boa noite Pedro,

Sim quem tem nacionalidade tem DNI e passaporte.. é um cidadão espanhol..

Um abraço

Resposta
douglas Maio 27, 2016 at 2:51 am

Tenho uma vista de propga da e negocios quero abrir uma na espanha..terei permissão livre e moradia na espanha

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 27, 2016 at 10:18 pm

Boa noite Douglas

Se investe no seu negocio espanhol 70.000 euros sim ,teria documentos.. Tem que cumprir todos os requisitos

Um abraço

Resposta
Vanesa Maio 29, 2016 at 6:42 am

Oí boa tarde tudo bem? TENHO uma divida!Sou brasileira tem um año mirando na Espanha e estou ilegal , Se eu tiver un filho aquí e registrar sozinha deu ganho a residencia?

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 29, 2016 at 8:58 am

Bom dia Vanessa

Para responder suas dúvidas acertadamente seria preciso que vc marcasse uma consulta conmigo. Precisaria conhecer outros dados para saber se existe alguma forma de vc ter os documentos.

Se tiver interesse pode solicitar mais informação e valores em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Vanesa Maio 29, 2016 at 6:46 am

TENHO irmao com nacionalidade española eu tenho 1 ano aqui ilegal se eu tiver um filho e registrar sozinha …Meu irmao pode assumi a paternidad? E isso de alguma forma po de me da residencia?

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 29, 2016 at 8:58 am

Bom dia Vanessa

Para responder suas dúvidas acertadamente seria preciso que vc marcasse uma consulta conmigo. Precisaria conhecer outros dados para saber se existe alguma forma de vc ter os documentos.

Se tiver interesse pode solicitar mais informação e valores em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Gabriela Junho 8, 2016 at 2:23 pm

Bom dia Susana!
A regra dos dois anos vale para o visto de estudante de graduação na Espanha? ( tenho nacionalidade brasileira).
Se nao, existe algum outro direito que eu possa adquirir apos certo tempo de estudo?
Obrigada!

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 8, 2016 at 8:03 pm

Boa tarde Gabriela

como estudante não tem direito a nada.. não conta o tempo de residencia para a nacionalidade. O unico que pode é trabalhar 4 horas nas atividades que pode..

Um abraço

Resposta
Selma stella Junho 10, 2016 at 11:56 am

Sou neta de españoles, vou passa um año na España, em 2017, e. Posteriormente, solicita a cidadania, porem com essas. Mudancas de outubro de 2015, fiquei preocupada, falo bem o español, e tenho um pouco de conhecimento de. Alguns. Asuntos sobre España,
Muchas duvidas,,,,
¿Posso me enpadrona en solsonas es,,,,, e depois trocar por Madrid??
Ainda nao conseguí localizar en torrox. A certidao de nacimiento de mi abuela, ¿vc podé indicar alguma empresa ou vcs fazem esse tipo de procedimiento ?
Gracias

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 12, 2016 at 6:48 pm

Boa tarde Selma

Para solicitar a nacionalidade vai precisar contratar o serviço de um professional porque o tramite agora é eletronico. Tem que pagar uma passar e fazer dois cursos.. Em um ano se te prepara bem não vai ter problemas.. O assunto do empadronamento deve fazê-lo assim que chegar.

Só vai ter direito a solicitar a nacionalidade se tiver residencia legal.. e estar estudando aqui não vale pra isso.

Eu dou assessoria para esse tipo de tramite e posso orientá-la em outras questões, se precisar, numa consulta..

Se precisar me contactar pode faze-lo através do

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
nair brito Junho 10, 2016 at 6:12 pm

Boa tarde Doutora Susana.
Tenho uma duvida. Criança estando na Espanha ilegal consegue estudar em escola, e se puder corre risco de ser deportada no ato da matricula. a idade é 12 anos, 10 anos e 7 anos.
Desde já lhe agradeço por sua atenção.

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 11, 2016 at 2:05 pm

Boa noite Nair

Por matricular os seus filhos na escola ninguém expulsa menores. As expulsões sempre vem acompanhadas de uma resolução adminitrativa que pode ser recorrida. Ademais, não matricular as crianças na escola é um crime na Espanha. Por isto, estando ou não ilegais devem ser matriculadas.

A escola, os ayuntamientos, etc não dão ordem de alarma a policia.. Não se preocupe..Tem muitas crianças que estão estudando estando ilegais há muitos anos.

Um abraço

Resposta
Dina leao Junho 12, 2016 at 7:08 am

Bom Dia Dra Suzana,
Sou aposentada, requeri visto de residência sem fins laboral, tenho 60 anos e tenho a guarda de três netos 9 anos, 6 anos e 4 anos, pretendo mudar-me para Granada neste ano, já estou com a documentação tramitando no consulado, A saber: o tempo de residência de dois anos dará direito aos meus netos de obterem cidadania espanhola? pretendo comprar uma casa, isso melhora a condição pra eu obter cidadania?

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 12, 2016 at 6:04 pm

Boa tarde Dina

Se conseguir as autorizações de residencia para seus netos sem fins lucrativos teriam que ter dois anos de residencia legal e cumprir todos os requisitos exigidos pela lei. Os tramites são independentes do seu, a nacionalidade por residencia não se transmite.

Se compra uma compra vai melhorar a comprovação de recursos financeiros. Se quiser residencia através da compra de imóvel terá que investir como minimo 500 mil euros.

Se precisar de assessoria para alguma tramite pode me contactar através do https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Charles Junho 21, 2016 at 12:24 am

Olá, gostei muito das informações, mas ainda tenho uma dúvida.

Residi legalmente na Espanha durante um ano e meio. No primeiro ano estudei na UCM (intercâmbio) e no último semestre estive em estágio em um centro de pesquisa em Sevilla. Posso comprovar essas atividades, e gostaria de saber se um retorno com atividades regulamentadas e permitidas por mais seis meses ou seriam suficientes pra entrar com o pedido de nacionalidade. Ou seria necessário residir no país por mais dois anos?

Resposta
Charles Junho 21, 2016 at 12:28 am

Outro ponto, De acordo com essas mudanças a exigência de dois anos de residência ainda persiste? Morei um ano e meio na Espanha (estudando e fazendo estágio), acredito ter conhecimento suficiente para passar na prova de idiomas e de conehcimentos gerias de cultura espanhola.

Obrigado.

Resposta
Josilene Junho 21, 2016 at 12:57 am

Oi, minha irma é casada com um espanhol e mora na Espanha, ela ja tem nacionalidade essas coisas toda, tem como eu tirar minha cidadania por causa disso? Eu ja sou de maior.
Obrigado!
Abraco!

Resposta
Valeria Junho 21, 2016 at 5:50 pm

Dra Suzana, boa tarde.
Em 2007 morei em Barcelona por 6 meses. Não tive carimbo em meu passaporte porque fui de trem de Paris para BCN e não entendi o porque a falta do carimbo. Pois bem, fui apadronada no Ajuntamento, tenho um comprovante da entrada deste apadronamento e minha dúvida é: Como eu poderia requisitar nacionalidade espanhola com este documento?
Sou neta de espanhóis e não tenho mais direito à lei de memória histórica.
Há alguma maneira de provar que fiquei dois anos?
Muito obrigada.

Resposta
Nathalie Julho 2, 2016 at 1:44 pm

Olá ,bom dia !
Sou casada com espanhol , e pretendo ir morar na Espanha , porém tenho um filho do meu primeiro casamento , e gostaria de saber se ele tem o direito de residir no país junto comigo !

Muito obrigada !

Resposta
João Moura Julho 4, 2016 at 3:01 pm

Dra. Suzana ,

Bom dia.

Tenho planos de residir na Espanha como aposentado. Supondo que tenha os meios e condições para a obtenção do visto de residencia, juntamente com minha esposa e dois filhos menores, solicito informar (à luz da legislação espanhola) se minha esposa (que pretende também estudar) poderá trabalhar legalmente na Espanha.

Resposta
Fernanda Julho 7, 2016 at 12:05 am

Dra gostei muito das
Informações aqui encontradas, mas fiquei ainda em dúvida, meu pai tem
Nacionalidade espanhola( adquirida em 2011) e eu tenho 32 anos, também posso adquirir cidadania? Obrigada

Resposta
Cleonice Julho 17, 2016 at 2:03 pm

Boa tarde Susana, Preciso que me tire uma dúvida, “Estou casada com um Espanhol ha 4 anos, durante este tempo vivi aqui na Espanha 1 ano e dois meses, como casei no Brasil, a convalidação do casamento demorou muito e não pude fazer o documento comunitário aqui. Total que pedi os documentos de volta no Registro Civil e convalidei o casamento na Embaixada em Brasília. Fui ao Brasil a Trabalho, meu marido foi comigo e ali ficamos 2 anos e 9 meses, durante esse tempo meu marido fazia as declarações de renda como viúvo, então decidimos voltar para Espanha para fazer meus documentos. O meu NIE foi expedido em 12/05/2016. Agora fiquei sabendo que não posso estar mais de seis meses fora daqui, se não o documento perde a validade, então optei por pedi a Nacionalidade, Já fiz os dois exames do Instituto Cervantes.
Eu pensava, em ficar aqui até outubro que completaria 7 meses da minha entrada aqui e voltar com 5 meses que daria um prazo de um ano da minha entrada e tramitar a nacionalidade. O problema é que no Brasil, tenho mais oportunidades de Emprego que aqui e meu marido é aposentado, pode estar comigo ali, mas de outro lado necessita meu documento aqui, para pagar menos imposto.
O Problema é que durante o ano da tramitação da nacionalidade eu não posso estar aqui, poderia voltar a cada seis meses para não perder a validade do NIE, Só que não posso estar muito tempo aqui.
Tenho possibilidade de conseguir a Nacionalidade assim? O que eu queria era não ter que ficar indo e voltando pra não perder i NIE e ainda correr o risco de não conseguir a renovação que a lei diz que não pode ultrapassar um ano fora durante os cinco anos.
Agradeço muito se se pode me ajudar

Resposta
EDUARDA Julho 20, 2016 at 3:20 pm

Ola, eu nasci na Espanha mas meus pais nao fizeram o meu DNI, Oque devo fazer?

Resposta
Márcia Julho 26, 2016 at 2:52 am

Boa noite , tenho dois filhos com dupla cidadania da Espanha . Mais não sou casada com ele , tenho alguma facilidade e tirar meu passaporte estrangeiro com eles ???

Resposta
Ane Julho 26, 2016 at 7:10 pm

Olá, saberia me dizer se bisneto de espanhol também está incluído na redução para 1 ano para pedir cidadania por residência?
Obrigada

Resposta
almira Julho 28, 2016 at 1:49 pm

hola vivo en espanha a 9 anos queria de saber que tenho que faser para pedir a nacionalidade espanhola.
venho trabalhando todo esse tempo com contrato, tenho permiso de residencia de larga duracao.
vivo en tui pontevedra.

Resposta
Meire Agosto 3, 2016 at 2:24 pm

Ola, tenho uma duvida, meu filho tem cidadania espanhola, por causa do pai dele, nos ja somos separados, atraves do meu filho consigo algum visto para viver e trabalhar na espanha?

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 8, 2016 at 7:56 pm

Boa noite Meire

Se vc reside com a criança sim.. mas para não ter problemas deveria ter a custodia da criança e vai precisar de autorizações do pai pra tramitar documentos aqui.

Se precisar de uma consulta para esclarecer dúvidas pode me contactar no;
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Luanna Bianca Agosto 4, 2016 at 9:13 pm

Boa noite!
Dra. Susana, sou Brasileira meu esposo possui a dupla cidadania BrasileiroxEspanhol. Nos casamos no Brasil e no momento moramos no Brasil.
Pretendemos mudar para a Espanha, gostaria de saber como fazemos para que eu também obtenha a cidadania Espanhola? Isso é possivél?

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 8, 2016 at 7:50 pm

Boa noite Luanna

Teria que residir legalmente na Espanha durante um ano. Para isso teria que planificar sua viagem e ver se cumpre os requisitos para solicitar uma autorização de residencia e trabalho. Por estar casada com espanhol a autorização não é automatica e demora. Se quer uma consulta para que lhe explique como funcionam as coisas aqui e se cumpre os requisitos pode me contactar no

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Guilherme Vieira de Menezes Agosto 9, 2016 at 8:23 pm

Olá Dra,
Eu gostaria de fazer uma pergunta fora ao tema pertinente, bem… Eu gostaria de morar na Espanha, e fazer faculdade de direito na Espanha, e também conseguir cidadania espanhola. O que poderia fazer para conseguir meus objetivos? E são quantos anos de direito na Espanha?
No aguardo.

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 11, 2016 at 10:43 pm

Boa noite Guillerme

Isso tudo seria assunto para um consulta. O maior problema que tem é como conseguir uma autorização para vir legal para cá, porque visto de estudante não vale para contar o tempo da nacionalidade

Se tiver interesse da consulta pode contactar em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Sol Lopes Agosto 15, 2016 at 8:27 pm

Tenho dupla cidadania brasileira espanhola. Minha filha tem 24 anos, não trabalha e mora mo Brasil comigo e já era maior de idade quando adquiri a cidadania, Se ela morar por um ano na Espanha ela consegue a cidadania.? Eu preciso residir por todo o período com ela ou posso voltar para o Brasil?

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 16, 2016 at 9:56 pm

Boa noite Sol

Primeiro teria que ver a situação pessoal de vocês para saber se cumpria ou não os requisitos para conseguir a autorização de residencia e trabalho. Isso seria assunto de uma consulta ou do começo de uma assessoria, porque os tramites aqui costumam demorar um pouco, se faz tudo organizado e bem planificado ganha meses de espera e disgustos de ser rejeitado seu pedido.

Se tiver interesse na consulta ou assessoria pode contactarme no

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Fabio Alves Agosto 18, 2016 at 10:11 pm

Oi Susana, tudo bem???
Se eu receber a carta de expulsão e não sair da Espanha, o que acontece???
Você já ouviu muitos casos de deportação???

Obrigado!!!

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 23, 2016 at 11:30 pm

Boa noite Fabio

Se vc tiver sorte e não ficar num centro de internamento esperando o seu bilhete de avião de volta.. Na vez seguinte que lhe encontrem uma ordem de expulsão preferente (será o primeiro a voltar da lista que tenham).
Se tiver uma ordem de expulsão o que tem que tentar é recorrer e ganhar tempo para tentar regularizar sua situação de qualquer forma..

Um abraço

Resposta
Sãmatha Lopes Agosto 21, 2016 at 5:18 pm

Ola
Estou indo para espanha como turista , caso consiga um contrato de trabalho posso manter mais de 3 meses?
Muito obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 23, 2016 at 11:27 pm

Boa noite Samatha

Se consegue um contrato de trabalho teria que fazer um tramite e se consegue que lhe aprovam teria que voltar ao Brasil.. Não é facil vir de fora e já ter direito de residir e trabalhar aqui.

Um abraço

Resposta
Hellen Agosto 25, 2016 at 1:29 am

Oi Susana,

Depois de obter a nacionalidade espanhola, posso pedir o passaporte da UE entrar e sair do pais quando quiser ou fico “presa” na Espanha até completar cinco anos de residencia?

Resposta
Fernanda Cury Agosto 25, 2016 at 1:48 pm

Bom dia Susana, obrigada por todos os esclarecimentos acima!

Tenho uma dúvida…minha mãe mora há 15 anos na Espanha, tem um relacionamento estável de 7 anos com um espanhol viúvo, por motivos de pensão não se casaram até o momento. Agora O casamento está marcado para dezembro de 2016, enfim,..gostaria de saber se é possível, após o casamento, eu ter a permissão de estudo e trabalho. Tenho 33 anos.

Obrigada.

Resposta
Paula Agosto 29, 2016 at 11:18 am

Bom dia Susana!

Tive um Nie de estudante de 2012 a 2013 (um ano) e agora vou completar mais dois anos de estudante (2015-2016), ou seja passei pouco mais de um ano (2014) no Brasil. Entretanto, meu empadronamento esteve caducado por menos de 3 meses. É possível pedir visto de trabalho conforme o que consta no histórico de empadronamento ou eu teria que viver mais un ano como estudante?

Resposta
Helena Pitol Krenus Agosto 29, 2016 at 1:44 pm

Hola Susana.
Tenho dupla cidadania e estou fora da Espanha desde 2004 . Estou indo à Madrid à passeio e ,meu passaporte e meu DNI estão vencidos. Posso entrar na Espanha mesmo com o passaporte vencido? E gostaria de obter o endereço de onde refazer os dois documentos. Estive no consulado do RJ para renovar o passaporte mas me disseram que eu precisava da “partida de nascimento espanhola” eu nunca tive esse documento já que nasvi no Brasil !!!! Então em vista do meu passeio à Madrid, irei renovar aí. Um abraço. Helena

Resposta
Thales Setembro 2, 2016 at 1:27 am

Boa noite,

Eu sou cidadão espanhol, pretendo casar nos próximos meses porém gostaria de saber a melhor forma para que a minha “mulher” pudesse obter um visto de permanência na Europa até que conseguisse a nacionalidade.

Pretendemos morar na europa mas não na espanha, seria isso possível? Digo, há possibilidade dela obter algum tipo de visto que possa morar e trabalhar em um país europeu?

Obrigado pela atenção,

Thales.

Resposta
Renné Bonicelli Abad Setembro 8, 2016 at 6:39 pm

Olá, meu pai tirou a cidadania para mim em conjunto com a dele quando eu era pequeno (acredito que em 1996-98), hoje tenho 22 anos, e li uma noticia que netos de espanhóis perderiam a nacionalidade se não declarassem intenção de mantê-la até 21 anos. Isso procede? Porém os meus avós (ambos vivos) sairam da espanha no periodo da guerra civil, neste caso a lei de memória historica é válida para mim?

Obrigado.

Resposta
Bruno Felipe Setembro 9, 2016 at 5:40 pm

Oi Susana, meu nome é Bruno Felipe, tenho 23 anos, minha mãe mora na Espanha à 12 anos, morei lá por 2 anos e 7 meses mais ou menos, ela conseguiu a legalização e agora já possui os documentos e tal, eu consigo voltar pra lá legalmente? Como faço pra conseguir os documentos tbm neste caso? O que eu tenho que fazer e o que ela tem que fazer? Me ajuda por favor..

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 11, 2016 at 8:57 am

Bom dia Bruno

Não entendi muito bem o que quer dizer com legalização se ela conseguiu a nacionalidade ou se agora é que conseguiu os primeiros documentos na Espanha. Para saber se pode ou não vir a Espanha depende do tipo de documento que tenha a sua mãe, tendo em conta que vc já é maior de idade. Por outro lado, tudo isso seria assunto para uma consulta, não tem uma resposta rapida nem simples..

Se tiver interesse pode me contatar no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Jéssica Setembro 13, 2016 at 5:04 pm

Boa Tarde, Dra. Susana.
Eu e meu esposo temos muita vontade de ir para Espanha á trabalho.
Temos um filho de 2 anos e estávamos pensando de ir como turista e arriscar ficar no pais irregular ate que possamos nos legalizar.
Porem tenho inúmeras duvidas de quais formas disponíveis teria para me legalizar, e se eu poderia ter alguma complicação com a guarda do meu filho se acaso fosse pega irregular no pais.
Poderia me explicar por favor.

Grata!

Resposta
Silvana Alves Setembro 15, 2016 at 2:34 am

Boa noite.

Li o artigo e pergunto, se fosse hoje para a Espanha para morar, não tendo descendência espanhola, e ficando por dois anos conseguiria a permanência? O meu cunhado conseguiu a permanência neste caso não conseguiria passar para o meu marido que é irmão dele?

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 15, 2016 at 10:22 pm

Boa noite Silvana

Na Espanha não se passa nacionalidade, somente quando é de sangue.. Se tivesse residencia legal conseguiria a nacionalidade depois de dois anos.. ter a residencia legal é ter documentos.. estar legal.. e isso é muito dificil

Um abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 15, 2016 at 10:43 pm

Boa noite Silvana

As dúvidas que tem seria assunto para uma consulta que faço por whatsapp e tem duração de uma hora. Caso tenha interesse avisame e lhe passo o valor dos honrarios.

Pode contatarme no

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Carolina Setembro 28, 2016 at 1:28 pm

Boa tarde Doutora,

Vim para Barcelona no final do ano passado (27/12/2015) para fazer meu ultimo ano de faculdade aqui na Espanha. Me formo em março do ano que vem (03/2017). Atualmente, tenho um “contrato de practicas” com uma empresa brasileira que existe aqui na Espanha.

Ao me graduar em 2017 perderei meu visto de estudiante, mas gostaria de continuar vivendo em Barcelona. Uma das soluçoes em que pensei foi de fazer um curso (pode ser de língua ou talvez um master) e extender meu visto até que esteja em territorio espanhol por 2 anos e entao solicitar resisdência espanhola.

Voce acredita que isso é possivel? Há algo em que eu possa fazer para poder permanecer aqui? É possivel que a empresa me contrate e que assim eu consiga permisso de residência?

Muito obrigada por toda sua ajuda!

Resposta
Letícia Setembro 30, 2016 at 5:39 pm

Boa tarde, Susana. Gostaria de saber se você poderia indicar algum advogado em São Paulo que trate de assuntos de cidadania espanhola. Minha filha, neta de espanhol, tem a cidadania desde criança, mas acaba de descobrir que a perdeu por não ter feito a confirmação que eles dizem ser até os 21 anos. Ela está com 21 anos exatos e não sabia da mudança na lei que obrigava essa confirmação. As regras foram mudadas no meio do jogo e ela nem sequer foi comunicada. Você acha que há chances de recuperação da cidadania? .Agradeço imensamente se puder nos orientar!

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 2, 2016 at 6:01 pm

Boa tarde Leticia

Respondi a sua pergunta por Facebook. Um advogado em São Paulo não lhe pode ajudar, tem que ser um advogado que atue na Espanha, como é o meu caso. Se tiver uma resolução poder recorrer-la, mas sem nada é complicado.

No caso que precise de assessoria pode contactar-me no Facebook ou no meu email [email protected]
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Paulo Outubro 11, 2016 at 12:33 am

Olá Suzana, gostaria de saber qual a possibilidade da minha mãe com 74 anos imigrar como aposentada e esse visto expandir para dois filhos maiores de idade e uma filha menor? Se sim, a cidadania nesses casos seria possível?

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 16, 2016 at 6:10 pm

Boa tarde

A autorização para residencia para aposentados é pessoal e não dá direito a trabalho. Os filhos teriam que solicitar outros tipos de vistos para vir, independetes da renda da mãe. Outro problema que teria seria em relação ao convenio medico particular que teria que contratar que para quem tem mais anos é mais caro.

Um abraço

Resposta
TANIRES PINTO Outubro 28, 2016 at 6:59 am

Olá Susana,

Gostaria de tirar uma dúvida?!
Sou brasileria casada com cidadão europeu e atualmente residimos na Espanha.
Meu marido trabalha em Barcelona, assim, tenho permissão de residência comunitário por ele ser cidadão da união.
Posso ser amparada pela lei que garante nacionalidade para brasileiros residentes legais após 2 anos, e se sim, tenho que abdicar da minha nacionalidade?

Parabéns pelo blog!

Desde já agradeço pelo esclarecimento,

Tanires

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 30, 2016 at 9:48 pm

Hola Tanires

Se vc quiser a nacionalidade espanhola pode começar os tramites depois de dois anos de residencia legal na Espanha e nesse caso terá a dupla nacionalidade. Não é o mesmo que ocorreria no caso do seu marido, já que tem outra nacionalidade comunitaria, vc não.

Caso precise que faça o tramite electronica da sua nacionalidade junto com a assessoria para a mesma, pode me contactar através de
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Hellen Outubro 29, 2016 at 8:32 am

oi Susana,

Já que você mora na Espanha, gostaria de uma dica de plano de saúde privado (um que seja bem conhecido na Espanha assim como a Unimed e conhecida no Brasil. Tenho 67 anos e os seguros mais simples não aceitam a minha idade. Esse é o único documento que falta para eu fazer o pedido de residencial temporal não lucrativa.
Obrigada,
Hellen

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 29, 2016 at 10:24 am

Bom dia

Eu tenho e aconselho fazer um plano de saúde Adeslas.. cobre Espanha e outros países.. o problema que tem que ter conta na Espanha para poder contratar e o pagamento é mensal se vc quiser..

Se tiver conta aqui lhe posso indicar uma brasileira que é agente da Adeslas e lhe explico tudo..

Um abraço

Resposta
Heidy Machado Novembro 2, 2016 at 11:00 pm

Ola Susana,gostaria de saber,sou neta de espanhol,tenho 59 anos e meu avo ja e falecido,
gostaria de comprar um imovel na espanha,sou brasileira e tambem americana,oque vc poderia dizer no meu caso.
Meu marido e Norte Americano e vive comigo no Brasil,queremos mudar para Espanha,atualmente,vivemos no Brasil..
Estava lendo que dependendo do preço da propridade posso ser legalizada.
Agradeço suas sugestoes
Sinceramente,
Heidy.

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 2, 2016 at 11:41 pm

Boa noite Heidy

O imóvel tem que ser como mínimo de 500.000 euros, sem contar impostos.. No seu caso por ser neta de espanhol se reside legalmente na Espanha por um ano poderia solicitar sua nacionalidade.

Se quiser uma consulta pode contactar conmigo no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid
Um abraço

Resposta
Bruno Novembro 6, 2016 at 9:19 pm

Boa noite Suzana,

Sou brasileiro e consegui nacionalidade espanhola, pois minha mãe nasceu na Espanha. Sou casado aqui no Brasil e tenho uma filha de 4 anos (que também tem a nacionalidade espanhola). Vamos mudar para a Espanha no próximo ano.

Pra minha esposa (que não tem cidadania espanhola) ir legalmente pra Espanha comigo, preciso apenas homologar a nossa certidão de casamento no consulado? O que mais preciso fazer no consulado pra irmos legalmente?

Obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 13, 2016 at 7:22 pm

Boa tarde Bruno

São varias coisas que tem que fazer para cumprir os requisitos e a sua esposa conseguir obter a autorização de residencia e trabalho. Estar somente casada com espanhol não lhe dá automaticamente a residencia.

Se quiser assessoria para o tramite pode me contactar no

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
John Novembro 16, 2016 at 10:05 pm

Ola boa noite! Parabnes pla pagina…muito boa!!! Vc sabe me dizer qual o prazo médio hoje do processo de casamento aí na espanha? Sou brasileiro e meu namorado espanhol….Obrigado 🙂

Resposta
Andreia Lopes Novembro 22, 2016 at 2:46 am

Bom dia Susana!

Me Chamo Andreia Lopes e residi na Espanha por quase 9 anos, em Novembro de 2011 pedi
licença do meu trabalho por 2 anos para cuidar do meu pai que estava padecendo de uma larga enfermidade. Me casei em 2006 (SEVILLA) com um Cidadão Espanhol que posteriormente veio para o Brasil, mas decidiu voltar para Espanha e por sua vez eu decidi permanecer no Brasil. Resulta que pedi o divórcio por diversas vezes, no entanto sem sucesso. Algumas vezes meu “marido” me disse que já havia se divorciado e outras dizia que não me daria o divórcio, assim que não sei qual é minha situação Civil. Quando viajei para o Brasil estava tramitando a renovação do meu NIE que era comunitário, (quando me casei já estava legal no País) bem como o processo de Nacionalidade, total é que não retornei para a renovação e nem para jurar bandeira quando me foi concedida a Nacionalidade.
Até Março de 2017, se tudo correr bem, quero e preciso regressar á Espanha e tenho várias dúvidas em relação a minha complicada situação. Tenho diversos familiares com Nacionalidade e que levam mais de 14 anos no país. Necessito urgentemente saber como devo proceder, se terei algum problema para entrar Novamente? e se é possível renovar meus papéis por outro meio que não seja o de regime comunitário? E como faço pra saber se estou ainda casada ou não? Enfim, necessito de assessoria.

Grata,
Andreia Lopes

Resposta
Leonardo Novembro 24, 2016 at 6:30 pm

Hola.
Depois de dar entrada no pedido de nacionalidade espanhola, após ter cumprido o tempo mínimo de residência exigido (um ano para cônjuge de espanhol), em quanto tempo (em média) sai a concessão da nacionalidade? É preciso manter a residência na Espanha até a concessão da nacionalidade?

Obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2017 at 11:38 pm

Boa noite Leonardo

Em media está demorando de 2 a 3 anos, porém a lei mudou agora e diz que será de 1 ano. De todas as formas, não se pode prever com exactitude o tempo estimado.

Deveria manter a residencia ate´ o final do prazo, se for negada terá que recorrer e se nem vive aqui como vai conseguir que o aprovem.

Um abraço

Resposta
Anderson Novembro 26, 2016 at 1:46 am

Suzana, é possível conseguir residência temporária na Espanha, para turistas que estejam a visitar o país e decidam ficar (que não seja para finalidade de estudo ou de trabalho)? Tenho renda mensal e dinheiro guardado suficientemente para viver na Espanha, quero solicitar residência temporária dentro do país, antes do período de 3 meses vencer no Espaço de Schengen. Estava pensando nessa possibilidade, para, após dois anos, solicitar a nacionalidade. Outra questão, caso não seja possível, o governo espanhol aceita tempo de residência como estudante para, posteriormente, conceder a nacionalidade por tempo de residência?
Saudações.

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 9, 2016 at 9:08 am

Bom dia Anderson

O tempo de estudante não conta para a nacionalidade, se é isso que quer saber.. Por outro, estando aqui não tem nenhum tipo de visto que possa tramitar para sua residencia legal.. Terá que voltar ao Brasil..

Se precisa de assessoria juridica para este assunto pode contatar com

http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Denise Tonon Dezembro 6, 2016 at 5:39 pm

Olá Suzana, tudo bem?

Sou Brasileira e já possuo cidadania italiana desde de 2008. Estou planejando ir morar na Espanha, com a intenção também fazer um curso de Pós Graduação em Musicoterapia. Como cidadã Italiana( já possuo passaporte), posso residir na Espanha?

Obrigada,
Forte Abraço,
Denise Tonon – Porto Alegre-RS

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 9, 2016 at 8:46 am

Bom dia Denise

Como cidadão europeia pode residir legalmente na Espanha, porém terá que cumprir uns requisitos para solicitar seu documento espanhol. Como turista pode estar como todos 90 dias, mas passado esse tempo tem que pedir autorização pra continuar residindo.

Um abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2017 at 11:31 pm

Boa noite Denise

Sim como cidadõ italiana pode residir na Espanha sem visto de estudante, porém terá que cumprir varios requisitos para ter sua autorização de residencia e trabalho.

Se precisar de assessoria para o tramite pode contactar-me atraves da https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço forte

Resposta
Luiz Oliveira Dezembro 7, 2016 at 7:11 pm

Olá, tudo bem?

Eu consegui pelo meu cunhado que ja mora na Espanha um contrato de trabalho, so falta o patrão dele acertar algumas coisas e vai me enviar, minha pergunta é, de acordo com sua experiencia, eu ja tendo esse contrato quanto tempo demora mais ou menos para que meu visto de residencia e trabalho fique pronto? (Isso no caso de ser aprovado).

Obrigado.

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 9, 2016 at 8:45 am

Bom dia Luiz

No geral 90 dias, porém não conheço as circunstancias do caso, mas é muito dificil que aprovem pela taxa de desemprego que temos aqui. Sorte.

Um abraço

Resposta
Cibele Dezembro 15, 2016 at 1:41 pm

Ola Susana.
Meu marido tem a dupla cidadania italiana, ja possui o Nie. Precisamos dar entrada no meu em Barcelona. Uma vez q ele seja autonomo é possiver dar entrada?quais comprovaçoes obrigatorias neste caso? Tempo estimado para eu obter o documento?

Agradeço
Cibele
[email protected]

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2017 at 11:21 pm

Boa noite Cibele

Suponho que seu marido tem o nie provisional que tem uma validade de 90 dias.. É uma folha cinza clara com os dados dele e o número. Para o seu ele terá que ter o definitivo e todos os esclarecimentos e como cumprir os requisitos eu indico na assessoria que dou para este tipo de tramite.

Se tiver interesse pode contatar-me através de https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2017 at 11:29 pm

boa noite

O tramite começa aqui na Espanha e pode demorar uns 90 dias, posteriormente terá que tramitar o visto aqui que deveria demorar outros 30 dias e depois aqui conseguir tramitar sua autorização (NIE) que demoraria outros 30 dias.

Um abraço

Resposta
Claudio Dezembro 9, 2016 at 9:20 am

Oi Susana, bom dia! Tudo bom?

Sou casado com um espanhol aqui no Brasil. Estamos separados ha 2 anos, mas continuamos casados e colegas. Gostaria de saber se é possivel regularizar meu casamento perante o gov espanhol e se com isso poderia me mudar e morar na Espanha, mesmo nao estanho mais junto do meu companheiro?
Obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2017 at 11:27 pm

Boa noite Claudio

Se não existe separação e seu marido aceita sim poderia registrar o casamento na Espanha, mas para poder residir aqui vai precisar que ele venha com vc para tramitar seus documentos. Só o casamento não vale nada a efeitos de conseguir documentos aqui.

Um abraço

Resposta
SAN Dezembro 9, 2016 at 8:28 pm

Olá, obrigada por compartilhar tanta informação! Seu trabalho é excepcional

Gostaria de saber quanto tempo tem demorado o processo de nacionalização…Considerando que a pessoa tem toda a documentação exigida, após a entrada do pedido, demora muito?
Pode sair do Pais durante esse processo? digo, ir de férias ao Brasil?

Muito Obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2017 at 11:25 pm

Boa noite Sandra

Muito obrigada pelo seu comentario. A mudança legislativa que tivemos nos últimos meses determina que o prazo para conceder ou não a nacionalidade é de um ano, porém nem sempre esses prazos sao cumpridos.

Ir de férias no Brasil uns dias sim que pode.

Um abraço

Resposta
Tatiana Dezembro 23, 2016 at 12:08 am

Olá Dr. Susana, Boa Noite!

Gostaria de tirar duas dúvidas, sou neta de espanhol e filha de cidadão espanhol porém já tenho mais que 21 anos, perante informação a qual recebi do consulado foi solicitado residência de um ano no país para solicitar minha nacionalidade, neste caso a sugestão foi que aplica-se para a “residência temporal sem fins lucrativos, para que posteriormente, após cumprir um ano, solicita-se minha cidadania. Esta informação está correta?
A segunda dúvida, seria, caso minha residencia temporaria fosse aprovada no período que estivesse lá, caso consegui-se um contrato de trabalho poderia migrar para residência e trabalho?

Muito Obrigada!
Tatiana

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2017 at 11:08 pm

Boa noite Tatiane

Sim a informação é correta.. se consegue que aprovem a residencia sem fins lucrativos poderá depois de um ano de residencia legal solicitar a nacionalidade por residencia.. no caso depois de 1 ano da autorização de residencia poderá modificar o documento para residencia e trabalho se consegue um contrato de trabalho.

Se precisar algum tipo de assessoria pode entrar em contato comigo através de

https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Nacionalidade espanhola por residencia | ADVOGADO BRASILEIRO Dezembro 25, 2016 at 7:30 pm

[…] A partir de 15 de outubro de 2015 a lei de nacionalidade mudou. Anteriormente era muito mais facil solicitar a nacionalidade por residencia. Uns minimos conhecimentos gerais da cultura nacional e um nivel medio baixo da língua espanhola lhe dará direito a cumprir uma parte dos requisitos exigidos para o tramite. Actualmente as coisas não são tão faceis. < Leia mais… […]

Resposta
Daniel Dezembro 29, 2016 at 10:02 am

Bom dia Suzana, gostaria que me desse uma opinião sobre o seguinte caso: vivo com meu parceiro que é Belga na Bélgica e temos um contrato de vida conjunta mas não um casamento, já fazem quase 2 anos que vivo aqui legalmente e neste período tentei conseguir o visto permanente 3 vezes, após cada negativa pediam mais papéis e informações e me davam um visto provisório válido por 6 meses, enfim, cansei desta situação e o que gostaria de saber é se mudarmos para a Espanha e casarmos aí, eu poderei viver legalmente na Espanha?

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 29, 2016 at 3:26 pm

Boa tarde Daniel

Com a documentação que vc indica que tem poderia tramitar seus documentos aqui através do seu parceiro, porém ele terá que vir pra cá também.. o tramite não é imediato se vc organiza bem a sua vinda ganha tempo para estar legal..

Se precisar de assessoria pode contactar-me em https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Aurinete Janeiro 2, 2017 at 3:48 pm

Boa tarde Suzana!

Gostaria de primeiro parabeniza -lá por sua respostas tão claras e objetivas!

1- sou brasileira e estou a 7 meses morando aqui na espanha (Barcelona) meu marido brasileiro com dupla cidadania (Espanhol/Brasil) e no final desse mês receberei o meu NI. – Tenho a certidão de casamento que o consulado no Brasil nos deu, emitida através de Madri.
Minhas Perguntas:.
A) para tirar minha nacionalidade DNI essa certidão é suficiente ou preciso “casar” aqui?
B) depois de quanto tempo posso solicitar a nacionalidade espanhola?
C) tenho de fazer as provas oral e escrita de espanhol?

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 2, 2017 at 10:13 pm

Boa tarde Aurinete

O tempo para sua nacionalidade conta somente depois de um ano legalmente na Espanha (residencia legal). Vai precisar aprovar todas as provas, contratar um profissional para tramitar a sua nacionalidade, além de ter que cumprir outros requisitos e pagar a tasa exigida.

Se o seu casamento foi registrado na Espanha como parece pelo seu texto, não precisa casar na Espanha não.

Se precisar da assessoria para a apresentação da nacionalidade, já que eu faço via telematica, pode entrar em contacto em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/?ref=aymt_homepage_panel

Um abraço

Resposta
ALCIDES GALDINO DOS ANJOS Janeiro 22, 2017 at 1:16 am

Complementando o e-mail anterior: CARA SUZANA
Uma pessoa que fizer uma Pós Graduação em Engenharia na ESPANHA, pode utilizar este Visto de 02 anos(obtido legalmente) para pedir a Nacionalidade Espanhola? Ser Graduado ou Pós Graduado facilita a aquisição de Nacionalidade? É NECESSÁRIO algum Contrato de Trabalho para obter a nacionalidade Espanhola, após passar 02 anos fazendo um Curso de Pós Graduação?
Agradeço antecipadamente.

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 22, 2017 at 1:08 pm

Hola Alcides

O tempo que está na Espanha como estudante não conta para a nacionalidade se o seu visto foi concedido para este objetivo.

Um abraço

Resposta
Raquel Janeiro 30, 2017 at 1:43 pm

Olá Susana! Minha cônjuge possui passaporte italiano, porém queremos ir morar na Espanha. Ela precisa comprovar renda de quanto para que eu possa residir na Espanha? Outra dúvida: seria melhor casar no Brasil antes de ir ou já estando lá? No caso de relacionamento homoafetivo, é ok na Espanha? Obrigada!!

Resposta
Vilma Janeiro 30, 2017 at 7:15 pm

Oi gustaría de saber se eu tenho direito a ter nacionalidade pelo meu esposo eu tenho permiso de residencia por cinco anos.meu esposo ja tenho nacionalidade e meus filhos tambem….

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 5, 2017 at 1:31 pm

Bom dia Vilma

Se você estiver vivendo um ano seguido na Espanha estando casada com espanhol, poderá solicitar a nacionalidade sim.. mas não é pelo seu esposo é pelo tempo de residencia, que diminui pra um ano no caso de estar casada com espanhol.

Se precisar assessoria para a apresentação do tramite pode me contactar no https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/ ou http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Felipe Cairo Fevereiro 7, 2017 at 1:07 pm

bom dia Susana, bom eu gostaria de mais uma informacao.
Eu vivi na España por mais de 5 anos e por conta da crisi economicaeu voltei em 2011 agora to louco pra voutar, mas meu documento ja esta vencido a mais de 5 anos como eu conceguiria telo outra vez?

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 12, 2017 at 7:34 pm

Boa tarde Felipe

Só teria o documento se o seu nie era de Larga duração.. se não era não tem jeito.

Um abraço

Resposta
DINHA Fevereiro 17, 2017 at 3:53 pm

BOA TARDE, SUSANA
PARABÉNS PELO SEU SITE, FICO GRATA PELA SUA ATENÇÃO.
SOU BRASILEIRA E VOU ME CASAR AGORA EM ABRIL COM UM ESPANHOL, ELE SÓ ESTÁ VINDO PARA O CASAMENTO, VAMOS MORAR NA ESPANHA. MINHA DÚVIDA QUAIS AS DOCUMENTAÇÃO QUE VOU PRECISAR PARA IR EMBORA COM ELE, PRECISO DE VISTO. VOU CASAR NO BRASIL PARA MORAR NA ESPANHA.

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 11, 2017 at 12:00 am

Boa tarde Dinha

Toda essa informação eu a dou na assessoria que dou para esse tipo de tramites. Se tiver interesse pode contatar-me em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
maria das merces alves torres Março 4, 2017 at 1:48 pm

Sou aposentado e qto precciso de euros para morar na Espanha?tenho esposa e um filho…

Resposta
Livia Bazaglia Viana Março 8, 2017 at 1:57 pm

Susana, Bom dia!

Sou Brasileira, me casei no Brasil e minha esposa tem nacionalidade espanhola, porém ela mora em Londres.
Devo levar a Certidão de Casamento no consulado para registro, certo? Qual o próximo passo para que eu consiga o visto ou o passaporte espanhol? Pois preciso me mudar para Londres, para ficar com ela.

Atte,

Livia

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 10, 2017 at 11:59 pm

Boa tarde

As suas dúvidas são facilmente respondidas numa consulta. Se tiver interesse pode me contatar no
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Thayná Março 14, 2017 at 12:42 am

Boa noite Susana, tudo bom? Eu gostaria de sanar umas dúvidas, e primeiramente, deixarei as informações:
1) Meu pai tem 51 anos, neto de espanhóis nascidos na Espanha mas não tem a cidadania. Ele nunca viveu na Espanha.
2)Por consequência, sou bisneta de espanhóis, tenho 25 anos e vivi um ano na Espanha legalmente.

Posso eu, ou pode o meu pai requerer a cidadania espanhola ?

Resposta
Vitor Bautista Março 17, 2017 at 7:38 pm

Susana, boa tarde

Parabéns pelo seu trabalho!
Moro em São Paulo, sou neto de espanhol e tenho cidadania brasileira e espanhola, pretendo casar com minha namorada daqui uns anos aqui mesmo no Brasil e posteriomente morarmos na Espanha, nesse caso, devo me casar com ela como um espanhol nascido no Brasil ou utilizar minha nacionalidade brasileira? Seria como se ela estivesse casando com um estrangeiro no Brasil ou não se aplica?
Muito obrigado e sucesso para você sempre!

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 19, 2017 at 1:49 pm

Bom dia Vitor

Se pretende viver na Espanha com a sua futura esposa deveria fazer as coisas correctamente para que ela chegando aqui rapidamente tenha seus documentos. Além do casamento e de como fazê-lo adequadamente existem outros requistos que terão que cumprir aqui. Se quiser uma consulta para esclarecer tudo que tem que fazer sobre o casamento e posteriormente uma assessoria para o tramite da sua futura esposa, pode entrar em contato comigo no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Vitor Bautista Março 19, 2017 at 4:15 pm

Muito obrigado Susana pelo retorno, em breve entrarei em contato novamente para ter uma assessoria a respeito desse assunto.
Tenha um ótimo domingo!

Resposta
Darci Março 28, 2017 at 4:09 pm

Boa tarde Suzana…….gostaria que se possível me esclarece uma dúvida……Sou mãe de europeu…….ele é filho único……tenho 58 anos …..ele pode me legalizar na Espanha? As exigências de valores a comprovar para ele poder me sustentar lá isso não tem problemas. A única dúvida é A idade . Aguardo …..desde já agradeço

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 3, 2017 at 10:36 pm

Boa noite Darci

Depende de muitos fatores, se você vai querer trabalhar, etc.. tinha que conhecer melhor sua situação pessoal.. Se quiser uma consulta vemos tudo e lhe digo como poderia buscar um caminho para estar legal aqui. A situação também depende um pouco do seu filho..

Qualquer coisa pode me encontrar no https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Marcelo Fernandes Abril 4, 2017 at 3:30 pm

Olá Susana,

Minha noiva é brasileira/britanica. Atualmente moramos no BR e estamos querendo mudar para a Espanha.

A duvida é, o que é melhor, casar aqui no BR ou na Espanha?

Chegando na Espanha como eu posso trabalhar legalmente?

Obrigado!

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 4, 2017 at 10:36 pm

Boa noite Marcelo

todas as suas dúvidas posso responder numa consulta.. para que você tenha documentos aqui precisa saber se vai conseguir os requisitos.. o mesmo caso é para a sua namorada. Mesma sendo britanica o documento não é automatico.

Se tiver interesse pode entrar em contato no

advogadobrasileiro-espanha.com

Um abraço

Resposta
Andre Taboada Abril 10, 2017 at 2:20 pm

Susana, bom dia!

Tenho uma pequena dúvida, meu avô por parte de pai é Espanhol, mas não tenho muitas informações sobre ele, mas estou pensando em querer a cidadania, mas não consigo informações dele aqui no Brasil, qual a melhor maneira para conseguir informações do nascimento dele?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 14, 2017 at 1:46 pm

Bom dia

Dependendo dos dados que tenha posso solicitar a certidão dele aqui. é um dos serviços que presto.

Se tiver interesse pode contatarme no http://www.advogadobrasileiro-espanha.com

Um abraço

Resposta
Ronaldo Abril 12, 2017 at 10:04 pm

Olá Susana!

Minha esposa é norueguesa e vamos mudar para a Espanha.
Após vivermos dois anos na Espanha pretendo pedir a nacionalidade, porém tenho uma única dúvida e não encontro essa informação em nenhum lugar:
Eu tenho obrigatoriamente que trabalhar por esses dois anos na Espanha para que aprovem o pedido da nacionalidade, ou posso comprovar a renda com dinheiro em conta bancária, por exemplo? Se sim isso conta a renda de minha esposa também ou é exclusivamente minha renda comprovada?

Obrigado!
Ronaldo

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 14, 2017 at 11:04 am

Bom dia Ronaldo

Se você já viveu legal na Espanha e esteve fora muitos anos provavelmente já não tem residencia legal teria que fazer todo o tramite. No momento da nacionalidade terá que acreditar renda para se manter, porém o processo não é tão simples como parece. No caso que não cumpra algum requisito depois eles negam o seu pedido.

Se precisar de assessoria ou consulta pode contatar-me no https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Tátila Betim Valadares Abril 18, 2017 at 12:31 pm

Olá, tudo bem?

Meus sogros são aposentados e estão muito interessados em ir residir na Espanha com esse visto de aposentados (residência não lucrativa).
Mas gostaríamos de saber quanto tempo demora para tirar esse visto, quanto custa e se meu sogro poderia incluir a mim e meu esposo como dependentes.

Aguardo resposta e desde já agradeço.

Tátila

Resposta
Susana Sawa toledo Maio 1, 2017 at 5:54 pm

Boa tarde Tátila

Esse visto é rapido se cumpre os requisitos. Terá que provar uma renda minima de 2.130,04 euros. Em relação a levar outros familiares depende muito das circunstancias pessoais de todos.

Se quiser uma consulta para tirar suas dúvidas pode contatar-me em https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Ronaldo Maio 15, 2017 at 3:20 pm

Oi suzana tenho outra pergunta, como exigen renda e seguro medico da.minha esposa pra me darem um novo NIE ja que deixei caducar por mais de 4 anos, tentamos entrar por arraigo ja que temos filhos espanhois, porem no dia da cita me deram uma notícia que nao esperava que era a de que eu tinha que esperar eu ficar “ilegal” no país ou seja passar os 90 dias do meu passaporte aqui…enfim isso procede? Fui a outros orgaos do governo como agencia tributaria e inem…e me disseram que isso e um absurdo enfim o que vc pode me dizer sobre…obrigado

Resposta
Natividade Silva Maio 18, 2017 at 9:45 am

Bom dia Susana:

Eu tenho um amigo russo que tem visto de residencia em espanha há dois anos, que caduca agora em Agosto. Como podemos renovar o visto? será que pode pedir a nacionalidade?
Aguardo resposta… Obrigada

Resposta
ana maria miranda Maio 23, 2017 at 12:07 pm

Bom dia, gostaria de pedir uma informação. Para poder solicitar a cidadania espanhola apos morar 2 anos legalmente na Espanha, como residente temporal não lucrativo, um dos requisitos é que tenha morado de forma “contínua” na Espanha pelos dois anos. Isso quer dizer que não posso sair da Espanha nesse período? Por exemplo, em Portugal tem que passar ao menos 6 meses por ano lá. Não encontrei nada em relação a Espanha que esclarecesse isso. Pergunto porque quero começar o processo de solicitação de visto, mas tenho um filho que ficará morando no Brasil e outro na Nova Zelandia e gostaria de poder visitá-los enquanto estiver morando na Espanha. Obrigada

Resposta
WAGNER Maio 28, 2017 at 12:29 am

Bom día, por favor , me oriente,e possivel EU permanecer na espanha por 90 días, depois volta ai Brasil e voltar de novo para ESPANHA por mais 90 e ficar fazendo isso ate completa os dois anos sendo que nos primeiros 90 EU ja empadronaria. Obrigado

Resposta
deyse costa Junho 16, 2017 at 2:47 pm

Susana, de posse do visto de residência não lucrativa espanhol, tenho que passar esses 2 anos ininterruptos na espanha ou posso ficar viajando pela União Européia até completar esses 2 anos? 1 mês na Itália , depois mais 1 mês em outro país por exemplo

Resposta
Fernanda Junho 21, 2017 at 3:41 pm

Olá! Tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida contigo. Sou brasileira e meu marido também, porém ele tem cidadania alemã e estamos morando na Espanha. irei solicitar meu NIE através do “familiares residentes comunitários. Neste caso, para poder solicitar a nacionalidade / passaporte espanhol, são 2 ou 5 anos? Além disso, meu caso é mais complicado, pois minha mãe que sempre morou conosco, veio junto e gostaria de inclui-la. É possível? Vou precisar de um advogado?
Obrigada

Resposta
Tatiana Junho 25, 2017 at 3:23 pm

Ola Suzana, Boa Tarde! Tudo bem?
Estou vivendo na espanha com uma residencia legal nao lucrativa, pois sou neta de espanhol e apos um ano vou solicitar minha nacionalidade. Este processo foi indicado pelo consulado do Brasil e aqui tambem, vi informaçoes aqui onde voce menciona que este tipo de residencia nao caractetiza uma residencia legal, mas apenas uma estadia legal, esta informaçao esta correta? Estive no registro civil e escritorio de extrangeria aqui e fui informada que esta é um tipo de residencia legal que contara para solicitaçao da naciolidade. Estou perguntando pois precisaria de uma consultoria para tramitar minha nacionalidade assim que minha residencia finalizar e gostaria de saber se realizam este processo. Obrigada!

Resposta
Aurea Julho 1, 2017 at 4:38 pm

Olá Susana!
Minha irmã é casada com espanhol a 8 anos, gostaria de sabe o que devo fazer para ir morar com eles. Faço Universidade de Direito no Brasil, oque vc me aconselha, e qual a melhor forma de conseguir ficar lá legal.

Antecipadamente Agradeço.

Resposta
Valdirene Agosto 12, 2017 at 6:07 pm

Hola doutoura Susana! Tudo bem? Sou Brasileira viúva de Espanhol desde de 2012, mas ainda não tirei a nacionalidade Espanhola…Logo que ele faleceu eu vim embora para o Brasil e agora gostaria de tirar a nacionalidade e saber o valor?

Resposta
Ramon Agosto 28, 2017 at 6:47 am

Olá Doutora Suzana. Me chamo Ramon e possuo 40 anos. Tenho uma dúvida simples, que serve mais para eu me certificar se tenho ou não direito à Cidadania Espanhola por descendência.
Meu avô era espanhol, veio ao Brasil como imigrante, teve 3 filhos: Meu pai e 2 tias.
Minhas 2 tias tem cidadania, meus primos, todos tem também. Apenas meu pai não tirou e eu.
Me disseram que somente meu pai possui o direito por ser filho direto de espanhol e eu, por já ter passado bastante dos 18 anos, não possuo mais o direito. Isso é verdade?

Resposta
Bruno Setembro 1, 2017 at 8:11 pm

Ola meu nome e Bruno morei na Espanha durante 9 anos e voltei para o brasil a 5 anos meu nie claro caduco como faço para recuperar meus documentos tenho uma filha espanhola de 9 anos obrigado

Resposta
Rodrigo Setembro 28, 2017 at 4:38 pm

Olá Susana, saberia me dizer quanto tempo leva para receber o visto de residência permanente após a aplicação, apresentação de documentos, provas, etc?

Obrigado!

Resposta
Lucineia Martins Ordonhes Outubro 2, 2017 at 9:24 pm

Ola Susana, preciso tirar uma duvida e espero que você possa me ajudar, minha mãe vai dar entrada com a documentação no consulado de São Paulo, em sua nacionalidade espanhola por ser filha de espanhol de origem, você sabe me dizer quanto tempo leva pra sair. Também quero pedir visto de residencia não lucrativo, para depois pedir minha dupla nacionalidade também.

Resposta
Maria Outubro 15, 2017 at 3:20 pm

Olá Susana,
Meu pai, brasileiro, morou 10 na Espanha e obteve a cidadania Espanhola. Hoje em dia ele mora no Brasil. Eu, como filha, brasileira, tenho o direito de obter a cidadania também?

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 18, 2017 at 2:06 pm

Olá Maria!
A Susana Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Fabiane Melo Outubro 24, 2017 at 11:25 pm

Olá Susana tudo bem? Poderia me esclarecer uma dúvida. Se eu e meu marido, ambos brasileiro formos para Espanha com visto de estudo ( para estudar espanhol) que nos dá permissão de trabalho de 20 hrs semanais ficarmos por 2 anos legalmente. Podíamos depois desse período aplicar para residência?? Caso possível você poderia nos auxiliar nesse processo? ? Obrigado!

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 26, 2017 at 7:42 pm

Olá Fabiane!
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Alexandre Nascimento Outubro 31, 2017 at 12:50 pm

Olá, sou estudante na Espanha, vou estudar aqui durante dois anos, depois dos dois anos como residente eu posso solicitar a nacionalidade mesmo sendo estudante? Outra coisa é que como estudante, normalmente não tenho contrato de trabalho ou prova de renda, mas tenho dinheiro salvo no Brasil. Quando Euros/reais seriam necessários para provar que eu tenho meios de sobreviver?

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 2, 2017 at 1:03 pm

Olá Alexandre!
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Roneclei Trindade Dezembro 5, 2017 at 12:08 am

Olá Susana, meu nome é Rony, tenho 28 anos e gostaria por gentileza de tirar uma dúvida e em tal caso de que seja positivo estar posteriormente contratando o serviço. A alguns anos atrás ainda menor de idade, morei com minha mãe (casada e naturalizada espanhola) durante alguns anos em Madrid no qual tive direito a uma Tarjeta comunitária. No entanto, depois de alguns anos vivendo legalmente trabalhando e tudo mais, decidi regressar ao Brasil juntamento com minha mãe por questões familiares e ficando durante um período de 5 anos. Então, minha dúvida é: Posso voltar a Madrid e de alguma forma recuperar o NIE que tinha? ou simplesmente teria que ser só por arraigo social?Estando um período ilegal tal tal tal.. Teria alguma otra forma de conseguir uma residencia por já ter residido ou minha mãe ser naturalizada?

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 6, 2017 at 2:15 pm

Olá Roneclei,
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
allef Dezembro 26, 2017 at 3:36 pm

ola tudo bem , minha namorada tem tia que mora na Espanha legalmente, queria saber se ela pode ajudar em algo que faça ser mais facil morar na Espanha. obrigado

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 27, 2017 at 2:17 pm

Olá Allef,
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Sabrina Fevereiro 18, 2018 at 10:36 am

Olá Susana, tudo bem?
Sou espanhola casada com brasileiro. Pretendemos dar inicio ao processo da nacionalidade por residência. Parabtabro vamos nos mudar para a Espanha e seguir os trâmites.
Minha dúvida é com relação aos prazos. Depois de iniciar o processo eletrônico quanto tempo demora para obter a resposta?
É necessário continuar vivendo na Espanha até a resposta final?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 22, 2018 at 10:08 am

Bom dia Sabrina

O seu marido tem que residir 1 ano legal aqui para poder a nacionalidade. Acho que está confundindo nacionalidade com residencia legal. Para a residencia legal tem que cumprir varios requisitos, por estar casado com espanhola não tem documentação automatica.

Se quiser uma consulta ou assessoria para o tramite do seu marido entre em contacto comigo no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Adriana Lourenco Março 1, 2018 at 11:53 pm

Boa noite suzana.

Meu esposo está indo trabalhar na Espanha ja legalizado.
E depois que ele estiver estabilizado vamos eu e meu filho 08 anos.
Como faço para legalizar eu e meu filho.
Somos todos brasileiros?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 22, 2018 at 10:03 am

Bom dia Adriana

Isso depende de muitos fatores. O seu marido poderia ter feito o tramite de vocês no momento que fez o dele, como não fez terá que faze-lo posterior e depende do tipo de documento que tenha e da duração.
Se quiser uma consulta para tirar essas duvidas entre em contacto no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid e lhe indico como funciona.

Um abraço

Resposta
Leonardo Agosto 4, 2018 at 5:01 pm

Bom Dia Suzana,
Sou Uruguaio naturalizado Brasileiro, tenho empresa no Brasil. Vou pedir um visto de residencia não lucrativa, após 2 anos de residencia irei ingressar com pedido de nacionalidade. Tenho dois filhos menores de idade 8 e 12 anos, pergunta poderei transmitir minha nacionalidade adquirida apos dois anos de residencia legal na españa mesmo que eles permaneçam no Brasil?

Resposta
Ann Moeller Agosto 6, 2018 at 1:01 pm

Ola Leonardo, a Susana não colabora mais com o BPM.

Resposta
Luane Braga de Souza Outubro 17, 2018 at 10:28 pm

Muito boa tarde a todos do site.
Morei na Espanha de maneira legal e permanente durante 10 anos.
Voltei a morar no Brasil há 1 ano e 3 meses.
Ainda tenho o cartao de residente permanente, que perderá sua validade em agosto de 2023.
Gostaria de saber se tenho direito de solicitar a nacionalidade espanhola por ter residido legalmente durante todo esse tempo morando no Brasil e nao perder a nacionalidade brasileira no processo.
Abraços.

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 21, 2018 at 3:59 pm

Olá Luane,
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Paula Alvarez Raposo do Amaral Janeiro 16, 2019 at 4:59 pm

Boa tarde Dra., poderia por gentileza me enviar um resumo das possibilidade de descendentes e também de quem quiser investir em Portugal e Espanha para obter nacionalidade?
Agradeço desde ja sua disponibilidade e atenção

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 17, 2019 at 2:07 pm

Olá Paula,
A Susana Sawa Toledo, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Ana Luiza Andrade Martins Novembro 1, 2019 at 5:19 pm

Suzana me esclareça uma dúvida por favor , minha mãe se casou com um espanhol e já é naturalizada espanhola. Tenho 23 anos e tenho interesse de ir pra Espanha vc acha que será fácil pra mim conseguir se naturalizar espanhola ? Moro no Brasil e tenho vontade de morar e trabalhar na Espanha

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 1, 2019 at 7:27 pm

Olá Ana Luiza,
A Susana Sawa Toledo, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação