A sociedade digital criada pela Estônia

2
85
Advertisement

A sociedade digital criada pela Estônia.

Já falamos aqui no blog sobre o programa de e-residência da Estônia, que dá o direito a pessoas do mundo todo abrirem uma empresa no país e usufruir dos serviços eletrônicos do governo. Uma das vantagens de obter a e-residência é a facilidade com a qual é possível realizar atividades que em outros países são bem mais burocráticas e demandam muito mais tempo e dinheiro.

Além da e-residência, todos os cidadãos e residentes temporários e permanentes do país podem desfrutar das facilidades do e-governo. A cultura digital na Estônia é muito grande, e o país até declarou o acesso a Internet como sendo um direito humano básico. Grandes empresas mundialmente conhecidas como o Skype, Hotmail e Transferwise foram fundadas ou possuem programadores estonianos por trás do seu sucesso.

Leia também: O que significa ser e-residente da Estônia?

Quando a Estônia deixou de fazer parte da União Soviética em 1991, o Estado teve a oportunidade de reconstruir o sistema burocrático do país praticamente do zero, e vendo a possibilidade de formar uma nação digitalizada, apostaram em que o país poderia se tornar uma das e-sociedades mais avançadas do mundo.

Hoje em dia o governo oferece centenas de serviços online, sem a necessidade do cidadão se apresentar em prefeituras e outros órgãos do governo. 99% dos serviços públicos estão disponíveis online, sendo impossível realizar digitalmente apenas casamentos, divórcios e transações imobiliárias (comprar ou vender um imóvel, por exemplo).

Graças a um ecossistema digital seguro, conveniente e flexível, a Estônia alcançou um nível sem precedentes de transparência na governança e criou ampla confiança em sua sociedade digital. Como resultado, a Estônia economiza anualmente mais de 800 anos de trabalho e tornou-se um ambiente livre de problemas para os negócios e o empreendedorismo. (E-Estonia)

Alguns dos serviços digitais da “E-Estonia

1. eKool

eKool é uma plataforma online para administrar a educação no país. Nela, cada aluno, professor e escola é registrado e informações sobre notas, deveres de casa, atividades extra curriculares, etc são atualizadas diariamente. A plataforma também possui uma app e nela os pais podem ver o desempenho dos filhos, assim como os deveres de casa do dia ou algum recado dos professores.

2. Votação online

A Estônia é uma república parlamentar e seus cidadão escolhem os 101 membros do governo a cada 4 anos. Desde 2005, a votação acontece online! Também há lugares onde as pessoas podem ir votar presencialmente, geralmente são montados espaços temporários dentro de centros comerciais ou supermercados, por exemplo. Aqui a votação também transcorre durante o período de uma semana, e não apenas um dia como no Brasil. O sistema é anônimo e totalmente seguro.

3. Receitas e exames médicos digitais

Aqui não existe o perigo do farmacêutico não entender a caligrafia do seu médico, pois a receita está disponível online! Existe um programa onde toda sua informação médica fica registrada, e está conectado com o seu número de RG. Na hora de ir buscar seu remédio, é só apresentar o RG no balcão para recebe-lo. O mesmo com exames: eles ficaram guardados no sistema e qualquer médico que você visite poderá ter acesso. Não é necessário ir buscar resultados em laboratórios ou hospitais.

Leia também: Sistema de saúde na Estônia

4. Assinatura digital

Você precisa assinar um documento importante? Pois pode fazê-lo desde o seu computador. Usando seu número de RG e um programa especial, qualquer pessoa pode assinar documentos importantes que são validados como se fossem assinados pessoalmente.

5. Imposto de renda em menos de 3 minutos

O programa e-Tax preenche 95% do formulário de Imposto de Renda automaticamente. Sendo assim, o cidadão apenas tem que conferir os dados antes de apertar “enviar”.

6. Certidão de nascimento

Alguns hospitais na Estônia oferecem o registro de nascimento online, assim os bebês podem ser registrados sem a necessidade de fazer nenhuma papelada. Mais uma vez, toda a informação necessária está conectada ao número de RG dos pais da criança.

7. Banco online

Os bancos na Estônia participaram amplamente na propagação dos serviços digitais criando plataformas online e sistemas seguros de acesso. Hoje em dia, 99% das transações bancárias são feitas online e os serviços estão disponíveis 24 por dia, 7 dias por semana. Desde 2017, é possível abrir uma conta online utilizando apenas o número de identificação pessoal e uma entrevista em vídeo, usando tecnologia de reconhecimento facial.

8. Registrar uma empresa

Na Estônia é possível abrir uma empresa completamente online, sem precisar ir ao cartório ou outros órgãos do governo. Esse sistema está disponível desde 2011 e diminuiu a quantidade de tempo para registrar uma nova empresa de 5 dias a apenas algumas horas.

Além desses exemplos, há centenas de outros programas e plataformas que existem com o intuito de economizar tempo, otimizar a qualidade e rapidez dos serviços de diversos órgãos públicos do país e claro, facilitar a atividade comercial entre empresas e clientes.

2 Comentários

  1. Oi Ana, obrigado pelo conteúdo sobre a Estônia.

    Você teria sites para indicar com vagas na área de TI na Estônia? Além de linkedin e workinestonia.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.