BrasileirasPeloMundo.com
França Intercâmbio pelo Mundo Quanto custa

Quanto custa morar na França como estudante?

Se você pretende morar fora, provavelmente já ouviu que é muito caro, ou você mesmo já desistiu do sonho de ir atrás de uma graduação ou pós graduação na França por pensar que não teria como pagar. Certo? Bom, eu passei por isso inúmeras vezes quando pesquisava opções de intercâmbio. Até encontrar na França o destino, curso e possibilidade de realizar o meu sonho.

Hoje eu pretendo te levar informação de dados reais devido a minha experiência como estudante em Lyon com valores de quanto custou minha formação, qual o valor do transporte, alimentação, saúde, etc.. Afinal antes de julgarmos se é caro ou não, se dá ou não, nada melhor do que ter a informação e aí sim se planejar para tal, não é mesmo? Então vamos lá !

Estudos

Primeira grande vantagem de se cursar uma graduação ou pós graduação na França, é que os valores de faculdades públicas acabam sendo bastante acessíveis se comparados com outros países. Estamos falando de 200 euros para graduação por ano e entre 300/400 euros por ano para os cursos de pós graduação. No meu caso, paguei exatos 476,10 euros. Esse valor é pago no momento da inscrição da faculdade. E está incluso o seguro de saúde obrigatório para estudantes menores de 28 anos. Pagando essa taxa, você terá acesso ao sistema de saúde público francês.

 Moradia

Falar de valores de moradia é complicado, pois existem muitos fatores que vão influenciar no preço, como por exemplo, tipo de acomodação que você vai optar e principalmente em qual cidade vai morar. Afinal de contas, um aluguel em Paris será mais caro do que um aluguel em Brest, por exemplo. Vamos considerar uma média entre 300-900 euros por mês. Se você morar em residências estudantis públicas, ou seja, aquelas residências do CROUS, terá um valor mais próximo de 300 euros, às vezes até menor. Agora, se você alugar um quarto em república, podemos falar numa média de 400/500 euros por mês.

Para saber mais sobre aluguel de apartamento na França, dêem uma olhada no meu texto, no qual compartilho a minha experiência e dou algumas dicas de site para alugar apartamento. Assim vocês já podem fazer uma simulação pelos sites em relação a cidade que pretendem morar e chegar num valor mais próximo de acordo com o que você procura.

Vale lembrar que o primeiro mês normalmente será sempre mais caro, deve-se levar em contar o valor do cheque caução e algumas vezes um ou dois meses de aluguel antecipados.

Alimentação

Mais uma vez, o valor de alimentação será variável em função das suas necessidades e quantidade. Mas falando de um estudante morando sozinho e tentando economizar, afinal vida de estudante é perrengue mesmo, eu diria um valor entre 100 a 160 euros por mês. Isso depende também do mercado que você vai comprar e a cidade que mora. Normalmente o supermercado Monoprix costuma ser mais caro e o Lidl/Leader Price mais baratos. Ainda falando de alimentação, o CROUS conta com refeitórios universitários, onde você pode almoçar por 3- 4 euros por refeição incluindo, entrada, prato principal e sobremesa.

Transporte                                                                                                                     

Falando de Lyon, ao fazer o cartão do transporte, você vai gastar uma média de 30 euros por mês. Ao adquirir o plano mensal, você terá direito de ir e vir ilimitado para metrô, ônibus, tramway. O valor sem ser estudante é de 60 euros.

Lazer                                                                                                                         

Bom, em relação ao budget para lazer fica difícil determinar um valor exato, mas você consegue encontrar muita opção de lazer de graça, ou se não, para se ter uma ideia a saída em bares e boates não costuma-se pagar pra entrar como no Brasil. E se tiver que pagar, ainda mais como estudante não deve passar de 10 euros, com direito a uma bebida, como é o caso do Ayers Rock Boat, um barco bar bem famosinho na beira do rio Rhône, cheio de estudantes, em sua maioria estrangeiros. Normalmente uma cerveja custa em torno de 5 euros. Aproveite a época de primavera/ verão, compre seu vinho rosé no mercado, e sente na beira do rio ou no parque, melhor programa, na minha opinião!

CAF – auxilio moradia                                                                                              

É legal saber que na França, todo estudante, independente de ser estrangeiro ou não, tem direito ao auxilio moradia, chamado CAF. A partir do momento que você encontrar sua moradia, é preciso entrar no site e fazer o pedido. É possível fazer a simulação para saber a quanto você terá direito. Vai depender da sua renda, do valor do aluguel, se você mora sozinho ou com outras pessoas. Normalmente um estudante pode chegar a receber de 80 a 180 euros de ajuda.

 VISTO/TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS/ PASSAGEM

Vale lembrar que ao se preparar para morar fora como estudante, você irá gastar com tradução de documentos, visto e obviamente a passagem Brasil/França.                        Tradução de documentos, como referência, eu gastei por volta de 595 reais, para traduzir meu diploma, histórico de notas e certidão de nascimento.                                             Taxa Campus France: 500 reais (taxa administrativa referente ao processo de candidatura à universidades francesas)                                                                                       Taxa visto: 50 euros                                                                                                       Prova TCF: 610 reais (referente à prova realizada no ano de 2015)                                Passagem ida e volta: por volta de 1.000 euros.

BUDGET EXIGIDO PELO GOVERNO

Ao ser aceito pela universidade e entrar com o processo de visto, é preciso comprovar uma renda mínima de 615 euros por mês para se manter na França como estudante.

POSSIBILIDADE DE TRABALHAR

O visto de estudante de longa duração, ou seja, mais de 6 meses dá direito a trabalhar 964 horas por ano, uma média de 20 horas por semana. Fica difícil se manter apenas podendo trabalhar meio período, mas contribui para pagar algumas contas.

Agora que você já tem uma média de quanto custa morar na França como estudante, planeje-se, trace metas, organize o seu orçamento e boa sorte!

Related posts

5 dicas para aproveitar o inverno e olhá-lo de forma positiva

Júlia Lainetti

Atentado em Nice

Carolina van Heesewijk

Início da alfabetização em francês: como fica o português?

Lilian Moritz

1 comentário

Victor Setembro 20, 2017 at 7:27 pm

Olá, Tudo bem?

Estou me planejando para mudar para Lyon, mas estou um pouco perdido quanto ao visto/curso.

Poderiamos conversar por email, por favor?

Desde já agradeço.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação