BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Lituânia Páscoa Pelo Mundo

Páscoa na Lituânia: conheça as tradições

ovos-de-pascoa-lituania2-960x655

Páscoa na Lituânia: conheça as tradições

As diferenças culturais existentes entre os países é o que torna as viagens pelo mundo e conhecer países novos algo tão fascinante! Além das belas paisagens, é claro! Por isso, neste texto decidi trazer algumas informações sobre as tradições de Páscoa na Lituânia, chamada de Velykos.Páscoa na Lituânia: conheça as tradições

A Páscoa é uma das grandes celebrações de primavera (no hemisfério Norte) do mundo cristão. Como a maioria dos lituanos são católicos, essa acaba sendo uma data muito celebrada no país. Confira agora como esse povo báltico celebra esse feriado.

Páscoa na Lituânia: conheça as tradições

É durante a Semana Santa que os preparativos para a Páscoa se iniciam.

Domingo de Ramos (Verbų Sekmadienis)

Tudo começa com o Domingo de Ramos, pois segundo a tradição judaico cristã, foi nesse dia que Jesus entrou em Jerusalém e as pessoas o receberam com os ramos. É nesta data especial que as igrejas ficam decoradas e os fiéis recebem ramos de palmeiras.

Como na Lituânia não há palmeiras, a tradição é fazer os ramos decorados. São peças locais e únicas,  conhecidas como Palmas de Páscoa, ou Verbos. Para confeccioná-las, os lituanos usam flores coloridas e secas, hastes, espigas de cereais e ramos de salgueiros.

Os Verbos muito comuns no domingo de ramos.

Quinta-feira Santa (Didysis Ketvirtadienis)

É no dia da Santa Ceia – anterior à crucificação de Jesus – que os lituanos dedicam-se a um costume muito especial: a limpeza da casa. Com um boa faxina que inclui esfregar o chão, lavar as janelas e limpar bem cada pedacinho da casa. A intenção é manter os maus espíritos afastados e, assim, preparar-se para a Páscoa e o calor da primavera.

As igrejas realizam duas missas nesse dia, uma no período da manhã e outra à noite. Depois, somente no domingo os lituanos voltam a frequentar a igreja para celebrar novamente uma missa.

Sexta-feira Santa (Didysis Penktadienis)

Este é dia marca a crucificação de Jesus Cristo, por isso, em sinal de respeito, os lituanos ficam quietos em casa. As crianças são proibidas de fazer barulho como uma demonstração de devoção e fé. Diferente do que ocorre em alguns países como o Brasil, aqui não tem feriado, somente na segunda-feira, depois do Domingo de Páscoa.

Sábado de Aleluia

Esse é o último dia da quaresma e o dia em que Jesus foi colocado em sua tumba. Apesar de não haver missas nesse dia, os lituanos podem ir às igrejas levando uma cesta com alimentos para serem abençoados.

É neste dia também que eles trabalham duro preparando a refeição do domingo de Páscoa, que consiste em diversos tipos de carnes, bolinhos, saladas, ovos e tortas. Algo que me chama a atenção é que ,apesar do destaque que alguns mercados dão para o chocolate nesta época, a publicidade é muito pequena com relação ao que acontece no Brasil. Sem mencionar que os ovos de chocolate praticamente não existem por aqui.

Por isso, o grande destaque da Páscoa na Lituânia são justamente os ovos de galinha cozidos decorados! Aliás, o país tem uma grande tradição em preparar o margutis, como são chamados esses ovos. Existem diferentes métodos para realizar essa pintura, sendo que o mais difícil deles é utilizando cera quente e uma agulha bem fininha.

Os margutis, ovos de Páscoa na Lituânia

O método mais utilizado para pintar os ovos utiliza cores provenientes de produtos alimentícios. O marrom vem das cascas de cebola, o amarelo das folhas de bétula e o azul da flor de violeta. Os ovos também podem ser tingidos e, em seguida, riscados com algum tipo de ferramenta afiada, permitindo a criação de diferentes padrões.

Até hoje acredita-se que os elementos que compõem a decoração dos ovos são capazes de provocar poderes místicos nos ovos. Os elementos mais frequentes na decoração são:

  • Sol: para trazer muitos dias de Sol ao longo dos próximos meses;
  • Gotas de chuva: para se ter uma boa colheita;
  • Folhas: para o despertar da natureza.

Clique aqui e confira como os margutis são preparados.

Domingo de Páscoa

O domingo de Páscoa na Lituânia começa com as famílias indo à missa e, depois, se reunindo para celebrar a Páscoa. Por aqui, quem traz os ovos de Páscoa não é o coelhinho, mas sim a vovó da Páscoa (Velykų Senelė).

As crianças se preparam para esse momento deixando ninhos de ovos vazios do lado de fora da casa, nos jardins e arbustos no Sábado de Páscoa. No domingo, elas saem à procura dos ovos deixados pela vovó.

Conheça as Delícias Típicas da Lituânia

Uma das tradições de Páscoa na Lituânia é fazer alguns jogos com os margutis antes de comê-los. Um deles consiste em cada pessoa escolher um ovo e bater com a ponta sobre o do oponente. Os ovos que estiverem inteiros seguem no jogo, até que um único ovo permaneça. Acredita-se que essa pessoa vencedora terá uma vida longa.

Outro jogo muito tradicional é o rolar de ovos. Neste caso, o objetivo é acertar o ovo do oponente que estará no final da rampa. Se acertar, é possível pegar o ovo batido. Ganha quem conseguir capturar mais ovos.

Páscoa na Lituânia: conheça as tradições

Antes do banquete iniciar, o anfitrião corta um ovo cozido em tantos pedaços quanto os convidados. O prato com esse ovo passa ao redor da mesa e cada um come um pedaço. Acredita-se que esse ritual traz harmonia e unidade para a família.

O banquete de Páscoa na Lituânia, geralmente, é farto, com porco ou presunto assado, cordeiro, vitela, pato, salsichas e frango. Quando não é possível servir cordeiro utiliza-se manteiga ou queijo para moldar um cordeiro, simbolizando a Páscoa.

Dentre os acompanhamentos estão queijos caseiros, cogumelos, kugelis, pão de centeio, saladas diversas e raiz forte. De sobremesa são servidos rolos de sementes de papoula, rolos de nozes, bolos de mel e frutas secas. E aí, ficou com água na boca? Ou prefere o cardápio brasileiro?

Related posts

Para entender o clima da Lituânia

Carolina Romeiro

O curioso dinheiro do Bahrein

Raíssa Gabriela

A música angolana e a sua influência no Brasil

Jacira Ferreira Normand

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação