BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Ilha de Man

Curiosidades sobre a Ilha de Man

Não faltam curiosidades sobre a Ilha de Man. Sendo assim, escolhi algumas bem interessantes para apresentar aqui:

1 – Há uma torre no meio da baía de Douglas chamada Torre de Refúgio (Tower of Refuge), que foi construída em 1832, por William Hillary, e serviu como um refúgio de marinheiros naufragados. Hillary ficou tão horrorizado com o fato de que os marinheiros estavam morrendo nas águas ao redor da ilha que ele  fundou o Royal National Lifeboat Institute. Mais tarde, fizeram uma estátua de William Hillary no alto de Douglas Head, com vista para a baía. Uma vez por ano há um evento, na maré baixa, no qual as pessoas conseguem chegar até a torre caminhando pela areia e pelas pedras, algo que é impossível no resto do ano.

2 – Não há limite de velocidade nacional, ou seja, pelas rodovias você pode dirigir a qualquer velocidade. Por conta disso, na Ilha de Man acontece a corrida de moto mais perigosa do mundo. A corrida internacional da Ilha de Man  (TT – Tourist Trophy) teve início em 1907, quando o parlamento manx aprovou uma lei que permite que as estradas da ilha sejam fechadas e utilizadas para a competição. Para saber mais sobre o TT, leia o artigo sobre a corrida da morte.

3 – A ilha tem muitas colinas, mas apenas uma montanha, Snaefell, que tem 2.036 metros de altura. Do cume, em um dia claro, você consegue avistar a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda.

4 – Os integrantes da banda Bee Gees são da Ilha de Man. Os irmãos Maurice, Robin e Barry Gibb nasceram na Ilha, mas depois se mudaram para Keppel Road, em Chorlton, antes de emigrar para a Austrália, em 1958.

5 – Na Ilha de Man existe uma espécie de gato que não tem cauda e é chamado de gato manx. É uma raça que sofreu uma mutação genética natural que o deixou com esse aspecto. Além da ausência de rabo, a raça também exibe pernas traseiras maiores e uma cabeça arredondada. Pode haver uma variação na raça, o tipo rumpy não tem cauda, enquanto o stumpy tem uma cauda muito pequena.

6 – Existe também uma raça rara de ovelhas chamada de manx loaghtan, que é conhecida por ter de 4 a 6 chifres. O manx loaghtan é um tipo de ovelha que só é encontrada na Ilha de Man e a coloração de sua lã é marrom escuro.

Ovelha manx – fonte: arquivo pessoal

7 – A Ilha tem sua própria população de wallabies, uma espécie de canguru original da Austrália. Na década de 70, dois deles escaparam de um parque de vida selvagem chamado Curraghs Wildlife Park. Os wallabies se adaptaram muito bem às condições da Ilha.

8 – Trens conduzidos por cavalos ainda operam na orla de Douglas. Esse meio de transporte foi fundado em 1876 e ainda tem muitos vagões originais em uso, o que o torna o tipo de transporte mais antigo do mundo ainda em funcionamento. Para conhecer mais sobre os trens da Ilha de Man, clique aqui.

9 – A economia da Ilha de Man é de baixa tributação. O país facilita a aplicação de capital estrangeiro com alíquotas de tributação muito baixas ou nulas. Existe uma taxa máxima de imposto de renda de 20%, enquanto o imposto corporativo é de 0% para quase todos os tipos de negócios. Por conta disso, existem muitas empresas registradas na Ilha de Man. As empresas e contas bancárias abertas na Ilha, que é classificada como um refúgio fiscal, são chamadas de “offshore”, que juntamente com o turismo, são os principais setores da economia.

10 – Baixos níveis de poluição luminosa dão à ilha céus noturnos deslumbrantes. O país possui 26 locais Dark Sky Discovery oficialmente reconhecidos. É considerado um dos melhores lugares da Grã-Bretanha para observar o céu à noite. A Via Láctea, a Galáxia de Andrômeda e, ocasionalmente, a aurora boreal pode serem vistas a olho nu.

11 – A Ilha tem o parlamento contínuo mais antigo do mundo, conhecido como Tynwald, que foi criado pelos vikings em 979 d.C. Embora o parlamento de hoje tenha escritórios modernos na capital, todo ano, em julho, há um grande encontro em Tynwald Hill, um antigo local viking perto de St. John’s, para declarar cada lei que foi aprovada no ano anterior. Qualquer cidadão manx também pode fazer uma petição, desde que atenda a determinados critérios. Confira mais detalhes no artigo sobre o governo da Ilha de Man.

12 – A ilha tem seus próprios selos, sua própria moeda e sua própria língua. Os selos são famosos pela ilha porque foram considerados como ferramentas promocionais da identidade manx.

13 – Existiu na Ilha de Man um campo de internação durante a Segunda Guerra Mundial. Na época da guerra, o governo britânico decidiu que a Ilha de Man seria um local ideal para um campo de internação. Em julho de 1940, o campo de internação de Hutchinson foi aberto com mais de 1.200 internados. Esse campo foi particularmente conhecido como “o campo de artistas” devido à prospera vida artística e intelectual de seus internos. O acampamento possuía 33 casas em torno de Hutchinson Square, perto de Broadway, em Douglas. Havia cientistas, matemáticos, advogados, filósofos, escritores, artistas, linguistas dentre outros intelectuais.

14 – A Laxey Wheel é a maior roda d’água em funcionamento do mundo. Foi construída em 1854. As roda têm um diâmetro de quase 22 metros. Ela foi usada para bombear água das minas locais durante o período vitoriano até 1929.

15 – O Isle of Man Steam Packet Company é a mais antiga empresa de transporte marítimo de passageiros que atua continuamente no mundo, tendo iniciado suas operações em 1830. Ele teve 97 navios operando sob sua bandeira, incluindo vários que serviram com distinção durante as Guerras Mundiais (incluindo um navio que serviu de plataforma de lançamento para o primeiro ataque de torpedos de aeronaves transportadas pelo mundo).

Related posts

As 12 uvas da sorte na chegada do Ano Novo na Espanha

Tati Sato

Autobahn: fatos sobre a estrada alemã

Karina Finke

O que é proibido fazer no Qatar

Thais Cunha

6 comentários

Natani Junho 19, 2018 at 11:05 am

Bom dia Priscila!
Adorei as curiosidades! Me diz uma coisa, sabe me dizer se existe algum procedimento específico para ir até à ilha assistir ao TT ou basta estar aí na época da corrida?
Obrigada!

Resposta
Priscila Valverde Junho 19, 2018 at 3:39 pm

Olá Natani,
Obrigada!
Sobre a corrida basta apenas ir, não precisa fazer nenhum procedimento em especial. A corrida pode ser assistida em várias partes do país, porém há um local oficial, que é onde acontecem as largadas, o Grandstand, lá se compra o ingresso se quiser assistir ali. Em todo o percurso existem locais gratuitos e outros que você dá uma pequena contribuiçao para sentar e assistir (ex: pátio de algumas igrejas). Uma dica é reservar tudo com bastante antecedência pois a hospedagem é muito disputada. A passagem para a Ilha também aumenta de preço nessa época.
Se quiser ler mais o sobre a corrida clique no link.

Resposta
andressa de jesus sobrinho Novembro 4, 2018 at 4:30 pm

Priscila, queria saber se você consegue tirar uma dúvida minha. Eu vou passar uns meses na Inglaterra para estudar e quero muito viajar para conhecer a Ilha de Man em algum fim de semana. Eu consigo fazer isso? Tipo, meu visto vai ser de turista e quero viajar em um fim de semana e voltar para Inglaterra. Obrigada

Resposta
Priscila Valverde Novembro 5, 2018 at 7:40 pm

Olá Andressa,
Consegue sim, sem problemas. Ao ir da Inglaterra para a Ilha de Man é como se você fizesse um voo doméstico no Brasil, porque ao entrar na ilha você não passa por imigração. Se estiver em Liverpool tem a opçao de ir de ferry boat, a viagem é bem agradável também. Boa viagem!

Resposta
Ramom chiamente Junho 30, 2019 at 4:57 pm

Ola Priscila tudo bem?
Então pretendo ir em 2020 para assisitir a corrida, gostaria de tirar algumas duvidas se possível. Bom vamos la, primeiramente sobre a balça que sai de dublin na irlanda para isle of man, ela sai de quanto em quanto tempo para la?….e quais os locais mais bacanas para assistir a corrida?…e quanto a valores, qual a media de preço dos hoteis e da alimentação la? …desde ja obrigado.

Resposta
Liliane Oliveira Julho 1, 2019 at 2:57 am

Olá Ramom,
A Priscila Valverde parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação