BrasileirasPeloMundo.com
Polônia Turismo Pelo Mundo

Onde esquiar perto de Varsóvia

Onde esquiar perto de Varsóvia.

Varsóvia não fica nas montanhas, então esquiar por aqui acaba sendo um pouco mais complicado, mas não é impossível.

Este mês mostro 8 lugares num raio de 200 km da capital polonesa onde existem pistas de esqui.

Górka Szczęśliwicka

Para esquiar na Górka Szczęśliwicka não precisamos sair da cidade, pois é o único local desse tipo dentro de Varsóvia.

Localizada no distrito de Ochota, a pista de esqui funciona o ano inteiro e se apresenta muito bem.
A elevação surgiu a partir dos escombros deixados pela guerra, que foram levados para esse local, na década de 50.

A pista de esqui abrange uma área de 9500 m², a elevação do declive é de 44 metros e seu comprimento tem aproximadamente 227 metros, o que qualifica seu percurso como fácil.

Em 2 minutos você chega ao topo usando o puxador ou o teleférico com capacidade para 700 e 1200 pessoas por minuto. A pista está equipada com três canhões de neve que farão nevar, mesmo quando o inverno não for bom.

No local pode-se alugar equipamentos de esqui e snowboard, além de existir várias modalidades de cursos.
Para maiores informações em inglês, clique aqui.

Foto: acervo pessoal

Cerca de 140 km a sudeste de Varsóvia, nas proximidades de Puławy e Kazimierz Dolny, encontramos pistas em Rąblów, Parchatka e Celejów.

Rąblów

Na cidade de Rąblów, na região de Wąwolnica, o complexo oferece pistas com um comprimento total de 640 m, equipados com 3 puxadores e um elevador de 120 m para crianças.

A pista é muito bem cuidada e iluminada, tem um sistema artificial de fabricação de neve. Além das pistas, encontramos uma base gastronômica e hoteleira muito boa.

No local, existe também a possibilidade de fazer sua própria fogueira, ótima opção para sentar com os amigos, cantar, assar linguiças e marshmallows. As crianças adoram!
Para maiores informações, clique aqui

Parchatka

O local oferece três pistas de esqui bem cuidadas e iluminadas – rota azul, rota vermelha e rota verde – com 420 m de comprimento a azul e a vermelha, enquanto a verde tem somente 80 m de comprimento.

A diferença de altitude da rota mais difícil (vermelha) é de 51 m, a média (azul) é de 49 m e a fácil (verde) é de 26 m.

Os esquiadores são transportados até o topo da encosta por dois puxadores com capacidade total de 1400 pessoas/hora.

No sopé da colina você encontrará uma escola de esqui, aluguel de equipamentos, Taberna Parchatka com acomodação e um amplo estacionamento. Para maiores informações, clique aqui.

Celejów

A estação de esqui na cidade de Celejów é muito apreciada pelos habitantes da região de Lublin. Conta com duas pistas de rotas fáceis com 250 e 300 metros, dois puxadores levam os esquiadores até o início das pistas.

A diferença de nível da montanha em Celejów e de Rąblów é a inclinação, que é mais suave em Celejów, mas a descida é mais longa.

A estação conta com canhões de neve que fazem nevar sempre que exista essa necessidade.

Há também um pequeno local de gastronomia, aluguel de equipamentos de esqui e uma escola de esqui com instrutores qualificados no local. Para maiores informações, clique aqui.

A cerca de 200 km de Varsóvia, nas proximidades de Kraśnik e Janów Lubelski, existem duas pistas que vale a pena visitar no fim de semana.

Bartorz

O local possui 3 pistas (480, 400 e 350 metros de comprimento) com diferentes níveis de dificuldade. Dois teleféricos levam os esquiadores para o topo das pistas.

O local também conta com um snowboard park desde 2013, desenhado por uma empresa especializada na realização deste tipo de instalações e possui uma opinião positiva entre os praticantes de snowboard.

No sopé da encosta existe serviço de aluguel de equipamento de esqui e snowboard, bar, estacionamento e um mini parque de diversões para crianças. Para maiores informações, clique aqui.

Sulów

Na vila de Sulów, você pode esquiar em uma das três pistas. O percurso mais curto tem 70 metros e é adequado para crianças e iniciantes. Uma rota de 100 metros com puxadores foi preparada para os esquiadores aperfeiçoarem suas habilidades.

A pista de esqui mais longa tem 350 metros de extensão. É caracterizada pelo início com uma seção plana e termina com uma inclinação acentuada.

No percurso, é possível realizar uma descida muito rápida, o que dá muita alegria aos esquiadores experientes.

Saiba quais são os feriados na Polônia

O terreno amplo, ao pé da encosta, minimiza o risco de colisões e a seção inicial plana dá tempo para se acostumar com o tráfego e as condições da encosta.

Toda a encosta é iluminada e nevada artificialmente por canhões de neve, o que permite desfrutar melhor da descida.

O local possui aluguel de esquis, instrutores especializados e estabelecimentos de alimentação. Para maiores informações, clique aqui.

Saindo de Varsóvia também podemos aproveitar a região de Łódź.

Góra Kamieńsk

A 160 km da capital fica a colina mais alta do centro da Polônia e a encosta mais longa do país – Góra Kamieńsk, perto de Bełchatów.

A popular estância de esqui oferece três pistas, a mais longa das quais tem 760 metros de comprimento e 30-150 m de largura, e a diferença de elevação – 123 m.

A pista é operada por 3 elevadores: um teleférico para quatro pessoas com uma esteira rolante com capacidade para cerca de 2000 pessoas/hora, um puxador com aproximadamente 700 metros de comprimento e com capacidade para aproximadamente 800 pessoas/hora e outro puxador de 160 metros de comprimento para iniciantes.

No sopé da montanha, há um restaurante completo, estacionamento para 500 carros, aluguel de equipamentos e uma escola de esqui e snowboard. Os socorristas do GOPR zelam pela segurança dos esquiadores. Para maiores informações, clique aqui.

Para viagens de alguns dias para esquiar perto de Varsóvia, vale a pena levar em consideração as pistas localizadas na voivodia de Świętokrzyskie. A cerca de 170 km da capital, perto de Ostrowiec Świętokrzyski, existe um lugar chamado Szwajcaria Bałtowska.

Szwajcaria Bałtowska

O local conta com 5 rotas, com um comprimento total de 2500 metros. Um teleférico e outros tipos de puxadores conseguem levar muitos esquiadores ao início das rotas com rapidez, o que evita filas muito grandes.

Para as necessidades da Escola de Esqui e de todos aqueles que dão os primeiros passos nos esquis, existe um teleférico de 100 metros. Em 2014, foi inaugurado o SnowPark, um moderno sistema de produção de neve artificial e drenagem, bem como uma forte iluminação, permitem esquiar até tarde da noite.

O local também possui aluguel de equipamentos de esqui e snowboard. Instrutores experientes ministram aulas individuais e em grupo, tanto para aqueles que estão dando os primeiros passos no esqui quanto para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades.

Depois de esquiar, ainda pode-se visitar a Vila do Papai Noel, JuraPark, assistir cinema 5D, entre outras atrações.

Ao lado da pista, existem atrações preparadas para os mais jovens: uma pista de gelo, snowtubing, um carrossel de inverno e uma pista para trenós. Para maiores informações, clique aqui.

Antes de se deslocar para qualquer um dos locais, recomendo entrar em contato.

Até mês que vem!

Related posts

Dicas de turismo em Machu Picchu e Cusco

Janayna Guerra

Rzeszów e a região da Subcarpácia

Vivian Oliveira

Museus do Vaticano

Raquel Gonçalves

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação