BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Costa Rica

Dicas para alugar imóvel na Costa Rica

Quando mudamos de país temos um zilhão de perguntas e uma delas é como conseguir casa para morar! Dentro desse tópico tem mais um zilhão de perguntas e no meu caso: onde alugar imóvel na Costa Rica? Onde procurar? Quanto custa? Mobiliado ou não? Que taxas fazem parte? Estrangeiro pode alugar?

No meu pacote de “relocation” estava incluído uma visita na Costa Rica de uma semana (antes de vir em definitivo) onde nessa semana nós buscaríamos por uma casa ou apartamento para alugar. Se você está pensando em vir para a Costa Rica e virá por trabalho eu recomendaria morar perto de onde trabalha porque o transito aqui é o caos!

Podemos falar de transito em outro capitulo rs.  Recomendo também negociar com a empresa essa uma semana ou mais tempo dependendo da sua necessidade. Em uma semana dá para ver um monte de coisas porque o processo é diferente do Brasil.

Na visita preliminar viemos meu marido e eu, nosso filho ficou no Brasil, achei que ia ser muito cansado para ele essa maratona, nós vimos em um único dia 7 imóveis! Crianças se cansam rápido e demonstram também mais rápido que estão esgotadas.

Bom, o processo começou ainda no Brasil, perguntamos a alguns colegas sobre regiões para buscar casa, queríamos perto do trabalho porque a escola do meu filho é vizinha da empresa, nós não teríamos carro e usar o transporte público aqui é um tema que merece ser estudado pela NASA rsr.

Leia também: vistos para morar na Costa Rica

Me indicaram o site do Encuentra24. É um bom site para buscar opções e verificar preços, que variam muito dentro do mesmo condomínio, por exemplo.

Você pode fazer pesquisas por preço, por localização (localização talvez mereça um texto a parte porque na CR não tem endereço e sim direção), por quantidade de quartos, selecionar se quer mobiliado ou não. Com essa pesquisa tivemos a oportunidade de “medir” quanto podíamos gastar com aluguel.

A empresa pela qual trabalho contratou uma empresa de relocation/tranferência. Quando eu cheguei aqui me entregaram um questionário com várias perguntas, tipo as que tem no Encuentra24 e mais outras como se eu queria que fosse perto de centros comerciais, perto de igreja, perto de escola e o valor que estávamos dispostos a pagar pelo aluguel.

O aluguel na Costa Rica na maioria das vezes é cobrado em dólar (a moeda oficial da CR é o cólon, mas o dólar faz parte do dia-a- dia aqui. Nos bancos você terá contas em colones e em dólar), há uma lei na Costa Rica que diz que os alugueis em dólar só podem ser reajustados a cada 3 anos, em colones o reajuste é anual.

O valor do aluguel varia muito com a região que se vai viver, vou comentar dos valores da região mais cara.

Um aluguel de um apartamento de 2 dormitórios, 2 banheiros, cozinha, sala, lavanderia, estacionamento pode custar de $700 a $1200, aproximadamente. Lembrando mais uma vez que eu falo da região mais cara do país então para previsão de um possível custo de vida aqui é bacana porque você trabalha com o teto. Minha opinião…

Nesse valor pode estar incluído serviços como água, luz e internet e possíveis taxas de condomínio. Nós alugamos um apartamento onde estavam incluídos água, luz, internet e o aluguel dos móveis. Então quando for olhar os imóveis pergunte o que está incluído no valor do aluguel.

Aparentemente as imobiliárias aqui não são tão comuns e não têm o mesmo perfil de uma imobiliária no Brasil. O que mais tem é gente que aluga diretamente com o proprietário ou com corretores/administradores que falam em nome do proprietário. Isso significa que depois que você firmar um contrato é possível que você trate todos os assuntos com o administrador e não com o proprietário.

Leia também: custo de vida na Costa Rica

Vimos vários imóveis bons e outros horríveis! Verifique se a água está funcionando e se saiu suja, se sair suja é um indício que o local não é habitado a algum tempo e você pode usar isso a seu favor em uma possível negociação.

O clima aqui é muito úmido se você for alérgico é bom verificar se não há mofo nos móveis, nas paredes do banheiro, embaixo da cama e do sofá.

Outra dica é para o caso de aluguel de imóvel mobiliado, dê preferência por imóveis onde os móveis já estejam lá porque você pode verificar a qualidade deles, existe a possibilidade de ver um imóvel vazio te falarem que podem adicionar os móveis, mas isso pode ser um pouco perigoso.

O contrato é feito no nome da pessoa que terá renda, seu passaporte será seu documento se você não tiver cédula ainda, assinam o contrato o proprietário, o inquilino e o administrador, se houver.

Leia todas as clausuras do contrato antes de assinar, uma vez assinado significa que você concorda com tudo.

Para entrar no imóvel você paga um mês de aluguel adiantado e um depósito de garantia no valor de um aluguel. Se você pagar $1000 de aluguel significa que para entrar terá que desembolsar $2000. O depósito de garantia o proprietário te devolve no final do contrato, tem muita gente que diz que isso nunca acontece, mas eu não tive problemas, o proprietário voltou o valor do depósito menos os custos de serviços que tive naquele mês.

Isso tudo está no contrato por isso leia-lo! Qualquer problema no imóvel você entra em contato com o proprietário. O depósito de garantia também serve como segurança para o proprietário se o inquilino causar algum dano ao imóvel é desse valor que ele paga os danos.

Na primeira vez não entramos em contato com nenhum corretor tudo foi feita pela empresa de “relocation”. Na segunda oportunidade buscamos por conta própria, a maneira mais fácil de entrar em contato com um tico é ligando para ele. E-mails, SMS, mensagens inbox eles custam a responder (minha experiência), eu adicionava o número de celular que tinha nos anúncios nos meus contatos e lhe enviava uma mensagem no whatsapp. Dava certo e ligar funciona melhor ainda!

O pagamento do aluguel normalmente é feito por depósito bancário ou transferência na conta do proprietário, mas se você ainda não tem cédula não pode fazer transferência de um banco para outro, somente entre contas de um mesmo banco. Então a solução será ir na boca do caixa e fazer um depósito.

Os bancos aqui funcionam em horários bem mais flexíveis que no Brasil. Os que ficam em shopping, por exemplo, abrem aos sábados e domingos.

Tenha em mente o que procura e também o que você seria capaz de abrir mão para, quem sabe, pagar menos.

Related posts

Como alugar apartamento na República Tcheca

Mariana Oliveira

Preço do aluguel na Costa Rica

Iraci Gaspar

Aluguel na Itália: por onde começar?

Daisy Salles

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação