BrasileirasPeloMundo.com
Noruega

Benefícios, salários e impostos na Noruega

Benefícios, salários e impostos na Noruega.

Muitas pessoas que têm curiosidade sobre a Noruega ou até mesmo querem morar aqui se perguntam como é a vida por esses cantos, se é caro como se lê por aí.

A população da Noruega é de cerca de 5 milhões de pessoas. Só em Oslo são cerca de 600 mil habitantes e de acordo com dados de 2011, aproximadamente 12% são de origem estrangeira (estrangeiros ou filho de estrangeiros, nascidos na Noruega).

Benefícios sociais    

O sistema de benefícios sociais aqui é muito forte, o que acaba sendo uma rede de segurança para muitas pessoas. Se acontecer alguma coisa como desemprego ou doença, é reconfortante saber que você pode obter ajuda. Diferentemente do Brasil, por aqui o desempregado pode receber ajuda por mais de um ano, além de ter acesso a diversos cursos gratuitos de reciclagem e especialização.

unnamed (2)

Só de saber que o benefício está lá faz com que a decisão de se mudar para a Noruega seja muito mais fácil. Todo mundo dentro do sistema tem acesso ao abono de família, subsídios de desemprego, pensões, maternidade/ paternidade e benefícios médicos, independente do salário ou status social. Quando eu cito dentro do sistema, entenda como imigrante registrado no cadastro nacional de pessoas e cartão de residente no país.

Outro ponto positivo é que o sistema de benefícios norueguês é muito favorável a mulheres grávidas e crianças.  A Noruega suporta a licença maternidade para o pai, que tem direito a 10 semanas em casa.  A mãe pode ficar em casa com o salário de 100% durante 11 meses e, se desejar, pode garantir o salário de 80% durante 56 semanas após o nascimento da criança. Ela também conta com outros benefícios: recebe a parte do salário, cerca de 1000 reais por mês até a criança completar 3 anos de idade e outros 400 reais até o filho completar 16 anos (valores aproximados). Os estudantes que terminam o 2.º grau e querem sair de casa têm direito por lei a receber do governo cerca de 10 mil dólares:  7 mil emprestados a juros de 7% ao ano e 3 mil sob forma de doação.

 

Salários e Dinheiro

Os salários são muito bons na Noruega, em comparação ao Brasil. O mínimo a ser pago em vias legais (carteira assinada) é de 120 coroas norueguesas por hora, aproximadamente 60 reais, mas esse valor depende de vários fatores como estudo, idade etc.. Viver na Noruega é caro, verdade, mas não é um bicho como sempre lemos por aí. Roupas, por exemplo, eu não compro mais no Brasil. Só aqui. Compro blusas de malha por 15 reais ou até menos. Em compensação, sapatos são caros e de péssima qualidade. Normalmente compro quando vou ao Brasil, assim como tênis de algumas marcas famosas tipo Nike, adidas; aqui o preço é exorbitante e no Brasil ainda sai mais em conta.

Carne custa caro, mas não ao ponto de se deixar de comer. Eu por exemplo faço compras maiores a cada 2 meses na Suécia e tenho um freezer maior para carne. Como muito peixe, principalmente salmão e bacalhau, que além de gostosos fazem bem à saúde e não custam muito.

Aliás, compras no exterior são uma delícia. Quando viajamos sentimos as vantagens do salário norueguês. Já com as compras via internet, eu abraço com cuidado: o máximo que se pode gastar (tirando livros e outros poucos artigos) é de 350 coroas norueguesas, cerca de 133 reais. Passou disso, tem tributação na certa. Os impostos daqui são algo que me assusta, porém ao menos nós vemos onde o recurso é aplicado.

Impostos

Imposto na Noruega é muito alto, chegando até 36%. Quem ganha mais, paga mais. O sistema de benefícios é bastante sólido, o que faz com que as taxas sejam mais altas do que na maioria dos países. “Ricos devem para dar aos pobres”. Isso não existe na Noruega, um país com foco no bem-estar da sociedade como um todo. Aqui o governo quer que todos tenham o mesmo: educação, saúde, dinheiro. O empresário não é visto como sendo mais importante que a empregada doméstica, com acontece no Brasil. A carga tributária é alta, mas não altera a expressão de tranquilidade nos rostos das pessoas que passeiam sob um sol ameno pelo Aker Brygge, o cais que reúne charmosos restaurantes e bares frequentados pelos moradores de Oslo.

Depois de registrado na Noruega, seus dados entram no sistema e “todos” podem te encontrar. Por exemplo, para dar entrada no hospital é preciso dar seu número social e automaticamente todas as suas informações estão na tela. TODAS. Nome, endereço, telefone, ficha criminal e médica… Pode soar como algo muito assustador, mas quem não deve, não teme.

unnamed (5)

Saúde  

Pela primeira vez na vida conheci pessoas relativamente saudáveis e que seguem um estilo de vida saudável sem serem seguidores de blogueiras fitness. Alguns hábitos culturais, como a ingestão de peixes e de óleos como ômega 3 ajudam a manter as doenças longe.

unnamed (1)

 

Crianças pequenas brincam do lado de fora faça chuva ou sol e os pais não são nem um pouco frescos como no Brasil. O habitat natural delas é a rua. Não existe chuva ou frio para a corrida dos meus vizinhos – cansei de ficar em casa por causa da chuva e os via indo correr, mesmo debaixo da tempestade. A saúde dos noruegueses é obviamente influenciada pelo seu estilo de vida ativo e pela ótima dieta, além de o ar e a água serem super limpos.

De acordo com o Global Age Watch, ranking que mede a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas com mais de 60 anos, a Noruega é um dos melhores países para se envelhecer. Aqui todos os idosos recebem pensão por velhice, além da pensão por tempo de trabalho. O montante varia consoante os descontos feitos enquanto na vida ativa, o INSS daqui.

Related posts

Vem chegando o inverno norueguês

Júlia Baldanza

A praticidade do dia a dia na Noruega

Larissa Costa Slottet

Atividades ao ar livre durante o inverno na Escandinávia

Joana Pedroso

48 comentários

Lilia Maio 31, 2015 at 8:32 pm

Muito bom o seu depoimento. Parabéns.
Estive em Oslo por uma semana. A cidade é linda, com todas aquelas fontes, teatros e museus.
Realmente, para comer, e muito caro, e olha que eu moro na Suíça.
A respeito da saúde, o cadastro, os impostos e seguro desemprego, é igual aqui.
Também não compro mais roupa no Brasil, que é muito cara.

Resposta
Polyanna Rocha Junho 3, 2015 at 11:40 pm

Ei Lilia, obrigada!
Pois é, infelizmente algo que eu fazia muito no Brasil eraalmoçar fora todos os dias e pagar pouco. Aqui é impossível!
Abs!

Resposta
Ana oliveira Março 12, 2017 at 7:20 pm

Ola boa tarde, por volta de que valor é que são os abonos de família

Resposta
Cristiane Leme Março 14, 2017 at 2:15 pm

Ana, a Polyanna parou de escrever para o BPM. Temos outras colunistas no país.
Boa sorte,
Equipe BPM

Resposta
Eduardo Marques Maio 31, 2015 at 9:01 pm

Oi moro na Suiça e aqui e a mesma coisa ,mas penso daqui uns dois anos ir para conhecer toda cultura e quem sabe fico por ai obrigado pela informação manda sempre mas ok

Resposta
Polyanna Rocha Junho 4, 2015 at 9:35 am

Ei Eduardo!
Sim, demroa um pouco, mas logo você se encaixa. Boa sorte 😀

Resposta
Ângelo Abril 4, 2016 at 2:38 pm

Ei Polyanna!!

Gostaria muito de conhecer Oslo muito lindo!
Estou fazendo minha cidadania e pretento talvez um dia morar nesse lugar maravilhoso!
Sou Brasileiro,casado tenho um filho de 3 anos, muito legal suas informações nota 10 abraços e
felicidades!!!

Resposta
Cleber Costa Maio 31, 2015 at 11:28 pm

Desculpa a curiosidade. Porque você decidiu ir morar em Oslo? Hoje estou buscando algumas opções de países para sair do Brasil. Não tinha pensado na Noroega, mas pensei na Dinamarca. É uma opção.
Obrigado.

Resposta
Polyanna Rocha Junho 4, 2015 at 9:34 am

Meu relacionamento e meu mestrado. Tenho muitos amigos na Dinamarca, brasileiros, que amam. eu particularmente amo Copenhagem e Odense,uma cidade pequena, mas bem intimista. Mas pra mim em relação à qualidade de vida, mesmo com os altos preços, Oslo ganha. Dentre outros fatores, como melhores salários, além do que em 50 minutos estou por lá hehe
Abs e boa sort ena esoclha!

Resposta
elisabeth Junho 1, 2015 at 1:22 pm

adorei amiga. parabéns. sucesso sempre.

Resposta
Polyanna Rocha Junho 4, 2015 at 6:22 pm

Obrigada querida!
Beijo,Beth!

Resposta
Graciele Junho 2, 2015 at 12:33 am

Fiz intercâmbio para Noruega, eh realmente um pais maravilhoso!

Resposta
Polyanna Rocha Junho 4, 2015 at 9:36 am

Sem dúvidas, Graciele! Concordo em número e grau hehe

Resposta
Maria do Socorro Oliveira Fevereiro 24, 2017 at 4:29 pm

Polyanna prazer querida,sou Socorro atualmente estamos morando no Suriname, mas estamos muito inclinados eu e meu esposo a buscar uma oportunidade na Noruega, e pra quem nunca foi é tão pouco conhece alguém aí, como devemos fazer? Teríamos que alugar um espaço pra nós e qual seria a nossa dificuldades?

Resposta
Cristiane Leme Fevereiro 24, 2017 at 7:47 pm

Olá. A Polyanna deixou de colaborar com o BPM.
Para mais informações, sugerimos que leia atentamente os diversos textos publicados no site sobre a Noruega. Muitas de suas perguntas serão respondidas após a leitura dos textos.
Boa sorte,
Equipe BPM

Resposta
Denise Fernandes Junho 4, 2015 at 2:43 pm

Espetacular, saber que um desempregado tem a opção de fazer cursos de atualização e reciclagem ai na Noruega. É mesmo uma questão de mentalidade, pois quando a candidata à presidência falou desta possibilidade em sua campanha ela foi recriminada e avacalhada por oferecer esta opção à uma pessoa que atendia à condição de desempregada…

Resposta
Polyanna Rocha Junho 4, 2015 at 6:26 pm

Sem dúvidas, Denise!!! E são ótimos cursos que dão a oportunidade de se encontrar um novo emprego, quiçá em uma nova área. Abraços!

Resposta
Deise Junho 4, 2015 at 4:02 pm

Olá Polyanna, como é a questão do estudo na Noruega? Se eu desejar fazer a minha residência médica aí, além dos testes de idioma e conhecimentos técnicos, sabe se tem muito mais burocracia para o ingresso? Obrigada

Resposta
Polyanna Rocha Junho 5, 2015 at 3:04 pm

Ei Deise! Estudos na área da saúde são bem complicados. Você precisa do chamado Bergen testen, que é o exame que comprova seu nível de norueguês. Depois disso você precisa enviar os documentos relacionados ao seu curso para um órgão chamado Nokut, que avalia e te dá o ok para estudar. Depois do ok, no caso de residência, você precisa aplicar por via da universidade e fazer uma prova. Em suma, é bem complicado, mas não é impossível. Tenho uma colega cubana neste processo para Psicologia: ela está tentando agora passar no Bergen…
Boa sorte:D

Resposta
Fernanda Junho 6, 2015 at 8:06 pm

Olá, Polyanna! Muito obrigada por ter compartilhado conosco informações tão valiosas sobre a sua experiência.
Gostaria de saber o que você acha sobre a receptividade dos noruegueses com os estrangeiros, especialmente, com os brasileiros. Pergunto isso porque morei um ano na Itália. E te digo que não foi tão fácil. Fui abordada de formas diretas e hostis algumas vezes. E em diversas outras situações, percebi sutis destratos, creio que tenham sido pelo fato de eu ser estrangeira. Muito obrigada. 🙂

Resposta
Aline Craide Junho 7, 2015 at 6:12 pm

Adorei, Polyanna! Esclarecedor para quem está chegando por aqui. Beijo grande, parabéns!

Resposta
Antônio Marcos Julho 13, 2015 at 2:05 am

Gostei do texto. Sempre tive interesse pela Noruega. Uma dúvida que tenho, é como o norueguês age perante o imigrante?
Essa é uma dúvida de alguém que nunca saiu do Brasil hehe.

Resposta
Sarah Carvalho Julho 13, 2015 at 12:30 pm

Se tudo der errado aqui vou pra Oslo te visitar hahahahahah <3

Resposta
Carlos Henrique Gonçalves Setembro 15, 2015 at 10:03 pm

Olá Polyanna,
Gostei muito do seu texto, sou apaixonado pela Noruega e pela Finlândia. Gostaria de te pedir uma ajuda, se não for um incomodo: Estou realizando um trabalho da minha faculdade sobre os benefícios dados pelo Governo norueguês à sua população. Você tem conhecimento de algum site ou algum documento que eu possa utilizar para esse trabalho? Ficarei muito agradecido se você puder me ajudar nesse trabalho! Você pode entrar em contato comigo pelo meu e-mail se sentir-se mais confortável. O e-mail é: [email protected]

Agradeço a atenção e te parabenizo por esse interessante texto (matou muitas curiosidades minhas)

Carlos

OBS: Sonho em ter uma oportunidade de morar num país nórdico como a Noruega.

Resposta
Rodolfo Gomes Setembro 24, 2015 at 2:16 pm

Olá Polyanna! Estou a poucos meses em Oslo. Eu vim estudar na UiO Mas eu tenho uma curiosidade: vc disse que uma pessoa recebe no mínino 120 nok/h. Isso é trabalho em meio ou total período? Qual tempo da jornada de trabalho aqui: 8h/dia como no Brasil ou é reduzido?
Muito bom seu texto e boa sorte nesse país maravilhoso!!

Resposta
maria Janeiro 20, 2016 at 10:44 am

Muito bom seu artigo. So não concordo com o e você disse quanto a sapatos serem muito caros e de pessima qualidade. Eu tenho alguns que comprei numa promoção e ja duram muitos anos! São lindos, de couro e muito confortaveis.

Resposta
Maria Elisa Fevereiro 19, 2016 at 7:06 pm

Estou adorando o site! Está me ajudando muito.Estou pesquisando país para morar com melhor qualidade de vida e estou gostando muito da Noruega ate agora como opção. Como é ai na Noruega quanto a comprar imóvel, é muito caro? E para estrangeiros conseguirem trabalho, é dificil? E só mais uma perguntinha hihi, quais as áreas boas para se qualificar para conseguir trabalho na Noruega?

Resposta
Ann Moeller Fevereiro 20, 2016 at 2:06 pm

Ola Maria Elisa, a Pollyana não colabora mais com o BPM. O melhor a fazer é seguir os textos da Wendy, nova colunista da Noruega. Equipe BPM

Resposta
Paolo Bruno Abril 1, 2016 at 3:24 pm

Olá Polyanna, tudo bem?

Eu estou finalizando minha cidadania européia (Italiana) e pretendo me mudar pra Noruega até ano que vem com minha namorada. Eu estou em dúvida de várias cidades que me indicaram, existe alguma cidade que se encaixe na minha necessidade (bastante vaga de emprego porém custo de vida mais baixo)? Eu quero arrumar qualquer emprego por aí no começo, contanto que seja suficiente pra pagar a moradia, a alimentação, transporte e o curso de norueguês… qual cidade você indicaria? Stavanger, Oslo, Bergen, Tromso?

Eu não tenho contato com ninguém por aí, então minha intenção era alugar um quarto por uns 3 meses e tentar ao máximo arrumar um emprego (qualquer um) dentro dos 3 meses. Depois futuramente estudar ou voltar a trabalha na minha área (design gráfico).

Agradeço desde já pela resposta. Tusen Takk!

Resposta
Cristiane Leme Abril 2, 2016 at 1:46 pm

Olá. A Polyanna parou de colaborar com o blog. Siga as publicações da Wendy, nossa nova colunista na Noruega, e faça a sua pergunta em um dos textos dela.
Edição BPM

Resposta
Daniela Araújo Maio 24, 2016 at 8:16 pm

tudo que escreveu em seu blog sobre a Noruega esta sendo de grande ajuda em meu trabalho!!!
muito obrigado pelas informações!!!
abraços

Resposta
Victor Junho 12, 2016 at 7:53 pm

Parabéns pelo depoimento, mais estava aqui pensando acho que hoje em dia não compensa morar fora do Brasil sou analista sistema tenho vontade de morar fora do Brasil mais conheço muita gente que moro fora do Brasil mais dizem que a vida como estrangeiro não é nada fácil sempre tem preconceito e difícilmente arruma um serviço bom de roupa limpa essa é minha opinião..

Resposta
Marcos Julho 30, 2016 at 3:34 am

“o mundo segundo os brasileiros” era vc?

Resposta
ENTHONY TORRES Julho 30, 2016 at 4:02 am

Gostaria de saber como procedo para conseguir a cidadania.

Resposta
Cristiane Leme Agosto 1, 2016 at 8:44 pm

Enthony, a autora dessa publicação parou de colaborar conosco. Entre em contato com a Wendy, nossa colaboradora atual no país.
Obrigada
Edição BPM

Resposta
Elrik Machado da Silva Setembro 24, 2016 at 5:55 pm

Boa tarde sou Engenheiro Civil. Primeiro parabéns pela postagem. Estou muito interessado em sair do Brasil. Quais as formas de emprego que tenho em Oslo ou outro lugar de seu conhecimento. O Fluente ai e o inglês? Obrigado.

Resposta
GREGORY TINOCO CALVO Novembro 5, 2016 at 1:21 pm

Bom dia! Por favor poderia entrar em contato comigo para que me diga sobre cursos de mestrado e doutorado em Direito ;

Agradeço por tudo.

Resposta
Cristiane Leme Novembro 7, 2016 at 7:43 am

Gregory, obrigada por ler e comentar.
A Pollyanna parou de colaborar conosco. Temos outras colunistas na Noruega, caso prefira, redirecione sua questão a uma delas. Para encontrá-las basta procurar os textos publicados mais recentemente sobre a Noruega. Você pode também consultar o portal do governo norueguês para obter mais informações sobre como estudar no país: http://www.studyinnorway.no
Boa sorte!
Equipe BPM

Resposta
graziella Janeiro 31, 2017 at 10:49 pm

escrevo porque estou procurando oportunidades com bolsa de estudos para fazer doutorado fora do pais…
ainda moro no brasil, estou empregada, sou coordenadora de um curso de arquitetura na cidade de joinville, no sul do brasil
mas não estou feliz, não tenho prazer em trabalhar…
sou formada em arquitetura, mas segui a carreia de pesquisa, fiz mestrado, doutorado e pos-doutorado, e o meu trabalho é muito técnico, administrativo, sem retorno, sem satisfação pessoal
escrevo para saber se sabe de alguma oportunidade, de alguma universidade que tenha programa de bolsas internacionais
tenho um filho que vai fazer 14 anos, ele iria comigo..

Resposta
Cris Carvalho Março 29, 2017 at 1:31 am

Bom dia.
Adorei o post com tantas dicas.
Meu filho vai para a noruega num intercambio de 1 ano.
Soube que a universidade exige um deposito equivalente a 11.000 €.
Soube tambem que esse deposito e para a conta da universidade e que devolvera logo que o estudante chegar.
Bem, não consegui saber como é feita essa transacao, que tipo de documentacao legal e demais garantias?
Estou muito insegura.
Alguem ja fez esse tipo de intercambio ou conhece alguem?
É na NTNU.
Obrigada
Cris

Resposta
Cristiane Leme Abril 1, 2017 at 5:14 pm

Cris, a colunista que escreveu esse texto parou de colaborar conosco.
Sugerimos entrar em contato com a universidade em questão para saber sobre como é o trâmite.
Boa sorte,
Equipe BPM

Resposta
Claudia Abril 3, 2017 at 2:02 pm

Bom dia!!! Gostaria de saber s uma pessoa cm TDAH s aposenta na noruega!!!

Resposta
Marco Maio 17, 2017 at 3:34 pm

Eu tenho 2 perguntas.

Primeiramente explico a minha cituacao:
Moro na Alemanha e me mudarei p a Noruega. Aqui trabalhei em
mecanico da construcao (curso tecnico alemao)
cuidador de idosos
seguranca (observacao e em breve transporte de valores)

1- Qual seria de acordo com as minhas qualificacoes, o emprego q com o maior salario?
Quais sao empregos q se deva qualificar p trabalhar ai?

2- Como faco p conseguir uma moradia (de preferencia pequena e sem conforto)?

Moro a 13 anos na Alemanha, mas notei q na Noruega o salario é maior e o potencial de economizar e maior.
Entao procuro uma bom salario e um custo de vida minimo.

Ficarei muito grato pela resposta.
Abraco.

Resposta
Ismael Maio 23, 2017 at 4:56 am

Poliana amei seu blog rsrsrs. pretendo morar na Noruega siiim. so me fala em relação ao emprego pra pessoas formadas. tipo eu Fisioterapeuta. no aguardo querida. ??

Resposta
Andressa crystine da silva sobrinho Julho 1, 2017 at 3:39 pm

Boa tarde. Como funciona a vida de um educador físico aí ? Tem muita academia como funciona o salário ? É por hora ?

Gostaria morar aí.

Resposta
erick dahlke Julho 30, 2017 at 12:03 am

Ola, tudo bom? sei que o Post é antigo, mas nao custa tentar haha. Gostaria de saber qual a media de preço de imoveis em oslo ou bergen.. agradeço

Resposta
Mariza Guimarães Abril 5, 2018 at 6:04 am

Olá bom dia,terminei o meu curso de Agente auxiliar de Geriatria (trabalhar com pessoas idosas,crianças (com problemas motores) e hospitais. vou para estágio agora.
Gostava de saber qual o ordenado que estão ai a pagar para trabalhar em Lares,centros de dia e casas de recuperação hospitalar sf.
Estou interessada em imigrar.
Obrigado.

Resposta
Liliane Oliveira Abril 6, 2018 at 12:01 am

Olá Mariza,
A Polyanna Rocha parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Noruega chamada Michele Silva que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação