BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha

Como arrancar sorrisos dos alemães em 6 dicas

Como arrancar sorrisos dos alemães em 6 dicas.
Que os alemães são um povo mais fechado que nós, brazucas, todo mundo sabe. Não preciso ficar aqui contando, certo? Quando a gente veio morar aqui acho que isso foi uma das coisas que mais nos chocou de cara, a falta de sorriso nas ruas, aquele sorriso frouxo, leve, sem pretensão, sem aviso e sem motivo, que todo brasileiro sabe dar. Até estando na merda estamos sorrindo, brasileiro é tipo hiena, eu acho. Rs
Mas um sorriso é bom e eu gosto, quem me conhece pessoalmente sabe. Eu não pago imposto pra sorrir, incluindo pra desconhecidos na rua. O que mais gosto de fazer é sair distribuindo sorrisos por aí. Acredito que o sorriso é um pedacinho de amor e da nossa alma que conseguimos estampar na cara e compartilhar com quem precisa, e uma troca de sorrisos faz um dia melhor.
Pois bem, venho por meio deste texto contar pra vocês e dar algumas dicas de como arrancar uns sorrisos dessa galera mais fria dos lados de cá. Não é impossível, eu já adianto, e quando sai, o sorriso parece que vale mais ainda, pois foi lutado. Rs.
Primeira dica:
Aprenda a dar um bom dia em alemão. Aprenda de verdade, como eles falam, seja somente com um Morgen (Dia, em alemão) ou o completo Guten Morgen (Bom dia) e acompanhado de um belo sorriso é imbatível. Claro que tem vezes que não recebo um sorriso completo de volta, eles não costumam mostrar os dentes, rola mais um leve sorrisinho somente com a boca, mas já é alguma coisa. Esse é o bom dia geral da Alemanha, mas cada região tem um. Por exemplo, em Hamburgo, onde eu morava, eles costumavam falar o ”Moin Moin” (como já falei aqui) que é um cumprimento do norte da Alemanha bem típico, quando eu falava isso com um sorrisão arrancava sorrisos até dos velhinhos mais carrancudos, eu juro. No Sul sei que tem o “Servus” que é um cumprimento típico da galera de lá também. Essa é a primeira dica quente (ou fria, nos dias gélidos de inverno! rs)
Segunda dica:
Se você já tem algum amigo(a) alemã(o) mais próximo e mais chegado, vale até colega de trabalho, dê comidas brasileiras pra eles. É sério, os gringo PIRAM. É impossível não arrancar um sorriso depois que comem um brigadeiro delicioso e cheio de leite condensado ou um pão de queijo quentinho, eles não sabem o que fazer de tanta alegria. E nesse caso além do sorriso a alegria que eles ficam é quase incontrolável. Rs. Eu falo por experiência própria, e digo, os alemães curtem muito comer e comer pra caramba, então ganhar um sorrisinho com gratidão depois de mostrar a nossa culinária incrivelmente maravilhosa pra eles é batata, ou mehor, coxinha. Rs.
Terceira dica:
Não tenha vergonha de mostrar que é imigrante, que está aprendendo a língua (no meu caso) tente ao máximo falar o que conseguir em alemão e se não der mais troque pro inglês ou pra língua que for falada. Eles realmente apreciam e ficam felizes quando mostramos que estamos aprendendo a língua deles e rola sempre um sorriso e uma ajuda depois de mostrarmos isso.

Leia também: Aceitação durante o aprendizado de uma nova língua

Quarta dica:
Não tente não sorrir como a maioria das pessoas que você vai ver, não é nos tornando mais fechados que vamos incorporar a cultura local, a gente é brazuca (eu com muito orgulho!) e é da nossa cultura sorrir mais, então continuemos a sorrir. Não tenha medo, não fique acanhada se não receber um sorriso em troca, eu garanto que de 10 sorrisos uns 8 voltam, sempre tem uns que não tem jeito, não sorriem e pronto, faz parte, mas a maioria acaba aceitando e abrindo um sorriso, seja por educação ou porque realmente deu vontade.
Quinta dica:
Talvez a mais importante de TODAS, entenda o clima, não o clima da pessoa, mas o clima de tempo mesmo, meteorológico. Porque como aqui as estações são super definidas, como algumas já sabem, é bom entender que no inverno a galera fica mais fechada do que já é normalmente, no outono já começam a curtir as folhas caindo e tudo mais, na primavera começa a esquentar um pouco e as ruas mudam de cor (literalmente em função das flores) e o verão nem se fala, parece um monte de pinto no lixo de tanta alegria. Portanto, aproveite o verão pra sorrir mais, já que todo mundo tá tão mais feliz, é a estação pra não deixar de dar um sorriso por aí.
Sexta dica:
Aprenda que quando eles bebem eles ficam mais felizes, nós também, né? Quem não? Rs. Então não estranhe se aquela pessoa que você via de cara fechada tomar umas 2 ou 3 cervejas e ficar felizão ou felizona espalhando sorrisos por aí, isso é normal de acontecer. Eu, nesses dois anos de Alemanha digo que é em bares que mais vejo gente sorrindo, sempre, isso não muda. Então é legal aproveitar esses momentos e mostrar pra eles que pra sorrir não precisa estar “ bebinho”, que podemos mostrar os dentes e sermos mais alegres todos os dias.
Espero que essas dicas ajudem vocês que moram aqui ou pretendem vir conhecer ou vão vir turistar. Não me entendam mal, não acho que temos que sorrir quando estamos tristes, nem quando não estamos com vontade, sem lembrem: NÃO SOMOS OBRIGADAS A NADA. Mas o que queria dividir com vocês e acho que todos podemos fazer é compartilhar mais ao vivo, e o sorriso pra mim é uma forma de amor que podemos compartilhar com todo mundo para aos pouquinhos tentar tornar esse mundo um lugar mais agradável, mais cheio de amor e gentileza, mais leve e feliz.
Quem vem comigo distribuir sorrisos por aí?

Related posts

O dia em que venci a infertilidade

Karina Finke

Facilidades e dificuldades de uma estrangeira em Munique

Patrícia Souza

Ser mãe ou trabalhar? Um dilema alemão

Karina Finke

2 comentários

Anna Thereza Sá e Souza Agosto 1, 2018 at 8:46 pm

Excelente teu texto Marcela!!! Eu penso que nem tu, se eu puder arrancar um sorrisinho de alguém fico bem feliz!!! Parabéns e sucesso! Bjs Anna Thereza

Resposta
Marcela Vieira Janeiro 8, 2019 at 10:12 am

Oii Anna! Que bom que gostou do texto!!! Que sigamos arrancando sorrisos por aí transformando esse mundão louco em um lugar mais alegre! Obrigada mesmo por ler e comentar! Tudo de melhor pra nós! Um beijão Mah

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação