BrasileirasPeloMundo.com
Austrália Curiosidades Pelo Mundo

A cultura do café na Austrália

A cultura do café na Austrália

Que a Austrália é o país do canguru, (quase) todo mundo sabe, mas o que pouca gente tem conhecimento é que aqui também é a terra do café! Australianos são simplesmente apaixonados pela bebida, e a rotina de tomar café da manhã fora de casa é algo que faz parte da cultura local.

Seja no centro da cidade, seja na praia ou nos subúrbios, há uma coisa que todos os bairros de Sydney (e demais cidades) têm em comum: aonde quer que você vá, é possível encontrar uma cafeteria para tomar uma bebida quentinha e, de quebra, combinar com algum prato como omeletes, torradas e afins, ou um generoso muffin para adoçar o dia.

No Brasil, eu até tomava meu cafezinho, principalmente no trabalho após o almoço (aliás, era uma rotina que eu gostava bastante, 5 minutinhos de bate-papo com os amigos antes de retornar ao batente), mas preciso confessar que nunca havia saído do tradicional expresso, variando apenas os sabores das cápsulas da máquina de café.

Chegando na Austrália, entretanto, comecei a perceber tantas variações para a mesma bebida, que acabei ficando curiosa, e antes que me desse conta, percebi que adquiri esse hábito local: hoje em dia é bem improvável que eu passei um único dia sem ingerir cafeína.

Leia mais: Curiosidades sobre a cultura australiana

Do long black ao mocha, passando pelo famoso cappuccino, a seguir apresento algumas das opções de café que você vai encontrar por aqui:

  • Espresso: o clássico café expresso do Brasil, composto por água fervente adicionada a grãos de café servidos em uma xícara pequena;
  • Long Black: um dos queridinhos dos australianos, primeiro você adiciona água quente e, em seguida, inclui duas medidas de expresso na água. Em outras palavras, é um expresso diluído, ficando mais fraco e mais volumoso;
  • Affogato: para que pedir o café e a sobremesa se você pode ter os dois de uma vez só? Uma bola de sorvete de baunilha com uma dose de expresso e, voilà, sua sobremesa-café está pronta!
  • Macchiato: uma medida de expresso embaixo de leite vaporizado servidos na xícara;
  • Latte: seria o equivalente ao que conhecemos como “média” no Brasil, nada mais que o café expresso com leite vaporizado e uma camada de espuma;
  • Flat White: outro queridinho dos aussies, seria o nosso café-com-leite, na versão “pingado”, ou seja, com mais leite que café;
  • Cappuccino: a versão australiana da bebida é menos elaborada que a brasileira, na qual incrementamos com canela e leite em pó, porém não segue à risca a receita original italiana, pois por cima do expresso e do leite vaporizado vai uma pitada de chocolate em pó. Adoro!
  • Mocha: por último, porém não menos importante – meu favorito, para falar a verdade – vem o mocha, combinação maravilhosa de expresso com chocolate quente e leite vaporizado. O amargo do café é quebrado com o doce do chocolate em pó, o que faz a bebida ficar simplesmente uma delícia!

Leia também: O café da manhã australiano

Para além das inúmeras opções de café, há também as variações no leite, por exemplo. Você pode optar pelo full cream (integral), skim (desnatado), almond (de amêndoas) ou soy (de soja). Como os tamanhos também costumam ser mais generosos que os que estamos acostumados a ingerir no Brasil, você também pode pedir seu cup 3/4 full (lê-se three quarterful), ou seja, apenas ¾ da xícara completos.

E aí, o que acharam dessa curiosidade australiana? Já conheciam todas essas opções de café? Seu preferido está na lista acima? Comenta aí!

Related posts

Coisas que alemães acham curioso no Brasil

Nathalia Vitola

Mzungu e a desvantagem de ser branco no Quênia

Daniela Milani

Noivado e casamento: costumes e superstições americanas

Alessandra Ferreira

2 comentários

Caroline Constant Novembro 28, 2019 at 1:49 pm

Otimo texto Livia, como sempre!
Eu nao bebo cafe, sempre que digo o pessoal fala, como pode uma Brasileira nao beber cafe?
Eu tambem acho que o leite aqui ‘e mais encorpado em relacao ao do Brasil, e isso se traduz no gosto de todas as bebidas derivadas do leite. Uma delicia!

Resposta
Lívia Campos Dezembro 3, 2019 at 3:32 am

Oi Carol!
Sempre bom ter noticias suas! 🙂
Obrigada pelo comentario!
Beijao!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação