BrasileirasPeloMundo.com
África do Sul Maternidade Pelo Mundo

Maternidade na África do Sul

Após um pré-natal tranquilo, chegou o grande dia do nascimento da Ana Beatriz. Neste texto vou contar um pouco sobre a maternidade na África do Sul e a experiência do parto em um hospital privado, bem como o acompanhamento e as atividades dos primeiros meses da nossa pequena.

Nascimento

A Ana Beatriz nasceu no Life Fourways Hospital, onde fui muito bem recebida pela equipe de enfermeiras. No texto anterior sobre maternidade, mencionei que a documentaçāo de entrada era preenchida no tour pela maternidade para evitar atrasos. Pois bem, ao chegar no hospital, minha documentaçāo já estava pronta e o meu médico foi imediatamente informado sobre a minha presença.

Life Fourways Hospital (Foto: M. Braga)
Life Fourways Hospital (Foto: M. Braga)

Primeiramente, você fica na sala de monitoramento e, através do CTG (Cardiotocography) os batimentos cardíacos do bebê e as suas contrações sāo registradas. Ao confirmarem que você realmente entrou em trabalho de parto, a internaçāo é finalizada e você é encaminhada para o quarto privativo (o tipo do quarto é de acordo com o que o seu plano de saúde oferece). Você permanece no quarto até o momento de ir para a sala de parto.

Neste hospital, há duas salas para parto normal bem equipadas e higienizadas. Por motivos médicos, fui encaminhada por emergência para o bloco operatório para fazer a cesárea. Felizmente o antendimento foi acima da expectativa. Considerando que a sala de cirurgia nāo estava agendada e a cesárea foi “marcada” em pouco tempo, ao entrar no centro cirúrgico, tive o apoio de um excelente médico anestesista, uma midwife que ficou ao meu lado desde a entrada até a saída; o pediatra escolhido, o meu médico e a sua equipe.

O lado humano e o cuidado destes profissionais foram as atitudes que mais me impressionaram. Em menos de 20 minutos estava com a Ana Beatriz ao meu lado, vivendo um dos momentos mais importantes da minha vida.

Meu marido pôde acompanhar todo o procedimento sem qualquer problema, inclusive os primeiros testes no bebê.

Primeiro atendimento e testes na Ana Beatriz (Foto: M. Braga)
Primeiro atendimento à Ana Beatriz (Foto: M. Braga)

Pós-parto:

Durante os 4 dias de permanência na maternidade a equipe de enfermagem foi muito atenciosa e procurava responder todas as minhas dúvidas, inclusive sobre amamentaçāo. As enfermeiras nos ensinaram a dar o banho dentro do berçário com todo o cuidado. O próprio hospital oferece vários serviços pós-natal.

Baby clinic e vacinas: dois dias após o nascimento recebi a visita das responsáveis pelo baby clinic. A primeira vacina (BCG) já foi aplicada ali no quarto, mesmo. A clínica recebe todos os bebês para pesagem e orientações às novas mamāes às sextas-feiras. Levei a minha filha até o terceiro mês para esse acompanhamento semanal. Todas as vacinas também sāo aplicadas nesta clínica que fica dentro do hospital.

Fisioterapia: recebia visitas de uma fisioterapeuta diariamente para assegurar que estava fazendo os exercícios pós-operatórios corretamente.

Testes de audiçāo (hearing tests): o teste de audiçāo no bebê também é realizado no quarto da maternidade no dia seguinte ao nascimento. Isso me tranquilizou muito.

Acompanhamento médico: Todos os dias recebia as visitas do meu médico e do pediatra da Ana Bia; uma pela manhā e outra no início da noite.

Acho que a minha experiência na maternidade nāo poderia ter sido melhor. Gostaria que todas as gestantes tivessem o atendimento profissional e humano que recebi neste hospital aqui na África do Sul.

Os primeiros meses

Após a recuperaçāo da cesárea, além de levar a Ana Beatriz todas às sextas-feiras ao baby clinic, procurei atividades que me ajudassem, nestes primeiros meses, a entender e suprir as necessidades do bebê e seu desenvolvimento.

Bub Hub & Company:

Já comentei sobre o Bub Hub aqui no blog. É uma empresa localizada no bairro Broadacres em Joanesburgo, onde encontrei vários cursos para gestantes e bebês. Eles também oferecem palestras com especialistas. Participei de 3 palestras que me ajudaram muito:

  1. sobre o sono dos bebês com a Una Van Staden da empresa Pikanini.
  2. sobre como aliviar cólicas e gases com o Dr. Mike Marinus. Clique aqui para ver um vídeo (em inglês) do Dr. Marinus.
  3. introduçāo aos sólidos com Samantha Crompton.

Além das palestras, fiz o curso de massagem para recém-nascidos e o baby rock – uma aula que ensina as māes a estimularem corretamente seus bebês.

Aula baby rock - Bub Hub (Foto: M. Braga)
Aula baby rock – Bub Hub (Foto: M. Braga)

Encontrei nessa empresa um ambiente agradável; pude conhecer outras pessoas (novas mamāes) e compartilhar experiências. Preencheu meus dias ao lado da minha filha e me ajudou a estabelecer uma rotina leve e prazerosa para a Ana Bia. Este tipo de lugar faz muita diferença para quem está longe da família e amigos.

Estou muito feliz com a experiência do nascimento e os primeiros meses da nossa filha neste país e, principalmente, com as oportunidades e pessoas que conheci neste período.

O sistema de saúde privado sul africano é referência no mundo inteiro.  Pude constatar pessoalmente a qualidade das instalações e o atendimento personalizado que fizeram toda a diferença neste momento especial.

Leia sobre sistema de saúde na África do Sul!

Related posts

Conhecendo a Suazilândia

Juliana Negri

Os amigos que fiz na África do Sul

Thaís Helena

Custo de vida na África do Sul

Michelle Braga

2 comentários

Debora L. Juneck Outubro 19, 2015 at 9:16 pm

Adorei saber mais detalhes de como a Bia chegou pra vc. Graças a Deus deu tudo certo, acima da expectativa “apesar de ser na Africa do Sul”…. e a Bia eh linda, fofa e cheia de saúde. BJO!

Resposta
Michelle Braga Fevereiro 4, 2016 at 6:40 pm

Aeeeee!! Obrigada De!! Saudades de vc!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação