8 coisas para fazer no Banff National Park, no Canadá.
O inverno no Canadá é extremamente rigoroso e, por isso, durante os meses de verão os canadenses aproveitam para viajar e fazer todos os tipos de atividade outdoor (ao ar livre). Nós que moramos do lado oeste do país temos a vantagem de estar a poucas horas de carro do famoso Banff National Park, o primeiro parque nacional do Canadá, com 6.641 quilômetros quadrados de vales, montanhas, geleiras, florestas, campinas, rios e muitos lagos.
Nesse post vou contar 6 atividades para fazer no Parque Nacional de Banff, lembrando que o parque é fantástico, enorme e tem dezenas de outras atividades imperdíveis.
1. Curtir a cidade de Banff
No coração do parque está a cidadezinha de Banff, localizada no meio das montanhas, a 126 km de Calgary. Cheia de hotéis, restaurantes e muitas lojinhas, a cidade é extremamente turística e movimentada o ano inteiro. Achar uma vaga em algum hotel pode ser bem trabalhoso durante o verão; dessa forma, muitos turistas se hospedam nas cidades próximas.
A rua principal, chamada de Banff Avenue, é super charmosa; tire algumas horas para caminhar por ela, comprar lembrancinhas em alguma lojinha e desfrutar de um belo jantar num restaurante local.
Leia também: dicas para recém chegados em Toronto
2. Vislumbrar os lagos glaciais da região
Os lagos da região de Banff têm a cor turquesa porque são formados através do degelo das geleiras das montanhas ao redor. Ao derreter, as águas das geleiras transportam para o lago alguns metais, como o flúor, que resultam nos seus tons de azul. Próximo a Banff fica o Vilarejo de Lake Louise, ao redor do lago de mesmo nome. Para sentir as montanhas de perto, é possível alugar uma canoa e navegar pelo lago.
Em frente ao lago fica o famoso Fairmont Hotel, um hotel château super imponente e tradicional que vale a pena a visita.
A 4 km do Lake Louise está o Moraine Lake, lago de 500 mil m² que fica na região do Vale dos 10 picos. A região montanhosa é um pouco perigosa e o acesso ao lago é fechado durante o inverno por causa do risco de avalanches.
Leia também: dicas para recém chegados em British Columbia
Outro lago maravilhoso é o Peyto lake, que na minha opinião é o mais lindo de todos. O acesso a ele é bem fácil, através da rodovia Icefield Parkway.
3. Fazer trilhas e caminhadas pelo parque
Além dos lagos, a região é cheia de trilhas entre as montanhas, vales e cânions. A caminhada mais famosa é pelo Johnston Canyon. O acesso ao local se dá pela BowValley Parkway, a trilha de 3 km até a cachoeira mais alta é bem fácil.
O local é bem movimentado e por isso é aconselhável que chegue cedo e leve bastante água e alguns lanches. Para os mais aventureiros, a trilha continua por mais 3 km até a região dos Ink Pots, um vale lindíssimo que vale a longa caminhada.
Como o local é território de ursos e outros animais selvagens, é extremamente recomendado que os turistas levem consigo spray de pimenta.
4. Relaxar em uma piscina de águas termais
Outra atividade imperdível do parque são as hot springs, que são piscinas de águas termais naturais extraídas diretamente das montanhas. Nos arredores da cidade fica a Banff Upper Hot Springs, que é uma ótima pedida para descansar e relaxar no final do dia após uma longa caminhada.
A água da piscina é 100% natural e por isso cheia de minerais, como sulfato, cálcio e magnésio. Sem falar que o local tem uma estrutura incrível, com chuveiros, e ainda oferece aluguel de toalhas e roupas de banho.
5. Passear pelo Athabasca Glacier
Um dos passeios mais famosos e imperdíveis de Banff é a caminhada por cima do Athabasca Glacier, uma geleira de milhares de anos. Esse passeio só é possível de ser feito no verão e com uma empresa de turismo especializada, porque a região é perigosa e requer um veículo específico e precisa ser feito através de uma agência de turismo, todas as informações desse passeio se encontram aqui.
6. Caminhar pelo Glacier Skywalk
Imaginem caminhar em uma passarela de vidro na beira de um penhasco a 280 metros de altura, e ainda de quebra ter uma visão indescritível das montanhas rochosas? Esse passeio só é recomendado para aqueles que não tem medo de altura.
7. Ver animais selvagens em seu habitat natural
Por ser uma área de parque nacional em meio a tanta natureza, a região é habitada por diversos animais selvagens, como ursos pretos e castanhos, veados, alces, linces, lobos, carneiros das montanhas e muitos outros. Ao dirigir por Banff, não deixe de ficar de olho na rodovia, na nossa última viagem, demos a sorte de ver um Grizzly Bear de pertinho. O mês de julho é a temporada das berries, que são frutinhas e o alimento principal da dieta dos ursos.
8. Ter uma visão panorâmica da região
Para vislumbrar a região de cima, um passeio super famoso é a Gôndola de Banff, um teleférico todo de vidro que leva até 4 passageiros ao topo da montanha a mais de 2.280 metros acima do mar. No topo da montanha é possível ter uma visão panorâmica de quase todo o parque, o Bow river e a cidade de Banff.
Uma alternativa mais barata e menos movimentada é dirigir até a Estação de Esqui localizada no topo do monte Norquay, que também garante uma vista maravilhosa da região. Para quem quiser ir mais ao alto, também é possível subir no teleférico da estação de esqui.
1 Comment
Pingback: Kootenay National Park - Casei e Mudei