BrasileirasPeloMundo.com
Áustria Páscoa Pelo Mundo

Tradição da Páscoa em Viena

Na Áustria a comemoração da páscoa tem suas peculiaridades.

Para os católicos ou não católicos o feriado é somente na segunda-feira. Já para os evangélicos, o descanso começa na sexta-feira e termina na segunda-feira, mas apenas para quem é evangélico luterano ou calvinista. Qualquer outro tipo de evangélico como batista e etc não é reconhecido pelo Estado, neste caso.

Se a ressurreição de Cristo é comemorada no domingo, por que o feriado é na segunda?

Em diversos países a segunda-feira é considerada como “segunda-feira do brilho” ou “segunda-feira da renovação”. Interessante!

A cultura é bem forte por aqui e a decoração nas casas, ruas e vitrines está quase sempre relacionada ao tema.

Tudo tem seu charme e um toque “pascoal”. Acho lindinho demais, principalmente porque a festividade acontece bem na primavera, onde as pessoas começam a usar menos casacos e passam a sorrir mais. Uma vez que as temperaturas aumentam, definitivamente há uma sensação de renovo.

Jardim
Jardins do castelo de Sissi

E como na Áustria tudo é motivo para comemorar, a prefeitura de Viena disponibiliza por toda cidade as deliciosas feirinhas de páscoa. Nelas é possível desfrutar dos quitutes austríacos e sentar ao sol nas cadeiras, coloridas e confortáveis, ou nos bancos de madeira disponibilizados pela organização do evento. Eu adoro todas as feirinhas. Uma mais charmosa que a outra.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

O mercadinho de Páscoa, como é chamado em alemão, que acho mais romântico é o que fica como no Palácio Schönbrunn, ou seja, temos como pano de fundo nada mais nada menos que o cartão postal da cidade, o Castelo de Sissi.

A feirinha no Freyung, bem no centrinho da cidade, também é muito gostosa. Lá é possível ver a maior torre de ovos da Europa, com cerca de 40.000 ovos de Páscoa pintados.

Em qualquer uma delas é possível desfrutar das coisas mais interessantes do país. Nas barraquinhas são vendidas bebidas como vinhos, schnapps, uma bebida destilada tipo a nossa cachaça, sucos de uva e maçã. Tem também mel e os deliciosos pães doces e salgados austríacos. E como italiano é sempre bem-vindo na Áustria, há também as barraquinhas que encantam o paladar com seus presuntos e demais delícias da culinária.

Para quem gosta de decoração, é possível encontrar todo tipo de pequenos objetos nas barracas. Lá são vendidas cascas de ovo vazias pintadas a mão, livros infantis, livros e cadernos personalizados, detalhes de decoração diversos e até bijuterias.  E ao passear pelas barraquinhas, a famosa e maravilhosa música clássica como de Strauss, Mozart e Bach abrilhanta o evento. Tudo é de uma beleza que só quem passa por lá percebe a riqueza dessa cultura tão nobre e clássica, mas antes de tudo popular,  uma vez que o acesso é para todos e gratuito.

A criançada tem seu espaço reservado para as brincadeiras com pinturas, massinhas e coelhos. Quem quiser ainda pode acompanhar a leitura infantil, contada por simpáticos instrutores. É o mundo encantado preservando a imaginação infantil. E não pára por aí.

Em casa, a festa continua. Os ovos são cozidos e pintados pelas crianças e adultos. Os adultos escondem, no sábado, os ovos que serão procurados pelas crianças no domingo logo cedo. A cada ovo encontrado há premiação que é escolhida pelos pais, podendo ser dinheiro ou presentinhos. Depois, na hora de comê-los, há uma brincadeira envolvendo todo mundo: crianças, adultos e idosos.  Cada um com seu ovo na mão, há a disputa para ver qual é o ovo mais resistente. Chocamos um ovo contra o outro, primeiro batendo a parte de cima de um ovo contra o outro e depois a parte de baixo, e ganha quem sair com o ovo intacto. A brincadeira rende boas risadas.

Foto-23

Quanto aos chocolates, não há nada de ovos de chocolate monstruosos, como no Brasil.  Aqui ou são mini ovos, carneirinhos, coelhinhos de chocolate ou até mesmo coelhinhos de marzipã. Em compensação, há troca de presentes e o dia se finda com jantar com os amigos e familiares, onde a ressurreição de Cristo é celebrada.

Nesta Páscoa lhes desejo um dia lindo e de renovação dos seus sonhos e vida.

Um beijo e até o próximo post!

Leia sobre a Páscoa pelo Mundo!

Related posts

Páscoa na Suíça

Christiane Lima

Dica de onde esquiar em Salzburg

Kely Martins

Aprender alemão para morar na Áustria

Ana Dietmüller

3 comentários

Páscoa pelo Mundo! Abril 5, 2015 at 2:27 pm

[…] Áustria – aqui, o que faz sucesso são as feiras de Páscoa ao som de música clássica dos grandes mestres austríacos como Mozart. A brincadeira de chocar os ovos uns contra os outros para ver qual o mais resistente também é uma tradição no país. […]

Resposta
Regina Abril 13, 2016 at 10:58 pm

Oi Kely….Muito legal seu blog falando sobre a páscoa na Áustria…Estive uma vez em Insbrück , e amei a cidade …também fui em Viena há muitos anos atraz , e adorei o Museu e o Castelo da Sissi … Acho a Áustria muito linda…me lembro que comi a Sacher Torte (é isso?) num Café maravilhoso e tradicional em Viena. Viajei , lendo seu post , e quero continuar lendo tudo o que publicar , pois amo viajar (quando o dinheiro dá).
Um super abraço. Deus te abençoe e que você realize todos os seus sonhos .

Resposta
Kely Martins Maio 8, 2016 at 8:35 am

Olá Regina,
fico muito feliz com seus comentários. Palavras assim nos incentivam.
Beijinhos
Kely

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação