O sistema público de saúde na Inglaterra, conhecido como NHS (National health service, ou serviço de saúde nacional), oferece para as mulheres alguns exames de prevenção contra alguns tipos de câncer. São exames realizados em pessoas aparentemente saudáveis em busca de sinais precoces da doença. São realizados como rastreio e não dão um diagnóstico. Uma vez que derem resultados alterados, outros exames complementares de investigação serão realizados para um diagnóstico precoce e um tratamento rápido.
Para participar desses programas é necessário estar registrada em uma clínica que atende pelo NHS, assim terá um médico de família, chamado de GP – “General Practitioner”, o clínico geral daqui.
O acesso ao ginecologista pelo sistema público é um pouco mais complicado do que parece. As primeiras consultas serão com o GP e somente em casos mais específicos ele encaminhará para o especialista. Por enquanto é oferecido exames para rastreio de câncer de mama, intestino e de colo uterino.
No Reino Unido o câncer de mama corresponde a 30% do total de cânceres femininos; o câncer de intestino, a 11% e por último, o câncer de colo uterino que corresponde a 2% do total.
Prevenção do câncer de mama
Cerca de 1 a cada 8 mulheres desenvolvem pelo menos um tumor maligno ao longo de suas vidas. A sua prevalência é de 50.200 casos por ano, sendo responsável por 11.700 mortes anuais somente aqui na Inglaterra. Quando detectado em estágios iniciais existe uma grande chance de recuperação.
Todas as mulheres com idade entre 50 a 70 serão automaticamente convidadas para realizar a mamografia a cada 3 anos. O NHS está expandindo o programa de prevenção para algumas mulheres com idade entre 47 a 73 anos, lembrando que a mulheres a partir de 30 ou 40 anos com história de câncer ou risco aumentado de desenvolver tumor deve-se oferecer exames de ressonância magnética anuais, segundo as diretrizes inglesas.
Muito se tem discutido sobre os benefícios e malefícios da mamografia. Primeiramente devemos saber que a quantidade de radiação a que a mulher é exposta a cada exame é muito pequena. E segundo, devemos considerar que existe um aumento no número de diagnósticos e tratamentos. Essa triagem feita em mulheres pode diagnosticar cânceres que não necessariamente causarão problemas futuros. No momento, não é sempre possível para médicos e pacientes terem certeza de que o tumor da mama vai crescer de forma rápida e precisa de tratamento, ou se vai crescer lentamente sem necessidade dele.
Há 15.500 casos de câncer de mama diagnosticados por triagem no Reino Unido a cada ano. Destes, 4 mil serão diagnosticados sem evolução da doença porém 1.300 vidas serão salvas. Isto significa que para cada vida salva de câncer da mama por triagem, cerca de 3 mulheres são diagnosticadas sem necessidade de tratamento.
Nenhum programa de prevenção é obrigatório, só lembre-se de que às vezes é melhor tratar, evitando que o câncer cause metástases (proliferação de células cancerígenas pelo organismo), do que ficar na dúvida sobre desenvolver a doença.
Prevenção do câncer de intestino
O câncer de intestino é o quarto mais comum na Inglaterra entre as mulheres, e se detectado em estágios iniciais também apresenta uma boa chance de recuperação.
Os exames de prevenção da doença são realizados de duas formas diferentes. O primeiro teste é recebido em casa, pelo correio, para se coletar as fezes e aplicar sobre um cartão que será reenviado para o laboratório. A cada 2 anos todas as mulheres entre 60 a 74 anos são convidadas a realizar este teste de pesquisa de sangue oculto nas fezes.
O segundo exame é a retocolonoscopia, feito com um tubo fino e flexível com uma microcâmera na ponta, em pacientes a partir dos 55 anos e somente em alguns lugares da Inglaterra.
Prevenção do câncer de colo uterino, papanicolau (smear test)
Esse tipo de câncer pode afetar mulheres de qualquer idade, principalmente mulheres entre 30 a 45 anos, e pode ser prevenido em 100% dos casos. O exame de papanicolau é oferecido a cada 3 anos para mulheres com idades entre 26 a 49 anos e a cada 5 anos para idades entre 50 a 64 anos.
Na verdade, este exame detecta alterações nas células do colo uterino. Uma em cada 20 mulheres pode apresentar alterações, que em sua maioria voltarão à normalidade sem risco de malignidade. Em casos de resultados com alterações o laboratório fará uma análise para detectar a presença de HPV (papilomavírus humano). Se o exame demonstrar a presença de HPV você será convidada para um exame mais específico, conhecido como colposcopia.
Uma dúvida comum é por que o papanicolau é feito apenas a cada 3 anos. Vou tentar explicar. As células que revestem a superfície do colo do útero passam por uma série de mudanças ao longo dos anos e essas alterações podem ser lentas. Em casos raros, estas células pré-cancerosas podem se tornar cancerosas. Aqui no Reino Unido o número de casos anuais desse tipo de câncer é extremamente baixo se comparado com o índice brasileiro, por isso não há a frequência anual do exame como no Brasil.
Como brasileiros, estamos mais acostumados a fazer exames de prevenção em uma frequência maior que a oferecida pelo governo daqui. Por esse e outros motivos existem as clínicas privadas.
Cadastre-se no GP e participe dos programas de prevenção, afinal a prevenção ainda é o melhor remédio.
Leia mais sobre a Inglaterra: Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra!