BrasileirasPeloMundo.com
Japão Turismo Pelo Mundo

10 características do Japão que impressionam os turistas

10 características do Japão que impressionam os turistas.

O Japão é um país de muitos contrastes, onde é possível encontrar monumentos históricos convivendo lado a lado com o que há de mais moderno e impactante no mundo. Mas, não é só isso. O país do sol nascente tem ainda muitas características que causam admiração e espanto em visitantes do mundo inteiro. Conheça, abaixo, algumas delas:

1. Hospitalidade e gentileza

Ao entrar em uma loja no Japão, muitas vezes você irá escutar “irashaimasse” (bem-vindo) e ao sair, “arigatou gozaimashita” (muito obrigado). Existe até um termo denominado “omotenashi” que  inspira os japoneses e significa: cuidar do hóspede com todo o coração. Dessa forma, os japoneses não medem esforços para garantir uma boa experiência ao cliente e atender suas expectativas.

2. Comunicação visual e sinalização

Se por um lado o idioma é difícil, de outro lado a comunicação visual facilita muito. É comum encontrar nos locais e equipamentos placas com ícones, mapas com detalhes e instruções em inglês. Em locais com muito fluxo de estrangeiros, tais como locais turísticos, além de proporcionar atendimento em diversos idiomas eles possuem equipamentos de tradução simultânea para facilitar a comunicação.

3. Organização e Limpeza

Imagine um país que convive constantemente com a ameaça de terremotos, maremotos, tufões, tempestades frequentes e dificilmente se abala. O controle de tráfego, a distribuição de informações, o fluxo de orientação, tudo parece contribuir para manter o país em equilíbrio.

O país é incrivelmente limpo e a manutenção da limpeza está na cultura do país. Dificilmente existem profissionais exclusivos de limpeza ou retirada de lixo nas empresas ou escolas: crianças e professores auxiliam na limpeza da escola, assim como funcionários se organizam para limpar o ambiente de trabalho e moradores se reúnem para limpar os parques e templos do bairro.

4. Sustentabilidade

O Japão é referência mundial no uso de tecnologias  sustentáveis. No cotidiano é possível observar o uso da separação seletiva de lixo, utilização de fontes de energia renováveis nas casas e lojas (energia solar a eólica), acesso a novas fontes de combustível (carro híbrido e elétrico), investimento em sensores para economizar energia, captação da água da chuva, eficiência no tratamento da água…

5. Tranquilidade e Segurança

É verdade que o país já foi mais seguro, mas esse é um item que ainda impressiona os estrangeiros. Tranquilidade de ir e vir sem medo. Caso você se esqueça de algo em algum lugar, é só voltar e ele estará no mesmo lugar ou no setor de achados ou perdidos mais próximo.

Você pode ficar o dia inteiro em uma loja de departamentos sem ser incomodado: ninguém irá te oferecer nada, nem te incomodar, sem você pedir. Caso você se atrapalhe com o uso do dinheiro, não se preocupe, peça ajuda ao atendente sem medo de ser enganado.

Leia também: 10 curiosidades sobre o Japão

6. Tecnologia e Praticidade

O japonês não economiza espaço para ser prático. Um exemplo disso está nas inúmeras máquinas automáticas de venda e robôs de atendimento. Seja para comprar o bilhete do metrô, adquirir um refrigerante na estação de esqui ou fazer o seu pedido no restaurante. O sistema é simples, rápido e eficiente. Por conta disso, o número de funcionários é reduzido e o preço, mais acessível.

7. Educação e Respeito

Algumas normas são universais, mas na cultura japonesa há muitas particularidades, seja no simples gesto de curvar-se ao cumprimentar alguém, como respeitar a privacidade, propagar o bem-estar, cumprir as leis de trânsito e atender as regras dos locais visitados.

8. Acessibilidade sem barreiras

Graças ao avanço de políticas públicas estruturadas, o Japão avançou bastante na implementação de algumas melhorias para inclusão das pessoas com deficiência, tais como: instalações de elevadores amplos com botões rebaixados, implantação de ônibus sem degraus, implementação de banheiros multiuso com barras de apoio, acessos com rampas, pavimentação tátil e desenvolvimento de embalagens impressas em braille.

9. Cuidado com a Natureza

Em qualquer estação, o Japão é lindo. Observar a natureza, o cuidado com o ambiente e a beleza do seu patrimônio sempre são encantadores. Muitos locais públicos são mantidos com a ajuda de voluntários. Nas casas, templos e parques é possível observar jardins exuberantes e caprichosamente ornamentados.

10. Tradição e modernidade

A cultura japonesa tem muitos aspectos interessantes e está em constante evolução. Andando pelas ruas, é fácil encontrar equipamentos de última geração ao lado de pessoas com quimonos em templos milenares convivendo pacificamente. É uma verdadeira aula a céu aberto. Inspire nesses exemplos e boa viagem!

Related posts

Roteiro de um final de semana em Victoria, no Canadá

Priscila Carda

Parque das Nações em Lisboa

Lyria Reis

Ena Ono, uma mulher destemida

Juliana Platero

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação