BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Índia

Entendendo alguns costumes indianos

Entendendo alguns costumes indianos.

A cultura indiana sempre causa um misto de admiração e curiosidade na maioria das pessoas, principalmente a quem vem de uma cultura ocidental. Vemos, certas vezes, alguns costumes indianos sendo espalhados pelo mundo sem muito entendimento do que aquilo de fato significa na cultura indiana. Vejo, por exemplo, muitas pessoas dizendo “namaste” umas às outras, mas não imaginam que esse ritual tem um significado.

Resolvi então, falar sobre esses costumes que são bastante divulgados, mas que às vezes não sabemos o motivo pelo qual eles existem. Eu, até hoje, passo por diversas situações em que paro para pensar no significado dos atos e vejo que alguns indianos também repetem sem saber porquê estão fazendo.

Dia desses encontrei um livrinho super didático que se chama “In Indian Culture – Why do we…”, dos autores Swamini Vimalananda e Radhika Krishnakumar, que fazendo uma tradução livre seria “Na cultura indiana – Porque nós fazemos …”, e ele fala exatamente desses significados. Escolhi os mais famosos para entendermos melhor um pouco dessa cultura tão rica quanto antiga.

1. Por que eles acendem uma lamparina?

Na maioria das casas indianas, você vai encontrar uma lamparina acesa em alguns momentos do dia ou até mesmo durante todo o dia. A luz simboliza o conhecimento e eles acreditam que o conhecimento afasta a ignorância. A lamparina pode ser de metal ou de barro e dentro dela é colocado óleo ou ghee (a famosa manteiga clarificada) – esse óleo representa o ego ou as tendências negativas do ser humano. Dessa maneira, eles acreditam que devemos adquirir conhecimento para alcançarmos os mais altos objetivos.

2. Por que eles têm sempre um quarto para rezar ou um altar?

Os indianos hinduístas acreditam que o verdadeiro dono da casa onde ele mora é o Deus que ele acredita (existem milhões de Deuses, e cada um ou cada família acredita em Deuses diferentes). Eles sempre mantêm o quarto para rezar ou o altar para relacionar o Deus como o dono da casa, e eles como cuidadores daquela morada. É uma forma de felicitar a presença do Deus naquela casa, e esse espaço deve ser sempre limpo e bem decorado.

Leia também: qual o idioma oficial na Índia?

3. Por que eles dizem namaste?

Os indianos, muitas vezes, se cumprimentam dizendo namaste. Colocam as mãos em sinal de prece em frente ao peito e abaixam levemente suas cabeças. Pode ser um cumprimento casual ou um gesto usado na adoração aos Deuses. Acreditam que o real encontro se dá entre as almas, e namaste significa a redução do ego das pessoas que estão se encontrando, para que as almas possam se encontrar. É o famoso “o meu Deus saúda o Deus que há dentro de você”.

4. Por que as pessoas usam marcas na testa (geralmente entre os olhos)?

Todas as vezes que vemos uma pessoa com uma marca entre os olhos, geralmente nos lembramos dos indianos. A maioria dos indianos religiosos costuma usar alguma marca nessa região, principalmente as mulheres casadas. As marcas variam de cor e forma, dependendo da casta à que aquela pessoa pertence. Essas marcas são aplicadas juntamente com a oração. Acreditam que o nosso corpo inteiro emana energia, mas que a região entre os olhos é um campo de energia capaz de espalhá-la pelo resto do corpo, protegendo-nos da perda de energia e/ou da energia negativa.

5. Por que eles fazem jejum?

O jejum é uma das coisas mais comuns aqui na Índia. Facilmente você encontra pessoas jejuando por algum motivo. Isso geralmente acontece durante os festivais religiosos, e algumas pessoas mais conservadoras jejuam uma vez na semana, geralmente no dia dedicado ao Deus que elas são devotas.

Eles acreditam que jejuar gera uma proximidade mental com os Deuses. Dizem que gastamos muita energia comprando, preparando, cozinhando, comendo e digerindo a comida. Então, eles pregam que se você não gastar essa energia com a comida, você poderá gastar estando mais perto dos Deuses. Além disso, pregam que o sistema digestivo precisa de um tempo para funcionar melhor, e que quanto mais educarmos nossos sentidos, melhor eles funcionarão, é uma forma de autocontrole também. Algumas pessoas fazem jejum por completo. Outras podem comer frutas e leite. Outras ainda só podem beber água. Não existe uma regra, cada um faz da maneira que acha mais apropriada.

Leia também: Mumbai, o coração da Índia

6. Por que eles cantam o mantra Om?

Om é um dos sons mais famosos por toda a Índia, assim como um dos mais entoados também. Ele tem um profundo efeito em nosso corpo e nossa mente. A grande maioria dos mantras e das orações védicas começam com esse som.

É o nome universal para Deus, e usado não só no hinduísmo, mas também no budismo, siquismo e jainismo – outras religiões bastante presentes na Ásia. Ele representa os três estados: de vigília, dos sonhos e do dormir profundamente. Representa também os três principais Deuses do hinduísmo: Brahma, Vishnu e Shiva. Bem como as três sagradas escrituras védicas: Rig, Yagur e Sama.

Acreditam que Deus criou esse som e depois o mundo. Por isso ele é considerado um auspicioso começo para qualquer tarefa. O som deve ecoar enchendo o corpo e a mente de paz.

Espero que eu tenha conseguido explicar um pouco melhor estas curiosidades da cultura indiana.

Related posts

As particularidades do espanhol panamenho

Ana Rodrigues

O mistério de Michigan

Jenny Rosén

Hábitos dinamarqueses

Cristiane Leme

7 comentários

Paula Março 25, 2017 at 5:50 am

Que legal, Barbara! Sempre quis saber o significado das marcas entre os olhos das indianas mas nunca tinha me dado ao trabalho de pesquisar… tudo de bom prá vocês!

Resposta
Zelma F. Torres Cruz Março 25, 2017 at 6:51 pm

Muito bom Bárbara. Esclarecedor. bjs

Resposta
Maria Aparecida Março 25, 2017 at 8:51 pm

Adorei, Bárbara você é mesmo BÁRBARA rsrs, te adoro e adoro ler seus textos. Espero que realmente esteja tudo bem com você e sua familia. Um beijo
, Cidinha / Brasil / SJC

Resposta
Michelini de Araujo Junho 18, 2017 at 8:12 pm

Muito bom, meu filho vai para índia , intercâmbio de 01 ano e foi muito esclarecedor este blog.

Resposta
Teresa Julho 26, 2017 at 8:18 pm

Muito bom, gostei à beça. Obrigada.

Resposta
REGINALDO MARTINS DE ANDRADE FILHO Outubro 21, 2017 at 6:07 pm

Bárbara, tudo bem? Como eu posso entrar em contato com você? Estou estudando umas possibilidades na Índia e gostaria da sua ajuda.

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 23, 2017 at 2:23 pm

Olá Reginaldo!
A Bárbara Oliari parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Índia.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação