BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos Ilha de Man

10 motivos para morar na Ilha de Man

10 motivos para morar na Ilha de Man

Depois de listar 5 dos motivos para não morar na Ilha de Man, agora é a vez de apresentar algumas vantagens de se morar nesse país. Existem vários bons motivos para se viver aqui, mas fiz uma cuidadosa seleção com os 10 dos melhores motivos:

Segurança

A Ilha de Man é um lugar extremamente seguro, de acordo com as estatísticas, é o país mais seguro para viver nas Ilhas Britânicas. Os índices de criminalidade são mais baixos até do que os lugares considerados mais seguros do Reino Unido. Nos jornais, são publicadas poucas notícias relativas a crimes e a primeira página costuma informar a respeito de fatos por vezes até cômicos contendo notícias bem pouco relevantes.

No dia a dia é possível observar que muita gente deixa as portas das casas e carros destrancados, muitas bicicletas são vistas sem qualquer cadeado nas ruas. Muitas residências não têm muros ou portões e, quando tem, são baixos e ficam sempre destrancados. É possível circular sozinha pelas ruas tranquilamente em qualquer horário, por qualquer parte da cidade, pois é realmente bem seguro.

Boa qualidade de vida

Não há nenhum mendigo ou pedinte na rua muito menos crianças nessa situação. Não se encontram áreas carentes e realmente não se vê pobreza. Não quer dizer que não existam pessoas que recebam benefícios do governo, quer dizer que a assistência social funciona tão bem que quando alguém realmente necessita de ajuda, seja para receber seu seguro desemprego, por quanto tempo precisar, ou algum outro benefício, ele certamente será amparado pelas políticas locais ou ainda por alguma instituição de caridade.

Se acontecer de alguém ficar sem teto seja por algum problema financeiro ou conflito nas relações familiares, o mesmo deve comunicar à polícia ou ao Adult Services Access Team, serviço voltado para adultos em situação de vunerabilidade e, nesse caso, devem declarar-se sem-teto para que providências sejam tomadas. Na Ilha, existe uma intuição de caridade chamada Housing Matters que oferece abrigo de emergência à noite para homens e, ainda opções de habitação social que são analisados caso a caso.

Serviços de saúde

Os moradores da Ilha de Man podem utilizar da assistência médica integral que é gratuita. O Serviço Nacional de Saúde (NHS) fornece uma gama completa de serviços, desde hospitais e especialistas até enfermagem e assistência social.

Ao se mudar para a Ilha, os novos residentes devem se registrar no serviço em alguma unidade na área onde vivem. O cadastro é sempre mantido atualizado e o governo envia regularmente correspondências para garantir que os exames básicos estejam sendo feitos pelos cidadãos. Os residentes tem acesso a uma ficha on line onde são registradas todo o histórico de saúde do paciente.

Para casos de saúde mais graves, os cuidados são fornecidos pelo Noble’s Hospital. O local é bem equipado e oferece bons serviços. Quando necessário, os pacientes são encaminhados a centros especializados no noroeste da Inglaterra, bem como outros tipos de atendimento, tais como serviços de clínico geral, enfermagem, atendimento odontológico e serviços de saúde mental.

Glens e Trilhas

O país é cercado por uma natureza deslumbrante e possui muitas trilhas, os chamados glens. São agradáveis caminhos cercados por árvores, córregos, cachoeiras e muitos bancos para você descansar pelo percurso. Um glen nada mais é que um vale com rios, córregos, muitas árvores, piscinas naturais e lindas paisagens. Alguns são mais longos, outros mais curtos, mas a beleza natural está garantida em todos eles.

Essas trilhas são todas cuidadas e mantidas pelo governo e estão sempre abertas à visitação. É uma atividade saudável, prazerosa e muito relaxante que pode ser feita a qualquer momento na ilha.  As famílias costumam desfrutar desses locais e aproveitam muitas vezes para fazer uma parada para pic nics.

Povo amigável

O povo manx é extremamente amigável, educado e solícito. Eles valorizam o apoio e amizade com seus vizinhos. As pessoas na ilha cuidam umas das outras e, as atividades em comunidade são inúmeras. Há diversos clubes e grupos e, o governo incentiva ativamente o desenvolvimento deles.

Existem várias instituições de caridade para as mais diversas situações que possam suceder na ilha. O Circa  é o Centro de Informação Recursos Cuidados e Assistência  que fornece uma lista de instituições existentes e seus objetivos. Nesse mesmo local, o morador da ilha pode se candidatar ao voluntariado em alguma dessas instituições.

Deslocamento rápido para os países vizinhos

Existem companhias aéreas como Easyjet, FlybeAirlingus dentre outras, que voam para a Ilha de Man. Você pode chegar a Liverpool ou Dublin em menos de uma hora e em Londres em menos de 1 hora e meia. Há muitos vôos diários saindo da Ilha para vários destinos e também serviços de balsa para a Inglaterra e a Irlanda. Então, é possível visitar algumas cidades com certa facilidade.

Trânsito pacato

Não há trânsito caótico ou engarrafamento na Ilha de Man. Parece um sonho, mas é verdade. Nem na hora do rush você perde tempo nas estradas, no máximo você observa o aumento do número de carros por volta das 17h entretanto, nada grave que comprometa seu retorno para casa. Você nunca ficará completamente parado em um avenida perdendo tempo em um congestionamento.

Atividades para crianças e adolescentes

As instalações esportivas da ilha são excelentes. O Centro Nacional de Esportes (National Sports Center – NSC) possui pista de atletismo de alto nível, academia de ginástica  e uma série de programas de atividades para as crianças e adolescentes. Anualmente, o Manx Youth Games que é o maior evento de esportes da ilha, encoraja as crianças a competir em várias modalidades, o que sem dúvida as ajuda a desenvolver habilidades e talentos. São diversas atividades que podem ser experimentadas como a ginástica, tiro com arco, rugby, basquete, mergulho e outros.

 Baixo imposto

Como já descrevi no artigo de Curiosidades sobre a Ilha de Man, o imposto aqui é baixo. O sistema de tributação da ilha é completamente diferente dos seus vizinhos. Os residentes e as empresas localizadas na Ilha de Man usufruem de total independência do Reino Unido em matéria de tributação direta. O imposto de renda pessoal é de no máximo de 20%.

Limpeza e organização

Há bastante cuidado em relação a organização e limpeza urbana. Comumente se vê tudo bem limpo e organizado. Os trabalhadores estão sempre mantendo as ruas limpas e os jardins costumam estar impecáveis. Na primavera, os canteiros estão em constante manutenção e no outono a retirada das folhas secas no chão, pela cidade, é frequente. Por esse motivo, circular pela ilha é sempre muito agradável.

Fotos – fonte: arquivo pessoal

Related posts

Pequenos prazeres da vida no exterior

Priscila Valverde

10 motivos para morar na Romênia

Cristina Hélcias

Dez motivos para morar em Singapura

Juliana Silva

11 comentários

Joacir Março 3, 2018 at 3:53 am

Será que aí tem um lugarzinho para uns duzentos e dez milhões de brasileiros??? Kkkk

Resposta
Priscila Valverde Março 4, 2018 at 6:59 pm

kkkkk lugar até tem, mas será que o povo vai gostar do frio? Abraços

Resposta
Joacir Azeredo Março 7, 2018 at 3:51 pm

Melhor estar no frio do que numa fria!!! kkkkkkk

Resposta
Priscila Valverde Março 9, 2018 at 2:38 pm

Concordo plenamente!! kkk

Resposta
Luana Abril 7, 2018 at 3:52 am

To aqui encantada…NUNCA tinha ouvido falar nesse lugar (que ignorância a minha!)

Resposta
Priscila Valverde Abril 8, 2018 at 8:47 am

Luana,
Muita gente também nunca ouviu falar e sempre fazem confusões sobre o país. Eu também antes de vir para cá não sabia nem que existia, inclusive quando vou aos países vizinhos como Inglaterra e Irlanda e converso com brasileiro que moram lá, eles também desconhecem a existência do país, mesmo estando tão próximos, pois é uma pequena ilha no meio do mar irlandês. Enfim, obrigada por acompanhar, se quiser tem mais artigos aqui no blog contando sobre a Ilha. Abraços!

Resposta
Bia Maio 30, 2018 at 9:57 pm

Olá Priscila… Meu noivo está se formando em psicologia e estamos procurando algum lugar para migração que tenha boa aceitação de brasileiros. Poderia nos ajudar informando como devemos proceder em relação ao pedido na embaixada e onde procurar emprego como psicólogo aí? Se houver uma oferta de emprego provavelmente a nossa migração se torna mais fácil. Muito grata pela ajuda.

Resposta
Eliete Junho 2, 2018 at 2:21 pm

Lindo lugar, me apaixonei…😍

Resposta
Priscila Valverde Junho 2, 2018 at 2:42 pm

Concordo com você, é realmente um lugar bonito! Abraços

Resposta
Vinicius de Queiroz Março 18, 2019 at 4:17 pm

Ola Priscila,
Moro em londres e estou querendo ir para a TT racing deste ano que ocorre agora em junho, estou precisando de uma acomodacao nos dias 02/06 ao dia 06/06,. Sera que voce nao tenha algum contato la, pois ja eh de ultima hora(falha minha) e nao consigo achar muita coisa. Algum Brasileirp q more la ou coisa assim. Obrigado.

Resposta
Liliane Oliveira Março 18, 2019 at 11:52 pm

Olá Vinicius,
A Priscila Valverde parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação