BrasileirasPeloMundo.com
Canadá

Outono em Ottawa

Este é meu primeiro texto e tive a sorte de estar na estação do ano mais inspiradora no Canadá.

O outono, ou fall, como é chamado por aqui, é a estação mais colorida do ano. Mesmo sendo a época em que as folhas caem e as flores já estão ficando queimadas pelas baixas temperaturas, pode­-se dizer que a natureza se mostra como uma paleta de cores puxadas para o amarelo, coral, laranja e vermelho. Após a coloração se alterar nas copas das árvores, vem o vento e derruba as folhas, fazendo o passeio pelas ruas e avenidas ficar bem mais bonito e elegante.

As pessoas se vestem melhor, pois a temperatura média da província fica entre 5 a 10 graus e favorece a moda. Veem-se belos casacos e botas, toucas e cachecóis em harmonia e luvas para aquecer as mãos que já começam a sentir o efeito do frio chegando.

É muito útil saber que esta época do ano é para ser aproveitada do lado de fora. Se você estiver vestido de acordo com o “script”, tenho certeza que terá experiências incríveis na América do Norte e deixará o período de hibernação um pouco mais pra frente.

unnamed (4)

Os dias começam a escurecer mais e mais cedo conforme a estação vai avançando, e o sol só aparece depois das 7 da manhã. O interessante dessa época é você fazer passeios para contemplar a natureza.

Como cheguei aqui em janeiro e ainda estou no meu processo de “enriquecimento”, vou dividir com vocês como eu e minha família fazemos para nos divertir no outono canadense.

Bem, pegar o carro – com família, amigos ou mesmo sozinho – e uma boa máquina fotográfica e se deixar levar pelas belas paisagens nas estradas é o que há. A cidade, assim como toda a província de Ontario e Quebéc, oferece lugares que você sequer imagina que pode encontrar, revelando uma rica natureza que meio que desaparece durante o rigoroso inverno. Leve um snack e sente-­se relaxado, apreciando algum dos belos parques que a cidade oferece. É uma ótima aventura e você lucra com o contato direto com a natureza e um cenário esplêndido para fotografias memoráveis.

Um belo passeio é caminhar ou pedalar pelas margens do Canal Rideau. Acho que você será capaz de observar alguns barcos deslizando pela escuras águas do canal; tem que aproveitar enquanto o canal ainda não congelou e virou a maior pista de patinar que congela naturalmente do mundo, durante o rigoroso inverno canadense. Até a UNESCO já reconheceu o canal como patrimônio histórico mundial.

 

À noite, o centro da cidade de Ottawa nesta época do ano costuma ficar muito animado na área da Elgin Street, que fica bem próxima ao Parlamento, e também no Byward Market Ottawa, onde existe uma grande concentração de pubs, restaurantes e casas noturnas. É quase certo de você conseguir ter uma noite bem divertida.

Existem também umas promoções de troca de estação que valem super a pena. Passear pela cidade e fazer umas comprinhas é uma boa pedida.

O dia de Halloween é muito esperado pelas crianças locais. Meus filhos, por exemplo, falam disso desde que chegamos aqui e olha que já tivemos uma estreia há algus anos atrás. Com todos fantasiados, as ruas no dia 31 de outubro ficam cheias de pais e crianças batendo de porta em porta para encher suas sacolinhas de doces e batatas chips e admirar as interessantes e empenhadas decorações que algumas casas oferecem aos transeuntes. E quando as crianças ficam cansadas e com seus baldes cheios de chocolates e guloseimas é a hora dos pais aproveitarem as diversas festas organizadas para esta data.

unnamed (2)

Mas a preparação para o Halloween também é muito animada, pois as lojas ficam cheias de decoração; lojas temporárias abrem só para vender fantasias, maquiagens e adereços para o dia 31. Existem fazendas de abóbora com programação familiar e surgem nos mercados e lojas de bebidas vários tipos diferentes de produtos feitos de abóbora; tem caminhada de zumbis pela cidade com direito a premiação para melhores fantasias. Este ano, quando o casal que ganhou “Melhor Casal Fantasiado” foi receber o prêmio, o namorado se ajoelhou e pediu sua amada “zumbi” em casamento. Foi realmente diferente e inesperado.

Há muitos eventos relacionados a esta tradicional data.

As atividades de outono vão geralmente ficando mais e mais direcionadas a lugares fechados conforme a estação vai avançando.

unnamed (3)

Em 2012, quando morei aqui pela primeira vez, não me recordo em ter um início de outono com temperaturas tão baixas quanto já peguei este ano. Portanto, há dias de sensação térmica em que realmente é mais fácil você preferir um lugar mais aquecido.

Devagar o frio vai chegando e o inverno começa a se instalar e mostrar sua força. Mas aí já é assunto para outro dia, afinal ainda estamos no outono!

Related posts

Québec: O que fazer quando você entra numa fria?

Ana Carolina Sommer

Dicas de lugares para visitar no inverno em Victoria

Priscila Carda

Canadá – Quebec: Casei com um gringo, e agora?

Ana Carolina Sommer

10 comentários

Kamila Assis Novembro 5, 2015 at 3:44 pm

Ameiiiii mulher maravilha que papai do céu abencoe vc e sua familia messa sua jornada bjkas

Resposta
Iris Haliburton Novembro 6, 2015 at 8:50 pm

Valeu amiga! Um bjo grande.

Resposta
Edilce Almeida do Nascimento Novembro 6, 2015 at 1:36 am

Parabéns Íris, adorei o texto, me senti fazendo todas as coisas que vc mencionou. Quem sabe um dia né? Obrigada por passar pra gente um pouco da beleza do outono do Canadá. Bjos

Resposta
Iris Haliburton Novembro 6, 2015 at 3:39 am

Querida amiga, muito obrigada. Um bjo enorme para vc tb.

Resposta
Felipe Cacio Novembro 6, 2015 at 3:48 am

Que vontade de viajar me deu lendo esse texto !!!!

Resposta
Iris Haliburton Novembro 6, 2015 at 8:49 pm

Então vamos concretizar esses planos meu amigo. Venha ver isso de perto. Beijos.

Resposta
Grasiela M Vicentini Novembro 6, 2015 at 3:49 am

oi Iris, bem vinda ao Brasileiras pelo mundo e tbm sou do “team Canada” !!!! Sou colaboradora do blog e moro em Toronto. Vc explanou muito bem o outono canadense. Meu primeiro outono aqui e afirmo que é pra mim a estação mais linda. Esse mix de cores é fantástico.

beijo
Grasiela

Resposta
Iris Haliburton Novembro 6, 2015 at 8:48 pm

Oi companheira de blog. Obrigada pelas boas vindas e pelo comentário. É o segundo Outono que passo aqui , mas o encantamento só aumentou já que tive a oportunidade de conhecer mais lugares. Muito prazer em conhecê-la. Beijos Iris.

Resposta
Vera Silveira Novembro 10, 2015 at 3:08 pm

Adorei. Canadá está na minha sina nuclear. Farei um dia!

Resposta
Iris Haliburton Novembro 12, 2015 at 9:03 pm

Que bom que gostou Vera. Venha conhecer de perto as belezas citadas e aproveitar de um país acolhedor e multi-cultural. Bjo!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação