Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Áustria»Vancouver ou Viena: os ritmos diferentes das melhores cidades para se viver
    Áustria

    Vancouver ou Viena: os ritmos diferentes das melhores cidades para se viver

    Ana Luíza AranhaBy Ana Luíza AranhaOctober 24, 2017Updated:September 12, 2018No Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Fonte: Pixabay
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Vancouver ou Viena?

    Posso dizer que sou sortuda: já morei em duas das cidades eleitas como as melhores para se viver: Vancouver no Canadá e, Viena, na Áustria. Então, não estou aqui para desmerecê-las nem dizer para ninguém que a posição de “melhor cidade” ocupada por elas não tem suas razões. Mas… Primeira lição: tem sempre um mas. Quando você mora em outra cidade, diferente do lugar onde você cresceu, as comparações aparecem nas mínimas coisas. E a gente aprende bem rapidinho que o Brasil pode ser um paraíso na terra e aprende a valorizar coisas boas das quais sentimos muita falta.

    No total, já morei 2 anos em Vancouver e morei por alguns meses em Viena, na Áustria. As comparações pululam a minha memória e a minha experiência nem sempre foi bem-sucedida. As melhores cidades para se viver também são caras… Aluguéis em Vancouver, especialmente este ano, estão batendo recordes – não está dando pra dividir um quarto em um apartamento por menos de 800 dólares canadenses (pra dividir!). Comprar uma casa ou apartamento então, fora de questão para a maioria da minha rede de amigos, inclusive os que já tem a cidadania Canadense ou a residência permanente – com menos de 1 milhão de dólares, nada feito. A solução para a maioria é viver nas cidades ao redor de Vancouver: Richmond, Surrey, Burnaby. Em Viena, morei lá quando fazia um estágio voluntário. O aluguel de um quarto num apartamento dividido com mais uma pessoa ficava ao redor de 400 Euros por mês num distrito central.

    Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Áustria

    Em termos de alimentação, Vancouver, como boa cidade da América do Norte, não dá muita importância para o almoço: um sanduíche, na frente do computador, já basta. Mas vamos reconhecer que o sushi daqui é bão demais. Em Viena, as salsichas e os embutidos em geral são sensacionais. Mas, nas duas, tente achar um restaurante aberto depois das 9 da noite – boa sorte com a procura. Se der fome tarde da noite, não adianta nem sair na rua e, quando às vezes o restaurante diz que fechas as 10, você chega lá as 9 e eles não estão mais aceitando clientes…

    Supermercado em Viena: todos fechados aos Domingos (às vezes só abre uma parte do supermercado, dos produtos considerados “essenciais”). E sábado tem que fazer compras até as 6 da tarde, senão passa o resto do final de semana sem acesso. As lojas também fecham super cedo – fui especialmente expulsa do trocador da Forever 21 quando deu exatamente 18 horas. Sobre esse jeito “ríspido” dos austríacos, foi o que mais me chocou – a frase “o cliente tem sempre razão” não me parece muito bem apropriada.

    Leia também: Custo de vida na Áustria

    O divertido e encantador é o quanto as duas cidades são internacionais – Vancouver cheia de gente, principalmente da Ásia, Viena cheia do pessoal da Europa. Mas em termos de vida noturna, a primeira é mais “paradona” e a segunda cheia de clubes e boates. Em Vancouver, marcar de sair com uns amigos para jantar as 20hrs é considerado tardíssimo. Em Viena, dá para sair todos os dias da semana – a cidade é lotada de locais que tocam salsa (eu não tinha ideia de como os ritmos latinos estavam populares, tem aula de salsa, bachata, merengue e tudo o mais). E, claro, as pessoas costumam assumir que, como você vem da América Latina, com certeza sabe dançar salsa. Dentre esses mal-entendidos, tem muita gente, mas muita gente mesmo, que acha que falamos Espanhol no Brasil. Enfim, é muito mais fácil achar companhia para sair em Viena do que em Vancouver.

    Fonte: Pixabay

    O importante, nas duas cidades (e imagino que em qualquer outra) é achar a sua rede de amigos, conectar-se com as pessoas e ter aquela rede de suporte/ajuda. Para isto, o meu conselho é: faça aulas, se inscreva em cursos, saia por aí. Pode ser de qualquer coisa, mas não recomendo muito Yoga com essa finalidade, apesar de ser fã e praticar a anos (tem um lugar bacana, com preço bem acessível em Vancouver, que se chama Karmateachers) – o pessoal vai lá para relaxar e não para fazer amigos. Em Vancouver, achei um pessoal nos cursos do centro recreativo da UBC (que também tinha várias outras opções com preço camarada). Em Viena, comecei a fazer Capoeira e foi o pessoal de lá que me colocava pra cima e se tornou quase que como uma família emprestada. Tem sempre também aquele amigo de um amigo que conhece alguém que mora fora e é esse pessoal que segura a sua barra e se torna seus melhores amigos em terras longínquas (tô falando de vocês mesmo, Ana Luisa e Luciana).

    Leia também: aluguel em Viena

    A gente não tem ideia de como morar fora, longe de todos aqueles que conhecemos, pode ser muito desafiador. Ter uma companhia para um passeio num domingo, para reclamar dos hábitos locais juntos (isso é tão terapêutico…) e para te ajudar a resolver os pepinos que vão aparecendo. Por exemplo, te ajudam a entender cartas que chegam para você (em Vancouver uma vez chegou uma cobrança errada, em Viena uma carta sobre impostos de uso da televisão), te acompanham até o hospital quando você fica doente, te ajudam a enfrentar o mundo novo sem tantos temores.

    Enfim, nas duas cidades o transporte público é uma maravilha (pelo menos para os meus padrões), a segurança de andar nas ruas sozinha de madrugada é impagável. Cada uma tem seu ritmo, os seus horários, as suas peculiaridades. A escolha entre elas é muito mais uma questão de qual estilo agrada mais: uma vida mais pacata junto a natureza (Vancouver) ou mais agitada (Viena). E você consegue se adequar a esses ritmos diferentes muito em função do tanto que consegue se comunicar – mas esse é um tema para o próximo mês 😉

    [wpv-view name="authors-articles-view"]
    austria brasileiras morando fora canada choque cultural Comparação dicas diferenças culturais escolha Melhores cidades morar no Canadá Ranking Vancouver Viena
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Ana Luíza Aranha
    • Website

    Ana é mineira de Belo Horizonte e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Já passou 3 meses em Viena, na Áustria, mas não fala alemão. Ana trabalha enquanto pesquisadora e consultora –colabora até hoje com as pesquisas da University of British Columbia e também com institutos de pesquisa internacionais da Alemanha e Áustria. Ana é voluntária da Cruz Vermelha Canadense e apaixonada pelos temas que envolvem luta por igualdade e democracia – como estudos sobre estratégias anti-corrupção, transparência, governança, poder local e igualdade de gênero. Fala várias línguas, ama cachorros, trabalhos manuais e nadar. É professora de Ashtanga Yoga e de dança. Morre de saudades da comida brasileira e atualmente mora em Vancouver, no Canadá.

    Related Posts

    Expulsei as crianças de casa

    June 23, 2021

    Como lidar com o confinamento?

    May 4, 2021

    Realização profissional no exterior

    March 15, 2021
    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    A Mulher na Sociedade Pelo Mundo

    Silverlocks: um novo espaço para mulheres maduras no Brasil e no exterior

    By Ann MoellerJuly 4, 20260

    Há projetos que nascem de estratégia. Outros nascem de necessidade. E alguns nascem dos dois.…

    Dia de Finados na Polônia

    October 28, 2024

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    • Política de Cookies
    • Termos e Condições
    • Não vender nem compartilhar minhas informações
    © 2012-2026 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Manage Consent
    To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
    Functional Always active
    The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
    Preferences
    The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
    Statistics
    The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
    Marketing
    The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
    • Manage options
    • Manage services
    • Manage {vendor_count} vendors
    • Read more about these purposes
    View preferences
    • {title}
    • {title}
    • {title}