BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo EUA Texas

Noivado e casamento: costumes e superstições americanas

Tudo começa quando o namorado pede a mão da amada em casamento e lhe dá uma aliança de diamante. Este é um momento muito esperado por muitos casais. Antes de pedir a mão da namorada, o futuro noivo arquiteta situações criativas e inusitadas para que ela não desconfie de nada. Alguns preparam um jantar romântico, outros pedem a namorada durante um voo de balão, em meio a uma brincadeira como caça ao tesouro ou durante uma trilha. Vale ser criativo e trazer um fotógrafo a bordo para imortalizar o momento.

A aliança: Durante o noivado a mulher usa a aliança na mão esquerda, mas o homem não usa aliança nenhuma. Nesta altura, os noivos começam a fazer planos mais concretos sobre os preparativos do casamento, que vai da escolha da data ao cartão de agradecimento a ser enviado, depois da cerimônia, aos convidados que comparecerem.

Vestido de noiva: Há inúmeras lojas com estilos variados para todos os gostos, estações e orçamentos. Uma das lojas mais populares nos EUA é a David’s Bridal. Lá a noiva pode alugar ou comprar um vestido novo ou usado por preços bem em conta. Em qualquer loja um vestido novo deve ser encomendado, no mínimo, com 6 meses de antecedência. Para as noivas que vão se casar em menos de 6 meses e ainda não compraram o vestido ou aquelas que queiram um modelo único, vintage, sem pagar o preço original, a opção é a bridal consigment store, ou seja, lojas de segunda mão. Geralmente estas lojas são pequenas, com uma seleção de vestido mais exclusiva e atendimento personalizado. Ao comprá-lo, a noiva já pode levar o vestido para casa. Este tipo de loja já indica costureiras especializadas para possíveis ajustes. Aqui em Austin há várias delas, mas a Second Summer Bride é uma loja bem conhecida pela qualidade de atendimento e dos vestidos.

Os padrinhos: O noivo leva como padrinhos seus melhores amigos e/ou irmãos que são chamados de best man. A noiva faz o mesmo e as madrinhas são as bridesmaids. Observe que os padrinhos sobem ao altar sozinhos mesmo quando são casados. Dentre as bridesmaids, há a maid of honor que é a líder e ajuda a noiva na programação do chá-de-panela e na despedida de solteira. A noiva determina a cor e o estilo dos vestidos das bridesmaids.

Os preparativos: Seja um casamento íntimo ou uma festa para muitos convidados, há sempre muito trabalho pela frente até o dia do casamento. Por aqui, os locais de casamento promovem eventos em parceria com decoradores, buffets, DJs, confeitarias, floriculturas, estilistas e com outros serviços para que o casal tenha uma experiência com o possível futuro fornecedor e também uma ideia global da festa.

Após a escolha da data e local, um pré-convite chamado Save the Date (reserve a data) é enviado para os convidados por correio ou e-mail e fornece informações básicas como a data, horário, local e, muitas vezes, um website do casamento. Um convite oficial é enviado depois. Se houver um website, este vai ter fotos do casal, informações mais detalhadas sobre o local, como chegar até lá, os convidados, a agenda do dia e até o que vestir. Esta opção é mais popular para aqueles que vão casar-se em um destino paradisíaco ou Destination Wedding, veja abaixo.

Tem um website ótimo chamado The Knot com informações educativas e atualizadas sobre casamento e oferece gratuitamente a opção de criar o seu próprio website. Esta página virtual pode ficar no ar por um ano assim o casal pode postar as fotos do casamento para os convidados.

Fonte: Acervo pessoal.

Destination Wedding: Este tipo de casamento está mais popular que nunca. O Destination Wedding, significa que o casamento vai ocorrer em outra cidade, geralmente um destino paradisíaco. Alguns dos destinos mais populares entre os americanos são: Havaí, Napa Valley-Califórnia (devido as vinícolas e paisagens pitorescas), Florida Keys, Las Vegas, Ilhas Caribenhas, Costa Rica, Riviera Maya (México), Irlanda e outros. Normalmente os resorts oferecem pacotes de casamento básicos ou mais completos, convenientes para quem não quer ter muito trabalho e tampouco convidar muitas pessoas.

Cartório: O equivalente ao casamento no cartório, conhecido por nós brasileiros, tem um formato diferente nos Estados Unidos. Este não requer padrinhos e pode ser bem informal. A certidão de casamento deve ser emitida num cartório do condado mediante o pagamento de uma taxa, que pode variar de U$70 a U$80 conforme o condado no Estado do Texas e outra taxa estadual de $60. No Texas, só a certidão não garante a validade do casamento, por isso o casal deve programar uma cerimônia seja numa igreja ou através de um indivíduo certificado com autoridade legal para realizar casamento. Este último tem sido muito popular entre os casais gays pois muitas igrejas ainda não aceitam uniões homossexuais. No Texas, após a emissão da certidão de casamento, a cerimônia deve acontece no período de 90 dias ou a mesma expira. O casal também pode fazer um cursinho preparatório de 8 horas e a tarifa de condado tem um desconto de $60.

Rehearsal diner: Este jantar é oferecido pelos noivos na véspera do casamento para os familiares e pessoas mais íntimas do casal.

Superstição: No dia do casamento, a noiva deve usar “algo antigo, algo novo, algo emprestado, algo azul”. O antigo simboliza continuidade, o novo promove otimismo e confiança no futuro, o emprestado representa felicidade emprestada e o azul significa pureza, amor e fidelidade.

Seja uma reunião íntima ou uma grande festa, o casamento é celebrado em todo mundo. O que determina o estilo é a criatividade, os valores pessoais e bolso. Se você teve um casamento inesquecível ou foi convidada/o muito bacana compartilhe a sua experiência conosco.

The Knot

Davids Bridal

Second Summer Bride

Related posts

Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

Paula Dalcin Martins

Informações sobre o visto de noiva (K1) dos EUA

Joana Miller

EUA – Entrevista com a chef Denise Browning

Cleo Vassiliou

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação