Onde esquiar perto de Varsóvia.
Varsóvia não fica nas montanhas, então esquiar por aqui acaba sendo um pouco mais complicado, mas não é impossível.
Este mês mostro 8 lugares num raio de 200 km da capital polonesa onde existem pistas de esqui.
Górka Szczęśliwicka
Para esquiar na Górka Szczęśliwicka não precisamos sair da cidade, pois é o único local desse tipo dentro de Varsóvia.
Localizada no distrito de Ochota, a pista de esqui funciona o ano inteiro e se apresenta muito bem.
A elevação surgiu a partir dos escombros deixados pela guerra, que foram levados para esse local, na década de 50.
A pista de esqui abrange uma área de 9500 m², a elevação do declive é de 44 metros e seu comprimento tem aproximadamente 227 metros, o que qualifica seu percurso como fácil.
Em 2 minutos você chega ao topo usando o puxador ou o teleférico com capacidade para 700 e 1200 pessoas por minuto. A pista está equipada com três canhões de neve que farão nevar, mesmo quando o inverno não for bom.
No local pode-se alugar equipamentos de esqui e snowboard, além de existir várias modalidades de cursos.
Para maiores informações em inglês, clique aqui.
Cerca de 140 km a sudeste de Varsóvia, nas proximidades de Puławy e Kazimierz Dolny, encontramos pistas em Rąblów, Parchatka e Celejów.
Rąblów
Na cidade de Rąblów, na região de Wąwolnica, o complexo oferece pistas com um comprimento total de 640 m, equipados com 3 puxadores e um elevador de 120 m para crianças.
A pista é muito bem cuidada e iluminada, tem um sistema artificial de fabricação de neve. Além das pistas, encontramos uma base gastronômica e hoteleira muito boa.
No local, existe também a possibilidade de fazer sua própria fogueira, ótima opção para sentar com os amigos, cantar, assar linguiças e marshmallows. As crianças adoram!
Para maiores informações, clique aqui.
Parchatka
O local oferece três pistas de esqui bem cuidadas e iluminadas – rota azul, rota vermelha e rota verde – com 420 m de comprimento a azul e a vermelha, enquanto a verde tem somente 80 m de comprimento.
A diferença de altitude da rota mais difícil (vermelha) é de 51 m, a média (azul) é de 49 m e a fácil (verde) é de 26 m.
Os esquiadores são transportados até o topo da encosta por dois puxadores com capacidade total de 1400 pessoas/hora.
No sopé da colina você encontrará uma escola de esqui, aluguel de equipamentos, Taberna Parchatka com acomodação e um amplo estacionamento. Para maiores informações, clique aqui.
Celejów
A estação de esqui na cidade de Celejów é muito apreciada pelos habitantes da região de Lublin. Conta com duas pistas de rotas fáceis com 250 e 300 metros, dois puxadores levam os esquiadores até o início das pistas.
A diferença de nível da montanha em Celejów e de Rąblów é a inclinação, que é mais suave em Celejów, mas a descida é mais longa.
A estação conta com canhões de neve que fazem nevar sempre que exista essa necessidade.
Há também um pequeno local de gastronomia, aluguel de equipamentos de esqui e uma escola de esqui com instrutores qualificados no local. Para maiores informações, clique aqui.
A cerca de 200 km de Varsóvia, nas proximidades de Kraśnik e Janów Lubelski, existem duas pistas que vale a pena visitar no fim de semana.
Bartorz
O local possui 3 pistas (480, 400 e 350 metros de comprimento) com diferentes níveis de dificuldade. Dois teleféricos levam os esquiadores para o topo das pistas.
O local também conta com um snowboard park desde 2013, desenhado por uma empresa especializada na realização deste tipo de instalações e possui uma opinião positiva entre os praticantes de snowboard.
No sopé da encosta existe serviço de aluguel de equipamento de esqui e snowboard, bar, estacionamento e um mini parque de diversões para crianças. Para maiores informações, clique aqui.
Sulów
Na vila de Sulów, você pode esquiar em uma das três pistas. O percurso mais curto tem 70 metros e é adequado para crianças e iniciantes. Uma rota de 100 metros com puxadores foi preparada para os esquiadores aperfeiçoarem suas habilidades.
A pista de esqui mais longa tem 350 metros de extensão. É caracterizada pelo início com uma seção plana e termina com uma inclinação acentuada.
No percurso, é possível realizar uma descida muito rápida, o que dá muita alegria aos esquiadores experientes.
Saiba quais são os feriados na Polônia
O terreno amplo, ao pé da encosta, minimiza o risco de colisões e a seção inicial plana dá tempo para se acostumar com o tráfego e as condições da encosta.
Toda a encosta é iluminada e nevada artificialmente por canhões de neve, o que permite desfrutar melhor da descida.
O local possui aluguel de esquis, instrutores especializados e estabelecimentos de alimentação. Para maiores informações, clique aqui.
Saindo de Varsóvia também podemos aproveitar a região de Łódź.
Góra Kamieńsk
A 160 km da capital fica a colina mais alta do centro da Polônia e a encosta mais longa do país – Góra Kamieńsk, perto de Bełchatów.
A popular estância de esqui oferece três pistas, a mais longa das quais tem 760 metros de comprimento e 30-150 m de largura, e a diferença de elevação – 123 m.
A pista é operada por 3 elevadores: um teleférico para quatro pessoas com uma esteira rolante com capacidade para cerca de 2000 pessoas/hora, um puxador com aproximadamente 700 metros de comprimento e com capacidade para aproximadamente 800 pessoas/hora e outro puxador de 160 metros de comprimento para iniciantes.
No sopé da montanha, há um restaurante completo, estacionamento para 500 carros, aluguel de equipamentos e uma escola de esqui e snowboard. Os socorristas do GOPR zelam pela segurança dos esquiadores. Para maiores informações, clique aqui.
Para viagens de alguns dias para esquiar perto de Varsóvia, vale a pena levar em consideração as pistas localizadas na voivodia de Świętokrzyskie. A cerca de 170 km da capital, perto de Ostrowiec Świętokrzyski, existe um lugar chamado Szwajcaria Bałtowska.
Szwajcaria Bałtowska
O local conta com 5 rotas, com um comprimento total de 2500 metros. Um teleférico e outros tipos de puxadores conseguem levar muitos esquiadores ao início das rotas com rapidez, o que evita filas muito grandes.
Para as necessidades da Escola de Esqui e de todos aqueles que dão os primeiros passos nos esquis, existe um teleférico de 100 metros. Em 2014, foi inaugurado o SnowPark, um moderno sistema de produção de neve artificial e drenagem, bem como uma forte iluminação, permitem esquiar até tarde da noite.
O local também possui aluguel de equipamentos de esqui e snowboard. Instrutores experientes ministram aulas individuais e em grupo, tanto para aqueles que estão dando os primeiros passos no esqui quanto para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades.
Depois de esquiar, ainda pode-se visitar a Vila do Papai Noel, JuraPark, assistir cinema 5D, entre outras atrações.
Ao lado da pista, existem atrações preparadas para os mais jovens: uma pista de gelo, snowtubing, um carrossel de inverno e uma pista para trenós. Para maiores informações, clique aqui.
Antes de se deslocar para qualquer um dos locais, recomendo entrar em contato.
Até mês que vem!