BrasileirasPeloMundo.com
Canadá Estações do Ano pelo Mundo

Tem primavera no Canadá?

Tem primavera no Canadá?

Quando se fala em Canadá, depois do admirável primeiro ministro, o assunto mais comentado é, sem dúvida, o inverno e a quantidade de neve que atingem a região por longos meses. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, também existe a troca de estações aqui. Bom, quase todas elas dão as caras de forma clara na maioria das províncias… Então, para quem está se perguntando, tem primavera aí no Canadá? Eu digo – Tem sim, senhor!

 

Vou começar pelo local onde moro, Montreal. Há quem afirme que sim, a metrópole bilíngue tem primavera… mas vamos definir melhor quais são os parâmetros para isso. Em dois anos aqui, posso dizer que não vi muitas demonstrações dela. Voltando ao inverno (assunto que sempre prevalece), talvez isto seja também culpa dele. O fim ‘oficial’ do inverno acontece por volta de 20 de março, num dia conhecido como o “Equinócio da Primavera”.

O mês de chegada da estação das flores coincide com a época de incidência das maiores tempestades de neve e, no ano passado por exemplo, as montanhas de esqui estavam em pleno funcionamento até 1 mês depois, em meados de abril.

Portanto, o tal equinócio não é decisivo para Montreal. As pessoas começam, sim, a melhorar os ânimos no fim de março, mas acredito que seja mais uma tática antecipadora de quem não suporta mais o frio, numa tentativa de mandar o inverno embora e celebrar a chegada dessa estação fantasma que inspira bons ânimos.

Em Ottawa, na província de Ontário, todos os anos tem o tão conhecido Festival de Tulipas, financiado pela Holanda até 1980, em forma de agradecimento a favores feitos pelo Canadá na época da II Guerra Mundial. Hoje em dia, o festival atrai em torno de meio milhão de visitantes durante o mês de maio à capital do Canadá.

Por lá, a primavera se mostra um pouco mais notável do que em Montreal. Mas voltando à vaca fria… na minha opinião, a primavera em Montreal dura mesmo, mesmo, duas semanas. Deve ser o tempo que a natureza leva para se recuperar do longo tempo de frio. Os meses de março e abril trazem bastante chuva e a temperatura média é de 8 graus, o que um brasileiro vindo do centro-oeste como eu consideraria “um frio europeu”.

tulipa

Quando o solo e as flores começam a acordar para dar o seu melhor e marcar sua estação, logo chega o verão e o calor de 30 graus (sim, temos verão em Montreal!) e a primavera já ficou para trás faz tempo.

Mas sim, estas duas semanas de maio são maravilhosas, as cores vão tomando o espaço do que antes era branco de neve – depois marrom, fruto da sujeira acumulada embaixo da neve- juntamente com o ressurgimento do sol após as 3 da tarde.

É fantástico observar como as ruas tomam vida, todos querem sair de casa, os parques ficam cheios e os festivais começam a brotar. Esta época de maio-junho é a melhor também para visitar o Jardim Botânico da cidade e ver de perto a imensa variedade de plantas, flores e arte que os diversos jardins proporcionam aos visitantes, sem dúvida um dos pontos cruciais para quem visita Montreal.

Espremida entre o longo inverno e o curto, porém intenso, verão a primavera é uma estação com cara de mistério. Não se sabe ao certo o que esperar e, finalmente quando chega trazendo cores e flores, é interrompida pelo verão com seus sóis duradouros e verde inconfundível pelos parques e gramados da cidade.

Para quem pretende visitar o Canadá e conhecer a primavera, sugiro ir para o leste do país. Em Vancouver os primeiros sinais da primavera chegam antes e a estação se mostra mais claramente por meio de exemplos como a invasão das cherry blossoms– mais conhecidas como cerejeiras – que vai de março até meados de abril. A cidade fica completamente colorida e cheia de vida, tornando-se alvo de milhares de turistas!

Depois da primavera em Vancouver, não seria nada mal fazer uma viagem – se possível de trem, para atravessar o país apreciando as lindas paisagens naturais – até Montreal e, finalmente, conhecer o verão e os raros 30 graus que a cidade proporciona durante o meio do ano. Festivais de música, food trucks e muitas bicicletas tomam conta da cidade e novamente está aberta a temporada de piquenique pelos parques da metrópole francófona.

Do lado de cá, mesmo sabendo que a primavera vai durar apenas duas rápidas semanas e que, até a sua chegada, ainda teremos neve, chuva e muito frio pela frente, o coração já se põe ansioso para encontrar essa estação fantasma, mas que todos os anos vem colocar um fim no inverno, nos aproximando um pouco mais do querido verão…

PS.: Enquanto finalizo este texto, está nevando lá fora…

Related posts

Curiosidades sobre o verão na Bélgica

Bia Noronha

Custo de supermercado no Canadá

Flávia Bartholo

Hollywood é em Vancouver no Canadá

Ana Luíza Aranha

8 comentários

Abigail Favero Duque Estrada Maio 2, 2016 at 3:41 pm

Marcella,

Fico muito feliz de ler sua inspiração, por esta terra que agora será sua de coração.
Amei saber um pouquinho desta estação dos apaixonados!

Bjs,

Abigail

Resposta
Marcella Silveira Maio 3, 2016 at 2:52 pm

Abigail,

Muito obrigada, fico contente em receber um retorno e continua ligada que muitas outras publicações estão por vir!

Beijão!
Marcella

Resposta
Nazaré Camargo Maio 2, 2016 at 4:14 pm

Muito bom. Fiquei com vontade de pegar um avião e ir pegar o restinho do verão. Beijo grande Mariana.

Resposta
Marcella Silveira Maio 3, 2016 at 2:54 pm

Olá Nazaré,

Maravilha, hein? Vem que o verão ainda não começou, dá tempo!! Beijos

Resposta
Sandra Lucia Lima Maio 2, 2016 at 7:14 pm

A descrição está tão perfeita que parece que estamos vendo e vivenciando essas paisagens! Perfeito!!!

Resposta
Marcella Silveira Maio 3, 2016 at 2:54 pm

Sandra,

Obrigada pela participação e apoio!! Chegaremos a outros pontos do Canadá e do Québec, continue nos acompanhando!

Abração!
Marcella

Resposta
Hello Spring! Primavera no Canadá Abril 7, 2018 at 11:38 am

[…] Saiba mais sobre a primavera canadense em Montreal, no Quebec e em […]

Resposta
Juliana Maio 30, 2020 at 2:45 pm

Marcella tudo bem?
Para quem vai passar uma temporada em Montreal (2 anos) e quer chegar no primeiro dia da primavera, qual seria esse dia?
haha, brincadeira! Eu sei que não dá pra prever, mas esse 2020 por exemplo, que dia foi aquele que você sentiu que o inverno acabou?
Vai ser em 2021, quero comprar passagens e organizar tudo para chegar assim que a neve derreter. Pegar o máximo de verão para me preparar psicologicamente para o inverno.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação