BrasileirasPeloMundo.com
EUA

Bairros de São Francisco: North Beach

North Beach – Uma noite na “Pequena Itália” de São Francisco

Nesse terceiro artigo da série Bairros de São Francisco, eu vou falar de North Beach, um bairro com menos dois quilômetros quadrados de área, mas com uma vida noturna incrível. Como vida de turista é uma maratona, eu recomendo passar apenas uma noite nesse bairro vibrante. O bairro de North Beach fica localizado no nordeste de São Francisco, fazendo divisa com Chinatown, Financial District e Russian Hill.

História

De maneira similar ao Heights-Ashbury com o movimento hippie, North Beach também está associada à subcultura da década de 50 e 60, denominada Beatniks. Os Beatniks se alinham ao princípio de antimaterialismo que surgiu após a Segunda Guerra Mundial.

O movimento começou em Nova Iorque e logo chegou à Baía de São Francisco. O termo era utilizado de maneira ampla e se referia ao estereótipo de barbudos, com blusas de gola alta e penteados italianos. Muitas vezes utilizados em sentido pejorativo para se referir a uma “juventude delinquente”, os Beats eram, na verdade, poetas, músicos de jazz e artistas que questionavam rótulos e o status quo.

A presença desse grupo, aos poucos, transformou a cidade de São Francisco em uma cidade vibrante, com teatros ao vivo, bares de jazz, comédias políticas e uma época áurea representada na forma de arte no Museu de Arte Moderna de São Francisco.

O movimento teve curta duração, mas foi fiel aos seus valores. Quando o movimento hippie surgiu no “Verão do Amor”, os Beats demonstraram empatia. Hoje são a tradução de São Francisco: uma cidade tolerante, com consciência social que respeita o diferente.

O bairro é hoje chamado “Pequena Itália”, tendo em vista o enorme número de imigrantes italianos que residiam e ainda residem na região.

E claro que, quando pensamos em imigrantes italianos, pensamos em comida boa, não é verdade?

Restaurantes

North Beach concentra restaurantes e cafés espectaculares, que se mantêm fiéis às tradições italianas. As opções são inesgotáveis, mas vou citar aqui três lugares que sem dúvida marcaram.

Primeiramente, cito o Tony’s Neapolitan Pizza. Essa pizzaria tem, em seu menu, treze sabores de pizzas premiados na Itália. A marguerita tradicional é a mais premiada e eles fazem apenas um número limitado todos os dias.

O lugar não aceita reserva e a espera pode chegar até duas horas. Mas, para quem quer uma dica, vale a pena baixar o aplicativo “Yelp” e colocar o seu nome na lista. O aplicativo permite que você acompanhe ao vivo quantas mesas estão na sua frente e permite andar pelo bairro e tomar até um café enquanto espera.

Os ingredientes são todos importados de Nápoles e a lista de sabores é infindável. Agradam a todos os gostos. Eu sou foodie (fanática por comida) nascida e criada em São Paulo, então pode confiar que a dica é boa.

A minha segunda dica (talvez enquanto você espera por sua pizza) é o Caffe Trieste. O café tem mais de cinquenta anos de existência e mantém as tradições italianas. O drink mais famoso é o capuccino. Esse café apareceu em diversos filmes, televisão, rádio e revistas. Francis Ford Coppola escreveu “O Poderoso Chefão” sentado nas cadeiras do café. Faça uma visita e você entenderá o porquê. É uma verdadeira viagem no tempo.

Leia também: Delícias da cultura gastronômica italiana

Se você estiver com pressa visitando a cidade e tiver apenas tempo para uma parada rápida no bairro, sugiro a Molinari Delicatessen. Essa deli italiana tem sanduíches deliciosos e você até pode matar a saudade do sanduíche de mortadela. Os preços são razoáveis e o sabor incrível. Prepare-se para uma merecida fila na hora do almoço.

Bares

O bairro, boêmio como é, também está cheio de bares históricos. Vou deixar aqui a recomendação de dois bares que estão entre os mais antigos da cidade. The Saloon abriu em 1861 e é conhecido como o bairro mais antigo de São Francisco. E o lugar continua exatamente ao que parecia em 1861, graças aos bombeiros que salvaram o prédio de um incêndio causado pelo grande terremoto de 1906.

Aparentemente, no segundo piso do prédio havia um bordel na época, o que faz de sua história ainda mais  interessante. O lugar aceita somente pagamento em dinheiro, portanto vá preparado, ou pague uma taxa no caixa eletrônico disponível no local.

O segundo bar que recomendo também é o histórico La Rocca’s Corner, aberto em 1934. Na década de 40 e 50, mafiosos costumavam se encontrar por lá para tomar uns drinks fortes e decidir quem matariam em seguida. Hoje em dia você encontra por lá comediantes tomando umas após o show do “Cobb’s Comedy Club”, que fica ao lado.

Leia também: Tudo o que você precisa saber para morar nos EUA

Washington Square Park

Enquanto espera nas filas para comer, você verá um prédio que chamará sua atenção. No coração de North Beach fica o Washington Square Park. Construído em 1847, esse parque fica ao redor da Igreja de Saint Peter & Paul. A igreja apareceu em filmes como Perseguidor Implacável, com Clint Eastwood; Essa Pequena é uma Parada, com Barbra Streisand; e em Terremoto: a falha de San Andreas, em que a igreja é atingida e destruída pelo terremoto (que está previsto para acontecer em breve, mas discutirei o tema em um futuro artigo).

Pavel Špindler [CC BY 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/3.0)]
As fotos de casamento de Marilyn Monroe e Joe DiMaggio também foram feitas na Igreja. O parque ao redor da igreja é cercado por lojas e restaurantes, inclusive mercados italianos com comida importada. No parque também ocorrem festivais, noites de filme e muitas outras atividades o ano todo.

Espero que tenham a oportunidade de experimentar essa viagem no tempo que é uma noite em North Beach. Até a próxima!

Related posts

Desventuras da vida: Acidente durante o doutorado

Lorena Nascimento

Bons motivos para visitar o Bronx, em Nova Iorque

Michelle Marinho

Imagem, vaidade ou transformação?

Liliane Oliveira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação