BrasileirasPeloMundo.com
Artigos em Destaque Áustria Cheguei e agora? Europa

Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

Tudo que você precisa saber para morar na Áustria.

Um país de 8,8 milhões de pessoas (estatística do início de 2018), com uma capital conhecida pela arte, beleza, e antigo centro de um vasto império por séculos, a Áustria é paixão a primeira vista para quem a conhece. Nesse texto você vai encontrar tudo que você precisa saber para morar na Áustria, terra de Mozart!

É preciso ler e se informar muito bem antes de tomar qualquer decisão a fim de se evitar problemas com a imigração.

Em razão das ondas migratórias que assolaram o país em 2015, o atual governo tende a dificultar qualquer fluxo incontrolado de estrangeiros no país. Se a pessoa estiver indocumentada (sem os registros legais no país), a vida se torna ainda mais complicada, com direito a retorno imediato para o país de onde saiu.

Vistos

Se você não tem um passaporte europeu, você precisará de um visto para poder residir na Áustria, seja por trabalho ou por casamento.

O domínio, mesmo que mínimo, da língua alemã (o artigo sobre “casamento” acima linkado traz, também, o passo a passo a ser cumprido quanto ao aprendizado de alemão) é condição indispensável para que se conceda a permanência legal no país.

Pronto, vistos resolvidos. Chegando no país, os primeiros passos são:

Moradia

Alugar casa em Viena, como? Todo mundo quer um cantinho para chamar de seu, e opções não faltam. Tudo vai depender do seu bolso e necessidade. A cidade é grande e quanto mais central, obviamente, mais caro. Porém, com a eficiente rede de transporte público oferecida, fica fácil chegar em casa mesmo morando longe. Só é preciso um bom livro e você nem vê o tempo passar!

Conta bancária

Como abrir conta bancária na Áustria? Bancos são vários. Embora os procedimentos de abertura de conta sejam simples, sempre é bom dar uma conferida no portfólio do banco que você está escolhendo para se saber a respeito de custos de manutenção de conta corrente e demais vantagens que a instituição lhe ofereça.

Médico de família

O médico de família conhecido por Hausarzt ou o nosso conhecido clínico geral é o primeiro contato em caso de uma necessidade médica. Se for uma gripe, ou algo simples, ele mesmo passará a receita. Em caso de algo mais grave e complexo, o Hausarzt irá fornecer uma requisição para que você visite um especialista correspondente ao seu caso. Com essa requisição em mãos, você escolhe o especialista de sua confiança e passa a frequentá-lo.

Sistema de saúde público

Sem o número de seu registro junto ao banco de dados, você não consegue fazer praticamente nada quando se trata de sistema público de saúde.

Esse número vem gravado em um cartão, com um chip, o E-card. Ele armazena, junto aos controles públicos, toda a sua rotina médica. Se você, porventura, perder seu cartão, mas souber, de cor, seu número de registro, o atendimento estará garantido desde que, obviamente, o cartão seja válido.

Leia um resumo de como as coisas funcionam na saúde pública da Áustria.

Escolas

Se você vier morar na Áustria com crianças, vai precisar se informar sobre escolas. E por falar nelas…vindo com crianças abre-se um leque de novas oportunidades e um mundo para ser descoberto. Há um mundo cultural especialmente para os pequenos, desde bebês, com as atividades nas bibliotecas públicas, até teatros infantis, inclusão em museus, orquestras, enfim.

Na Áustria, as aulas começam na primeira de setembro e terminam no final de junho no ano seguinte. Porém, durante o ano letivo tem 4 mini férias, isso mesmo, você ouviu bem. Elas são:

  • 3 semanas entre o Natal e o Ano Novo – Weihnachtsferien
  • 1 semana e meia no início de fevereiro – Semesterferien
  • 2 semanas e meia durante a Páscoa – Osterferien
  • 5 dias durante Pentecostes –Pfingstferien

As crianças, obviamente, adoram, mas os pais e mães que trabalham tem que se “virar nos 30” e contar com ajuda de família ou conhecidos. Durante essas semanas, há sempre acontecimentos e atividades voltados aos pequenos por todo o país.

O sistema de ensino austríaco difere bastante do sistema brasileiro. Não existem dois turnos, como no Brasil. Apenas manhã, que, nos casos de ensino médio, estendem-se até a metade da tarde, geralmente entre 14:00 ou 15:00. Os horários variam de região para região, mas, geralmente as escolas primárias iniciam suas atividades entre 07:30 e 08:00. Há opções desde as crianças almoçarem na escola a um custo baixo, que também varia de escola para escola, mas não chega a ultrapassar 5 euros por dia, que são pagos mensalmente pelos pais, até o tradicional lanche trazido de casa. Isso varia de escola para escola e é sempre bom se informar previamente a respeito. Não existe obrigatoriedade de uso de uniforme escolar.

As crianças são alfabetizadas a partir dos 6 anos de idade.

Transporte público na Áustria

Morar na Áustria e, especificamente na capital, te dará a chance de usar o transporte público em Viena,  que é excelente. Várias linhas de metrô, ônibus, bondes e trens atendem a população vienense de maneira satisfatória a ponto de o carro, para uso dentro da cidade, não ser necessário. Se você se organizar e comprar o bilhete anual ou semestral, o custo individual da passagem, cai bastante, o que se mostra uma bela vantagem. Os transportes são integrados, então, se você comprou um bilhete para ida e necessita de trem, bonde e ônibus, por exemplo, você paga uma só vez.

Com as facilidades da tecnologia, hoje em dia é possível, comprar bilhetes de trem, inclusive, por apps de celular. Fácil, rápido e amigável ao meio ambiente, poupando-se a impressão de passagens. Durante a compra, o telefone registra seu pagamento e emite um código, que será lido pelo aparelho correspondente do fiscal dentro do trem.

A questão acessibilidade pode ser notada em quase 100% das estações, que são munidas de escadas rolantes e elevadores, mesmo as mais antigas.

Custo de vida

Morar na terra de Mozart inclui pagar contas. O custo de vida para morar em Viena ou em Salzburgo não é pouco se comparado ao restante do país. Aluguel, transporte e alimentação pesam no final do mês, ou da semana, e é preciso se organizar, senão você vai ver seus eurinhos voando da sua suada carteira bem rápido!

Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

Agora que você já sabe o essencial, se organize para se tornar mais uma Brasileira Pelo Mundo!

Related posts

Me mudei para a França, e agora?

Marcella Delfraro

Cheguei ao Peru, e agora?

Janayna Guerra

Coisas que não gostamos do verão na Áustria

Kely Martins

18 comentários

Aline Outubro 1, 2018 at 5:52 pm

Olá tudo bem?? Tenho lido varios dos seus artigos e estou adorando. Parabéns!!
Você saberia me informar se, indo como estudante de mestrado, posso trabalhar? Obrigada

Resposta
Ana Dietmüller Outubro 4, 2018 at 8:12 am

Alô, Aline.

Obrigada por ler e comentar.

Eu não saberia te informar algo tão específico, mas te deixo o site das instituições de ensino superior aqui. Eles têm um serviço de aconselhamento para estudantes estrangeiros. Vale a pena dar uma conferida e ver se se encaixa nas tuas necessidades.

https://www.oeh.ac.at/ar

Espero ter auxiliado.

Grande abraço e até a próxima.

Resposta
sophia Abril 22, 2019 at 4:17 pm

oi! sou menor de idade, e é possivel que vá morar na austria com meus pais e gostaria de saber: a partir de quantos anos se pode trabalhar?

Resposta
Ana Dietmüller Abril 23, 2019 at 6:46 am

Alô, Sophia!

Obrigada por ler e compartilhar.

Tu e a tua família podem vir morar na Áustria desde que exista uma autorização legal para isso, como por exemplo:
ter cidadania e passaporte austríaco;
ter alguma cidadania da União Europeia e já passaporte europeu;
o pai ou a mãe conseguirem visto de trabalho para a Áustria (na grande maioria das vezes, as empresas já solicitam no Brasil o visto para que os funcionários possam ir trabalhar fora);
tu vires com visto de estudante;

Esses são alguns exemplos que a lei permite que se venha morar aqui. Fora do que a lei prevê, não é possível residir.

Quanto a trabalhar, dependerá do tipo de visto que tiveres. Entretanto, se tu tiveres a cidadania austríaca, já é possível iniciar como estagiária a partir dos 16 anos.

Espero ter auxiliado.

Grande abraço e até a próxima!

Resposta
Joice Abril 24, 2019 at 4:23 pm

Olá Ana! Tudo bem?
Há cobrança de impostos para tudo como na Suiça que há impostos para TV, animal de estimação, taxa do lixo, etc? Além de serem muito altos?
Poderia por favor me mendar uma visão geral?
Muito obrigada!
Joice

Resposta
Ana Dietmüller Abril 24, 2019 at 4:59 pm

Alô, Joice.

Obrigada por ler e comentar.

Sim, há cobrança de imposto para a TV, para se ter cães (acrescido do seguro) e, quanto a parte do lixo, fica por conta da prefeitura da tua cidade ou subprefeitura do teu bairro quando a cidade for muito grande. Se fores católica e praticares a religião, há também o imposto da Igreja.

Os valores te repasso por altos, porque não sei de cabeça, mas para a TV, fica em torno de até 30 euros/mês (isso depende do Estado onde tu moras);

Os valores da taxa do lixo vão depender da tua prefeitura ou subprefeitura;

Valores de imposto para cães varia de lugar para lugar também. Em alguns locais custa 60 euros/ano para o primeiro cão e 90 euros/ano para os cães subsequentes; em outros lugares, custa em torno de 45 euros/ano para o primeiro cão e assim por diante. Deves te informar na repartição responsável do distrito onde moras.

Valores de imposto para Igreja, dependem da tua condição financeira e uma boa conversa com o responsável da coleta na tua paróquia.

Em geral, o percentual de carga tributária cobrado a cada cidadão trabalhador, comum, chega em torno dos 40% da renda.

Espero ter auxiliado.

Grande abraço!

Resposta
Ariane Maio 17, 2019 at 8:37 pm

Olá Ana, tudo bem?

Devo me mudar para Viena no início de 2021 e estou buscando informações sobre a vida com os animais de estimação. Tenho 3 gatos e um cachorro e todos os apartamentos que olhei nenhum deles usa tela de segurança nas janelas.
Sei que os cães devem andar de focinheira ou na caixa de transporte, mas como é para os gatos?

Obrigada!

Resposta
Ana Dietmüller Maio 18, 2019 at 3:15 pm

Alô, Ariane.

Obrigada por ler e comentar.

Apenas complementando: os cães precisam andar com focinheira, coleira, em Viena existe o imposto para cães e se recomenda pagar o seguro e colocar o chip no animal.

Quanto a gatos, sugiro que combines com o proprietário do apartamento a colocação da tela. Isso, aqui, se compra em lojas de construção e até em supermercado, então, se o proprietário concordar, tu mesma podes instalar. Até onde eu lembre, não há tantas exigências para gatos, pois eles andavam livres e por tudo no condomínio onde moravam. Cães, conforme já falado, não.

Abraço e até a próxima!

Resposta
eduardo Julho 3, 2019 at 5:32 pm

olá, bom eu sou brasileiro tenho 26 anos gostaria de trabalhar ai , onde posso arrumar um emprego ?

Resposta
Ana Dietmüller Julho 6, 2019 at 1:06 pm

Alô, Eduardo!

Obrigada por ler e comentar.

Tu só podes arrumar um emprego aqui se tiveres autorização legal para morar e trabalhar aqui. Isso ocorre através da tua aquisição de cidadania austríaca (pai, avô austríaco, etc) ou cidadania de qualquer outro país membro da União Europeia (já com passaporte).

Depois de legalizada tua situação e concedida a autorização para que mores e trabalhes, precisas falar um bom alemão e legalizar teus diplomas conforme as regras daqui da Áustria. Somente após, podes começar a fazer buscas de emprego na tua área de atuação.

Outra possibilidade é uma empresa brasileira te mandar para cá a trabalho. Nesse caso, ela se encarregará de toda a legalização da tua permanência aqui.

Espero ter auxiliado.

Grande abraço.

Resposta
Ivan Setembro 6, 2019 at 3:07 am

Olá como vai ?

Saberia me informar se indo como estudante, posso matricular meu filho em uma escola pública ? Ele tem 8 anos.

Muito obrigado

Resposta
Ana Dietmüller Setembro 12, 2019 at 9:51 am

Oi, Ivan. Obrigada por ler e comentar.

Isso é algo bem específico, que foge ao meu conhecimento.

Deixo, entretanto, o site da embaixada do Brasil em Viena, onde podes consultar tua situação. (http://viena.itamaraty.gov.br/pt-br/) e deixo também, o site da embaixada da Áustria no Brasil para que possas também tirar dúvidas (https://www.bmeia.gv.at/br/embaixada-da-austria-em-brasilia/). Se não te responderem diretamente, creio que possam, pelo menos, te indicar o caminho pra resposta.

Abraço!

Resposta
Marine Gomes Novembro 23, 2019 at 3:42 pm

Agradeço desde já pelas informações, achei incrível, o site.
Bom pretendemos,casar no Brasil, em janeiro 2021,ele é português e eu brasileira,tenho filhos aqui,então esclareci muitas dúvidas, mas ainda restam ,bem óbvio,…Pretendemos mudar pra Áustria,e gostaria de saber sobre o processo de imigração,pois vi que há uma boa receptividade à nós,.mas,como ele(futuro marido,apesar de europeu,não é austríaco,as regras de imigração pra nós, serão as mesmas?Ou há alterações, visto, que,ele é de outra nacionalidade européia?
Grata

Resposta
Ana Dietmüller Novembro 25, 2019 at 6:44 pm

Alô, Marine.

Obrigada por ler e comentar.

Por incrível que pareça, as regras para cidadãos da EU são um pouco mais flexíveis do que as regras para austríacos, ou seja, talvez vocês tenham um pouco mais de facilidade com o processo, por se tratar de um cidadão com passaporte português (país membro da União Europeia), do que o meu caso, por exemplo, em que se aplicou a legislação austríaca pura, já que meu marido é austríaco.

Isso apenas significa que um processo em comparação ao outro é um pouquinho mais privilegiado, mas é claro que dependerá de burocracia como em todo país que abriga imigrantes do mundo inteiro. O governo anterior, que já foi deposto, e que tinha membros da extrema-direita, dificultou tudo o que pode para evitar a entrada de estrangeiros no país, o que significa que muitas regras novas foram criadas de 2017 até junho desse ano. Quando eu cheguei ao país, em 2012, tudo era simplificado e rápido, mas as coisas se alteraram um pouco de lá para cá.

Tragam todos os documentos exigidos e fiquem sempre atentos ao que for solicitado. Não vejo problema no caso de vocês, mas é sempre bom se manter alerta pra evitar vai e vem de explicações.

Desejo uma feliz mudança.

Grande abraço.

Resposta
Roberta Dezembro 10, 2019 at 1:54 pm

Olá!
Vc indica algum consultor de imigração para me auxiliar com duvidas?
Meu namorado está voltando para Austria (ele é Austriaco) e queria entender algumas opcoes para mim antes de casar rs
Se eu me matriculasse em um curso de alemao, vc sabe que tipo de visto eu devo pedir e quanto tempo posso ficar?
E caso fizesse um Mestrado, o visto de estudo me daria direito a trabalhar? Aqui no Canada o visto para estudantes permitem ate 20h de trabalho, e depois quando o estudo termina, ainda se ganha um visto de trabalho full time.

Resposta
Ana Dietmüller Dezembro 10, 2019 at 3:48 pm

Alô, Roberta.

Obrigada por ler e comentar.

São perguntas bastante específicas e minhas respostas ficam apenas no campo do “acho”: acho que precisas do visto de estudante para o curso de alemão e acho que o tempo concedido será o de duração do curso; quanto ao Mestrado, acho que será visto de estudante também e acho que podes trabalhar também 20h por semana. Quanto ao término receberes um visto de trabalho full time, aqui na Áustria, acho improvável, mas, de novo, apenas acho.. Então, pra não brincarmos com aquela que pode ser a decisão da tu vida (assim como foi comigo), te sugiro uma consulta, por email mesmo, à Embaixada da Áustria no Brasil (https://www.bmeia.gv.at/br/embaixada-da-austria-em-brasilia/).

Uma outra dica que deixo é: há uma ONG, aqui em Viena, que presta consultoria gratuita a pessoas na tua situação, ou que já imigraram ou que são refugiadas. Se teu namorado puder dar uma chegada lá, seria interessante. Chama-se Helping Hands (https://www.helpinghands.at/). Eles atendem em inglês também.

Espero ter auxiliado.

Abraço e até a próxima.

Resposta
Desmond Dezembro 11, 2019 at 11:24 pm

Boa noite. Sou brasileiro e minha noiva é austríaca e pretendemos morar em Viena. Ela já chegou em Viena hoje e devo ir para lá em fevereiro ou março, depois dela encontrar um apartamento e um emprego, já que não terei permissão para trabalhar logo de pronto.
Dito isso, minha dúvida é: como funciona o processo para casar na Áustria? Eu sei que preciso traduzir e apostilar certos documentos ainda no Brasil, mas encontro poucas informações sobre o processo como um todo e gostaria de sanar as dúvidas antes da viagem. Eu preciso apostilar quais documentos? Preciso entrar em contato com a embaixada ou consulado da Áustria no Brasil antes do casamento? Chegando lá como turista, como devo proceder para realizar o casamento no cartório? Em algum momento preciso retornar ao Brasil durante o processo de casamento, da forma que ocorre ou ocorria no Reino Unido?
Fico muito grato se puder me ajudar com essas questões, pois o contato por e-mail ou telefone com a embaixada já chegou a me informar erroneamente algumas vezes.

Resposta
Ana Dietmüller Dezembro 12, 2019 at 8:35 am

Alô, Daniel.

Obrigada por ler e comentar.

Daniel, quanto a documentação é bastante diferente do que temos no Brasil, pois cada distrito de Viena tem o seu cartório e cada cartório tem suas exigências próprias para efetuar os casamentos. Geralmente, as pessoas casam no bairro onde moram, então, sugiro a tua noiva que, assim que encontrar um apartamento pra vocês, se dirija ao Standesamt do distrito de vocês e se informe, exatamente, sobre quais documentos serão necessários para vocês casarem lá.

Alguns documentos, obviamente, são fixos (não dependem do Standesamt) e, no teu caso, sugiro que tenhas o passaporte e a tua certidão de nascimento já preparados. Outros docs. e taxas serão, como já referi, informados no Standesamt do distrito onde vocês morarem e, a partir daí, terás maior clareza do que será necessário apostilar.

Sugiro que quando chegues já esteja tudo mais ou menos preparado para vocês casarem. Falo isso por conta do tempo. Não sei quais são os prazos (e se há algum) nos cartórios austríacos (casamos no Brasil), mas se for como no Brasil, haverá período de edital para ser cumprido e, depois de passado esse tempo, sem manifestação de ninguém, é que vocês poderão casar. Como turista tu podes permanecer 90 dias sem deixar o país ou o Espaço Schengen, mas se dentro desses 90 dias o casamento ainda não se tiver realizado, tu terás de deixar o Espaço Schengen para não cair na ilegalidade.

Sugiro também que, assim que vocês tiverem a certidão de casamento, se encaminhem ao MA35 (órgão, em Viena, responsável pelos pedidos de permanência de estrangeiros) para saberem que documentação é necessária para solicitar a tua permanência (Aufenthaltstittel) por motivo de casamento. E também para saberem como proceder caso teu visto de turismo esteja por vencer: se podes permanecer por já teres casado ou se terás que deixar o Espaço Schengen e depois voltar, mesmo já estando casado.

Se puderes, te inscreve também, assim que chegares, em um curso de alemão, porque a língua, pra eles, é condição de permanência.

Como no meu caso ainda não existia Apostila de Haia, eu trouxe todos os meus documentos pessoais e profissionais e mandei traduzir todos aqui, o que foi bem mais barato do que fazer no Brasil, mas, de novo: não havia essa exigência legal de apostilar os papeis.

Importante: no momento em que vocês forem pedir a tua permanência, é imperativo que a tua noiva já esteja empregada, pois é solicitado contrato de trabalho e contracheques do/da cônjuge austríaco/a.

Espero ter auxiliado.

Abraço e muitas felicidades. A Áustria é um belo lugar pra se viver!

Até a próxima.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação