A culinária espanhola na Catalunha

Adaptando-se à culinária em outro país

0
102
Foto: Pixabay
Advertisement

A culinária espanhola na Catalunha.

Para mim, uma das partes mais difíceis na adaptação a outro país, sempre foi e continua sendo a questão da culinária. Afinal de contas, nossos gostos e preferências vêm marcados desde a infância, e por mais que mudem e se adaptem ao longo da vida, há uma parte que está muito lá no fundo, e que é muito difícil de remodelar! Que saudades eu tenho do arroz com feijão de cada dia!

Quando é por pouco tempo, não tem problema nenhum! Provar coisas novas, mudar os hábitos e enriquecer o nosso paladar é sempre uma delícia! Adoro restaurantes internacionais e provar gostos diferentes dos cantos mais remotos do mundo. Tailandês, indiano, marroquino… hummm, que delícia! O problema aparece no dia a dia, quando o tempo passa, e a vontade do arroz com feijão vai crescendo e acumulando, porque mesmo que você faça em casa, os temperos são outros, as carnes são diferentes, nada tem o mesmo sabor tão peculiar da nossa infância!

A culinária na Catalunha é a chamada culinária mediterrânea, e é muito rica e saudável. Sei que não posso reclamar, pois vivi dois anos na Alemanha e tinha mil vezes mais dificuldade de me adaptar lá e de encontrar os ingrediente corretos para as minhas receitas brasileirinhas. Ainda bem que existem lojas de produtos brasileiros (por exemplo, em Barcelona) em todos os lugares para nós matarmos um pouquinho das saudades! O link acima é para uma loja em Barcelona, mas se você não mora por aqui, procurando no Google você encontrará uma mais perto, com certeza!

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

Para você conhecer um pouco mais da culinária daqui, vou citar alguns dos pratos tradicionais que mais me chamaram a atenção quando eu cheguei:

Pa amb tomaquet

Primeira e mais básica tradição culinária local, o hábito de comer pão com alho, tomate e azeite é realmente saudável e viciante. Ao invés de manteiga ou maionese, o mais comum aqui é comer o pa amb tomaquet, seja de entrada, seja no café da manhã ou no jantar, acompanhando um bom embutido e queijos locais.

Calçots con salsa romesco

Os calçots são típicos da Catalunha, e são uma variação da cebola, feitos como se fossem um churrasco. Sim, um churrasco de cebola! Parece muito estranho, mas são uma delícia, e acompanhados de um molho chamado romesco, que é divino!

A temporada de calçots é no final do inverno, e é tradicional que famílias e amigos se reúnam para fazer (ou ir a um restaurante especializado) uma “calçotada”. Os calçots ficam queimados por fora e macios por dentro, e para comer você se suja todinho, então é comum as pessoas usarem um babador para degustá-los. É muito divertido!

Depois de sujos dos pés à cabeça, segue-se com um churrasco tradicional de carnes e butifarras, as tradicionais linguiças catalanas.

Calçots antes de ir para a churrasqueira. Foto: Pixabay

Escalivada

Um dos pratos típicos que você encontrará em todos os restaurantes é a escalivada. Pode ser comida como acompanhamento, entrada ou “tapa”. Com sabor muito forte, é feito de pimentão, berinjela, cebola e tomates cozidos, muitas vezes acompanhada de anchovas.

Arroz Negro

Esse é um prato muito famoso na Costa Brava, costa norte de Barcelona, mas pode ser encontrado na maioria dos restaurantes que fazem arrozes e paellas por toda a Catalunha. É como uma paella preparada com lula e mariscos, mas também com a tinta da lula, o que confere a cor negra ao arroz. Muito tradicionalmente acompanhado do molho alioli, é um prato delicioso e diferente.

Trinxat

Prato muito típico dos Pirineus, principalmente da área da Cerdanya e Alto Urgell. Trinxat, em catalão, significa desfiado, cortado, amassado. O prato é feito com batatas, carne de porco e repolho, mas também pode levar outros ingredientes.

Panellets

Ao pé da letra significa apenas pequenos pães, mas os panellets são muito mais que isso! Existem vários tipos diferentes, com ingredientes e formatos diversos. Muitos são de amêndoas, marzipã, chocolate ou outros frutos secos. Alguns são redondos, outros possuem formas de bichinhos encantadores. Os panellets são as sobremesas tradicionais da Castanhada, festa catalã celebrada na noite do dia 31 de outubro, véspera do Dia de todos os Santos. Nessa noite, a tradição é comer castanhas cozidas e batata doce. Parece que a tradição é muito antiga, desde o século 18, quando os panellets eram comidos depois de uma cerimônia religiosa.

Como vocês podem ver, as delícias por aqui são muitas e a lista seria enorme! Em cada uma coloquei um link com explicações históricas, fotos e receitas para quem se atrever a tentar em casa! Aos turistas pela Catalunha, não deixem de provar os sabores locais quando estiverem de passagem. Aos que estão vindo morar por aqui, é hora de aprender e explorar as tradições locais, conhecer os temperos novos, mas sabendo que sempre temos os nossos para preparar e recordar quando a saudade bate mais apertada!

E como diriam os catalães: Bon profit!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.