BrasileirasPeloMundo.com
Custo de Vida Pelo Mundo Inglaterra

Custo de Vida em Cambridge

Photo by pixabay.com

Antes de falarmos sobre o custo de vida em Cambridge, gostaria de ressaltar aqui que, ao analisar o custo de vida de qualquer país, devemos sempre considerar a renda familiar por moeda local –  independentemente se esta for libra (pound), euro, real etc. Naturalmente, para uma pessoa que receba a sua renda exclusivamente em reais, por exemplo, a vida aqui na Inglaterra poderá rapidamente ser tornar inviável.

Aqueles comentários que a maioria de nós expatriados escutam com certa frequência: “Mas você ganha em libra [euro, dólar etc]”, “Mas aí [na Inglaterra, na Alemanha…] é tudo mais fácil”, “Ah se eu ganhasse em libra [euro, dólar etc] igual a você”, trata-se apenas de pessoas que estão fazendo a análise de maneira equivocada, afinal, a minha renda pode ser em libras, mas o custo de vida também é. O que eu posso afirmar de antemão é que o poder de consumo de £100,00 na Inglaterra é bem maior do que o poder de consumo de R$ 100,00 no Brasil.

Leia também: Dicas para procurar emprego em Cambridge

Segundo o The UK Census 2011, Cambridge é uma cidade com pouco mais de 120.000 habitantes, e fica a aproximadamente 80 quilômetros da capital inglesa, Londres. Com apenas 50 minutos de trem, você estará na capital, fato que facilita a possibilidade de viver aqui e trabalhar lá. Isso, além da oferta local de empregos e, claro, por viver na cidade em que está instalada uma das mais famosas universidades do país, a Universidade de Cambridge, podem tornar o custo de vida por aqui um pouco salgado, principalmente comparando-se a outras cidades no país.

Ainda assim, se Cambridge for uma opção para você, listo aqui algumas estimativas de custo para que você possa se organizar:

Aluguel

O aluguel em Cambridge irá variar de acordo com a localização do imóvel, mas, sem dúvida, é o que será mais oneroso no final do mês. A boa notícia é que, além da oferta ser grande, há residencias para todos os gostos e padrões, desde um quarto compartilhado até a uma casa grande. Outra dica é que as regiões do centro e no Sul de Cambridge costumam ser um pouco mais caras, enquanto a região norte, um pouco mais em conta. O estado de conservação do imóvel também poderão influenciar no custo.

A estimativa média de aluguel mensal para um quarto em uma casa compartilhada é em média de £500 a £700 mensais. Para um apartamento/flat com dois quartos, a média gira em torno de £1200 a £ 1500 mensais. Agora, se você busca uma casa com quatro quartos, a média torna-se algo entre £1700 a £2500 mensais. As casas geralmente já vêm com toda linha branca equipada (geladeira, fogão, máquina de lavar roupa e algumas também com máquina de lavar louça). Se você possuir algum animal de estimação, pode ser que você também precise pagar alguma taxa adicional para o locador (landlord).

City Council Tax

Similar ao IPTU, o city council tax varia de acordo com o valor do imóvel, e precisa ser pago anualmente, parcelado ou em uma única parcela. De acordo com o Cambridge City Council, os valores para o ano de 2018/2019 são a partir de £1,139.37 a £3,418.12.

Contas de Utilidades: Água e Energia

Segundo o website Numbeo, a estimativa de custo considerando um apartamento de 85 m² para água, eletricidade, aquecimento, refrigeração e coleta de lixo, fica em torno de £97 a £347 mensais.

TV, Internet e Telefone

Os planos para internet e telefone variam de acordo com a operadora e a quantidade de canais inclusos. A média dos planos mais baratos é em torno de £30 mensais e geralmente a linha de telefone fixa também está incluída.

Além dos pacotes de internet e telefone convencionais, na Inglaterra, existe também uma taxa anual, chamada de “TV Licensing”. É uma licença por família, e obrigatória, a todos aqueles que assistem e gravam qualquer programa de televisão. A taxa de 2018/2019 é de £150.50 por ano. Se o morador for deficiente ou tiver acima de 74 anos, é oferecido a possibilidade de ter uma tarifa reduzida ou gratuita.

E por fim, opções de planos para celulares pré-pagos iniciam com £10 mensal.

Transporte

A tarifa do transporte público [dados de Janeiro 2019] para a cidade de Cambridge é £4.50, ida e volta com o Stagecoach Dayrider, e £7 para região de Cambridgeshire (Cambridge e mais outros cinco condados), ida e volta com o Stagecoach Dayrider Plus. Lembrando que também existe pacotes para Família e Estudantes.  A tarifa de trem de Cambridge a Londres, gira em torno de £15 a £30 por trecho, dependendo também, dos horários de pico. Por outro lado, Cambridge é uma cidade plana e adaptada para ciclistas, o que torna-se uma vantajosa opção àqueles que têm a oportunidade de transformar a bike em seu único meio de transporte.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra

Supermercado

Uma das coisas que eu nunca considerei em abrir mão, ao me mudar ao exterior, foi a minha rotina de alimentação. Confesso que meu cardápio hoje varia muito, e não estou mais acostumada a comer arroz e feijão diariamente como fazia no Brasil, mas isto não foi por falta de opção.  É possível encontrar comida de todo mundo, a um preço justo, e isto trata-se de uma das coisas de que mais gosto aqui, a possibilidade de experimentar a gastronomia do mundo todo, a partir do supermercado.

Outra dica é que todos os supermercados oferecem a sua própria linha de produto (café, açúcar, detergente, frutas, chocolate etc), e muitas vezes, esse se torna até 50% mais barato e com a mesma qualidade. Para um casal sem filhos, a estimativa média de gasto será entre £50 a £100 semanais, para o consumo básico. Destaco aqui o “consumo básico”, porque no caso de compras de bebida alcoólica e carnes de boi de boa qualidade e frutos do mar, por exemplo, a estimativa média pode ser maior.

Restaurantes

Comer fora em Cambridge não é uma opção para se fazer diariamente devido ao custo. A estimativa para um restaurante bom, sem luxo, é aproximadamente £15 por pessoa, sem bebida. Cada pint (568 ml) de cerveja nos Pubs varia de £3 a £5 cada.

Alimentação / Hotel para Animais de Estimação

Por fim, eu como “mãe” de 2 gatinhos, não posso deixar de considerar o custo deles no meu orçamento, uma vez que nunca considerei deixá-los no Brasil.  Os britânicos gostam muito de animais, apesar de muitos locadores (landlords) ainda serem resistentes ao aceitar família com pets. O custo médio mensal gira em torno de £30, considerando o básico (comida e areia no meu caso). O principal custo será o hotel, caso você não tenha quem cuide do seu animalzinho durante a sua ausência. Na cidade, há alguns hotéis para PET onde a média diária é de £17 a £30, dependendo do tamanho do animal.

Related posts

Socializando com Ovos e Bacon

Fernanda Franco

Inverno com crianças em Londres

Natália Rodrigues

Pontualidade Britânica

Fabíola Pinheiro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação