A Coreia do Sul é o paraíso das compras online.
Sendo membro de diversas comunidades para estrangeiros na Coreia, há N dúvidas que nós temos a respeito sobre a vida neste país. Perguntas sobre onde comer, onde viajar, como chegar a tal lugar … Mas a dúvida mais frequente é sobre onde comprar certos itens que não encontramos em lojas ou mercados locais. E a resposta na sua maioria é unânime: faça a pesquisa online que irá encontrar o que você está procurando.
Todos sabemos que a tecnologia coreana é considerada um case study à parte, por ser a mais avançada do mundo, e não seria diferente para a compra online. A comodidade de pesquisar, comparar preços, ver as novidades das várias marcas de um mesmo produto, seja pelo computador ou pelo smartphone é simples e, ao mesmo tempo, dinâmica. Desde os produtos mais convencionais até produtos não tão fáceis de encontrar em qualquer mercado, seja ele de pequeno ou grande porte, é possível encontrar de tudo nas buscas pelas lojas na Internet coreana.
A minha primeira experiência com compra online foi pelo Mercado Livre, há quase 5 anos. Lembro que pesquisei durante meses sobre o produto e li TODOS os feedbacks do vendedor antes de apertar o botãozinho comprar. Fiz o devido pagamento (transferência bancária) e 2 semanas depois o meu produto chegou em casa: capinha para o meu iPhone 4. Durante o período de espera, confesso que tive um certo medo de o vendedor dar o calote e eu não receber a minha compra. O mercado online ainda engatinhava no Brasil e resolvi dar uma chance. Ainda bem que deu tudo certo!
Leia também: 10 motivos para morar na Coreia do Sul
Assim que cheguei na Coreia, em fevereiro de 2014, as notícias mais lidas eram sobre os calotes que os oportunistas faziam justamente via shopping online, e me convenci que não faria uma compra tão cedo. Meses se passaram e o dia foi ficando pequeno, as horas de folga não estavam chegando e as necessidades básicas de casa estavam se esgotando. Depois de muito consultar com uma amiga, fiz a minha primeira compra online na Coreia: papel higiênico. Sim, papel higiênico! Hehe. Teve uma promoção mega relâmpago na época e não pensei duas vezes. Depois dessa compra foram capinhas de celular, produtos de beleza, impressora e até a TV aqui de casa eu comprei online.
Muitos estrangeiros recém chegados ficam com certos receios e até li casos em que o vendedor realmente deu calote, mas esses caos são raríssimos. Dependendo do site em que você esteja fazendo a compra, a questão de segurança ao consumidor é até às vezes um exagero, mas os sites hoje em dia zelam tanto pela sua reputação que essas medidas são bastante necessárias.
Os sites mais famosos entre os estrangeiros são os seguintes:
1. GMarket – pode ser visualizado em chinês e inglês
2. Ticket Monster – somente em coreano
3. Interpark – pode ser visualizado em chinês, inglês e japonês
4. Coupang que é uma espécie de Groupon – somente em coreano
5. 11st Street, é o mais barato de todos; infelizmente, estrangeiros possuem restrição para se cadastrar nele – pode ser visualizado em inglês
Logicamente, também são populares os shopping malls de grandes conglomerados como a CJ Mall, Samsung, Kyobo Book Store e a Lotte Mart. A praticidade de uma loja virtual rende mais do que alugar um espaço físico em meio à tanta competitividade no mercado, hoje.
Apesar dessas mil e uma maravilhas que o serviço online nos dá, ainda existe um pequeno desconforto para os estrangeiros. Um deles é a forma de pagamento. A maioria dos sites não aceita cartão internacional ou quando aceitam, os termos de pagamento (contrato, regras e afins, aquelas cláusulas que sempre deixamos passar) não estão traduzidos para o inglês. E como falado anteriormente, existem sites onde os estrangeiros não conseguem se cadastrar simplesmente pelo fato de o site dar uma vantagem (proteger) ao consumidor coreano que, por sua vez, procura um serviço diferenciado.
Leia também: obsessão por cirurgia plástica na Coreia do Sul
Em geral, nunca vi um serviço tão eficiente, desde a compra até a chegada do produto, que demora no máximo 3 dias, incluindo entrega aos sábados. Os preços, na sua maioria são mais baratos e todos os sites tem algum tipo de programa de pontos, cupons e afins. Uma dica é que na maioria dos sites eles atualizam novas ofertas todos os dias à meia noite. Já peguei promoções de passagens áreas entre Seul – Ilha de Jeju por 40 dólares ida e volta. Caso o cliente esteja insatisfeito, tem a opção de devolver o produto às custas do vendedor, ou se não, simplesmente “jogar fora o produto indesejado” e solicitar uma nova peça.
Pessoalmente adoro fazer compras dentro da loja, mexendo na mercadoria, vendo as cores reais, experimentando as peças … Porém sinto um enorme desconforto toda vez que entro em um estabelecimento e a atendente me segue o tempo todo, mesmo eu avisando que estou dando “somente aquela olhadinha”. Nesse quesito o shopping online é bem mais prazeroso e você passa horas dentro desses departamentos virtuais simplesmente pelo prazer de fazer uma wishlist.
17 Comments
tenho uma duvida.. eu sou de portugal, e moro ca, preciso de morar na coreia para comprar produtos por esses sites? ou eles entregam para pessoas de outros paises?
Como criar uma conta no Gmarket?
Moro no Brasil, posso fazer minhas compras nestes sites?
Ela respondeu? Gostaria de saber tambem
oii em qual vc compra,qual da pra se cadastrar e entrega no brasil
Gostei, gostei mesmo.
Gostaria de saber como comprar produtos coreanos e receber no Brasil?
Olá Sandra, estou tendo um problema com um site coreano e queria saber se há algum órgão para recorrer, tipo tem no Brasil – o Procon. Obrigada!
Se eu comprar um smartphone no site oficial da Coreia do Sul, provavelmente ele esta configurado em coreano. Tem como configurar para o português?
Olá, gostaria de saber como caço para comprar produtos da Coreia. Existe algum contato. Fico no aguardo.
moro no Brasil gostaria de comprar todo tipo de roupa para montar uma loja barato,
Olá Lucinei,
A Sandra Oh parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM
Vocês tem a lapiseira que aplica caviar para unhas?
Olá Daniela,
A Sandra Oh parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM
OLa sou brasileira nutricionista e trabalho com própolis..gostaria saber se alguém conhece coreanos que interessado no produto..???
Olá Daniela,
A Sandra Oh parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM
oi eu sou Brasileira eu queria saber seu posso comprar coisas nesse site