Dicas práticas para os recém chegados em Toronto

0
425
Advertisement

Dicas práticas para os recém chegados em Toronto.

Hoje dou algumas dicas práticas para os recém chegados em Toronto.

Muita gente quando muda de país deseja tudo novo: novos lugares, novos hábitos, novas culturas e por aí vai, porém, algumas coisas são mais difíceis de mudar de uma hora pra outra, isso devido ao longo tempo praticando/comendo/vivendo daquela maneira. Eu, como a grande maioria, sofri com algumas dessas mudanças, que por mais pequenas que pareçam, fazem diferença na hora da adaptação ao novo lar.

Por exemplo, sabe aquele “calorzinho no coração” ao poder comer um pão de queijo ou uma tapioca no café da manhã?! É disso que estou falando.

Aí, considerando minhas experiências, decidi compartilhar com voces, recém chegados, algumas dicas no intuito de facilitar essa adaptação, até vocês se “encontrarem” na cidade nova.

Leia também: Processos de imigração no Canadá  

Vamos começar pelo setor que mais senti dificuldades, não pela falta de opção, mas pelo simples fato de não saber ao certo como fazer algumas alterações, onde comprar determinados produtos, e onde era mais viável, economicamente falando. Estamos falando de..

Mercado:

A primeira coisa que me chamou bastante atenção aqui é em como os queijos são caros, e olha que tem variedade, mas nenhum deles salvou no quesito preço. Portanto, para dar uma equilibrada no orçamento e não ficar sem este item na geladeira a dica é comprar, para quem gosta claro, as barras de mussarela no Wholesale Club, o queijo parmesão no Costco, e outras variedades de queijos conforme os preços da semana nos mercados canadenses mesmo (evitar os mercados portugueses nesse quesito).

Outra diferença, é que aqui não existe o nosso amado requeijão, então para substituir, nós encontramos um creme de queijo de origem dinamarquês, da marca Puck, que se assemelha bastante, só que um pouco mais salgado. Pode ser encontrado no FreshCo ou No Frills.

Produtos brasileiros como bolacha Maria, chá matte, batata palha, farofa, goiabada, caldo knor, café pilão, paçoca, tapioca, massa de preparo de pão de queijo, pamonha, risoles, guaraná antartica, leite condesado moça, creme de leite, calabresa, catupiry e muitas outras opções, vocês encontram nos mercados portugueses, ou seja, Nosso Talho, Tavora, Rui Gomes (que eu considero mais completo). Também encontram uma boa parte dessas opções na rede FreshCo no No Frills.

Obs1: particularmente acho o leite condesado deles, ou o sweetened condensed milk, como é chamado por aqui, um pouco mais açucarado, mas só sinto essa diferença quando guardo uma sobrinha na geladeira sabe? Mas no geral, o resultado em receitas é o mesmo.

Ob2: o creme de leite pode ser encontrado em qualquer supermercado, seja canadense ou português, porém, nos canadenses encontramos os tick cream, ou o table cream, que particularmente acho mais líquido, mesmo o com 35% de gordura e portanto, uso para deixar o hot chocolat mais cremoso, testem e depois me contem. Ah e dica valiosa: o No Frills é o lugar que vocês encontram esses produtos mais barato.

Outro item corriqueiro e que logo sentimos falta por aqui é o pão francês, que é substituído pelo papo seco, encontrado em todas as padarias portuguesas. Mas, para nossa alegria, o nosso queridinho de todos os dias começou a ser vendido recentemente no Nations Fresh Foods (1980 St Clair West – Stock Yards Mall).

Leia também: Dicas para conseguir o Canadá  Express Entry 

Aluguel:

Agora pulando para outro assunto ainda mais importante que o anterior, que é com relação a achar casa ou apartamento para alugar ou comprar se for o caso, ja que a disputa por aqui é acirrada certo? A minha dica nesse quesito  é pesquisar em dois sites super confiáveis, caso você não tenha um corretor já engatilhado, que são: Zolo ou Relator. Vale para todo o Canadá, só ir ajustando nas pesquisas.

Cartão de desconto/fidelidade:

Em praticamente todos os lugares que vocês realizarem compras por aqui, eles te oferecem cartões de fidelidade, e o que eu acho que mais vale a pena é o do PC Optimum, devido a variedade de lojas participantes: No Frills, Loblaws, Joe Fresh, Real Canadian Superstore, Shoppers Drug Mart, Esso, Mobil… enfim, sao mais de 2500 pontos de vendas espalhados pela cidade.

Resumindo: você fazendo suas compras semanais no mercado ou abastecendo seu carro já acumula pontos que podem ser trocados por mercadorias ou descontos para compras futuras, e estas são programações normais, que você precisa fazer de quaquer maneira, então se isso te levar a ganhar alguns descontos futuramente tem que aproveitar, não é mesmo?! A cada 10 mil pontos você ganha 10$ de descontos, destacando que cada dólar gasto na Shoppers Drog Mart vale 15 pontos no programa.

Cinema:

O cineminha uma vez na semana não precisa ser motivo de desespero devido aos valores crescentes dos últimos anos, mas para isso é preciso ficar esperto com algumas dicas: a Cineplex, que é a maior rede de cinemas do Canadá, oferece um programa de pontos chamado reward program, que é possivel acumular pontos e trocar por tickets de filmes (ou seja, tudo o que você compra no cinema entra para a contagem de pontos); também tem descontos nas terças-feiras para as salas regulares, além do que, o Cineplex tem parceria com várias  empresas que oferecem programas de descontos para os funcionários por meio da Perkopolis, que é uma espécie de programa de desconto para corporações. Vale dar uma pesquisada para ver se a sua empresa é uma delas.

Parking/Estacionamento:

Aqui, como em qualquer cidade grande, não da para simplesmente achar uma vaguinha na rua, estacionar e sair lindamente, como se estivéssemos aproveitando da sorte haha.. o serviço de parking aqui em Toronto foi uma das minhas maiores dificuldades no começo, e portanto, motivo de algumas multas (raiva), então para ajudar o amigo novato vou logo passado alguns alertas: por exemplo, para pernoitar o carro na rua é necessário o parking permit, emitido pela prefeitura. Você pode fazer todo o processo online ou mesmo ir ate o City Hall. A validade do mesmo pode ser de 6 meses ou 1 ano, e se essa última for a sua opção (ja que sai mais barato), o ticket do parking permit vem dividido, ou seja, você recebe o adesivo para os primeiros 6 meses e quando o mesmo estiver vencendo vai receber o último adesivo para mais 6 meses.

Outro quesito é que, particularmente, acho as placas aqui um tanto confusas, mas simplificando indico a vocês ficarem muito atentos com relação as horas permitidas de estacionamento, que varia e muito para cada rua/avenida; em lugares que não estão especificados o tempo permitido de parking, significa que o limite é de 3 horas; respeitem os espaços onde são permitidos o estacionamento, nada de colocar somente a frente do carro antes da placa sinalizadora, pois, com certeza você sera multado; na zona do Green P Parking, se você, assim como eu, não conseguir por qualquer motivo que seja baixar o aplicativo do programa, deixe sempre pago o parking com uma folga de tempo,  pois, por questão de 3 minutos eu já fui multada.

Profissionais brasileiros:

Com o intuito de valorizar os profissionais brasileiros que estão trabalhando aqui na região, vou passar o contato de alguns deles, em quem eu super confio e recomendo. Anotem todos ai:

  • L.A Wellness: clínica da querida Laila, esteticista top que atende em Toronto e em Vaughan. Number: 647518-6003;
  • Hair Jazz: salão onde a Amabilly, cabelereira brasileira, atende. Localizado na 1219 Yong St; pintura, química, tratamentos. Number: 647550-2676;
  • Brazillian Hair Studio: Salão da brasileira Ana Rosa, localizado na 374 Oakwood Av. Lá tem manicure e pedicure brasileiro também. Number: 416654-6493;
  • Ratib Makeup and Hair: maquiadora brasileira, também arrasa nos penteados. Number: 647983-5316;
  • Sweet Dream Brigadeiros: doceria brasileira, especializada em bolos, brigadeiros e sobremesas. Atende pelo number 647969-3835;
  • Jussandra Photographer: fotógrafa brasileira super disputada. Contato pelo numero 647980-9605;
  • State Farm: corretora de seguro de carros, com atendimento da brasileira Fabiana. Atende pelo número: 416530-0300;
  • IPro Realty Limited Brokerage: corretora de imóveis, com atendimento pela eficiente Erika, contato pelo número:416-604-0006 ou 416835-7409;
  • Miller Auto Colison: mecânica onde atende o brasileiro Francino, especialista na área de pintura e funilaria. Atende pelo número:647501-3984 ;
  • JK Construction: companhia brasileira de construção, foco em brick e pedra. Atendem pelo número 416836-5517.

A Elisa falou sobre o mesmo assunto, sob um ponto de vista diferente, vale dar uma conferida.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.