BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos México

10 motivos para morar no México

10 motivos para morar no México.

Razão: sinônimo de pretexto, motivo, justificação…

Cada vez que eu conheço alguém, entre as perguntas top 10, aqui está ela: “y por que te veniste a México?”

Aqui deixo os nossos 10 motivos para morar no México ou pelo menos visitar!

  1. El Chavo del Ocho: lembra da Chiquinha e do Quico, da dona Florinda e do professor Girafales… A Bruxa do 71? Eles fazem parte da serie conhecida no Brasil como o Chaves, e começou a ser transmitida em 1971 na TV mexicana. Teve tanto êxito que foi transmitida em mais de 20 países. Contava a historia de vizinhos, aonde o protagonista era um menino pobre e de coração enorme, o Chaves que morava em um barril, que sempre se metia em problemas tentando ajudar os seus amigos. Lembram-se do movimento do dedinho e a frase: “isso isso isso”? ela é parte da identidade do povo Mexicano, pois vejo na rotina diária das pessoas e acho muito fofo! Um momento marcante da série, foi o retorno do Seu Madruga. Dizem que no dia da gravação fizeram uma surpresa para a Chiquinha, que não sabia de nada! A cena foi gravada ao vivo, e é considerada uma das mais emocionantes do Chaves, onde as lágrimas da atriz realmente foram de uma emoção verdadeira. Tem quem diz que isso é lenda…
  2. Llorona: E falando sobre lendas, aqui elas abundam! Talvez a mais famosa seja a da “Llorona” (A Chorona) ela tem sua origem na época pré-hispânica, onde a Deusa  “Cihuacóatl”, metade mulher e metade serpente, saia do lago de Texcoco e chorava pelos seus filhos os aztecas que foram exterminados pelos conquistadores que vieram do mar (espanhóis).  A outra versão da Chorona,  conta que uma camponesa foi trabalhar na cidade se apaixonou pelo filho do patrão, dessa relação nasceram três filhos. Como toda boa história mexicana, o filho do patrão terminou casando com uma moça da alta sociedade. A camponesa, num momento de fúria, afogou seus filhos no rio, arrependida, começou a procura-los na correnteza, chorando e gritando: “meus filhos”. Dizem que ela depois enlouquecida, se suicidou. Porem até hoje, a alma da Llorana, vestida de branco, vaga chorando e gritando “Mis hijos” por isso cuidado ao sair a noite pelas estradas vazias e escuras, você pode encontrar com a “Llorona”.
  3. Extensão territorial: se você gosta de lugares grandes, o México pode ser uma ótima opção. Pois assim como o Brasil vem sendo um dos maiores países do mundo. Aqui a diferença é que o Sul é a área quente, e o Norte é mais frio. Porém tem a sua dose de país tropical, com belezas inigualáveis.
  4. Mariposa Monarca no estado do México e Michoacán: todos os anos em outubro as borboletas monarcas migram do Canadá ao México para a sua reprodução, elas voam em media 4000 km e podem chegar a viver nove meses. É um espetáculo lindo da natureza que vale a pena ser visto. Literalmente milhões de borboletas fazem esta viajem de ida e volta. Elas vêm a Reserva da Biosfera da Borboleta Monarca, que desde 2008 é Patrimônio Natural da Humanidade.
  5. Cultura: o México tem uma cultura fascinante! E aqui terei que resumir a cultura a qual mais amo: as pirâmides e as zonas arqueológicas. Só para ter uma ideia, a maior pirâmide do mundo está aqui: Cholula, na cidade de Puebla, bem perto da Cidade do México. Aqui existem as únicas pirâmides circulares do mundo, em Jalisco estão as de Guachimontes, as pirâmides de Teuchitlan.

    Zona Arqueológica de Tulum – Quintana Roo Arquivo pessoal
  6. Amizades: o povo mexicano é muito receptivo e querido. De alguma maneira existe uma amizade ancestral entre Brasil e México. Existem vários pontos parecidos entre os dois países, talvez por isso vir ao México é ter a sensação de estar em casa. Algo que percebo que é muito comum aqui e vejo como gesto de atenção é para atravessar a rua. Estando acompanhado de um mexicano, eles sempre te dirão quando atravessar!
  7. Comida: aquí o cardápio é farto! A base da comida mexicana é o milho, e com ele são feitas muitas receitas deliciosas, e claro também ardidas por causa da variedade de pimentas! Cada lugar tem o seu prato típico, e a sua maneira peculiar de ser cozinhado. Muitas pessoas que vem para o México podem correr o serio risco de engordar!
  8. Bebidas: para acompanhar uma boa comida, claro tem que ter uma boa bebida. Aqui é super comum tomar cerveja com suco de limão, pimenta e sal, as famosas e deliciosas “micheladas” que eu adoro. Obrigatoriamente tenho que citar a “tequila e o mezcal” que tem varias frases como, por exemplo: “Para todo mal, mezcal. Para todo bem, também”. Sobram as razoes para disfrutar do Mezcal!
  9. Família: domingo aqui é dia de família! É muito comum que nos domingos as famílias se reúnam para ir tomar o café da manhã fora de casa, que, diga-se de passagem, o café é muito diferente do nosso, mas isso fica para outro post.
  10. Animais: quem ama os animais ficara encantado com os “serumaninhos” do México! Aqui foi a primeira vez que eu vi os exemplares de topeira, esquilos, e golfinhos. Daqui também é originário o Axolote Mexicano, uma espécie de salamandra muito simpática que parece que está sempre sorrindo e o adorado Xoloitzcuintle, ou simplesmente Xolo, raça de cachorros sem pêlo.

Leia também: Cidade do México: inferno ou paraíso?

Resumindo se você tem vontade de conhecer o México e essas razoes ainda te deixam em dúvida, permita-se levar por Pascal, um filosofo francês que dizia que “O coração tem razões que a própria razão desconhece” siga seu a razão do seu coração e boa viajem.

Related posts

Dez motivos para morar na Irlanda

Luciana Damasceno

Vamos “Pueblar” no México?

Joseane Dambros

Dez motivos para morar em Praga

Isadora Costa

4 comentários

Andrea Setembro 12, 2017 at 6:27 pm

Olá Simone. Temos algumas coisas em comum… moro em Curitiba e estou indo para o México. Muito,muito receosa mesmo. Apesar de ter vivido 1 ano na cidade do Mexico,na época (2006) ainda não tinha filhos. Hoje levo 2 crianças pequenas acostumadas com a vida tranquila daqui.
Te pergunto. Como está a questão de segurança ai? Quando procuro pelo assunto nas mídias,já não consigo dormir.
Tem alguma região da cidade que indicaria para morar,considerando q o trabalho do meu marido (motivo da mudança) , seria em escandon/condessa?
Obrigada

Resposta
Luiggi Barbieri Outubro 23, 2018 at 1:52 am

DF seria o lugar mais seguro. Sugiro morar em Polanco, Roma ou Condesa.

Resposta
Adaptação escolar no México Janeiro 16, 2018 at 11:10 am

[…] Leia também: 10 motivos para morar no México […]

Resposta
Pedro Farias Agosto 16, 2018 at 3:12 pm

Olá Simone
bom dia

Poderia me ajudar com uma duvida?

Estou emitindo meu visto para trabalhar no mexico. Vou levar minha esposa e estamos buscando emitir o seu visto de acompanhante. Voce sabe se este visto dá direito a ela trabalhar por lá?

Obrigado

Pedro

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação