BrasileirasPeloMundo.com
Austrália

Inverno em Perth

Inverno em Perth.

Quando pensamos em Austrália, que clima vem em mente? Praia, calor, deserto, certo? E quando você se imagina aqui, como se vê? Chinelo, biquíni, vestidos de verão, regatas. Difícil é imaginar como é o inverno na Austrália.

Pois sim, ele existe.

Cheguei aqui em Perth em agosto, no meio do inverno. Estava um mega frio e chovia, tipo em São Paulo, com aquela garoa fina, dias cinzas e nada nem parecido com aquele verão que eu esperava encontrar. Claro que antes de vir fiz mil pesquisas e sabia que estaria frio, mas é estranho estar aqui e ver como é.

Para os que não sabem como é o inverno na Austrália, eu conto: é frio e úmido, e diferente do Brasil, onde o inverno é seco e o verão, úmido (pelo menos em Perth e São Paulo). Aqui é o contrário.

Primeira lição do inverno em Perth: chove MUITO. Agosto é o mês mais úmido, mas as chuvas começam em junho e vão até setembro (aqui, em setembro chove hehe). Tem dias em que chove o dia inteirinho: tempestades, garoa, chuvinha passageira, you name it.

inverno em perth (3)

Ai você pensa em carregar um guarda-chuva para se prevenir da chuva que acontece do nada, certo? Lição número dois: guarda-chuva para que? No primeiro dia, tomei chuva. Muita chuva. Olhei em volta enquanto me socorria numa farmácia e ninguém com guarda-chuva. Mas como morava no centrão da cidade, pensei: “é tudo turista”.

Aí, no segundo dia, comprei um guarda-chuva. Feliz, pensando que estaria protegida, saí no meio da chuva com o meu recém adquirido guarda-chuva. No primeiro vento, ele quase foi. Segundo vento e se foi de vez; quebrou no meio.

Li alguma vez que Perth é a terceira cidade onde mais venta no mundo, depois de Chicago (EUA) e Wellington (NZ), por conta da brisa que vem do Oceano Índico. O vento vem de tudo que é lugar. Já vi destruir telhados, árvores caídas. E venta muito o ano todo. Imagina meu pobre guarda-chuva, como ficou.

Então a terceira lição é: aprenda com os locais – use uma capa de chuva ou corra para procurar abrigo quando começa a chover, pois em geral, as chuvas fortes duram minutos.

Quanto ao frio, a temperatura no inverno varia entre 5°C e 15°C, bem parecido com São Paulo. De madrugada chega a 0°C, mas aí a chuva ajuda a subir a temperatura. O vento faz com que a sensação de frio seja pior que tudo.

Um dia normal de inverno em Perth é: frio, uns 7°C, com um vento gelado que dói até o ouvido, e chuva, para fechar com chave de ouro.

Então aprendi com o tempo que algumas roupas que tenho, nunca usarei aqui. Aquela bota de camurça creme, por exemplo, voltou pro Brasil. Imagina ela no inverno molhado de Perth, duraria quantas saídas? Usa-se muito casacos impermeáveis (por questões óbvias), e quase não tiro minha galocha do pé.

Mais uma coisa que aprendi com os locais: sabe aquela bota UGG que todo mundo ama, que parece uma pata de elefante e é forrada por dentro com pelo? Os australianos só a usam dentro de casa, nunca para sair. É uma bota para ficar em casa. Engraçado, isso, porque minhas amigas que vieram me visitar compraram para usar na rua e eu sempre imaginei que fosse uma bota de grife. De grife para ficar em casa, eles dizem.

Outra coisa que aprendi é que as casas não são preparadas para o frio, assim como no Brasil, e muito diferente da Europa. Você sai do banho aqui e congela. E a luz é tão cara, que tem que pensar duas vezes antes de deixar o aquecedor ligado o dia todo. Fora que as roupas não secam, por conta da chuva. Aí, ou você tem secadora em casa, como muitas pessoas têm e só usam no inverno, ou você pendura suas roupas no varal portátil dentro de casa.

Então o que se faz em Perth no inverno? A cidade oferece um monte de programação de graça. Festival de inverno, festival de vinhos, festival de artes no inverno. Próximo à região metropolitana de Perth temos o Swan Valley que é uma região produtora de vinhos. É uma delícia ir lá no inverno e no verão também.

A 60 km sul de Perth tem outra região de vinhos da Western Australia, Margareth River, com um monte de vinícolas, cervejaria, restaurantes. Ainda na região há várias cavernas para se visitar e praias que vale a pena a visita no frio ou calor. A região me lembra bastante Monte Verde, em São Paulo. As pessoas alugam uma casa ou uma cabana e passam ali alguns dias. Eu fiz isso em 2013 com um grupo de amigos. Alugamos uma casa com 3 quartos e fomos em 3 casais. Foi uma delícia. Se você tiver sorte como nós tivemos, consegue ver um canguru nas estradinhas, à noite ou bem cedo.

Vinícolas

Mesmo com a imagem de sol e calor, Perth tem um inverno que pode ser complicado ou muito bem aproveitado, dependendo de cada pessoa. Eu amo o calor, mas faz tanto calor nessa terra que uns meses de frio caem muito bem, obrigada.

Related posts

Natal na Tasmânia

Letícia Hughes

Violência contra a mulher na Austrália

Sheyne Tanaka

Dez motivos para visitar a Austrália

Mariana Camargo

9 comentários

Cristiane Leme Agosto 12, 2015 at 8:05 pm

Engraçado como a percepção das pessoas acerca de um mesmo assunto pode variar. Eu, por exemplo, paulistana de ‘orra, meu’ acho o inverno paulistano bastante úmido e acredito mesmo que a umidade é que leva a uma sensação térmica inferior, que faz a gente sentir mais frio. Achei estranho você falar que o inverno em SP é seco, porque pra mim, ele é bem úmido e molhado! Até hoje só experimentei inverno seco no norte europeu 🙂

Resposta
Aline Arruda Agosto 13, 2015 at 4:53 am

Hahaha Cris, pois é. Dos 29 anos que morei em São Paulo, para mim inverno sempre foi época de nariz doendo de seco, garoa fininha, mas chuva mesmo nem lembro quando. Tá certo que nos últimos 5 anos o clima no mundo esta mudando. Mas, por exemplo, não usava capa de chuva em SP pois chuva mesmo, no verão. Verão é bem úmido, até Elis cantou as ‘águas de março fechando o verão”. As crises de água ocorrem porque não chove no verão :-). Vai saber se lá em Interlagos, onde morei o clima é diferente. Apesar de que o ano que morei na Paulista era assim também, o frio e a garoa fininha as vezes.

E igual com a sensação de menos frio com a chuva. Ontem por exemplo, choveu o dia todo. Temporatura era 7C feels like 11C. Talvez mude de país para país. Who knows :-).

Resposta
R Agosto 13, 2015 at 4:08 am

Ola. Tem cidades na Australia, que no Inverno o clima é quente a ameno? Se sim, quais? Na sua opinião, quais as melhores cidades da Australia para morar?

Resposta
Aline Arruda Agosto 13, 2015 at 5:04 am

Ola R,
As cidades mais para o Norte tem clima tropical, então esta sempre quente. Tipo, Pará no Brasil, que não tem inverno. Broome, Darwin.
Quanto a melhor cidade para morar, depende muito do que você espera de uma cidade.
Eu conheço Melbourne e não conheço Sidney, Brisbaine ou Adelaide, mas eu amo Perth. E as razões, você pode ler nos meus outros posts :-).

Obrigada,
Abraços

Resposta
guilherme albanese Agosto 26, 2015 at 8:15 pm

Boa tarde Aline,
tudo bem?
Venco acompanhado seu blog algum tempo, pois estou analisando as opcoes de realizar um intercamio na Australia, pirmeiramente de seis meses. Tenho 22 anos e sou formado em jornalismo.
Gostaria de saber como esta’ o mercado de trabalho na cidade, principalmente as oportunidades em sub-empregos para conseguir me manter por um certo periodo, ja’ que minha profissao nao e’ muito procurada na Australia e como esta’ o prec’o de alguel de apartementos e qual seria o melhor local de Perth para procurar um apartamento para dividir.

Deve ser uma oportunidade magnifica ver como no outro lado do mundo as coisas funcianam. Estou ansioso para poder conseguir realizar essa oportunidade.

Obrigado.

Resposta
Aline Arruda Agosto 27, 2015 at 8:23 am

Oi Guilherme, tudo bem?
Normalmente, as oportunidades de sub emprego melhoram conforme se chega perto do verão. Tem muito restaurante, e festivais que acontecem ou abrem só no verão. Dá uma olhadinha nos sites que passei no meu post sobre sub emprego (seek e Gumtree) para ter uma ideia do mercado.

Sobre apartamentos, dá uma olhada no meu post sobre moradia e veja os sites que recomendei para ter uma ideia. São os mesmos sites que eu uso para procurar casa. Sobre o melhor bairro, é uma escolha pessoal. Tem gente que quer morar na praia, tem gente que quer morar perto da city, e tem gente que quer morar barato então não se importa em morar longe. é uma escolha que você precisa fazer. Ap para dividir, você acha no Gumtree.

Eu sou suspeita para falar de Perth, amo morar aqui. Se escolher vim para cá, não vai se arrepender.

Boa sorte,
Abraços
Aline

Resposta
Neli Maria Julho 28, 2016 at 9:10 pm

Agora sim !!! Isso sim , é temperatura agradável e não aquele calor horroroso que vc descreveu no outro post sobre o verão !! Mais ainda tem um problema ! Aí é 8/80 né !? Ou vc paga uma grana pelo ar condicionado ou paga pelo aquecimento ! E a conta de luz ? como fica ? Será que é assim em Melbourne ou Brisbane ? Bjsss

Resposta
Aline Arruda Julho 30, 2016 at 1:50 am

hahahaha Neli, você é ótima.
O calor daqui é horroroso mesmo. Até eu que amo verão, sofro. Mas sim….. depois de assar, vem o frio. Acho o frio daque bem agradável, só a chuva que é um pé, mas ajuda a temperatura não baixar tanto.
Conta de luz é BEM cara. Ainda bem que o aquecimento é a gás haha.
Beijos

Resposta
Vera Silva Junho 13, 2019 at 6:57 pm

Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação