BrasileirasPeloMundo.com
Estônia

Dificuldades que você pode encontrar ao morar na Estônia

neve na Estônia

Quando pensamos em morar fora do Brasil, devemos ter em mente que nem tudo será um mar de rosas, independente do país que escolhermos. Como todos os países possuem suas peculiaridades, é inevitável que também existam desafios e dificuldades específicas de cada destino.

Morando há mais de um ano e meio na capital da Estônia, acredito que já consigo levantar alguns pontos que você precisa considerar e as possíveis dificuldades que você pode encontrar ao morar na Estônia.

Clima e escuridão

Apesar da minha referência anterior ser a Irlanda (morei lá por dois anos), e eu achar o clima da Estônia muito melhor, não é todo mundo que pode curtir o clima daqui.

Apesar das estações serem bastante definidas, a partir de outubro, com a chegada do outono, é preciso começar a se preparar para a neve, frio e escuridão que o inverno trará.

inverno estonia neve
Foto: Arquivo pessoal Gabrielle Figueiredo

Enquanto no verão temos bastante luz solar, escurecendo por volta da meia-noite (o que até pode atrapalhar na hora de dormir), no inverno já fica escuro por volta das 15h e amanhece lá pelas 9h. Em um mundo pré-coronavírus, onde as idas pro escritório eram comuns e necessárias, eu quase não tinha contato com a luz solar.

Leia também: Dicas de como enfrentar o inverno na Estônia

Encontrar um emprego sem falar inglês

Depois de três meses da minha chegada em Tallinn eu consegui um emprego em uma startup estoniana em uma área profissional totalmente diferente da minha e também sem experiência no ramo. Porém, um dos fatores essenciais para essa conquista foi ter a fluência no inglês.

O idioma da empresa que eu trabalho é inglês, então isso era mais que necessário para o meu dia a dia, já que toda a comunicação é feita na língua.

Por mais que o idioma oficial da Estônia seja o estoniano, muitas startups e empresas internacionais utilizam o inglês como língua base, afinal, várias delas também contam com funcionários de todas as partes do mundo.

Além disso, outro ponto importante a se mencionar é que não é possível trabalhar com atendimento ao público, como em um restaurante, por exemplo, sem falar estoniano, portanto as opções profissionais para estrangeiros existem um nível de inglês mais alto.

Se você quer vir para Estônia trabalhar ou vem acompanhar seu parceira (a), invista no seu inglês.

Idioma estoniano

Bom, o estoniano irá fazer parte do seu dia a dia mesmo sem você saber falar o idioma. Isso porque ele estará presente nas embalagens no mercado, nas lojas, placas, avisos e etc.

Não é preciso saber falar estoniano para morar na Estônia, mas esteja preparado para tentar se comunicar com alguém em inglês e não conseguir, principalmente com pessoas mais velhas. Isso já aconteceu algumas vezes comigo, e é aí que a mímica entra em ação. Hehe

Por não saber o estoniano, apenas algumas palavras básicas, muitas vezes me vejo sem entender o que acontece ao meu redor, principalmente em apresentações culturais, eventos pela cidade ou até qualquer mínima interação com estonianos.

Leia também: Minidicionário: palavras e frases úteis em estoniano

Diferenças culturais e socialização

Se você está interessado na Estônia talvez já tenha ouvido falar que os estonianos são bem reservados. Bom, é verdade, e isso acaba contrastando bastante quando comparamos com a cultura brasileira. A amizade com estonianos tende a evoluir num ritmo um pouco mais devagar, mas depois você ganha um amigo para vida toda.

Confesso que na rua eu sinto um pouco de falta de empatia das pessoas ao meu redor, dificilmente alguém sorri ou faz algum tipo de contato visual mais gentil. No começo achava que era pessoal, mas depois fui aprendendo a lidar e entender que faz parte de todo um contexto histórico e cultural.

Outra coisa que vale mencionar é que como a comunidade brasileira não é muito grande comparada com outros destinos (cerca de 350 pessoas), há boas chances de você ir para o país sem conhecer ninguém, nem mesmo aquele amigo do primo do vizinho. Então se vir, venha com a mente aberta para fazer amizades com os brasileiros daqui e também com outras pessoas.

Saudade combinada com a distância do Brasil

A saudade da família e amigos é algo basicamente padrão para quem mora fora do Brasil, mas morando na Estônia é preciso considerar que você estará a mais de 11 mil km de distância do Brasil, considerando Tallinn a São Paulo, por exemplo. Além disso, não há voo direto entre os dois países, é preciso fazer conexão, e a viagem tende a durar cerca de 20h.

É bom ter em mente que morando aqui você precisa organizar várias coisas para pode ir para casa visitar sua família, desde tempo a dinheiro.

Bom, espero que essas informações ajudem a entender melhor os possíveis desafios da vida na Estônia. É claro que ainda poderíamos abordar outras temáticas, como o preconceito com estrangeiros, por exemplo. Porém, como eu nunca sofri nenhuma situação de preconceito, não posso falar muito, mas já ouvi alguns relatos. Infelizmente, isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo.

Nos vemos na próxima publicação, e se você quiser acompanhar um pouco mais sobre a vida na Estônia pelo Instagram, é só clicar aqui.

Related posts

Aprendendo o idioma da Estônia

Ana Carolina Poli

François Archanjo, percussionista brasileiro na Estônia

Ana Carolina Poli

Custo de vida na Estônia

Ana Carolina Poli

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação