BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Omã

10 comidas e bebidas típicas de Omã

10 comidas e bebidas típicas de Omã.

Influenciada pela culinária beduína, da Índia, do Irã e do Paquistão, a cozinha omani é simples, mas rica em sabores marcantes, especiarias e, no caso das sobremesas e bebidas, com bastante açúcar ou mel.

Confesso que no começo tive que acostumar meu paladar com o tempero omani, muito diferente do usado na culinária brasileira. Enquanto a variedade de pratos típicos é menor em comparação com o Brasil, a grande diferença nos pratos de Omã é a maneira como a comida é preparada. Em alguns casos, cada família ou restaurante vai ter sua maneira única e especial de preparar uma mesma receita. Aqui vai uma lista com alguns dos pratos e bebidas típicas que vale a pena experimentar:

Shawarma

A shawarma é a street food, ou comida de rua, mais comum de se encontrar nos países do Golfo Árabe e, na minha opinião, a mais gostosa também. Parecido com um kebab, é um sanduíche enrolado no pão árabe com carne marinada de frango ou cordeiro, com pasta de alho, picles e batata frita dentro. A carne tem um sabor muito específico devido a sua preparação, assada em um espeto vertical igual ao do “churrasco grego” do Brasil.

Shuwa

Um prato das tribos de beduínos do deserto, a shuwa tem um modo de preparo muito interessante. Um buraco é cavado na areia e coberto por uma camada de pedaços de carvão, servindo de uma espécie de forno. A carne de bode ou cordeiro é primeiramente temperada com pimenta vermelha, açafrão-da-terra, coentro, cominho, cardamomo, alho e vinagre, depois enrolada em uma folha de bananeira. Por quanto mais dias a carne for marinada, mais forte o seu sabor. Depois de colocada no forno, a carne é cozida lentamente por dois ou três dias. É tipicamente servida com pão árabe fresco e arroz com especiarias.

Qabuli

Prato nacional de Omã, o qabuli faz parte da maioria das refeições diárias dos locais. Consiste de carne de cordeiro, boi, frango ou bode misturada com o arroz Basmati, uva passas, canela, pimenta do reino e grão de bico. É servida em um prato enorme para ser compartilhado e tradicionalmente deve ser comido com a mão direita ou utilizando o pão árabe como talher.

Leia também: curiosidades sobre Omã

Biriyani

Uma influência direta da Índia e do Paquistão, o biriyani pode ser preparado de diversas maneiras e com algumas variações de ingredientes. Consiste de arroz com curry, cardamomo, passas e pimenta, às vezes servido com um molho a base de iogurte ou de tomate.

Khawa (Café Omani)

Em Omã, o café é consumido diariamente e sempre oferecido às visitas acompanhado de tâmaras ou outras frutas secas. Seu sabor é fraco e extremamente doce, já que é coado com grãos de cardamomo e açúcar. Tem um cheiro perfumado e muito diferente do café servido no Brasil.

Samosa

Uma das raras opções vegetarianas na culinária Omani, essa comida de rua pode ser encontrada em muitos quiosques e cafés. Tem um formato triangular e é feita de uma massa fina frita como um pastel, com um recheio apimentado de batata, lentilhas, cebolas e outros legumes desfiados.

Halwa

Uma das sobremesas omanis mais tradicionais, a halwa é uma espécie de pudim a base de semolina, manteiga ghee, açúcar e água de rosas, coberta por amêndoas e cardamomo. Tem uma textura suave e um gosto muito aromático. Seu consumo é frequente durante o Iftar (ceias durante o Ramadã), já que é uma sobremesa altamente nutritiva e associada com celebrações.

Leia também: 5 motivos para morar em Mascate

King Fish

A costa de Omã oferece muitas opções de pratos a base de frutos do mar. O King fish é uma das espécies mais comuns do Mar da Arábia e facilmente encontrado em restaurantes e churrascos. Preparado em um grill, é tipicamente servido com uma salada mista, arroz, limão e pão. Seu gosto é uma mistura dos peixes de água doce com os de água salgada.

Espetos de Camelo

Um outro tipo de comida de rua, a carne de camelo não é consumida com frequência, mas pode ser encontrada em muitos churrascos e feiras de rua, principalmente nas cidades e vilas no interior. Seu gosto é bastante forte e a consistência é mais dura do que a da carne de boi ou cordeiro. A maior parte dos camelos usados para consumo são abatidos porque estão muito velhos para serem usados para corridas ou como transporte de carga ou pessoas.

Suco de Limão com Menta

Existe uma variedade enorme de sucos frescos nos restaurantes e cafés de Omã. O meu favorito é um suco denso de menta com limão, servido em uma taça alta em uma forma parecida mais com uma raspadinha de gelo do que como um suco líquido. Refrescante e saboroso, é uma pedida perfeita para os meses de verão.

E agora, onde experimentar essas iguarias?

Se estiver em Muscat, indico o Kargeen Caffe, um restaurante especializado em cozinha omani e de outros países árabes também, como o Líbano, por exemplo. Localizado em um jardim, o restaurante conta com um ambiente típico, com assentos baixos, mesas amplas, tendas e narguilés. Lá pode-se encontrar o melhor suco de limão com menta em Muscat e um cardápio extenso com a maioria dos items mencionados nessa lista.

A melhor shawarma da cidade fica no distrito de Al-Khuwair, onde em uma área comercial um tanto escondida se encontram alguns cafés ao ar livre com aparência simples e luzes neons piscantes. No que se chama Istamboly Cafe, peça a shawarma (de boi ou frango), que é preparada na hora e em questão de minutos. Juro que é tão boa que gostaria de ter levado algumas na minha mala.

Para degustar frutos do mar frescos, dirija até a praia de Sifah, localizada a algumas horas de Muscat. Além de uma bela paisagem, lá pode se encontrar o restaurante As Sammak, com um ambiente agradável de frente ao mar e deliciosos pratos.

Bom apetite/ شهية جيدة !

Related posts

Comidas típicas de Natal na Espanha

Thais Maciel Gomes

Um tour gastronômico pela culinária napolitana – parte 1

Daisy Salles

Comida libanesa de inverno

Cláudia Rahme

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação