BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Polônia

Feriados na Polônia

Assim que um novo ano começa, corremos para olhar no calendário quando os feriados vão cair e se vão ser prolongados. Dessa forma, já começamos a programar viagens, passeios, descansos ou maratonas para colocar aquela série em dia. Aqui na Polônia não é diferente e os poloneses adoram feriados prolongados para aproveitar suas próprias cidades, viajar ou só para descansar.

Foto: arquivo pessoal

Na Polônia existem 13 feriados oficiais, onde o dia é livre de trabalho ou estudo. 9 deles têm datas fixas e os outros 4 têm datas variáveis. São eles:

Ano Novo (01/01) – Em polonês, Nowy Rok é um feriado internacional. Praticamente o mundo inteiro para no dia 1° de janeiro.

Dia de Reis (06/01)Święto Trzech Króli, conhecido também como Epifania do Senhor. É um feriado cristão que fecha o ciclo das festas de Natal, onde lembramos a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, levando-o três presentes: ouro, incenso e mirra. Em muitas cidades da Polônia, uma verdadeira multidão participa da Cavalgada dos Reis Magos, que conta com a presença da Sagrada Família, dos Três Reis Magos, Herodes e muitas crianças vestidas de pastores. No final do desfile, todos participam de um show com canções natalinas.

Páscoa (Wielkanoc) e Segunda-Feira de Páscoa (Poniedziałek Wielkanocny) – A Páscoa na Polônia é uma data muito importante e muito comemorada. Diferentemente do Brasil, a Sexta-Feira Santa é um dia normal, mas temos livre a segunda-feira, que chamamos de Segunda-Feira de Páscoa. Para saber mais sobre a Páscoa polonesa, clique aqui.

Dia do Trabalhador (01/05)Święto Pracy é um feriado nacional desde 1950 na Polônia. Era o feriado mais importante na época da República Popular da Polônia (PRL), desfiles eram organizados para mostrar a força do governo comunista e o bem que eles fazem para o país.

Dia da Constituição Polonesa (03/05)Święto Konstytucji 3 Maja foi declarado feriado em 1791, mas era ilegal até 1919 quando pode ser comemorado. Na época da II Guerra Mundial e da República Popular da Polônia foi proibido novamente. Até 1989 era um dia onde as pessoas saiam às ruas para protestar contra o governo comunista. Somente em 1990, o dia 3 de maio voltou a ser um feriado nacional.

Esses feriados de maio são aguardados ansiosamente, pois dependendo dos dias da semana que caem, podem nos dar um feriado prolongado de até 8 – 9 dias. Chamamos esses dias livres de Majówka e muitas pessoas aproveitam os dias livres, o início da primavera para viajar ou aproveitar o tempo ao ar livre com os amigos e a família.

Leia também: Emprego na Polônia, por onde começar?

Pentecostes (Zesłanie Ducha Świętego) – É celebrado 50 dias após o Domingo de Páscoa e comemora a Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

Corpus Christi (Boże Ciało) – Foi comemorado pela primeira vez na Polônia em 1320 e hoje sua celebração acontece com as procissões com a presença do Santíssimo Sacramento. A procissão passa por quatro altares com temas relacionados à Eucaristia. Nesses altares são lidos fragmentos do Evangelho.

Dia da Assunção de Nossa Senhora (15/08)Wniebowzięcie Najświętszej Maryi Panny  é a celebração a assunção da Virgem Maria aos céus. Nesse mesmo dia, a Polônia também comemora o Dia do Exército Polonês (Święto Wojska Polskiego). O dia 15 de agosto foi escolhido para comemorar a vitoriosa Batalha de Varsóvia, em 1920, contra o exército bolchevique. É um dia com muitas comemorações que começa com missas em todo o país para lembrar aqueles que morreram lutando pelo país, mas o que atrai mais a população é o desfile das Forças Armadas, seguido de um evento promovido pelo Exército, com exposição de armas bélicas, demonstração dos treinamentos dos soldados, show, brinquedos para as crianças.

Dia de Todos os Santos (01/11)Wszystkich Świętych também é um feriado muito importante para o país.  Uma verdadeira multidão visita os túmulos de familiares e pessoas importantes para a Polônia. Contei um pouco mais sobre essa data, aqui.

Independência da Polônia (11/11)Narodowe Święto Niepodległości é quando comemoramos a recuperação da Independência da Polônia em 1918, depois de 123 anos sem existir no mapa, depois de ser partilhada pelos seus vizinhos, Prússia, Rússia e Áustria.

Natal, em polonês Święta Bożego Narodzenia (25/12) e Segundo dia de Natal, Drugi dzień Bożego Narodzenia (26/12) – Como no Brasil, o dia 25 de dezembro é feriado e comemoramos o Natal com toda a família, só que aqui na Polônia o Natal tem um dia a mais e comemoramos o Segundo dia de Natal. Nesse dia, muitas pessoas aproveitam para descansar das festas e de toda a comilança natalina e muitas outras ainda aproveitam para comemorar com quem não puderam estar junto nos dias 24 e 25. Aqui você pode ler um pouco sobre a véspera de Natal polonesa e suas tradições.

Se você está planejando visitar a Polônia e por um acaso pegar um feriado no caminho, vale a pena saber que, nesses dias, o comércio está praticamente todo fechado, com exceção de alguns minimercados que trabalham em horário reduzido, restaurantes e algumas lojinhas de lembrancinhas na parte turística da cidade. Supermercados, shoppings, museus, centros de diversão ficam fechados.

Até mês que vem!

Related posts

Festa de Santo Antônio em Lisboa

Cristina Hélcias

O Valentine’s Day finlandês é o dia oficial da amizade

Maila-Kaarina Rantanen

Feriados nos Estados Unidos

Monica Bateman

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação