BrasileirasPeloMundo.com
Austrália Intercâmbio pelo Mundo

Posso trabalhar durante o intercâmbio na Austrália?

Uma das principais vantagens de fazer intercâmbio na Austrália é a possibilidade de trabalhar enquanto estuda. O visto de estudante permite que:

  • Estudantes de Cursos de Inglês, cursos técnicos e cursos universitários sem pesquisa (graduação, pós graduação e MBA) – Trabalhem 40 horas quinzenais durante o período de estudos e horas ilimitadas durante as férias
  • Estudantes de Cursos universitários de pós graduação com pesquisa (Mestrado, doutorado) – Trabalhem horas ilimitadas durante todo o período do visto.

Segundo o site SBS, os brasileiros são um dos mais qualificados imigrantes na Austrália, em 2011 o Australian Census apontou que dos brasileiros que vivem aqui, 57,45% possuem diploma de graduação, enquanto que na população australiana esse índice é de 18,88%. Porém, quando se trata de intercambistas, a formação acadêmica acaba não fazendo muita diferença. Como a autorização de trabalho possui um limitador de carga horária, muitos estudantes não conseguem empregos em sua área de formação, fazendo com que a maioria trabalhe em ramos completamente diferentes, executando atividades que talvez jamais fariam no Brasil (sim, lá se vai todo o glamour do intercambio, rs ) Além da limitação de carga horária, fatores como proficiência da língua inglesa s e reconhecimento do diploma também se tornam um empecilho para quem gostaria de atuar em sua área de formação.

Mas calma, conseguir um emprego com o visto de estudante não é tão difícil assim. Existem muitas empresas que contratam intercambistas para trabalhos de meio período. Sobreviver com um salário mínimo ($17,00 por hora) trabalhando apenas 20 horas por semana não é uma tarefa fácil, porém, não é impossível, muitos estudantes conseguem. Com o passar do tempo, vai se adquirindo mais experiência, o inglês vai se aperfeiçoando e oportunidades para salários mais altos certamente surgirão.

Os empregos mais comuns para estudantes em Melbourne são:

  • Hospitalidade: Auxiliar de cozinha, garçom(garçonete), assistente de bar, atendente, faxineiro.
  • Se você for estudante nesta área, certamente surgirão oportunidades para trabalhar na cozinha como sub chef ou chef aprendiz.
  • Comércio: Assistente de vendas, estoquista, faxineiro.
  • Prestação de serviço de limpeza residencial e comercial
  • Cuidador de crianças e animais de estimação
  • Delivery de comida
O trabalho como ‘cleaner’ é um dos mais comuns entre estudantes

Conseguir o primeiro emprego na Austrália pode ser uma tarefa super simples para algumas pessoas e ao mesmo tempo complicada para outras, tudo depende do quanto você está preparado e claro, a sorte conta muito! Em alguns momentos a sazonalidade pode atrapalhar um pouco, principalmente na área de hospitalidade, o segredo é não desanimar, levamos muitos nãos até ter o primeiro sim.

Leia também: custo de vida na Austrália

Existem alguns macetes que podem ajudar a conseguir emprego aqui na Austrália, irei compartilhar alguns com vocês:

  1. Curriculo – Resumé

Aqui na Austrália o currículo se chama Resumé, é uma palavra em francês, isso mesmo, em francês (rs!) existem muitos modelos disponíveis na internet e inclusive as agências de intercâmbio costumam ajudar na elaboração do seu resumé.

Dica importante:

– Tire as informações irrelevantes do seu currículo caso você não esteja aplicando para uma vaga na sua área. Por exemplo, não faz sentido procurar emprego como faxineira usando um resumé de gerente de marketing, com experiência e milhões de cursos nesta área. Use sempre um currículo específico para a vaga que você for aplicar.

  1. Peça ajuda

Faça com que TODO MUNDO que você conheça saiba que você está procurando trabalho. Não tem jeito mais fácil de começar do que com indicação. Faça anúncio em sites de emprego, publique nos grupos do facebook, comente com todos os seus conhecidos, peça ajuda!

  1. Estude o vocabulário

Quando a oportunidade aparecer você precisa estar preparado, então pesquise bem o vocabulário da vaga que você está aplicando, veja vídeos no Youtube, pesquise em fóruns, sites, pergunte aos conhecidos, se esforce! Parece besteira mas perguntas como: “Como você faria para limpar um forno sem produtos químicos?” Vão aparecer e podem garantir (ou não) seu emprego novo.

  1. Entrevista

O primeiro contato da empresa provavelmente será por telefone. Se você já possui um bom nível de inglês, isso não será um problema para você, mas caso você não tenha, pode ser uma experiência um pouco traumática! Por isso minha dica é, se você estiver muito inseguro, em um lugar barulhento ou com muitas pessoas, simplesmente não atenda. Salve o número e retorne a ligação em um momento que você estiver mais confortável para falar. No dia da entrevista interpessoal, tente usar roupas mais sóbrias e discretas, estude sobre a área e o vocabulário, e óbvio, seja pontual!

  1. Ferramentas para busca de emprego

Os sites mais comuns para busca de emprego são:

Career One

Seek

Job Search

Best Jobs Au

Gumtree

Now Hiring

6. Por último, talvez a dica mais importante: Leve o seu resumé nos estabelecimentos! Isso mesmo, use sua cara de pau! Imprima muitos currículos e saia distribuindo em restaurantes, hotéis, cafés e lojas. Se possível, já vá com uma roupa escura e confortável, muitas oportunidades de teste podem aparecer neste momento.

Ganhar em dólar australiano, praticar inglês, conhecer novas pessoas, são apenas alguns benefícios em trabalhar durante o intercâmbio. Por trás disso tudo existe um amadurecimento e crescimento pessoal que são super valiosos e podem ensinar muito sobre você mesmo e suas limitações. Sem dúvidas é uma experiência que deve ser vivida.

Espero que você tenha sorte durante sua busca! Até a próxima! Cheers!

Related posts

Dez motivos para visitar a Austrália

Mariana Camargo

Dicas para arrumar emprego na Austrália

Mariana Camargo

O sonho do Intercâmbio na Nova Zelândia

Rosana Melo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação

Pin It on Pinterest

Share This