Dicas para comprar carro usado nos EUA

Seguro, inspeção, registro e emplacamento

0
3018
Advertisement

Dicas para comprar carro usado nos EUA.

Nem toda cidade norte-americana possui um sistema de transporte público como o que vemos nos filmes que se passam em grandes metrópoles como Chicago ou Nova York. Dependendo da onde você mora, se deslocar para o trabalho, faculdade ou locais afins, se torna um desafio diário sem carro, e quando você percebe isso surge a ideia de comprar um veículo para se locomover melhor. Porém, muitas vezes, logo que nos mudamos para um novo país o orçamento anda meio apertado com tantas coisas novas que precisamos comprar, portanto adquirir um carro zero nem sempre é viável. A segunda opção é comprar um carro usado.

Então se você está pensando em vir (ou já veio) pros EUA, vai ficar pouco tempo e não quer gastar muito, ou está com o orçamento apertado e acha que precisará comprar um carro de segunda mão, seguem, nesse texto, alguns passos pra esclarecer como esse processo funciona.

Ressalto que, cada estado norte-americano possui sua própria legislação referente à compra e venda de propriedades, e o passo a passo detalhado abaixo é baseado na minha experiência no estado do Missouri. No entanto, os outros estados possuem um processo bastante semelhante.

Após a escolha do carro, pagamento e recebimento do “title” do veículo, você precisará escolher um plano de seguro, precisará levar o carro para inspeção de segurança, inspeção de emissão de gás carbono, inspeção do odómetro, registrar o veículo e passá-lo para o seu nome e fazer o emplacamento do carro. Ufa! Parece difícil, mas não é. Basta ter um pouco de paciência.

Seguro do carro

(Crédito da Foto: Pixabay.com)

Conforme explicado em outro texto do Brasileiras Pelo Mundo, nos EUA, é obrigatório por lei que todo veículo tenha seguro. Isso ocorre, pois o condutor deve provar para o estado que, em caso de acidente, ele terá condições financeiras de arcar com os prejuízos do acidente. Os planos são muitos e variam de acordo com a necessidade e situação financeira de cada condutor, no entanto, todos devem ter seguro que cubra pelo menos a chamada Liability Insurance Policy (LIP). A LIP nada mais é do que um plano que cobrirá os custos do prejuízo do outro carro em que você bateu e contas médicas do outro motorista, caso ele precise de auxílio médico. Esse é o seguro mínimo que todo condutor deve ter.

Quando você comprar o carro usado, for registrá-lo e emplacá-lo, deverá apresentar o cartão do seguro do veículo onde deve constar seu nome completo, nome da empresa de seguro, o número da sua apólice, data de validade da apólice, além do modelo, marca e ano do veículo. Existem diversas empresas, dentre as mais conhecidas estão Geico, State Farm, Farmers, Progressive, dentre muitas outras. Pesquise, barganhe e veja qual é a melhor para você.

Inspeções do veículo

Existem três tipos de inspeção que são obrigatórias: “Safety Inspections”, “Emmissions Inspections” e “Identification Number/Odometer Reading Inspection”.

Safety Inspection:
A lei exige que todos os veículos passem por uma inspeção de segurança, realizada por uma oficina cadastrada junto ao governo, onde serão feitos testes nos freios, no motor, pneus, etc. Tudo isso para ter certeza de que aquele carro não apresenta nenhum risco ao condutor e outras pessoas. A própria oficina emite um Certificado de Inspeção e Aprovação que deve ser apresentado ao Department of Motor Vehicles (DMV) da sua cidade, o que equivalente ao DETRAN no Brasil. Se o carro precisar de alguma peça nova, você deverá primeiro efetuar a troca da peça e só aí receberá o Certificado de Inspeção e Aprovação . As inspeções de segurança do veículo não devem ser feitas mais de 60 dias antes da data em que o proprietário apresentar um pedido de título e licença ou renovação do registro daquele veículo.

Emmissions Inspection:
Além da inspeção de segurança, em alguns locais o veículo também está sujeito a uma inspeção de emissões de gás carbono. A oficina emitirá um Relatório de Inspeção de Veículos. As inspeções de emissões devem ser preenchidas antes de registrar o veículo e não devem ser feitas mais de 60 dias antes da data em que o proprietário envia um pedido de título e licença ou renovação do registro. Caso você não tenha o Relatório de Inspeção e seja pego dirigindo o carro, você pode ser penalizado por isso.

Identification Number/Odometer Reading Inspection (ID/OD):
Todo e qualquer veículo deve ter a quilometragem divulgada no certificado de título no momento em que a propriedade do veículo é transferida para um novo proprietário. Se a quilometragem real do veículo for desconhecida, ou a milhagem indicada no odómetro não é o número real de quilômetros percorridos, ou ainda se o odômetro foi reparado ou substituído e incapaz de registrar a mesma quilometragem do que anteriormente, o vendedor ou proprietário deve fornecer uma declaração explicando a discrepância.

O veículo também deve ser inspecionado para ter seu Número de Identificação de Veículo (chassis) verificado. O formulário 3019, de inspeção deve ser preenchido pelo mecânica e inspetor da própria oficina autorizada, certificando o número de identificação do veículo e a leitura do odômetro. Isso depois será apresentado ao DMV.

Leia também: vistos para morar nos EUA

Registro e emplacamento do carro

Após reunir a papelada do seguro do veículo, “title”, certificados de inspeção, é chegada a hora de ir até o DMV para registrar o carro em seu nome e pegar suas novas placas. Apresente a documentação, sua carteria de motorista e preencha os formulários de “Application for Title and License” (no Missouri é o formulário de número 108 – Verifique qual formulário necessário em seu estado).

Se a documentação estiver toda certinha, você efetuará o pagamento para a transferência do carro para o seu nome, pagará o emplcamento do carro e receberá as placas na mesma hora. O valor a ser pago por esse processo vai variar de acordo com o valor que você pagou pelo veículo. Em alguns casos, você precisará pagar Personal Propoerty Tax, equivalente ao IPVA do carro no Brasil, mas isso será assunto para outro texto.

Pronto! O processo está completo. Coloque as placas novas em seu carro, guarde a documentação do carro e sai dirigindo com ele.

Gostou do texto? Continue nos acompanhando. Vem muita matéria boa por aí!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.