10 motivos para morar no México.
Razão: sinônimo de pretexto, motivo, justificação…
Cada vez que eu conheço alguém, entre as perguntas top 10, aqui está ela: “y por que te veniste a México?”
Aqui deixo os nossos 10 motivos para morar no México ou pelo menos visitar!
- El Chavo del Ocho: lembra da Chiquinha e do Quico, da dona Florinda e do professor Girafales… A Bruxa do 71? Eles fazem parte da serie conhecida no Brasil como o Chaves, e começou a ser transmitida em 1971 na TV mexicana. Teve tanto êxito que foi transmitida em mais de 20 países. Contava a historia de vizinhos, aonde o protagonista era um menino pobre e de coração enorme, o Chaves que morava em um barril, que sempre se metia em problemas tentando ajudar os seus amigos. Lembram-se do movimento do dedinho e a frase: “isso isso isso”? ela é parte da identidade do povo Mexicano, pois vejo na rotina diária das pessoas e acho muito fofo! Um momento marcante da série, foi o retorno do Seu Madruga. Dizem que no dia da gravação fizeram uma surpresa para a Chiquinha, que não sabia de nada! A cena foi gravada ao vivo, e é considerada uma das mais emocionantes do Chaves, onde as lágrimas da atriz realmente foram de uma emoção verdadeira. Tem quem diz que isso é lenda…
- Llorona: E falando sobre lendas, aqui elas abundam! Talvez a mais famosa seja a da “Llorona” (A Chorona) ela tem sua origem na época pré-hispânica, onde a Deusa “Cihuacóatl”, metade mulher e metade serpente, saia do lago de Texcoco e chorava pelos seus filhos os aztecas que foram exterminados pelos conquistadores que vieram do mar (espanhóis). A outra versão da Chorona, conta que uma camponesa foi trabalhar na cidade se apaixonou pelo filho do patrão, dessa relação nasceram três filhos. Como toda boa história mexicana, o filho do patrão terminou casando com uma moça da alta sociedade. A camponesa, num momento de fúria, afogou seus filhos no rio, arrependida, começou a procura-los na correnteza, chorando e gritando: “meus filhos”. Dizem que ela depois enlouquecida, se suicidou. Porem até hoje, a alma da Llorana, vestida de branco, vaga chorando e gritando “Mis hijos” por isso cuidado ao sair a noite pelas estradas vazias e escuras, você pode encontrar com a “Llorona”.
- Extensão territorial: se você gosta de lugares grandes, o México pode ser uma ótima opção. Pois assim como o Brasil vem sendo um dos maiores países do mundo. Aqui a diferença é que o Sul é a área quente, e o Norte é mais frio. Porém tem a sua dose de país tropical, com belezas inigualáveis.
- Mariposa Monarca no estado do México e Michoacán: todos os anos em outubro as borboletas monarcas migram do Canadá ao México para a sua reprodução, elas voam em media 4000 km e podem chegar a viver nove meses. É um espetáculo lindo da natureza que vale a pena ser visto. Literalmente milhões de borboletas fazem esta viajem de ida e volta. Elas vêm a Reserva da Biosfera da Borboleta Monarca, que desde 2008 é Patrimônio Natural da Humanidade.
- Cultura: o México tem uma cultura fascinante! E aqui terei que resumir a cultura a qual mais amo: as pirâmides e as zonas arqueológicas. Só para ter uma ideia, a maior pirâmide do mundo está aqui: Cholula, na cidade de Puebla, bem perto da Cidade do México. Aqui existem as únicas pirâmides circulares do mundo, em Jalisco estão as de Guachimontes, as pirâmides de Teuchitlan.
- Amizades: o povo mexicano é muito receptivo e querido. De alguma maneira existe uma amizade ancestral entre Brasil e México. Existem vários pontos parecidos entre os dois países, talvez por isso vir ao México é ter a sensação de estar em casa. Algo que percebo que é muito comum aqui e vejo como gesto de atenção é para atravessar a rua. Estando acompanhado de um mexicano, eles sempre te dirão quando atravessar!
- Comida: aquí o cardápio é farto! A base da comida mexicana é o milho, e com ele são feitas muitas receitas deliciosas, e claro também ardidas por causa da variedade de pimentas! Cada lugar tem o seu prato típico, e a sua maneira peculiar de ser cozinhado. Muitas pessoas que vem para o México podem correr o serio risco de engordar!
- Bebidas: para acompanhar uma boa comida, claro tem que ter uma boa bebida. Aqui é super comum tomar cerveja com suco de limão, pimenta e sal, as famosas e deliciosas “micheladas” que eu adoro. Obrigatoriamente tenho que citar a “tequila e o mezcal” que tem varias frases como, por exemplo: “Para todo mal, mezcal. Para todo bem, também”. Sobram as razoes para disfrutar do Mezcal!
- Família: domingo aqui é dia de família! É muito comum que nos domingos as famílias se reúnam para ir tomar o café da manhã fora de casa, que, diga-se de passagem, o café é muito diferente do nosso, mas isso fica para outro post.
- Animais: quem ama os animais ficara encantado com os “serumaninhos” do México! Aqui foi a primeira vez que eu vi os exemplares de topeira, esquilos, e golfinhos. Daqui também é originário o Axolote Mexicano, uma espécie de salamandra muito simpática que parece que está sempre sorrindo e o adorado Xoloitzcuintle, ou simplesmente Xolo, raça de cachorros sem pêlo.
Leia também: Cidade do México: inferno ou paraíso?
Resumindo se você tem vontade de conhecer o México e essas razoes ainda te deixam em dúvida, permita-se levar por Pascal, um filosofo francês que dizia que “O coração tem razões que a própria razão desconhece” siga seu a razão do seu coração e boa viajem.
5 Comments
Olá Simone. Temos algumas coisas em comum… moro em Curitiba e estou indo para o México. Muito,muito receosa mesmo. Apesar de ter vivido 1 ano na cidade do Mexico,na época (2006) ainda não tinha filhos. Hoje levo 2 crianças pequenas acostumadas com a vida tranquila daqui.
Te pergunto. Como está a questão de segurança ai? Quando procuro pelo assunto nas mídias,já não consigo dormir.
Tem alguma região da cidade que indicaria para morar,considerando q o trabalho do meu marido (motivo da mudança) , seria em escandon/condessa?
Obrigada
DF seria o lugar mais seguro. Sugiro morar em Polanco, Roma ou Condesa.
Pingback: Adaptação escolar no México
Olá Simone
bom dia
Poderia me ajudar com uma duvida?
Estou emitindo meu visto para trabalhar no mexico. Vou levar minha esposa e estamos buscando emitir o seu visto de acompanhante. Voce sabe se este visto dá direito a ela trabalhar por lá?
Obrigado
Pedro
boa noite sou aposentado no Brasil e pretendo morar no mexico precisamente em valladolli no estado de yucatan é só eu e mimha esposa.