BrasileirasPeloMundo.com
Itália

Teatro Alla Scala: A magia da lírica

Teatro alla Scala: A magia da lírica

Luciano Pavarotti, Callas, Placido Domingo, Carla Fracci. Se estes nomes são familiares, provavelmente você é um amante de ópera. Exibições de grandes artistas podem ser admiradas no Teatro alla Scala, considerado um dos mais prestigiados teatros a nível mundial. Não perca a oportunidade de viver uma experiência única, qualquer que seja a razão da sua visita à Milão: turismo, negócios ou estudos. Vale a pena dedicar uma noite especial no Templo das Maravilhas. O nome do teatro é em homenagem à igreja de Santa Maria alla Scala, que foi demolida no fim do século XVIII para ceder lugar ao Teatro Regio Ducale.

Projetado pelo arquiteto neoclássico Giuseppe Piermarini, começou a ser construído em 1776 por ordem da imperatriz Maria Teresa da Áustria. Devido a um incêndio que destruiu o teatro, se iniciaram os trabalhos para o Nuovo Regio Ducale Teatro alla Scala, inaugurado no dia 3 de agosto de 1778. Nos trabalhos de construção participaram grandes arquitetos e pintores da época e “alla prima” (primeiro espetáculo da temporada), foi em cena a “Europa Riconosciuta”, um drama musical composto por Antonio Salieri. Durante a segunda guerra mundial, em agosto de 1943, o teatro foi gravemente bombardeado, o que ocasionou a queda do teto e a destruíção parcial do mesmo. Com o fim da guerra, o edifício foi reconstruído e reaberto em maio de 1946 com um concerto memorável do maestro Arturo Toscanini.

Devido a restauração e a modernização ocorrida entre janeiro de 2002 e dezembro de 2004, o Teatro alla Scala consagrou-se como um dos teatros mais importantes do mundo com apresentações de ballet, óperas líricas e concertos de música clássica. Desde 1951, a Stagione della Scala se abre no dia 7 de dezembro, dia de San’t Ambrogio, o santo protetor de Milão. Desde então, por tradição, esta é a data do primeiro espetáculo da temporada. Neste palco, foram exibidas algumas das óperas mais conhecidas do 800 como “La Norma di Vincenzo Bellini”, “L’Otello”, “Falstaff di Giuseppe Verdi”, “La Gioconda di Ponchielli”, “Il Mefistofele di Arrigo Boito” e “La Turandot di Giacomo Puccini”.

O teatro também foi palco de exibições líricas famosas, hospedou as vozes de Callas, de Luciano Pavarotti e Placido Domingo. Além das danças de George Balanchine, Rudolf Nureyev e Leonide Massine, para citar alguns exemplos. Se você é um amante de óperas, lírica, ballet ou dança, vale a pena incluir no seu programa cultural uma visita ao Teatro alla Scala em Milão. O teatro conta com a própria orquestra, o coro, o corpo de dança, a filarmônica, a academia teatral, laboratórios e museu. A “Scala” é presente em todas as plataformas web e os seus espetáculos são admirados e registrados pelas maiores redes televisivas e radiofônicas.

Leia sobre a glamorosa Milão.

Informações úteis de como aproveitar ao máximo esta experiência única de conhecer o Teatro alla Scala:

Localização: É situado no centro histórico de Milão, na Piazza della Scala, em frente ao Palazzo Marino. A entrada principal do Teatro é na Piazza della Scala, mas, para os espectadores com ingressos situados na galeria, deverão utilizar a entrada do Museo Teatrale na zona Largo Ghiringhelli. Consulte o mapa e descubra como chegar com meios de transporte públicos, automóvel ou trem. E, se tiver um tempinho, antes de entrar ao teatro não perca a oportunidade de admirar as estátuas de Leonardo da Vinci que se encontram na Piazza della Scala.

Bilheteria: Exisem duas bilheterias do Teatro alla Scala: a bilheteria central que é situada na Piazza del Duomo Galleria del Sagrato, estação Duomo. Está aberta no primeiro dia de venda do espetáculo das 9h às 18h, e os dias seguintes das 12h às 18h. A outra bilheteria é a Filodrammatici, situada na rua Filodrammatici, 2. Está aberta exclusivamente nos dias das exibições dos espetáculos. Atenção para os espetáculos da Stagione Filarmonica porque a bilheteria noturna abre somente uma hora antes do espetáculo.

Calendário da Temporada: O calendário é distribuído gratuitamente nas bilheterias e na porta do teatro na rua Filodrammatici, 2.

Como comprar um bilhete: Os bilhetes podem ser comprados on-line, por telefone, nos pontos de vendas autorizados, e nas bilheterias segundo um calendário de início de vendas dos espetáculos.

Preços: O preço dos bilhetes podem variar dependendo do tipo de espetáculo. Para maiores informações consulte aqui. Para jovens, pessoas a partir de 65 anos, deficientes físico ou convenções o Teatro alla Scala oferece descontos nos preços dos bilhetes.

Horário: Todos os espetáculos iniciam pontualmente e se aconselha de chegar com ao menos 30 minutos de antecedência. Eles têm uma duração de aproximadamente 2 horas. O horário e a duração são indicados no bilhete, nos cartazes fora do teatro e no calendário da temporada.

Como se vestir: A direção convida o público a escolher um vestuário elegante, o uso de paletó e gravata para os homens é obrigatório.

Crianças: Para assistir aos espetáculos se aconselha uma idade mínima de 5 anos e a criança deve possuir um bilhete de entrada.

Outra válida sugestão é visitar o Museo Teatrale alla Scala. A visita é aconselhada a todos e principalmente a quem tem o dom da curiosidade e a capacidade de acolher os pequenos detalhes. Fundado em 1913, o museu zela um extraordinário patrimônio onde a música e o canto se entrelaçam com a arte e a história. No museu podem ser admirarados muitos artistas do 800, entre eles Verdi (que na Scala debutou com o Nabucco), Puccini, Toscanini e sem falar do imenso patrimônio de manuscritos musicais. É possível assistir a pequenas exibições de piano no andar dedicado a Liszt.

Enfim, só visitando o Teatro alla Scala e o Museo Teatro alla Scala para poder ter uma noção real da magnitude destes lugares. É um privilégio ser testemunha da história da Scala, um lugar esplêndido que, se não houvesse teto, se poderia voar com a magia dos espetáculos que vão em cena.

Bom espetáculo a todos!

Related posts

Como fazer novas amizades no exterior?

Raquel Gonçalves

Calábria, terra do meu coração

Ana Patricia da Silva

Absorvente feminino, você sabe tudo sobre ele?

Farah Serra

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação