BrasileirasPeloMundo.com
Custo de Vida Pelo Mundo Inglaterra

Custo de Vida em Cambridge

Photo by pixabay.com

Antes de falarmos sobre o custo de vida em Cambridge, gostaria de ressaltar aqui que, ao analisar o custo de vida de qualquer país, devemos sempre considerar a renda familiar por moeda local –  independentemente se esta for libra (pound), euro, real etc. Naturalmente, para uma pessoa que receba a sua renda exclusivamente em reais, por exemplo, a vida aqui na Inglaterra poderá rapidamente ser tornar inviável.

Aqueles comentários que a maioria de nós expatriados escutam com certa frequência: “Mas você ganha em libra [euro, dólar etc]”, “Mas aí [na Inglaterra, na Alemanha…] é tudo mais fácil”, “Ah se eu ganhasse em libra [euro, dólar etc] igual a você”, trata-se apenas de pessoas que estão fazendo a análise de maneira equivocada, afinal, a minha renda pode ser em libras, mas o custo de vida também é. O que eu posso afirmar de antemão é que o poder de consumo de £100,00 na Inglaterra é bem maior do que o poder de consumo de R$ 100,00 no Brasil.

Leia também: Dicas para procurar emprego em Cambridge

Segundo o The UK Census 2011, Cambridge é uma cidade com pouco mais de 120.000 habitantes, e fica a aproximadamente 80 quilômetros da capital inglesa, Londres. Com apenas 50 minutos de trem, você estará na capital, fato que facilita a possibilidade de viver aqui e trabalhar lá. Isso, além da oferta local de empregos e, claro, por viver na cidade em que está instalada uma das mais famosas universidades do país, a Universidade de Cambridge, podem tornar o custo de vida por aqui um pouco salgado, principalmente comparando-se a outras cidades no país.

Ainda assim, se Cambridge for uma opção para você, listo aqui algumas estimativas de custo para que você possa se organizar:

Aluguel

O aluguel em Cambridge irá variar de acordo com a localização do imóvel, mas, sem dúvida, é o que será mais oneroso no final do mês. A boa notícia é que, além da oferta ser grande, há residencias para todos os gostos e padrões, desde um quarto compartilhado até a uma casa grande. Outra dica é que as regiões do centro e no Sul de Cambridge costumam ser um pouco mais caras, enquanto a região norte, um pouco mais em conta. O estado de conservação do imóvel também poderão influenciar no custo.

A estimativa média de aluguel mensal para um quarto em uma casa compartilhada é em média de £500 a £700 mensais. Para um apartamento/flat com dois quartos, a média gira em torno de £1200 a £ 1500 mensais. Agora, se você busca uma casa com quatro quartos, a média torna-se algo entre £1700 a £2500 mensais. As casas geralmente já vêm com toda linha branca equipada (geladeira, fogão, máquina de lavar roupa e algumas também com máquina de lavar louça). Se você possuir algum animal de estimação, pode ser que você também precise pagar alguma taxa adicional para o locador (landlord).

City Council Tax

Similar ao IPTU, o city council tax varia de acordo com o valor do imóvel, e precisa ser pago anualmente, parcelado ou em uma única parcela. De acordo com o Cambridge City Council, os valores para o ano de 2018/2019 são a partir de £1,139.37 a £3,418.12.

Contas de Utilidades: Água e Energia

Segundo o website Numbeo, a estimativa de custo considerando um apartamento de 85 m² para água, eletricidade, aquecimento, refrigeração e coleta de lixo, fica em torno de £97 a £347 mensais.

TV, Internet e Telefone

Os planos para internet e telefone variam de acordo com a operadora e a quantidade de canais inclusos. A média dos planos mais baratos é em torno de £30 mensais e geralmente a linha de telefone fixa também está incluída.

Além dos pacotes de internet e telefone convencionais, na Inglaterra, existe também uma taxa anual, chamada de “TV Licensing”. É uma licença por família, e obrigatória, a todos aqueles que assistem e gravam qualquer programa de televisão. A taxa de 2018/2019 é de £150.50 por ano. Se o morador for deficiente ou tiver acima de 74 anos, é oferecido a possibilidade de ter uma tarifa reduzida ou gratuita.

E por fim, opções de planos para celulares pré-pagos iniciam com £10 mensal.

Transporte

A tarifa do transporte público [dados de Janeiro 2019] para a cidade de Cambridge é £4.50, ida e volta com o Stagecoach Dayrider, e £7 para região de Cambridgeshire (Cambridge e mais outros cinco condados), ida e volta com o Stagecoach Dayrider Plus. Lembrando que também existe pacotes para Família e Estudantes.  A tarifa de trem de Cambridge a Londres, gira em torno de £15 a £30 por trecho, dependendo também, dos horários de pico. Por outro lado, Cambridge é uma cidade plana e adaptada para ciclistas, o que torna-se uma vantajosa opção àqueles que têm a oportunidade de transformar a bike em seu único meio de transporte.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra

Supermercado

Uma das coisas que eu nunca considerei em abrir mão, ao me mudar ao exterior, foi a minha rotina de alimentação. Confesso que meu cardápio hoje varia muito, e não estou mais acostumada a comer arroz e feijão diariamente como fazia no Brasil, mas isto não foi por falta de opção.  É possível encontrar comida de todo mundo, a um preço justo, e isto trata-se de uma das coisas de que mais gosto aqui, a possibilidade de experimentar a gastronomia do mundo todo, a partir do supermercado.

Outra dica é que todos os supermercados oferecem a sua própria linha de produto (café, açúcar, detergente, frutas, chocolate etc), e muitas vezes, esse se torna até 50% mais barato e com a mesma qualidade. Para um casal sem filhos, a estimativa média de gasto será entre £50 a £100 semanais, para o consumo básico. Destaco aqui o “consumo básico”, porque no caso de compras de bebida alcoólica e carnes de boi de boa qualidade e frutos do mar, por exemplo, a estimativa média pode ser maior.

Restaurantes

Comer fora em Cambridge não é uma opção para se fazer diariamente devido ao custo. A estimativa para um restaurante bom, sem luxo, é aproximadamente £15 por pessoa, sem bebida. Cada pint (568 ml) de cerveja nos Pubs varia de £3 a £5 cada.

Alimentação / Hotel para Animais de Estimação

Por fim, eu como “mãe” de 2 gatinhos, não posso deixar de considerar o custo deles no meu orçamento, uma vez que nunca considerei deixá-los no Brasil.  Os britânicos gostam muito de animais, apesar de muitos locadores (landlords) ainda serem resistentes ao aceitar família com pets. O custo médio mensal gira em torno de £30, considerando o básico (comida e areia no meu caso). O principal custo será o hotel, caso você não tenha quem cuide do seu animalzinho durante a sua ausência. Na cidade, há alguns hotéis para PET onde a média diária é de £17 a £30, dependendo do tamanho do animal.

Related posts

Custo de vida no Uruguai

Vanessa Gazetta

Quanto custa morar na Alemanha?

Munique Rossoni

Custo de vida em Madri

Denise Neves

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação