BrasileirasPeloMundo.com
EUA

Como enviar dinheiro dos EUA para o Brasil

Muitos brasileiros que moram, estudam ou trabalham em outros países em algum momento precisam  enviar dinheiro para o Brasil e talvez não saibam como fazer. Pensando nisso, apresentarei, neste artigo, algumas alternativas para facilitar sua busca. Vamos a elas!

Transferência bancária

É possível fazer transferência de valores de uma conta bancária no exterior para outra conta bancária no Brasil ou vice-versa. Considerando que as tarifas, neste caso, são caras e variam de banco para banco, esta acaba sendo a melhor alternativa para realizar transferências de valores mais altos.

Para fazer uma transferência de valores entre bancos de diferentes países, será necessário ter o número IBAN – International Bank Account Number (Número Internacional de conta bancária) que é um código alfanumérico exclusivo e serve como um número de conta para operações internacionais.

O código IBAN muda de acordo com cada agência e conta. Contudo, é possível consultar esta informação no próprio site do IBAN que você pode verificar aqui.

Outra coisa importante a dizer é que pode ser fundamental agendar uma conversa com o gerente da conta até mesmo para tirar dúvidas, estar informado sobre o horário limite para realizar a operação e o tempo que levará para o dinheiro chegar na conta de destino.

Leia também: Como abrir conta bancária nos EUA

Western Union

É uma empresa consolidada e está presente em diversos países. Na minha opinião, uma das principais vantagens da Western Union é oferecer o serviço de envio e recebimento de dinheiro sem que o remetente ou destinatário tenham necessariamente uma conta bancária. Excluindo os bancos, esse talvez seja o motivo para cobrarem tarifas mais altas se comparadas com as praticadas pela concorrência.

Onde encontrar

É possível fazer uma pesquisa utilizando endereço e CEP da sua localização no próprio site da Western Union para descobrir quais são os parceiros mais próximos.

Como enviar e receber dinheiro online

É preciso criar um perfil no próprio site ou aplicativo, selecionar o país de destino, nome do destinatário e indicar como a pessoa receberá a quantia enviada. Após a realização do pagamento que poderá ser efetuado com cartão de débito ou crédito, será enviado, por e-mail, o número de um protocolo que deverá ser informado à pessoa que fará o saque.

Caso o destinatário prefira receber o dinheiro em uma conta bancária, o processo é quase o mesmo, porém, haverá necessidade de acrescentar os dados bancários do interessado. As tarifas cobradas, neste caso, ficam um pouco mais caras. Além disso, é preciso ficar atento ao horário do expediente bancário para saber quando o dinheiro estará disponível.

Como enviar e receber dinheiro pessoalmente

No Brasil, a empresa é parceira de diversas casas de câmbio além dos bancos Bradesco e Banco do Brasil. No entanto, há necessidade de ser correntista para usufruir do serviço prestado pelos bancos mencionados. Curiosamente, aqui nos EUA, é possível enviar e receber dinheiro via Western Union até em pequenas lojas de conveniência.

Para o destinatário retirar o dinheiro pessoalmente, será preciso levar documento de identificação e informar o número do protocolo enviado pela pessoa que fez o depósito.

TransferWise

Eu já usei o TransferWise para enviar dinheiro ao Brasil e, honestamente, achei a melhor alternativa dentre as opções que havia pesquisado.

A dinâmica de funcionamento da TransferWise é muito semelhante a da Western Union, ou seja, a pessoa precisa fazer um cadastro no próprio site ou aplicativo, informar dados de quem receberá o dinheiro, bem como selecionar a forma de pagamento.

Fiz uma simulação para comparar preços com a concorrência e a TransferWise foi a que me cobrou a menor tarifa. Porém, devo admitir que outros fatores também impulsionaram minha decisão, sendo eles:

  • Possibilidade de receber prêmios em dinheiro indicando pessoas para usarem o serviço;
  • Garantirem a cotação do câmbio por 48 horas;
  • Poder realizar comparativos de cotações com outras empresas que prestam o mesmo tipo de serviço;
  • Visualizar de maneira clara quando o dinheiro chegará ao destinatário (conforme imagem abaixo).
Pesquisa realizada no site TransferWise dia 11/03/19 – Foto: arquivo pessoal

Eu realmente não posso reclamar de absolutamente nada. Além de ter achado tudo muito prático, simples e fácil eu nunca tive nenhuma dificuldade ou contratempo em minhas operações, mas aconselho que fiquem atentos aos seguintes pontos:

  • Verificar o limite mensal e anual para envio de dinheiro, pois varia de acordo com o país de origem;
  • Vale lembrar também que o envio só pode ser realizado para uma conta corrente.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar nos EUA

Xoom um serviço do PayPal

O modelo utilizado para enviar dinheiro é muito semelhante aos dois últimos mencionados. O pagamento também pode ser realizado através de conta bancária, cartão de débito e crédito e o destinatário pode escolher receber pessoalmente ou em sua conta bancária. Para saber mais detalhes, acesse o Xoom.

Eu nunca enviei dinheiro para o Brasil usando o Xoom, mas ao fazer o comparativo no próprio site da TransferWise, pude observar que o PayPal (pelo menos no dia em que realizei a pesquisa) entregaria o menor valor. Veja imagem abaixo.

Pesquisa realizada no site TransferWise dia 11/03/19 – Foto: arquivo pessoal
Observações
  • Pesquise bem para saber os prós e contras de cada opção para selecionar a que considerar mais conveniente;
  • É importante prestar atenção quanto aos valores cobrados, pois além do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) recolhido em cada operação, há também tarifas de transferência, bem como câmbio entre moedas;
  • Existe um limite anual estipulado por estas empresas para envio de dinheiro, fique atento!

Se você conhece mais alguma opção para enviar dinheiro dos EUA para o Brasil, não deixe de comentar e compartilhar conosco.

Até o próximo post!

Related posts

Meios de transporte em Nova Iorque

Michelle Marinho

Diferenças entre Estados Unidos e Holanda – Parte 1

Paula Dalcin Martins

Onde morar em Los Angeles – Central LA

Natália Baldochi

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação