BrasileirasPeloMundo.com
África do SulMaternidade Pelo Mundo

Maternidade na África do Sul

Após um pré-natal tranquilo, chegou o grande dia do nascimento da Ana Beatriz. Neste texto vou contar um pouco sobre a maternidade na África do Sul e a experiência do parto em um hospital privado, bem como o acompanhamento e as atividades dos primeiros meses da nossa pequena.

Nascimento

A Ana Beatriz nasceu no Life Fourways Hospital, onde fui muito bem recebida pela equipe de enfermeiras. No texto anterior sobre maternidade, mencionei que a documentaçāo de entrada era preenchida no tour pela maternidade para evitar atrasos. Pois bem, ao chegar no hospital, minha documentaçāo já estava pronta e o meu médico foi imediatamente informado sobre a minha presença.

Life Fourways Hospital (Foto: M. Braga)
Life Fourways Hospital (Foto: M. Braga)

Primeiramente, você fica na sala de monitoramento e, através do CTG (Cardiotocography) os batimentos cardíacos do bebê e as suas contrações sāo registradas. Ao confirmarem que você realmente entrou em trabalho de parto, a internaçāo é finalizada e você é encaminhada para o quarto privativo (o tipo do quarto é de acordo com o que o seu plano de saúde oferece). Você permanece no quarto até o momento de ir para a sala de parto.

Neste hospital, há duas salas para parto normal bem equipadas e higienizadas. Por motivos médicos, fui encaminhada por emergência para o bloco operatório para fazer a cesárea. Felizmente o antendimento foi acima da expectativa. Considerando que a sala de cirurgia nāo estava agendada e a cesárea foi “marcada” em pouco tempo, ao entrar no centro cirúrgico, tive o apoio de um excelente médico anestesista, uma midwife que ficou ao meu lado desde a entrada até a saída; o pediatra escolhido, o meu médico e a sua equipe.

O lado humano e o cuidado destes profissionais foram as atitudes que mais me impressionaram. Em menos de 20 minutos estava com a Ana Beatriz ao meu lado, vivendo um dos momentos mais importantes da minha vida.

Meu marido pôde acompanhar todo o procedimento sem qualquer problema, inclusive os primeiros testes no bebê.

Primeiro atendimento e testes na Ana Beatriz (Foto: M. Braga)
Primeiro atendimento à Ana Beatriz (Foto: M. Braga)

Pós-parto:

Durante os 4 dias de permanência na maternidade a equipe de enfermagem foi muito atenciosa e procurava responder todas as minhas dúvidas, inclusive sobre amamentaçāo. As enfermeiras nos ensinaram a dar o banho dentro do berçário com todo o cuidado. O próprio hospital oferece vários serviços pós-natal.

Baby clinic e vacinas: dois dias após o nascimento recebi a visita das responsáveis pelo baby clinic. A primeira vacina (BCG) já foi aplicada ali no quarto, mesmo. A clínica recebe todos os bebês para pesagem e orientações às novas mamāes às sextas-feiras. Levei a minha filha até o terceiro mês para esse acompanhamento semanal. Todas as vacinas também sāo aplicadas nesta clínica que fica dentro do hospital.

Fisioterapia: recebia visitas de uma fisioterapeuta diariamente para assegurar que estava fazendo os exercícios pós-operatórios corretamente.

Testes de audiçāo (hearing tests): o teste de audiçāo no bebê também é realizado no quarto da maternidade no dia seguinte ao nascimento. Isso me tranquilizou muito.

Acompanhamento médico: Todos os dias recebia as visitas do meu médico e do pediatra da Ana Bia; uma pela manhā e outra no início da noite.

Acho que a minha experiência na maternidade nāo poderia ter sido melhor. Gostaria que todas as gestantes tivessem o atendimento profissional e humano que recebi neste hospital aqui na África do Sul.

Os primeiros meses

Após a recuperaçāo da cesárea, além de levar a Ana Beatriz todas às sextas-feiras ao baby clinic, procurei atividades que me ajudassem, nestes primeiros meses, a entender e suprir as necessidades do bebê e seu desenvolvimento.

Bub Hub & Company:

Já comentei sobre o Bub Hub aqui no blog. É uma empresa localizada no bairro Broadacres em Joanesburgo, onde encontrei vários cursos para gestantes e bebês. Eles também oferecem palestras com especialistas. Participei de 3 palestras que me ajudaram muito:

  1. sobre o sono dos bebês com a Una Van Staden da empresa Pikanini.
  2. sobre como aliviar cólicas e gases com o Dr. Mike Marinus. Clique aqui para ver um vídeo (em inglês) do Dr. Marinus.
  3. introduçāo aos sólidos com Samantha Crompton.

Além das palestras, fiz o curso de massagem para recém-nascidos e o baby rock – uma aula que ensina as māes a estimularem corretamente seus bebês.

Aula baby rock - Bub Hub (Foto: M. Braga)
Aula baby rock – Bub Hub (Foto: M. Braga)

Encontrei nessa empresa um ambiente agradável; pude conhecer outras pessoas (novas mamāes) e compartilhar experiências. Preencheu meus dias ao lado da minha filha e me ajudou a estabelecer uma rotina leve e prazerosa para a Ana Bia. Este tipo de lugar faz muita diferença para quem está longe da família e amigos.

Estou muito feliz com a experiência do nascimento e os primeiros meses da nossa filha neste país e, principalmente, com as oportunidades e pessoas que conheci neste período.

O sistema de saúde privado sul africano é referência no mundo inteiro.  Pude constatar pessoalmente a qualidade das instalações e o atendimento personalizado que fizeram toda a diferença neste momento especial.

Leia sobre sistema de saúde na África do Sul!

Related posts

Visto de trabalho para a África do Sul

Viviane Schäffner

Fazendo Amigos na África do Sul

Juliana Negri

Como foi ter bebê na Irlanda: depoimentos

Luciana Damasceno

2 comentários

Debora L. Juneck October 19, 2015 at 9:16 pm

Adorei saber mais detalhes de como a Bia chegou pra vc. Graças a Deus deu tudo certo, acima da expectativa “apesar de ser na Africa do Sul”…. e a Bia eh linda, fofa e cheia de saúde. BJO!

Resposta
Michelle Braga February 4, 2016 at 6:40 pm

Aeeeee!! Obrigada De!! Saudades de vc!

Resposta

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação