BrasileirasPeloMundo.com
Chile Turismo Pelo Mundo

5 passeios imperdíveis para fazer em Santiago em 2019

O verão está aí e com ele milhares de turistas vindo do Brasil, literalmente, invadem as ruas de Santiago. Não é exagero! O Chile recebe 550 mil turistas brasileiros por ano que deixam mais de US$ 462 milhões por aqui. A porta de entrada costuma ser a capital chilena. Para que não faltem novidades, selecionei uma lista com 5 passeios imperdíveis para fazer em Santiago em 2019. Confira agora e prepare suas malas!

Rota das Galerias Comerciais

Já escrevi aqui no BPM sobre as visitas que a prefeitura de Santiago oferece com guias gratuitamente para turistas. Os passeios são em espanhol e o grupo é bem diverso. O clima da capital chilena favorece bastante as visitações a pé, principalmente, no verão.

Desde que escrevi o texto, um novo roteiro foi criado e vale a pena conferir mais esse. Trata-se da Rota das Galerias Comerciais, perfeito para quem curte arquitetura e urbanismo.

Durante o passeio, os visitantes entram em contato com ruas e edifícios charmosíssimos. O itinerário percorre verdadeiras joias como: Pasaje Phillips, Pasaje Matte, Galería Agustín Edwards, Galería Crillón e Galería de Las Agustinas. Gostou? Então, não deixe de fora da sua agenda o passeio que parte do escritório de turismo municipal localizado na Plaza de Armas, sexta-feira, às 10h.

Leia também: Conhecendo Santiago a pé e de graça!

Túnel do Paseo Bandera

Se você quer fazer uma sessão de fotos inesquecível em Santiago, não pode deixar de fazer esse passeio. Em dezembro do ano passado, foi inaugurado o túnel que une as ruas Bandera e San Diego (o trecho fica entre Moneda e Compañía), passando por baixo da Alameda, uma das avenidas mais importantes de Santiago.

Paseo Bandera é uma rua para pedestres, ou seja, aqui não passa carro. Em 2018, ela passou por uma intervenção artística e ganhou um colorido maravilhoso que, agora, foi ampliado. O ponto alto deste novo trecho é o mural do artista chileno Dasic Fernández, radicado em Nova Iorque e que se notabilizou por seus grafites gigantes e impressionantes.

Além de ser o espaço perfeito para levar lindas fotos como recordação do Chile, o local merece uma pausa para curtir todos os detalhes. Desde os mini parques, equipados com toneis para reciclagem de bituca de cigarro (isso mesmo!), floreiras super modernas e até os bicicletários, para citar algumas da novidades.

Foto: Divulgação Santiago Turismo

Plazas de Bolsillo

Imagine um projeto que recupera terrenos abandonados e os transforma em espaços de convivência para a população. Essa é a ideia do Plaza de Bolsillo (Praça de Bolso, numa livre tradução). São antigos espaços que serviam apenas para acúmulo de lixo e, depois de reformados e remodelados, transformam-se em pracinhas!

Além do projeto paisagístico e arquitetônico, a estrutura conta com mesas e bancos para que as pessoas possam descansar enquanto degustam alguma das delícias vendidas em food trucks. Algumas delas contam com brinquedos para crianças e oferecem atividades culturais, como feiras e apresentações artísticas.

A primeira Plaza de Bolsillo inaugurada em Santiago fica bem no Centro, em Morandé, ao lado do Palacio La Moneda. Na primeira etapa do projeto foram inauguradas nove pracinhas e mais seis estão previstas para serem entregues à população. No Google Maps, você pode encontrar todas elas e verificar a que está mais perto de você.

Tren del Recuerdo

Esse passeio é perfeito para quem quer, literalmente, viajar no tempo. Você embarca no terminal da Estación Central de Santiago, onde há uma estação de metrô da linha 1 (vermelha). Dali, o trem parte rumo a San Antonio, cidade portuária da costa central chilena. A viagem tem duração de três horas e meia num total de 110 quilômetros.

Eu fiz esse passeio em 2012 e foi um dos que eu mais curti aqui no Chile. No caminho, é lei abanar para quem está pelo caminho. Os motoristas de carros que estão na estrada buzinam e fazem a maior festa quando veem o trem passando.

Foto: Arquivo pessoal

A viagem é mais legal pela cumplicidade dos passageiros: as famílias jogam cartas, os casais namoram, as crianças vibram. Todo mundo grita quando o trem entra num túnel completamente escuro! Alguns passageiros tocam e dançam canções tradicionais do folclore chileno. No final da viagem, todo mundo bate palma para o condutor!

O Tren del Recuerdo é guiado por locomotivas movidas a diesel e eletricidade das décadas de 50 e 60 e os vagões são de diferentes períodos. Há desde carros alemães de 1923 em madeira e com janelas que ainda funcionam perfeitamente! Alguns dos carros de 1950 contam com ar condicionado e o Super Salón, de 1929, tem janelas grandes com uma vista belíssima para curtir a paisagem! O passeio é organizado uma vez por mês e você pode conferir as datas no site da empresa.

Templo Bahá’í

O primeiro Templo Bahá’í da América do Sul está em Santiago e fica aberto ao público de terças a domingo, gratuitamente! O lugar é uma ótima opção para admirar o por do sol e fazer belíssimas fotos! A arquitetura da construção por si vale a visita, além de ser uma ótima oportunidade para relaxar e contemplar o visual lá do alto!

Foto: Arquivo pessoal

A ideia do projeto arquitetônico é justamente proporcionar momentos de contemplação para qualquer pessoa. As chamadas Casas de Adoração bahá’ís existem em vários lugares do mundo. São espaços abertos à comunidade que combinam inovação arquitetônica com delicados jardins e extensas áreas verdes. O de Santiago é o único no continente sul-americano.

Leia também: Como é morar em Santiago no Chile

Essas são apenas algumas das novidades para você incluir no seu roteiro de visita ao Chile. Certamente, você vai levar as melhores recordações com fotos belíssimas, sabores únicos e paisagens de tirar o fôlego. Além disso, com essa seleção de passeios imperdíveis para fazer em Santiago em 2019 você vai entrar em contato com a cultura local em programas que muitos dos moradores também apreciam.

Related posts

Dicas de turismo em Atenas em 3 dias

Clarissa Gaiarsa

Chile – Souvenirs Para Todos

Joy Matta

7 anos em Santiago do Chile

Gislaine Morais

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação