BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Taiwan

O Ano Novo Chinês em Taiwan

Este é o mês em que se comemora o Ano Novo Chinês em Taiwan. No calendário lunar, o novo ano corresponde ao ano do cão e, segundo as previsões, o cão é fiel e será um ano repleto de preocupações sociais. Também é um mês muito esperado por conta dos longos dias de feriado.

A maioria dos feriados tradicionais em Taiwan segue o calendário lunar chinês ao invés do calendário solar ocidental e, por esse motivo, o Ano Novo Chinês é por vezes referido como o “ano novo lunar”. Com certeza é uma época em que a Ásia em geral tem um grande movimento de pessoas para todos os lugares além de ser um período difícil para encontrar bons hotéis, porque tudo já foi reservado com muita antecedência.

Para a maior parte dos taiwaneses, este feriado é sinônimo de três coisas: a cor vermelha, fogos de artifício e o encontro familiar. Na preparação para o festival, a cidade, os shoppings e as ruas ficam muito enfeitadas com as cores vermelha e dourado.

Como acontece

Querendo conhecer um pouco mais como de fato é comemorado esta data, perguntei a um amigo local que gentilmente me tirou algumas dúvidas.

Segundo ele, na véspera do Novo Ano, a tradição é limpar a casa e tirar todas as coisas velhas, preparando a casa para entrada da boa sorte. No segundo dia, eles fazem uma sopa que só podem desfrutá-la no dia seguinte, e nesta mesma noite, as luzes da casa deverão permanecer acesas para que os bons espíritos venham.

Na verdade, essa sopa é uma oferenda para tais espíritos visitantes. No terceiro dia, é quando então eles saem para visitar as famílias maternas e paternas e trocam dinheiro no famoso envelope vermelho. Em geral, esse envelope é dado dos mais velhos para os mais novos e o restante dos dias é para estar com a família, passar em um templo para agradecer e saborear os pratos tradicionais.

O que fazer em Taipei e região

Nós já tivemos ano em que viajamos e outro em que permanecemos aqui. Posso dizer que foi muito bacana sentir o feriado, pois a cidade fica desacelerada ainda que haja um pouco de diversão. É um tanto quanto estranho sentir isso aqui já que tudo acontece em uma velocidade absurda, mas também não significa que alguns dos lugares turísticos ao redor da cidade fiquem vazios, muito pelo contrário. Não se esqueça que assim como muitos saem daqui para viajar, outros chegam.

Cada um desfruta do seu jeito e faz o seu roteiro, mas vou listar alguns passeios que fizemos nesta época do ano:

Mercado noturno Raohe Night Market

www.guidetaipei.com
Fonte: www.guidetaipei.com – Songshan Cyou Templo, Taipei, Taiwan.

O mercado já é tradicional, mas no Ano Novo Chinês ele fica especialmente surpreendente, cheio de lanternas e decorações com flores. Próximo a ele, tem o famoso templo do Songshan Ciyou Temple que considero um dos mais belos. Pode entrar e sentir a energia, com certeza terá algumas pessoas fazendo seus rituais de orações.

 Dihua Street

www.taiwannews.com
Fonte: www.taiwannews.com – Uma das ruas aos arredores do mercado em época de Ano Novo Chinês, Dihua Street, Taipei, Taiwan.

Esta rua é parte histórica da cidade. Está localizada em um dos primeiros centros comerciais da cidade. Além de encontrar inúmeras lojas que vendem chá, tecidos, aviamentos e ervas medicinais, a rua fica fechada nos arredores deste antigo mercado histórico dando espaço a inúmeros vendedores.

Jiufen

Fonte: Arquivo Pessoal – Casa de Chá em Jiufen, Taiwan, 2016

Foi a oportunidade que tivemos para conhecer as charmosas ladeiras que ficam ao norte de Taiwan, próximo da cidade de Keelung. Por lá, há várias lojinhas que vendem de tudo um pouco, mas é um local pra lá de diferente. Vale visitar às famosas casas de chá do local.

Wulai

Fonte: Arquivo Pessoal – Vendedores vestidos como os aborígenes em Wulai, Taiwan, 2015.

Situado em Nova Taipei, Wulai é um reduto com uma cachoeira e um bom lugar para sentir a cultura indígena de Taiwan. Além disso, tem um passeio de teleférico até a cachoeira. Para às crianças se divertirem, também tem um passeio de trem.

Pingxi

Fonte: Arquivo Pessoal – Taiwaneses fazendo seus pedidos nas lanternas antes de soltá-las, Pingxi, Taiwan, 2015.

Se for para escolher um passeio, esse eu não deixaria de fazer. Famoso pelo festival de lanternas, está localizado ao norte das montanhas de Taiwan. É mundialmente conhecida por suas lanternas no céu e acontece após quinze dias do final do feriado.

A cada ano, este festival atrai mais e mais pessoas. Lá é possível você comprar uma lanterna, escrever seus pedidos e depois soltá-la em direção ao céu. Mas é lindo de ver o momento em que um grupo x de pessoas se reune para soltá-las todas ao mesmo tempo. Uma emoção que não consigo descrever. É uma experiência emocionante e única!

Eu diria que viver este feriado por aqui é como sentir uma combinação da ceia de Natal, com a energia e os fogos da virada de ano além das férias de trabalho, tudo em um super feriado chinês.

Um dos cumprimentos tradicionais do feriado

As duas formas mais populares de cumprimentar em chinês são:

  • Nian Kuai Le Xin que significa Feliz Ano Novo!
  • Gong Xi Fa Cai – Parabéns, desejo-lhe riqueza! Esse é o que mais escuto pelos porteiros do prédio.

Agora sim, o ano começa pra valer do lado de cá! Aproveito para desejar um Feliz Ano Novo Chinês também!

Related posts

Como foi a Copa no país que não foi para o Mundial

Renata D'onofrio

Dia de Reis na Polônia

Vivian Kulpa

Como são as festas espanholas de fim de ano

Melissa Dobrezanski

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação