BrasileirasPeloMundo.com
Espanha

Como economizar em compras na Espanha

Compras em Rebajas

Num momento em que o mundo está em crise econômica, economizar o máximo possível é a ordem do dia. Economizar em compras é fundamental porque é onde de modo geral temos a maior margem para poupar recursos financeiros. Este texto explicará como é possível economizar em compras na Espanha.

Ao mesmo tempo, contarei também porque neste quesito a Espanha, e principalmente a Catalunha, têm tanto a nos ensinar quando o tema é poupar dinheiro.

Início de como economizar em compras na Espanha

O tema economizar é sempre interessante, porém as pessoas tendem a pensar que as dicas são aquelas de “sempre” e que já são bastante “manjadas”, como por exemplo evitar gastar excessivamente no cartão de crédito, juntar dinheiro para poder negociar melhores descontos à vista, etc.

No entanto, as dicas que pretendo passar aqui são peculiares da Espanha. E o que são afinal? Os descontos de final de temporada, ou como é chamado por aqui de “Rebajas” em espanhol, ou “Rebaixes” em catalão.

Imediatamente, você, querido(a) leitor(a), dirá: ah, mas no Brasil também existem esses descontos, isso não é nenhuma novidade. Calma lá! Eu posso provar que na Espanha é diferente.

As famosas Rebajas: o que são?

A palavra rebaja teria no português uma tradução literal que seria “rebaixa”. Esta palavra não é comumente utilizada na língua portuguesa com o significado que quero explicar aqui. E seu significado seria diminuição de preço, e é literalmente sobre o que “las rebajas” querem dizer.

Assim que por rebajas podemos entender como um período no ano em que ocorrem descontos significativos em qualquer tipo de mercadoria que se possa adquirir.

A principio, existem dois períodos do ano em que as rebajas são mais fortes e aguardadas por todos, por serem praticamente líquidas e certas: as do inicio de ano e as do meio do ano. A seguir veremos os detalhes das mais esperadas do ano.

Leia também: Estilo barcelonês de morar

Os períodos de rebajas

A população, não somente a espanhola, mas a de toda Europa, já tem introjetada a fórmula de como economizar em compras na Espanha, mais uma vez, as famosas rebajas, internacionalmente conhecidas.

Segundo amigos que vivem ou viveram em outros países, esse mesmo período, o de grandes descontos, também ocorre por lá, porém o período de descontos espanhol é tão real e significativo que é conhecido internacionalmente.

Definitivamente, as rebajas espanholas se mantêm na liderança no assunto. E os europeus que vêm passar suas férias, mais frequentemente as férias de meio do ano, aproveitam também para fazer compras. O turismo de compras tem sua importância para o turismo na Espanha.

Existem vários períodos de descontos em mercadorias. Os períodos mais importantes são:

Meio do ano: em geral coincide com o período alto de férias, e geralmente esta em final de julho e inicio de agosto.

Início do ano: quase sempre inicia no dia 7 de janeiro, sendo para algumas lojas trasladado para o próximo dia útil, caso caia em um domingo. E é um dia marcante, pois é o dia seguinte ao feriado de Reis, dia 6 de janeiro, um feriado comemorado em toda Espanha.

Em suma, esse deslocamento da data ocorre principalmente na Catalunha, onde geralmente aos domingos e feriados o comércio não abre, ocorrendo exceções em casos especiais. E o dia de rebajas pode ser um desses poucos privilegiados.

Os períodos secundários de descontos e rebajas

Do mesmo modo, há também o período de Black Friday, que ocorre no final de novembro, e que geralmente dura uma semana, e não apenas a sexta-feira, como seria originalmente.

Assim também como há os períodos de rebajas de media temporada, também conhecidas como mid season sale, que possui descontos menores, e têm a finalidade de ajudar a esvaziar pequenas partes do estoque para privilegiar as novas coleções que chegam.

De qualquer forma, todos esses períodos são determinados com antecipação, e geralmente são divulgados em sites diversos. Desta forma, as pessoas podem se programar para aproveitar bem os descontos fantásticos que surgem nessas épocas de rebajas.

Em síntese, este site é um dos que utilizo como referência para me programar para as comprinhas com grandes descontos.

Grandes descontos e muita economia
Fonte: pixabay.com

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

Os detalhes de como economizar em compras na Espanha

Agora que você já sabe as datas e as origens, é hora de passar para a prática. As melhores épocas de descontos são as rebajas de janeiro e das férias do meio do ano. Os descontos geralmente começam com até 50% de desconto. Dentro de um certo período iniciam as segundas rebajas, que em geral vão até os 70% de desconto. E nos últimos dias de liquidação, pode chegar a 90% de desconto.

O mais interessante é estabelecer o que se esta precisando e de quais marcas há uma preferência. Uma boa ideia é visitar o website das lojas que interessam e que o possuem. Nestes, se pode confirmar a data de início e data final do periodo de descontos. E então fazer um planejamento do que se esta necessitando com mais urgência ou com maior importância.

A princípio aviso logo que as marcas mais famosas costumam receber os maiores fluxos de consumidores nas épocas de grandes descontos. Assim como peças mais cobiçadas, e numerações mais comuns, são as primeiras a acabar. Por isso, para economizar em compras na Espanha é necessário um planejamento.

Outra dica fundamental é verificar se no website da empresa existem os seus alvos de compras, e se haverá uma data especial para compras no site, que costuma ser ao menos um dia anterior ao dia oficial de início dos descontos nas lojas físicas. Lembrando que desde as marcas mais acessíveis até mesmo as mais caras ocorrem rebajas, assim como em todos os ramos de comercio e até mesmo aquisição de serviços.

Definitivamente, se pode economizar muito com essa prática de deixar para comprar no período de rebajas. Só é necessário um bom planejamento e já deixar estabelecido o que será comprado e onde. E deixar para las segundas rebajas o que for muito caro e mais permanente, como por exemplo grandes eletrodomésticos ou mobiliário.

A cultura de economizar em compras na Espanha

De acordo com nativos, na Espanha sempre houve a prática de esperar pelo período de rebajas para obter grandes descontos.

Porém, nos últimos anos essa prática foi intensificada. Principalmente pelo largo período de crise pelo qual grande parte dos países europeus passou a partir de 2008.

Por outro lado, a Catalunha, mais do que o restante da Espanha, tem mais marcado o período de grandes descontos. São grandes oportunidades para adquirir os produtos que puderem esperar pelas épocas mais propícias do ano. Esta é a cultura de economizar em compras na Espanha.

A questão de esperar pelas rebajas e até mesmo existir datas oficiais determinadas pelas prefeituras se tornou uma marca cultural. Algo que na minha opinião é de grande inteligência e apenas dependem de um planejamento mínimo.

Existem também os locais de grandes descontos o ano todo, como os outlets. Mas este é um tema para um próximo texto, assim como as grandes oportunidades em rebajas de forma detalhada.

E o que você achou do texto? Acha que poderá aproveitar os descontos com as dicas dadas? Deixa aqui nos comentários, pois adoramos saber sua opinião. E até a próxima.

Related posts

Clima na Galícia

Juliane Prado

O País Basco: Guipúzcoa

Tati Sato

Idioma Galego

Juliane Prado

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação